Fórum Imagem na Tela Principal do Sistema #517130
17/04/2015
0
Tenho a tela principal do meu sistema com uma imagem quando dou dois cliques na tela me abre uma tela de configuração da tela principal com um componente image um edit e tres button (Pesquisar , Salvar e Sair) e queria saber como resolvo tres problemas.
1 - no button pesquisar quero abrir uma outra tela com um memo com todas as imagens da pasta Logos localizada dentro do meu sistema e ao lado do memo uma timage layout para ver a imagem e ao clicar em selecionar o timage da tela de configuração recebe a imagem.
2 - no button salvar como eu faço para alterar a imagem do sistema principal com a mesma imagem que eu escolhi na configuração e como eu faço para manter ela como imagem principal.
3 - no edit como eu coloco o Caminho ali dentro do componente: Ex: C/SConsult/Logos/Image.JPG
Thiago Santos
Curtir tópico
+ 0Posts
30/04/2015
Thiago Santos
Gostei + 0
11/05/2015
Mateus Carvalho
Se você salvou as informações do edit do item 3 em algum lugar, basta colocar o código abaixo na hora de iniciar o form
image1.loadfromfile(edit3.text);
Isso deve funcionar!
Att
Gostei + 0
12/05/2015
Thiago Santos
o usuário clica em configurar tela imagem principal
abre um outro form com um edit tres botoes (busca, salva e fecha), um timage, um openpicturedialog.
clicando no button busca abre o openpicturedialog para selecionar a imagem
a imagem irá ser visualizada no image dentro deste form
clicando em salvar ela irá mudar na tela principal e mantenho ela até que seja trocada novamente
como que eu faria isso?
Obrigado
Gostei + 0
12/05/2015
Mateus Carvalho
A imagem não será alterada, ate que a aplicação seja finalizada, ou mudada pelo próprio usuário.
Se você quiser que essa imagem volte quando o sistema for re aberto, ai que salvar o caminho da imagem em algum lugar e criar uma rotina para subir toda vez que iniciar o sistema, ou seja, usar o código que eu passei.
Att
Gostei + 0
12/05/2015
Thiago Santos
obg
Gostei + 0
13/05/2015
Mateus Carvalho
form1 = seu form principal
editimg = edit onde está a imagem
image1 - lugar onde será exibido a imagem
form2 = form onde muda a imagem
No evento show do form1, coloque:
image1.picture.loadfromfile(form2.editimg.text);
No botão que salva a imagem, alem do opendialog, colque o código
form1.image1.picture.loadfromfile(form2.editimg.text);
A principio, utilize apenas imagem jpeg, ai depois você adiciona os uses dos formatos desejados.
Gostei + 0
14/05/2015
Thiago Santos
olha os dois codigos ai:
form configuração da imagem - frmPrincipal.Image1.Picture.LoadFromFile(frmConfigImgPrincipal.edtCamImgPrincipal.Text);
evento show do form principal - Image1.Picture.LoadFromFile(frmConfigImgPrincipal.edtCamImgPrincipal.Text);
quando eu entro que o segundo código está inserido ai da uma janelinha de erro com tres opçoes break continue.
ai eu comento o código do principal.
como resolvo isso ai
Obrigado
Gostei + 0
14/05/2015
Mateus Carvalho
Gostei + 0
14/05/2015
Thiago Santos
como eu faço para deixar registrado o caminho no edit da ultima seleção.
e se ai tem como configurar para salvar a imagem na tela principal
Gostei + 0
14/05/2015
Mateus Carvalho
Exemplo de arquivo xml
- Coloque no formconfig um clientdataset
- Abra o client dataset, dando 2 cliques, e na janela que abriu, botão direito, New Field.
- De um nome para esse campo, colque como string e coloque um valor superior a 80.
- Feito isso, note que você voltou para a janela anterior, basta selecionar o novo campo criado e arrastar para o form em questão.
Até aqui, foi feito a criação de um campo para salvar os dados. A partir de agora, salve o caminho da imagem, nesse edit (Delete o antigo, e coloque o nome dele nesse novo).
Após isso, no botão que carrega a imagem, coloque o seguinte código:
var caminho : string; begin caminho := ExtractFilePath(Application.Exename) + 'nomedoarquivo.xml'; // Caminho, é a variavel que irá informar o lugar onde o arquivo será salvo. //ExtractFilePath(Application.Exename), pega o lugar onde o executavel do sistema está. if FileExists(caminho) then // Irá verificar a existência do arquivo, evitando erro caso o mesmo não exista. begin ds.edit; editimg.text := opendialog.filename; // pega o caminho da imagem ds.post; ds.savetofile(caminho); //salva no caminho da variavel end else begin ds.creatdataset; // nesse caso, o arquivo não foi encontrado. Esse codigo cria o "arquivo". ds.append; editimg.text := opendialog.filename; ds.post; ds.savetofile(caminho); end
Nota: Incremente o código acima. Eu fiz de cabeça, se houver erro na hora de compilar, provavelmente, o codigo em questão é muito parecido.
Agora, no evento show do form, basta colocar o seguinte código.
var
caminho : string;
begin
caminho := ExtractFilePath(Application.Exename) + 'nomedoarquivo.xml'; // nesse caso, eu dupliquei a variavel, mais nada impede você de criar uma variavel universal.
if FileExists(caminho) then
begin
ds.loadfromfile(caminho); //funciona muito parecido com a imagem, só que com arquivo. Aqui, ele vai carregar o arquivo salvo anteriormente.
end
else
begin
showmessage('Imagem não pode ser carregada'); // Nesse caso, o arquivo não foi encontrado, e esse mensagem aparece, mais você pode trabalhar melhor nisso.
end
Att
Gostei + 0
14/05/2015
Thiago Santos
eu vou no form de config e cria um data set
ai no load no edit coloco o codigo 1
e no evento show do form principal coloco o codigo2
é isso?
Gostei + 0
14/05/2015
Mateus Carvalho
No código 1, "Após isso, no botão que carrega a imagem, coloque o seguinte código:"
Você vai colocar no botão que faz o usuário selecionar uma imagem.
E segundo é no show, create do form principal.
Gostei + 0
14/05/2015
Thiago Santos
então eu abro o form configurar imagem, cria um clientdataset e dentro dele crio um campo edit e excluo o que eu possuo
ai passo o código 1 no button pesquisar imagem. só que o bs dá erro e no caso iria salvar no campo o caminho de imagens
como que faço isso dentro do meu sistema
tenho o edtCaminhoImgPrincipal
Gostei + 0
14/05/2015
Thiago Santos
então eu abro o form configurar imagem, cria um clientdataset e dentro dele crio um campo edit e excluo o que eu possuo
ai passo o código 1 no button pesquisar imagem. só que o bs dá erro e no caso iria salvar no campo o caminho de imagens
como que faço isso dentro do meu sistema
tenho o edtCaminhoImgPrincipal
Gostei + 0
14/05/2015
Thiago Santos
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)