Imagens do sistema

Delphi

13/01/2004

olá pessoas, estou fazendo a interface de um sistema porém me deparei com o seguinte problema. Quando coloco as imagens, elas são incorporadas ao executável e como vou utilizar bastante imagens, muitas até repetidas temo que o executável cresça desnecessariamente. Tbm pensei em carregá-las a partir de arquivos mas lembrei que daí teriam que existir tbm nas aplicações clientes, por fim, numa tentativa de minimizar a utilização desnecessária de bytes pensei em salvar no *.res essas imagens e daí, penso que não duplicaria o tamanho quando eu repetir a imagem em vários forms...

minhas perguntas são as seguintes:

-Se eu salvar no resource as imagens e carregá-las dinamicamente, o espaço para duas repetições de uma mesma imagem será o dobro ou apenas de uma ´instância´?

-Existe alguma forma alternativa dessas três que eu citei para trabalhar com o design de um sistema?

grato,

Anderson

As-mad

As-mad

Curtidas 0

Respostas

Nildo

Nildo

13/01/2004

[quote:3de0adc19a=´AS-Mad´]-Se eu salvar no resource as imagens e carregá-las dinamicamente, o espaço para duas repetições de uma mesma imagem será o dobro ou apenas de uma ´instância´?[/quote:3de0adc19a]Duas repetições (eu pelo que entendi você quis dizer espaço na memória) mas se for espaço (tamanho) do executavel, então é uma só

[quote:3de0adc19a=´AS-Mad´]-Existe alguma forma alternativa dessas três que eu citei para trabalhar com o design de um sistema?[/quote:3de0adc19a]Atravéz do sistema de armazenar o Resource no EXE, não. Neste caso seria só em tempo de execução.

GOSTEI 0
As-mad

As-mad

13/01/2004

Então quer dizer que o melhor a fazer seria salvar as imagens no resource e carregá-las dinamicamente pois daí, ao utilizar duas vezes a mesma imagem (uma imagem que fica em todos os forms, por exemplo) daí ela só ocuparia espaço no executável uma vez? Bem, vai ser um pouquinho trabalhoso, mas.. brigado!

GOSTEI 0
Drogao

Drogao

13/01/2004

porque vc nao cria um diretorio e armazena nele todas as imagens do sistema e a medida que forem sendo utilizadas vc carrega para o componente que vc usa para exibir a imagem. O único incomodo seria se utilizasse imagens muito grande o que poderia deixar o sistema um pouco lento na de carregar, mas com certeza o tamanho do executável seria bem menor.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

13/01/2004

Mas o que ele não quer é ter vários arquivos

GOSTEI 0
As-mad

As-mad

13/01/2004

eu não quero é ter que instalar mais coisas na máquina cliente...
creio q a melhor solução seja o res.

obrigado a todos

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

13/01/2004

Uma vez eu tive de utilizar RES porque usava várias imagens iguais. Isso diminuiu bruscamente o tamanho de meu executavel

GOSTEI 0
POSTAR