GARANTIR DESCONTO

Fórum Infraestrutura - Escolhas de S.O´s #519325

09/05/2015

0

Me desculpem primeiramente pelo titulo pessimamente informativo.

Queria a opinião de vocês sobre uma infraestrutura de uma empresa que seja exigido apenas maquinas com sistema operacional Linux, qual distribuição é a mais confiável e que uma característica não muito exigente de configuração de hardware, que rode em maquinas simples?
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Responder

Post mais votado

26/05/2015

No meu emprego anterior, usávamos 98% das máquinas com linux. Nas estações, ubuntu, nos servidores, Centos. Rodava liso, não tinha problema de vírus e tal; era uma rede de aproximadamente 120 computadores. Nosso ERP era em java, então nos permitia este projeto, era muito legal. Mas não se engane, existiam problemas também, especialmente falando do java, pois, a cada pouco a oracle lançava uma versão do java, aí complicava a vida naquelas máquinas que acessavam os bancos, e manter nosso erp sempre com a última versão não éra tão fácil. Pra máquinas mais velhinhas, poderia usar Debian com LXDE, um ambiente muito leve, e dá conta do recado.

Eder Pereira

Eder Pereira
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

09/05/2015

Edvaldo Amorim

Usaria o Ubuntu sem maiores problemas, apesar de ser um pouco pesado.
Responder

Gostei + 0

09/05/2015

Roniere Almeida

Conheci o Mint, achei muito leve e muito simples de usar!
Responder

Gostei + 0

09/05/2015

Carlos Oliveira

Boa questão a se levantar, vou opinar mesmo até sem muito conhecimento, ficaria com o Ubuntu.
Responder

Gostei + 0

10/05/2015

Roniere Almeida

Existem outros baseados no Ubuntu, agora não sei como se comportariam em um grande ambiente corporativo.
Responder

Gostei + 0

11/05/2015

Edvaldo Amorim

Existem outros baseados no Ubuntu, agora não sei como se comportariam em um grande ambiente corporativo.

Existem alguns, confere:

[url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_distribui%C3%A7%C3%B5es_baseadas_no_Ubuntu[/url]
Responder

Gostei + 0

26/05/2015

Alex Lekao

Ola,

Sugiro CentOS, tanto para servers quanto para estacoes.

Mas tambem eh possivel montar uma estrutura com Suse, Debian e Red Hat, ja estao trabalhando com ambiente cliente servidor a bastante tempo.

Mas tudo vai depender de uma boa analise a respeito do que eh que se quer e o tipo de controle, acessos, etc.

Abraco.
Responder

Gostei + 0

26/05/2015

Roniere Almeida

Desculpa pela demora srs! Obrigado.
Responder

Gostei + 0

26/05/2015

Alex Lekao

Legal.

particularmente uma coisa ruim que vejo no linux no ambiente corporativo, eh que ainda nao vi algo mais dinamico para atualizacoes, normalmente tem que ser conectando maquina a maquina, quer ser via console ou por ssh, vnc, e tal.

mas nao conheco tao bem assim, entao ficou meio limitado. rsrsr
Responder

Gostei + 0

26/05/2015

Roniere Almeida

Imagino os problemas de atualização de software, no meu caso já aconteceu uma vez, uma simples tentativa de instalação do flash que deu errado, hehehe...
Responder

Gostei + 0

27/05/2015

Alex Lekao

flash eh o que mais tive de problema com linux, alem do java e chrome. rsrsr

so citando como exemplo, na MS vc tem uma ferramenta, se nao estou enganado, chamada wsus, nela vc controla todas as atualizacoes de todas as estacoes, servidore, etc., isso acho muito bom e eficiente e funciona mesmo.
Responder

Gostei + 0

27/05/2015

Eder Pereira

Interessante o WSUS, uma vez fiz um curso de redes e o instrutor falou um pouco sobre ele. No linux, se usar alguma distro baseada em debian, tens o apt-mirror, que faz cache dos updates, é bem interessante também.
Responder

Gostei + 0

27/05/2015

Alex Lekao

legal.

desconhecia esse recurso.

talves o ubuntu e mint ja devam estar usando algo parecido entao.

Obrigado, desconhecia, mais uma que aprendi.
Responder

Gostei + 0

27/05/2015

Roniere Almeida

Opa, me perdi, WSUS eu não conheço! e apt-mirror tambem desconheço.

Por favor senhores, explicações.
Responder

Gostei + 0

27/05/2015

Eder Pereira

Não manjo de apt-mirror, queria ter implementado lá, mas nunca dava tempo. Basicamente, o apt-mirror, faz um cache das atualizações, então, você precisa baixar os updates só nele, funciona como um servidor de atualizações. Já nas outras estações, tem um arquivo, em /etc/apt/sources.list, onde você comenta as linhas, ou apaga, e seta apenas o servidor como o único para buscar as atualizações, então, as máquinas da sua rede local, irão receber os updates a partir do servidor. Nunca fiz isso, mas em teoria é assim que é pra funcionar.

Em relação ao WSUS, não entendo muito dele, mas pelo que eu sei, o mais bacana é um recurso que você testa os updates antes de liberar para toda a rede, a fim de evitar problemas, lembra daquela atualização do windows 7 que depois pedia pra reiniciar e não voltava mais? Pois é, esta é uma grande sacada do WSUS, na minha opinião. Talvez o @Alex possa nos esclarecer melhor.
Responder

Gostei + 0

27/05/2015

Eder Pereira

Dá uma olhada:

https://www.howtoforge.com/local_debian_ubuntu_mirror
https://apt-mirror.github.io/
http://www.tecmint.com/setup-local-repositories-in-ubuntu/
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar