Infraestrutura - Escolhas de S.O´s

Infraestrutura

09/05/2015

Me desculpem primeiramente pelo titulo pessimamente informativo.

Queria a opinião de vocês sobre uma infraestrutura de uma empresa que seja exigido apenas maquinas com sistema operacional Linux, qual distribuição é a mais confiável e que uma característica não muito exigente de configuração de hardware, que rode em maquinas simples?
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Curtidas 0

Melhor post

Eder Pereira

Eder Pereira

26/05/2015

No meu emprego anterior, usávamos 98% das máquinas com linux. Nas estações, ubuntu, nos servidores, Centos. Rodava liso, não tinha problema de vírus e tal; era uma rede de aproximadamente 120 computadores. Nosso ERP era em java, então nos permitia este projeto, era muito legal. Mas não se engane, existiam problemas também, especialmente falando do java, pois, a cada pouco a oracle lançava uma versão do java, aí complicava a vida naquelas máquinas que acessavam os bancos, e manter nosso erp sempre com a última versão não éra tão fácil. Pra máquinas mais velhinhas, poderia usar Debian com LXDE, um ambiente muito leve, e dá conta do recado.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

09/05/2015

Usaria o Ubuntu sem maiores problemas, apesar de ser um pouco pesado.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/05/2015

Conheci o Mint, achei muito leve e muito simples de usar!
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

09/05/2015

Boa questão a se levantar, vou opinar mesmo até sem muito conhecimento, ficaria com o Ubuntu.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/05/2015

Existem outros baseados no Ubuntu, agora não sei como se comportariam em um grande ambiente corporativo.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

09/05/2015

Existem outros baseados no Ubuntu, agora não sei como se comportariam em um grande ambiente corporativo.

Existem alguns, confere:

[url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_distribui%C3%A7%C3%B5es_baseadas_no_Ubuntu[/url]
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/05/2015

Ola,

Sugiro CentOS, tanto para servers quanto para estacoes.

Mas tambem eh possivel montar uma estrutura com Suse, Debian e Red Hat, ja estao trabalhando com ambiente cliente servidor a bastante tempo.

Mas tudo vai depender de uma boa analise a respeito do que eh que se quer e o tipo de controle, acessos, etc.

Abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/05/2015

Desculpa pela demora srs! Obrigado.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/05/2015

Legal.

particularmente uma coisa ruim que vejo no linux no ambiente corporativo, eh que ainda nao vi algo mais dinamico para atualizacoes, normalmente tem que ser conectando maquina a maquina, quer ser via console ou por ssh, vnc, e tal.

mas nao conheco tao bem assim, entao ficou meio limitado. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/05/2015

Imagino os problemas de atualização de software, no meu caso já aconteceu uma vez, uma simples tentativa de instalação do flash que deu errado, hehehe...
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/05/2015

flash eh o que mais tive de problema com linux, alem do java e chrome. rsrsr

so citando como exemplo, na MS vc tem uma ferramenta, se nao estou enganado, chamada wsus, nela vc controla todas as atualizacoes de todas as estacoes, servidore, etc., isso acho muito bom e eficiente e funciona mesmo.
GOSTEI 0
Eder Pereira

Eder Pereira

09/05/2015

Interessante o WSUS, uma vez fiz um curso de redes e o instrutor falou um pouco sobre ele. No linux, se usar alguma distro baseada em debian, tens o apt-mirror, que faz cache dos updates, é bem interessante também.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/05/2015

legal.

desconhecia esse recurso.

talves o ubuntu e mint ja devam estar usando algo parecido entao.

Obrigado, desconhecia, mais uma que aprendi.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/05/2015

Opa, me perdi, WSUS eu não conheço! e apt-mirror tambem desconheço.

Por favor senhores, explicações.
GOSTEI 0
Eder Pereira

Eder Pereira

09/05/2015

Não manjo de apt-mirror, queria ter implementado lá, mas nunca dava tempo. Basicamente, o apt-mirror, faz um cache das atualizações, então, você precisa baixar os updates só nele, funciona como um servidor de atualizações. Já nas outras estações, tem um arquivo, em /etc/apt/sources.list, onde você comenta as linhas, ou apaga, e seta apenas o servidor como o único para buscar as atualizações, então, as máquinas da sua rede local, irão receber os updates a partir do servidor. Nunca fiz isso, mas em teoria é assim que é pra funcionar.

Em relação ao WSUS, não entendo muito dele, mas pelo que eu sei, o mais bacana é um recurso que você testa os updates antes de liberar para toda a rede, a fim de evitar problemas, lembra daquela atualização do windows 7 que depois pedia pra reiniciar e não voltava mais? Pois é, esta é uma grande sacada do WSUS, na minha opinião. Talvez o @Alex possa nos esclarecer melhor.
GOSTEI 0
Eder Pereira

Eder Pereira

09/05/2015

Dá uma olhada:

https://www.howtoforge.com/local_debian_ubuntu_mirror
https://apt-mirror.github.io/
http://www.tecmint.com/setup-local-repositories-in-ubuntu/
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

09/05/2015

Valeu Eder, vou olhar sim e muito obrigado pelas infos.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/05/2015

Opa entao.

no caso do wsus eh isso mesmo que o Eder falou.

Vc faz a configuracao e ajuste ele com o AD, ai vc faz uso do conteiner computadores, e vc pode fazer outros conteineres dentro deste e na hora de fazer a liberacao das atualizacoes vc libera por exemplo para um grupo pequeno de ususario, no nosso caso, liberavamos para o TI, somos em 4 pessoas entao se der bo eh mais facil de resolver. srsrsr

ou libera para umas vms para vc testar antes e tal.

com a configuracao dele, eh feita a procura primeiro nele e depois na internet se ele estiver ausente, essas coisas, eh bem interessante.

pena que meu servidor que estava com ele instalado pifou e como nao eh algo de extrema necessidade ainda nao o substitui.

mas, tbm nao sou expert, conheco bem basicamente pq usei muito pouco, o pessoal que nos da acessoria que me ajudava na administracao, uma vez que esta pronto, quase nao mexe. rsrsr

ele tem divisoes de atualizacoes criticas por exemplo instalar automaticamente, ou de seguranca para instalar automaticamente, e por ai vai, da para fazer bastante coisa.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

09/05/2015

Esse software é instalado no servidor? apartir disso ele distribui para as maquinas?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/05/2015

o Wsus sim.

se nao estou engando pode ser em uma maquina com Windows Server ou windows 7, mas ate o momento so fiz em server, na vdd nao fui eu quem fiz, foi o pessoal de nosssa acessoria. rsrsr
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

09/05/2015

Mas é instalado em todas as maquinas obrigatoriamente? ou é igual o antivirus, server -> client.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/05/2015

nao tem cliente.

so instala no server, ai com o AD ele conecta nas maquinas e faz todo processo.

eh claro que tem uma gama de coisas a serem feitas, que eu desconheco. rsrsr
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

09/05/2015

A pergunta que deveria ter feito antes, é gratuito?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/05/2015

o Wsus se nao me engano sim, mas tem a licenca do SO.
GOSTEI 0
Eder Pereira

Eder Pereira

09/05/2015

Creio que se tens um parque grande de máquinas, é justificável o investimento, imagina parar uma organização inteira por causa de um update com bug.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/05/2015

cara justifica e muito.

nos nao somos tao grandes e temos investido em trabalhar com data center e todas as maquinas em AD, com exceção das linux, entre outras coisinhas que temos feito.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

09/05/2015

o Wsus se nao me engano sim, mas tem a licenca do SO.

Tem isso sobre o Windows Server, estou ciente, estou com um aqui perto de vencer(estudos)...ele para de funcionar, o que acontece?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/05/2015

nao entendi.

acho que nao acontece nada. rssr
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

09/05/2015

Estou ciente que o S.O deve ser o original.

Espero que nenhum serviço pare, mas uso apenas para aprendizado.

entendeu?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/05/2015

hum... entendi.

honestamente nao sei. rsrsr
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

09/05/2015

Só aguardando terminar, espero que não para de funcionar.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

09/05/2015

blz.

boa sorte!!

rsrsr
GOSTEI 0
POSTAR