Infraestrutura - Escolhas de S.O´s
Queria a opinião de vocês sobre uma infraestrutura de uma empresa que seja exigido apenas maquinas com sistema operacional Linux, qual distribuição é a mais confiável e que uma característica não muito exigente de configuração de hardware, que rode em maquinas simples?
Roniere Almeida
Melhor post
Eder Pereira
26/05/2015
Mais Respostas
Edvaldo Amorim
09/05/2015
Roniere Almeida
09/05/2015
Carlos Oliveira
09/05/2015
Roniere Almeida
09/05/2015
Edvaldo Amorim
09/05/2015
Existem alguns, confere:
[url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_distribui%C3%A7%C3%B5es_baseadas_no_Ubuntu[/url]
Alex Lekao
09/05/2015
Sugiro CentOS, tanto para servers quanto para estacoes.
Mas tambem eh possivel montar uma estrutura com Suse, Debian e Red Hat, ja estao trabalhando com ambiente cliente servidor a bastante tempo.
Mas tudo vai depender de uma boa analise a respeito do que eh que se quer e o tipo de controle, acessos, etc.
Abraco.
Roniere Almeida
09/05/2015
Alex Lekao
09/05/2015
particularmente uma coisa ruim que vejo no linux no ambiente corporativo, eh que ainda nao vi algo mais dinamico para atualizacoes, normalmente tem que ser conectando maquina a maquina, quer ser via console ou por ssh, vnc, e tal.
mas nao conheco tao bem assim, entao ficou meio limitado. rsrsr
Roniere Almeida
09/05/2015
Alex Lekao
09/05/2015
so citando como exemplo, na MS vc tem uma ferramenta, se nao estou enganado, chamada wsus, nela vc controla todas as atualizacoes de todas as estacoes, servidore, etc., isso acho muito bom e eficiente e funciona mesmo.
Eder Pereira
09/05/2015
Alex Lekao
09/05/2015
desconhecia esse recurso.
talves o ubuntu e mint ja devam estar usando algo parecido entao.
Obrigado, desconhecia, mais uma que aprendi.
Roniere Almeida
09/05/2015
Por favor senhores, explicações.
Eder Pereira
09/05/2015
Em relação ao WSUS, não entendo muito dele, mas pelo que eu sei, o mais bacana é um recurso que você testa os updates antes de liberar para toda a rede, a fim de evitar problemas, lembra daquela atualização do windows 7 que depois pedia pra reiniciar e não voltava mais? Pois é, esta é uma grande sacada do WSUS, na minha opinião. Talvez o @Alex possa nos esclarecer melhor.
Eder Pereira
09/05/2015
https://www.howtoforge.com/local_debian_ubuntu_mirror
https://apt-mirror.github.io/
http://www.tecmint.com/setup-local-repositories-in-ubuntu/
Roniere Almeida
09/05/2015
Alex Lekao
09/05/2015
no caso do wsus eh isso mesmo que o Eder falou.
Vc faz a configuracao e ajuste ele com o AD, ai vc faz uso do conteiner computadores, e vc pode fazer outros conteineres dentro deste e na hora de fazer a liberacao das atualizacoes vc libera por exemplo para um grupo pequeno de ususario, no nosso caso, liberavamos para o TI, somos em 4 pessoas entao se der bo eh mais facil de resolver. srsrsr
ou libera para umas vms para vc testar antes e tal.
com a configuracao dele, eh feita a procura primeiro nele e depois na internet se ele estiver ausente, essas coisas, eh bem interessante.
pena que meu servidor que estava com ele instalado pifou e como nao eh algo de extrema necessidade ainda nao o substitui.
mas, tbm nao sou expert, conheco bem basicamente pq usei muito pouco, o pessoal que nos da acessoria que me ajudava na administracao, uma vez que esta pronto, quase nao mexe. rsrsr
ele tem divisoes de atualizacoes criticas por exemplo instalar automaticamente, ou de seguranca para instalar automaticamente, e por ai vai, da para fazer bastante coisa.
Edvaldo Amorim
09/05/2015
Alex Lekao
09/05/2015
se nao estou engando pode ser em uma maquina com Windows Server ou windows 7, mas ate o momento so fiz em server, na vdd nao fui eu quem fiz, foi o pessoal de nosssa acessoria. rsrsr
Edvaldo Amorim
09/05/2015
Alex Lekao
09/05/2015
so instala no server, ai com o AD ele conecta nas maquinas e faz todo processo.
eh claro que tem uma gama de coisas a serem feitas, que eu desconheco. rsrsr
Edvaldo Amorim
09/05/2015
Alex Lekao
09/05/2015
Eder Pereira
09/05/2015
Alex Lekao
09/05/2015
nos nao somos tao grandes e temos investido em trabalhar com data center e todas as maquinas em AD, com exceção das linux, entre outras coisinhas que temos feito.
Edvaldo Amorim
09/05/2015
Tem isso sobre o Windows Server, estou ciente, estou com um aqui perto de vencer(estudos)...ele para de funcionar, o que acontece?
Alex Lekao
09/05/2015
acho que nao acontece nada. rssr
Edvaldo Amorim
09/05/2015
Espero que nenhum serviço pare, mas uso apenas para aprendizado.
entendeu?
Alex Lekao
09/05/2015
honestamente nao sei. rsrsr
Edvaldo Amorim
09/05/2015
Alex Lekao
09/05/2015
boa sorte!!
rsrsr