Impacto nos sistemas legados e atualização/migração
Mais uma vez aqui, acho que só quem pode me ajudar em quem passou por alguma situação relacionado á sistema legados: Windows XP, futuramente o Windows Server 2003. sabemos que em muitas empresas, por motivos de teimosia, $$$$, não mudam/evoluem por diversos motivos e nós como profissionais devemos saber o que deve ser feito. alguem já passou por uma situação assim, os riscos em trabalhar com sistemas que não possuem mais suporte e como deve ser feito a atualização/migração que em alguns casos podem gerar mais problemas, por conta de serviços/softwares de terceiro.
Carlos Oliveira
Curtidas 0
Respostas
Alex Lekao
12/10/2014
Oi Carlos,
eu nao entendi muito bem a colocacao.
Com relacao a nao atualizacao, nao me recordo de ter vivenciado a situacao de nao atualizacao de sistemas, embora ainda tenha aqui alguns bem antigos(98 e XP), eles nao me dao problema.
Mas em muitos casos acabamos tendo situacoes outros softwares nao funcionarao com esses SOs antigos, no caso de antivirus, acredito que seja o ponto de maior problema.
A ferramenta que ira lhe oferecer protecao nao funcionara corretamente, fora as questoes de vulnerabilidade do proprio SO.
Nao sei se era bem por esse aspecto que vc estava pensando no seu questionamento.
Abraco.
eu nao entendi muito bem a colocacao.
Com relacao a nao atualizacao, nao me recordo de ter vivenciado a situacao de nao atualizacao de sistemas, embora ainda tenha aqui alguns bem antigos(98 e XP), eles nao me dao problema.
Mas em muitos casos acabamos tendo situacoes outros softwares nao funcionarao com esses SOs antigos, no caso de antivirus, acredito que seja o ponto de maior problema.
A ferramenta que ira lhe oferecer protecao nao funcionara corretamente, fora as questoes de vulnerabilidade do proprio SO.
Nao sei se era bem por esse aspecto que vc estava pensando no seu questionamento.
Abraco.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
12/10/2014
Pronto, era justamente esse ponto que citou, vc tem maquinas rodando com XP e 98 certo? sabemos que esses produtos não possuem mais suporte, nesse ponto a empresa opta por resolver os problemas por conta propria, por que não mudam e por que os mantem?
sobre softwares de terceiro, são sistemas antigos que funcionam em plataformas antigas.
sobre softwares de terceiro, são sistemas antigos que funcionam em plataformas antigas.
GOSTEI 0
Alex Lekao
12/10/2014
cara honestamente, estamos naquela de nao mexer em time que se esta ganhando. rsrsr
aqui temos algumas estruturas que funcionavam em sistemas antigos, mas atualizamos o sistema e o SO.
Mas nesse caso especifico do XP ainda nao conseguimos tempo habil para fazer a migracao pro 7 que ja esta perdendo suporte. rsrsr
mas o com 98 iremos migrar para o Linux.
No nosso caso foi mais uma questao de tempo mesmo. rsrsr
aqui temos algumas estruturas que funcionavam em sistemas antigos, mas atualizamos o sistema e o SO.
Mas nesse caso especifico do XP ainda nao conseguimos tempo habil para fazer a migracao pro 7 que ja esta perdendo suporte. rsrsr
mas o com 98 iremos migrar para o Linux.
No nosso caso foi mais uma questao de tempo mesmo. rsrsr
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
12/10/2014
eu entendo, mas não nunca aconteceu nada???
GOSTEI 0
Alex Lekao
12/10/2014
Dependendo do que vc estiver falando, nao. rsrsr
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
12/10/2014
Problemas serio com maquina com sistemas antigos? nunca precisaram reinstalar nada nelas?
GOSTEI 0
Alex Lekao
12/10/2014
Nao.
Vamos trocar a que esta com o Windows 98, mas eh pq o Hardware esta "abrindo o bico", e possivelmente iremos colocar uma linux no lugar. rsrsr
Vamos trocar a que esta com o Windows 98, mas eh pq o Hardware esta "abrindo o bico", e possivelmente iremos colocar uma linux no lugar. rsrsr
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
12/10/2014
O linux na mesma maquina e os serviços que rodam nela?
GOSTEI 0
Alex Lekao
12/10/2014
ele funciona basicamente como um terminal burro.
a unica coisa que precisamos nele eh que funcione a placa de rede para conectar no nosso data center para usar o ERP. srsrs
a unica coisa que precisamos nele eh que funcione a placa de rede para conectar no nosso data center para usar o ERP. srsrs
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
12/10/2014
Terminal burro, não sei para que serve.
GOSTEI 0
Alex Lekao
12/10/2014
Cara,
Desculpe, acho que essa expressao nao se usa a uns 10 ou 15 anos. rsrsr
Funciona com o Thin Client, ou um terminal sem grandes necessidades, digamos assim, que vc nao precisa de um SO para o cara receber e-mail, navegar na internet, bla bla bla... rsrsr
Entao vc instala uma distribuicao linux, remove tudo que nao eh necessario, deixando o SO limpo e liso, e instala o rDesktop, remove todos os atalhos e deixa apenas um icone para ligar e um para desligar o computador, pronto, vc tem um "terminal burro". rsrs
Nesse caso vc substitui o thin client, um custo bastante alto, dependendo custa em torno de 900 a 1300 reais, e por ser um equipamento que seria "sub-utilizado" vc nao faz grandes investimentos, apenas uma manutencao preventiva de tempos em tempos, a cada 6 meses por exemplo, ou mais, e trocar qdo necessario. rsrsr
Desculpe, acho que essa expressao nao se usa a uns 10 ou 15 anos. rsrsr
Funciona com o Thin Client, ou um terminal sem grandes necessidades, digamos assim, que vc nao precisa de um SO para o cara receber e-mail, navegar na internet, bla bla bla... rsrsr
Entao vc instala uma distribuicao linux, remove tudo que nao eh necessario, deixando o SO limpo e liso, e instala o rDesktop, remove todos os atalhos e deixa apenas um icone para ligar e um para desligar o computador, pronto, vc tem um "terminal burro". rsrs
Nesse caso vc substitui o thin client, um custo bastante alto, dependendo custa em torno de 900 a 1300 reais, e por ser um equipamento que seria "sub-utilizado" vc nao faz grandes investimentos, apenas uma manutencao preventiva de tempos em tempos, a cada 6 meses por exemplo, ou mais, e trocar qdo necessario. rsrsr
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
12/10/2014
era só isso? legal entendi, mas acho que esse termo ainda é utilizado mas nunca tinha pesquisado sobre ele.
GOSTEI 0
Alex Lekao
12/10/2014
basicamente so isso... rssr
honestamente acredito que hj seja tratado diferentemente, mas nao tenho certeza. rsrsr
muito por fora de hardware e infra. rsrs
honestamente acredito que hj seja tratado diferentemente, mas nao tenho certeza. rsrsr
muito por fora de hardware e infra. rsrs
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
12/10/2014
Não duvido nada ainda existir sim.
GOSTEI 0
Alex Lekao
12/10/2014
duvidar tbm nao duvido...
aqui a gente ainda tem windows 98. kkkkkk
aqui a gente ainda tem windows 98. kkkkkk
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
12/10/2014
Sempre me falam de sistemas legados e tambem de infraestrutura antiga, para uma pessoa com experiencia da pra desenrolar mas para quem é novato nessas tecnologias antigas, como fica? kkkk
GOSTEI 0
Alex Lekao
12/10/2014
cara, acredito que so garimpando. rsrsr
Eu nao sou expert nao, tao pouco tenho tanta experiencia, apesar do tempo.
Acredito que talvez eu seja "mal preparado", afinal nunca fiz uma faculdade, nunca fiz uma certificacao, nunca fiz cursos especificos(rarissimas exceções), etc, etc.
Talvez eu seja um "maginal" da profissao de TI. rsrsr
P.S.: Marginal => aquele que esta as margens. rsrsr
Eu nao sou expert nao, tao pouco tenho tanta experiencia, apesar do tempo.
Acredito que talvez eu seja "mal preparado", afinal nunca fiz uma faculdade, nunca fiz uma certificacao, nunca fiz cursos especificos(rarissimas exceções), etc, etc.
Talvez eu seja um "maginal" da profissao de TI. rsrsr
P.S.: Marginal => aquele que esta as margens. rsrsr
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
12/10/2014
Não criticando as empresas que fazem isso, eu sei que "não se mexe em time que está ganhando", mas quando existe uma empresa e que possui profissionais de T.I, por que eles arriscam e deixam ficar "desatualizado", as vezes me pergunto, hehehe
GOSTEI 0
Alex Lekao
12/10/2014
cara eh realmente complicado...
vejo que algumas empresas tem uma crise de relacao custo beneficio.
alem de nao enxergarem o TI como investimento e sim custo, tambem nao enxergam o investimento no profissional como um investimento e sim custo.
aqui o Chefe ate concorda em investir em cursos para "nos", comigo mesmo ja ajudou inclusive na faculdade e em um curso e ja pagou um curso pros caras aqui.
mas existem alguns problemas que envolvem, por exemplo o aproveitamento que eh baixissimo, no caso do pessoal aqui eu tive essa percepcao.
mas acho que uma coisa nao deve ser justificativa para a outra. rsrsr
vejo que algumas empresas tem uma crise de relacao custo beneficio.
alem de nao enxergarem o TI como investimento e sim custo, tambem nao enxergam o investimento no profissional como um investimento e sim custo.
aqui o Chefe ate concorda em investir em cursos para "nos", comigo mesmo ja ajudou inclusive na faculdade e em um curso e ja pagou um curso pros caras aqui.
mas existem alguns problemas que envolvem, por exemplo o aproveitamento que eh baixissimo, no caso do pessoal aqui eu tive essa percepcao.
mas acho que uma coisa nao deve ser justificativa para a outra. rsrsr
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
12/10/2014
Pelo que escreveu da para entender a questão da empresa.
GOSTEI 0
Alex Lekao
12/10/2014
pois eh cara.
isso eh uma situacao complexa.
Sem levar em conta que algumas empresas pensam que vao investir num cara que amanha pode sair fora e trocar a empresa por outra.
infelizmente isso pode acontecer, mas eh o risco que elas devem correr. rssr
isso eh uma situacao complexa.
Sem levar em conta que algumas empresas pensam que vao investir num cara que amanha pode sair fora e trocar a empresa por outra.
infelizmente isso pode acontecer, mas eh o risco que elas devem correr. rssr
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
12/10/2014
São os dois lados que devem ser considerados.
GOSTEI 0
Alex Lekao
12/10/2014
Pois eh.
Eu nao sei se eh possivel abater em impostos etc, acredito que sim.
Se a empresa estiver num regime de apuracao diferente ai lanca isso como despesas e acaba tendo algum tipo de beneficio financeiro.
Mas infelizmente muitas das vezes nao eh visto desta forma, so se observa o custo imediato.
Mas honestamente acredito que a empresa que cria um caixa(nao sei se a expressao mais adequada seja esta) para investimento de cursos e aprimoramentos de pessoal a possibilidade do funcionario trocar essa empresa por outra eh muito dificil.
Lembrando que eh interessante a empresa oferecer ganhos financeiros apos o profissional concluir o curso e ser aprovado, etc.
Abraco.
Eu nao sei se eh possivel abater em impostos etc, acredito que sim.
Se a empresa estiver num regime de apuracao diferente ai lanca isso como despesas e acaba tendo algum tipo de beneficio financeiro.
Mas infelizmente muitas das vezes nao eh visto desta forma, so se observa o custo imediato.
Mas honestamente acredito que a empresa que cria um caixa(nao sei se a expressao mais adequada seja esta) para investimento de cursos e aprimoramentos de pessoal a possibilidade do funcionario trocar essa empresa por outra eh muito dificil.
Lembrando que eh interessante a empresa oferecer ganhos financeiros apos o profissional concluir o curso e ser aprovado, etc.
Abraco.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
12/10/2014
Concordo, de que adianta a empresa "investir" em seu profissional se ela será a unica a receber os titulos, legal é, a empresa ajudar de qualquer forma na evolução do funcionario, mas de que adianta não incentivar o funcionario com melhores condições de trabalho e melhorias financeiras, é complicado, imagino que deva ser realmente, mas isso a "administração-financeira" pode fazer seus estudos.
GOSTEI 0
Alex Lekao
12/10/2014
sim, de fato.
o que vejo eh basicamente uma questao cultural.
empresas que tem isso como cultura, ate incentivam os funcionarios a fazerem cursos etc.
uma contrapartida para nao ficar com a impressao de prejuizo eh pagar uma parte, uma especie de bolsa estudo, estas coisas.
vai da criatividade dos gestores. rsrsr
o que vejo eh basicamente uma questao cultural.
empresas que tem isso como cultura, ate incentivam os funcionarios a fazerem cursos etc.
uma contrapartida para nao ficar com a impressao de prejuizo eh pagar uma parte, uma especie de bolsa estudo, estas coisas.
vai da criatividade dos gestores. rsrsr
GOSTEI 0
Carlos Oliveira
12/10/2014
Extamente Alex, tudo é uma questão de cultura mesmo.
GOSTEI 0
Alex Lekao
12/10/2014
pois eh.
=/
=/
GOSTEI 0