Indicação Livro

Engenharia de Software

17/05/2014

Pessoal,

Estou em busca de livros que abordem aspectos de gestão de pessoas em equipes de desenvolvimento de software.
Gostaria de algo com forte atenção nos relacionamentos entre o time de desenvolvimento, gestores/scrum master e cliente/product owner.


Alguém conhece alguns para indicação? Quais? Se possível, por quê?


obrigado.

Igor Pereira

Igor Pereira

Curtidas 0

Melhor post

Roniere Almeida

Roniere Almeida

18/05/2014

parrera, boa tarde, um livro desses seria bem completo, mas na epoca que estudei, apenas li por cima esses dois:

BÁSICA
PRESSMAN, ROGER S. , Engenharia de software, São Paulo, Makron, 1995.
PAULA FILHO, Wilson de Pádua, Engenharia de software: fundamentos, métodos e
padrões. Rio de Janeiro, LTC, 2003.

COMPLEMENTAR
SOMMERVILLE, Ian. Software Engineering, USA, Harlow: Addison-Wesley, 1995.
ROCHA, Ana Regina Cavalcanti da. Qualidade de software: teoria e prática. São Paulo:
Prentice Hall, 2001.

e a maioria do material era em pdf e slide, se quiser posso te passar.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Igor Pereira

Igor Pereira

17/05/2014

Roniere,

Tenho estes dois livros porém, nenhum deles aborda este aspecto de RH em equipes de desenvolvimento.


GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

tenho uns materiais, mas antigo, e não tem essa parte de RH, só uma duvida para encerrar, esta parte é nova?
GOSTEI 0
Igor Pereira

Igor Pereira

17/05/2014

Acho que não é nova, pois gestão de RH eh estudado em administração/psicologia há anos. Eu queria algo com esta gestão em equipes de software, aprender mais sobre algumas lições e práticas sobre os relacionamentos entre os envolvidos.




GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

sim eu sei, mas estava me referindo a questão RH/T.I(equipe de dev...etc).
GOSTEI 0
Maria

Maria

17/05/2014

Vi que ofereceu o material em pdf... Se for possível eu gostaria que me enviasse.

Grata,
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

Não se são em pdf, mas são varios arquivos. se quiser posso tentar subir para algum site de download.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

Ainda quer, me passa um email.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

Ainda quer, me passa um email.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/05/2014

Se tratando de gestão de pessoas, vale muito a pena ler sobre coaching de liderança e assuntos relacionados...
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

Se tratando de gestão de pessoas, vale muito a pena ler sobre coaching de liderança e assuntos relacionados...


Aonde encontrar material especifico Marisiana?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/05/2014

Eu gosto de acompanhar as publicações da Cloud Coaching, eles tem também uma página no facebook que sempre divulgar as postagens. Particularmente, gosto das leituras e da forma como eles abordam os assuntos.
Imagino que eles tenham cursos de formações também, não cheguei a pesquisar sobre isso.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/05/2014

Vejo algumas coisas do Instituto Brasileiro de Coaching, eles possuem cursos de formações e publicam materiais bons, mas não sei dizer se realmente é bom porque sei pouco sobre eles..

Quando se trata de gestão de pessoas não é necessário se ater apenas a área, pois gestão de pessoas é algo que se utiliza em tudo, não só no trabalho.
Quando você se submete a aprender mais sobre você mesmo e busca desenvolver suas habilidades, fortalecer teus pontos fracos, consequentemente você muda o modo de ver pensar e agir. E, com isso, tudo ao seu redor muda, pois você evoluiu e já não vê tudo da mesma forma.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

Pra falar a verdade eu realmente sei pouco sobre gestão de pessoas, o maximo que fiz foi algumas disciplinas "administrativas", mas nada alem disso, pelo que vi muita coisa mudou e evoluiu.

Obrigado pelos links Marisiana.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/05/2014

Por nada, imagina!!
Eu também não sei tanto assim, apenas gosto de ler ou assistir sobre esses assuntos e sempre acabo aprender coisas muito boas.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

É sempre bom poder se atualizar, com coisas novas principalmente, no momento atual estou fazendo o técnico em redes de computadores, está meio complicado o tempo para outros assuntos, mas sempre que posso tento ler algo novo/diferente.
GOSTEI 0
Thiago Santana

Thiago Santana

17/05/2014

Dá uma olhada nisso aqui amigo!
https://alercio.wordpress.com/category/livros/
GOSTEI 1
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/05/2014

Esses livros parecem ser bem interessantes!
Você já chegou a ler algum deles, Thiago?
GOSTEI 0
Thiago Santana

Thiago Santana

17/05/2014

Marisiana, o escritor do primeiro livro do link foi meu professor!
São muito interessante os livros dele. Vale apena ler.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/05/2014

Legal!!
Vou salvar o link aqui pra ver melhor...
Obrigada pela dica!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

Thiago, obrigado!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/05/2014

É sempre bom poder se atualizar, com coisas novas principalmente, no momento atual estou fazendo o técnico em redes de computadores, está meio complicado o tempo para outros assuntos, mas sempre que posso tento ler algo novo/diferente.

Esse tipo de assunto sempre agrega valor em nós como pessoa.
Estudamos muito para aprender a parte técnica e praticamente não aprendemos sobre como tratar o cliente, como agir nas diversas situações que acontecem no dia-a-dia,...
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

Verdade, já está clichê mas é verdade "conhecimento nunca é demais" sempre é bem vindo, lendo artigos, video aulas, discutindo nos foruns com quem tem experiencia e com quem não tem tambem, tudo isso agrega algo pra nós, aprendemos com a experiencia e com as novidades.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/05/2014

Esse artigo cabe no contexto [url:descricao=A importância do crescimento pessoal e motivação]http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/importancia-crescimento-pessoal-e-motivacao/?utm_source=interno&utm_medium=facebook&utm_campaign=20150220[/url]
GOSTEI 0
Thiago Santana

Thiago Santana

17/05/2014

Sim claro! O scrum por exemplo é um framework para equipes que te auto estima sempre! Já trabalhei utilizando e achei muito legal!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/05/2014

Interessante Thiago! Ainda não tive oportunidade de aprender sobre essas ferramentas de gestão de projetos....
Você tem algum link ou material sobre o framework para que possamos ter uma prévia sobre ele?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

Um otimo texto Marisiana, pessoas motivadas, principalmente o gerente a tendencia é que aconteça melhoras: no trabalho em geral.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/05/2014

Um dos principais objetivos do Coaching Empresarial é trabalhar os aspectos profissionais e pessoais, para que as pessoas ter mais qualidade de vida e se autodesenvolver em todos os sentidos.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

E isso é bom, se for mantido é claro, isso deve ser constante.
GOSTEI 0
Igor Pereira

Igor Pereira

17/05/2014

Obrigado pela referência do livro Thiago, irei lê-lo.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/05/2014

E isso é bom, se for mantido é claro, isso deve ser constante.

Tem que ter foco e ter um objetivo principal definido. É algo que só vem agregar tanto pra empresa quanto para os colaboradores.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

Concordo, mas geralmente quando as empresas querem mudar elas mudam mesmo(para melhor).
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/05/2014

Quando a mudança é na empresa, ela sempre deve partir da gestão. Já trabalhei em um empresa que passou utilizar Coaching para melhorar os resultados e achei muito bom.
Mas, é bom utilizar técnicas de Coaching, também, na nossa vida, pois há técnicas que ajudam a aprender a conciliar o trabalho, estudos e vida pessoal. Além disso, pode servir como motivação, pois ajuda a definir metas e a manter o foco para atingi-las e obter bons resultados.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

As vezes me perco nas atividades do dia a dia, mas sempre tentando conciliar isso, sabemos que não é facil.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/05/2014

Faz parte, isso, às vezes, também acontece comigo.
No Coaching eles ensinam a fazer cronogramas de atividades e programar as atividades por dia, por semana... Assim, se tem sempre um guia do que precisa ser feito para conseguir dar conta de tudo. Isso ajuda a aproveitar o tempo, a conseguir aumentar a produtividade e a conseguir saber o que você precisa fazer para melhorar o teu próprio desempenho.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/05/2014

Tem o link desse assunto? posso tentar seguir e acho que pode me ajudar.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/05/2014

Tem muito material na web, eu acho que é interessante entender o que é e depois começar a pesquisar sobre os assuntos que mais interessam. Pois depende do ponto em que cada um acha que mais precisa trabalhar em si mesmo. Por exemplo:
- Precisa melhorar o desempenho no trabalho? Coaching pessoal.
- Precisa obter um crescimento financeiro? Caching financeiro.
- Está passando por uma fase "complicada" e precisa buscar motivação? Coaching motivacional, pessoal e emocional.
- Está precisando melhorar os resultados da empresa, trabalha com pessoas? Coaching de liderança e coaching empresarial.

Enfim, esses são alguns temas que lembrei agora de momento. Ainda não cheguei a conhecer tudo isso, sei que existe e conheço pessoas que estão aplicando isso em suas vidas e têm conseguido melhorar seus resultados. Por isso, acho q é um assunto interessante pois se trata de desenvolvimento pessoal, auto-conhecimento.

Um vídeo que explica uma pouco sobre Coaching:
[url:descricao=SBCoaching - Villela da Matta explica o que é Coaching]https://www.youtube.com/watch?v=hazHd8KY46A[/url]
GOSTEI 0
Adriano

Adriano

17/05/2014

Quem fez um trabalho neste sentido foi a Webtrends, embora seja uma Agência de Marketing Digital, um pouco fora do tópico, eles desenvolveram algo em conjunto com a RHF de Sertãozinho, interior do estado de SP.

Eles fizeram um livro e também um Workshop, inclusive falando também sobre a metologia DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade).

Na verdade foi uma ação de Co-Marketing que eles fizeram.

Infelizmente não tenho contato dos responsáveis pelo projeto, mas se quiser o link esta abaixo, entre em contato:

<a href="http://webtrends.net.br">Webtrends</a>



GOSTEI 0
POSTAR