Indicação Livro

17/05/2014

5

Pessoal,

Estou em busca de livros que abordem aspectos de gestão de pessoas em equipes de desenvolvimento de software.
Gostaria de algo com forte atenção nos relacionamentos entre o time de desenvolvimento, gestores/scrum master e cliente/product owner.

Alguém conhece alguns para indicação? Quais? Se possível, por quê?

obrigado.

Responder

Post mais votado

18/05/2014

parrera, boa tarde, um livro desses seria bem completo, mas na epoca que estudei, apenas li por cima esses dois:

BÁSICA
PRESSMAN, ROGER S. , Engenharia de software, São Paulo, Makron, 1995.
PAULA FILHO, Wilson de Pádua, Engenharia de software: fundamentos, métodos e
padrões. Rio de Janeiro, LTC, 2003.

COMPLEMENTAR
SOMMERVILLE, Ian. Software Engineering, USA, Harlow: Addison-Wesley, 1995.
ROCHA, Ana Regina Cavalcanti da. Qualidade de software: teoria e prática. São Paulo:
Prentice Hall, 2001.

e a maioria do material era em pdf e slide, se quiser posso te passar.
Responder

Mais Posts

18/05/2014

Igor Pereira

Roniere,

Tenho estes dois livros porém, nenhum deles aborda este aspecto de RH em equipes de desenvolvimento.

Responder
tenho uns materiais, mas antigo, e não tem essa parte de RH, só uma duvida para encerrar, esta parte é nova?
Responder

18/05/2014

Igor Pereira

Acho que não é nova, pois gestão de RH eh estudado em administração/psicologia há anos. Eu queria algo com esta gestão em equipes de software, aprender mais sobre algumas lições e práticas sobre os relacionamentos entre os envolvidos.

Responder
sim eu sei, mas estava me referindo a questão RH/T.I(equipe de dev...etc).
Responder

08/01/2015

Maria

Vi que ofereceu o material em pdf... Se for possível eu gostaria que me enviasse.

Grata,
Responder
Não se são em pdf, mas são varios arquivos. se quiser posso tentar subir para algum site de download.
Responder
Ainda quer, me passa um email.
Responder
Ainda quer, me passa um email.
Responder
Se tratando de gestão de pessoas, vale muito a pena ler sobre coaching de liderança e assuntos relacionados...
Responder
Se tratando de gestão de pessoas, vale muito a pena ler sobre coaching de liderança e assuntos relacionados...

Aonde encontrar material especifico Marisiana?
Responder
Eu gosto de acompanhar as publicações da Cloud Coaching, eles tem também uma página no facebook que sempre divulgar as postagens. Particularmente, gosto das leituras e da forma como eles abordam os assuntos.
Imagino que eles tenham cursos de formações também, não cheguei a pesquisar sobre isso.
Responder
Vejo algumas coisas do Instituto Brasileiro de Coaching, eles possuem cursos de formações e publicam materiais bons, mas não sei dizer se realmente é bom porque sei pouco sobre eles..

Quando se trata de gestão de pessoas não é necessário se ater apenas a área, pois gestão de pessoas é algo que se utiliza em tudo, não só no trabalho.
Quando você se submete a aprender mais sobre você mesmo e busca desenvolver suas habilidades, fortalecer teus pontos fracos, consequentemente você muda o modo de ver pensar e agir. E, com isso, tudo ao seu redor muda, pois você evoluiu e já não vê tudo da mesma forma.
Responder
Pra falar a verdade eu realmente sei pouco sobre gestão de pessoas, o maximo que fiz foi algumas disciplinas "administrativas", mas nada alem disso, pelo que vi muita coisa mudou e evoluiu.

Obrigado pelos links Marisiana.
Responder
Por nada, imagina!!
Eu também não sei tanto assim, apenas gosto de ler ou assistir sobre esses assuntos e sempre acabo aprender coisas muito boas.
Responder
É sempre bom poder se atualizar, com coisas novas principalmente, no momento atual estou fazendo o técnico em redes de computadores, está meio complicado o tempo para outros assuntos, mas sempre que posso tento ler algo novo/diferente.
Responder