Imagem no FB: gravar em tabela ou apenas seu caminho?

Delphi

30/03/2005

Olá Pessoal,

Qual a melhor soluçao para manipulaçao de imagens?

1- Gravar no banco (FireBird) ?

2- Gravar o caminho da imagem em uma tabela?
Como vou usar em Rede essa opção?

Grato


Jrtupa2

Jrtupa2

Curtidas 0

Respostas

Gandalf.nho

Gandalf.nho

30/03/2005

Ambas as opções tem prós e contras. Armazenando no banco o deixa maior e mais pesado. Armazenando só o caminho existe a questão de garantir a integridade do arquivo, impedindo que o mesmo seja alterado ou excluído sem autorização. Como essa pergunta já foi feita muitas vezes no fórum, dê uma pesquisada para ver mais opiniões a respeito


GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

30/03/2005

Colega,

Atualmente tenho uma aplicação GED (Gerenciamento Eletrônico da Documentação) utilizando o Firebird como banco de dados e os arquivos (.DOC, .XLS, .PDF, etc) são gravados no banco (BLOB) com quase um giga de dados já adicionados, funcionando muito bem. Obviamente que levei em consideração vários aspectos, entre eles, a integridade pesou muito e a possibilidade de não ter que ficar ´endereçando´ arquivos em determinado local da rede e mantê-los compartilhados.


GOSTEI 0
Jrtupa2

Jrtupa2

30/03/2005

Olá Aroldo Zanela,

O que você utiliza para salvar as imagens (ou docs) no Firebird?
Alguma DLL ou componente de terceiros ?

Grato


GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

30/03/2005

Colega,

Uma única linha de código:

(tbCadastro.FieldByName(´arq_blob´) as TBlobField).LoadFromFile(NomeArquivo+´.PDF´);


Onde:
tbCadastro -> Nome do objeto da classe TIBQuery;
arq_blob -> nome da coluna no banco (BLOB - SubType 2)
NomeArquivo -> Caminho e nome do arquivo


GOSTEI 0
Lomaster

Lomaster

30/03/2005

Colega, Olá!

Eu sei que este post é antigo, no entanto, tenho uma duvida com relação a este assunto.

eu criei uma tabela no interbase com a seguinte estrutura>
codaudio>>integer
cod_processo>>integer
gravacao>>blob

quando coloco no form o field pelo database, ele carrega um Dbimage. No meucaso, quero gravar som: isto está correto?

outra questão é: tem como eu deixar automático a gravação do caminho do arquivo?((NomeArquivo+´.PDF´)) ?


GOSTEI 0
Brunolspp

Brunolspp

30/03/2005

na minha experiencia,

nao existe vantagem nenhuma em armazenar fisicamente os arquivos.

e sobre tamanho de banco, o banco de dados é feito pra isso mesmo, não é o tamanho do seu arquivo que o tornará lento, mas sim sua construção, os SQLs, a configuração de memória, etc.

Se fizer o dever de casa direitinho, nao precisara de armazenar nada em disco. O sistema de armazenamento de BLOB hoje em dia sao muito eficientes.

Abs

BL


GOSTEI 0
POSTAR