Inicio...de Android
Fala pessoal, tudo bem?
Nunca trabalhei/estudei android, comecei a ver isto so agora e tenho bastante interesse em começar a estudar, então, gostaria de algumas informações complementares já que vi algumas coisas interessantes no forum, as pessoas são participativas.
Nunca trabalhei/estudei android, comecei a ver isto so agora e tenho bastante interesse em começar a estudar, então, gostaria de algumas informações complementares já que vi algumas coisas interessantes no forum, as pessoas são participativas.
Morgana Oliveira
Curtidas 2
Mais Respostas
Italo Junior
08/07/2015
você vai precisar básicamente, estudar muito, conhecer java, depois do SDK Android e uma IDE de desenvolvimento.
GOSTEI 1
Morgana Oliveira
08/07/2015
Italo, obrigada pelo auxilio, mas qual IDE é a mais indicada para o desenvolvimento com o Android? Eclipse ou Android Studio? Netbeans é possivel?
GOSTEI 1
Jothaz
08/07/2015
Italo, obrigada pelo auxilio, mas qual IDE é a mais indicada para o desenvolvimento com o Android? Eclipse ou Android Studio? Netbeans é possivel?
IDE é algo pessoal, portanto a melhor é a que você se sente mais confortável em usá-la.
Tecnicamente você poderá utilizar tanto Eclipse, Android Studio ou Netbeans.
No caso do Eclipse e Netbeans, você deverá utilizar plugins.
Netbeans:
Integrando o SDK Android ao NetBeans
Preparando o ambiente Netbeans para desenvolver App Android
Eclipse:
Criando ambiente Android no Eclipse
Criando ambiente Android no Eclipse
Eu particularmente acho que como você esta começando poderia usar o Android Studio, pois é um ferramenta do Google, então disponibiliza a expertise do Google no desenvolvimento e certamente terá mais atenção e features que as outras opções.
Para mais referênias Android Studio: vantagens e desvantagens com relação ao Eclipse
Só mais uma sugestão, além se conhecer muito bem desenvolvimento Java é bom estudar profundamente as técnicas de desenvolvimento mobile pois tem sua peculiaridades.
GOSTEI 0
Italo Junior
08/07/2015
GOSTEI 0
Morgana Oliveira
08/07/2015
Só tenho a agradecer a vocês dois! Muito gentis! Por parte, minha ultima duvida, sobre o emulador, são iguais para essas três IDE´s e qual a melhor, a mais leve!
GOSTEI 0
Jothaz
08/07/2015
Só tenho a agradecer a vocês dois! Muito gentis! Por parte, minha ultima duvida, sobre o emulador, são iguais para essas três IDE´s e qual a melhor, a mais leve!
Mais uma vez é uma questão um tanto genérica e também vai do seu gosto.
É muito difícil definir o que é pesado, pois vai depender do seu ambiente.
Normalmente quase todas as opções são pesadas.
Eu enho um Core i7 com 16 giga e SSD e no meu ponto de vista não tem softwares pesado, tudo roda liso.
Agora também não adianta ter um belo hardware, mas um enormidade de crapware, serviços não usados rodando e o lixo que comumente estamos exposto.
Vou lhe passar algumas sugestões, que já usei nem sei se algumas foram descontinuadas e você escolhe a melhor para o seu cenário de desenvolvimento.
Uma opção, que já usei, é instalar o Android como uma máquina virtual utilizando o VirtualBox, da Oracle. É só baixar a imagem (.iso) do sistema nesse site (escolha a versão que melhor lhe convier) e inserir no mídia de boot em uma máquina no virtualBox. Assim é possíveldar boot no seu computador/notebook e usar o Android como um sistema live, dispondo de todos os recursos de memória e processador do seu pc.
Android x86
www.genymotion.com/
http://www.baixaki.com.br/download/andy.htm
Manymo
blue stack
Happy-chick
GOSTEI 1
Morgana Oliveira
08/07/2015
Eu enho um Core i7 com 16 giga e SSD e no meu ponto de vista não tem softwares pesado, tudo roda liso
Ambiente perfeito diga-se de passagem!!!
Rodando uma virtualização atraves do virtualbox como passo para lá o codigos? Desconhecia até agora.
GOSTEI 0
Jothaz
08/07/2015
Dê um olhada no material desta pesquisa Google, pois tem material sobre inclusive vídeos.
GOSTEI 0
Morgana Oliveira
08/07/2015
Vou olhar sim! Obrigada, Italo e Jothaz.
GOSTEI 0
Italo Junior
08/07/2015
Disponha e bons estudos!!!
GOSTEI 1
Morgana Oliveira
08/07/2015
Esse curso é o mais básico que tem na Devmedia?
[url]https://www.devmedia.com.br/curso/curso-de-android-sdk-dominando-a-api/329[/url]
[url]https://www.devmedia.com.br/curso/curso-de-android-sdk-dominando-a-api/329[/url]
GOSTEI 1
Jothaz
08/07/2015
Esse curso é o mais básico que tem na Devmedia?
Neste caso não posso ajudá-la, pois desconheço o conteúdo dos cursos da Devmedia.
Esperemos que outros possam sanar suas dúvidas.
Qual é o seu nível de conhecimento em programação no geral?
Tem muito material de boa qualidade e grátis na internet, mas é um pouco trabalhoso achar.
O próprio Google disponibiliza um ótimo material, mas em inglês.
GOSTEI 0
Morgana Oliveira
08/07/2015
Entendo a lógica, conhecer linguagem, apenas de "vista" mesmo!
GOSTEI 0
Jothaz
08/07/2015
Entendo a lógica, conhecer linguagem, apenas de "vista" mesmo!
Existem dois caminhos para se criar Apps no Android:
1 - Apps nativos feitos em Java (recomendavel);
2 - Apps não nativos em HTML 5 e JavaScript (AngularJs, NodesJs e etc).
Para criar Apps nativos é fundamental ter sólidos conhecimentos em Java, pois vai facilitar muito o aprendizado.
Também é valioso conhecer: WebServices, Sqlite, Jason entre outros.
Para Apps não nativos você pode fazer na base do arrastar e soltar usando o phonegap.com/ (por exemplo) sem o menor conhecimento de programação, claro se tiver só vai agregar. Esta forma de criar Apps tem suas limitações e a perfomance pode ficar comprometida. Mas funciona e eu mesmo já usei em um projeto sem problemas.
Muitos e me incluo, consideram uma baita "gambiarra".
Enfim tudo vai depender do seu objetivo, da complexidade e qualidade esperada das Apps.
Quer algo profissional é recomendavel criar Apps nativa, contudo isto vai elevar a curva de aprendizagem.
Agora se dominar o Java e possuir sólidos conhecimentos de lógica de programação não terá a menor dificuldade.
GOSTEI 0
Morgana Oliveira
08/07/2015
Já que tem esse detalhe, vou ter que estudar! Tudo de Java ou algo especifico? Com o PhoneGap, faz-se apps com alguma IDE, ele é o que especificamente, uma linguagem ou framework?
GOSTEI 0
Jothaz
08/07/2015
Já que tem esse detalhe, vou ter que estudar! Tudo de Java ou algo especifico? Com o PhoneGap, faz-se apps com alguma IDE, ele é o que especificamente, uma linguagem ou framework?
Como já disse ante tudo vai depender do seu objetivo
E da complexidade e qualidade que você pretende utilizar nos seus Apps.
Saber tudo de Java (sei que foi figurado), tirando alguns gênios, seja tarefa para várias encarnações.
Você deve ter conhecimento no minimo médios em programação Java e claro orientação a objetos, imports, xmls, serialização e uma claro conhecer bem lógica de programação. Quanto mais você souber de Java mais facilidade você terá em criar Apps complexas, de qualidade e profissionais.
Por que se você não souber Java vai se frustar e aumentar a curva de aprendizado.
O Phonegap é uma FrameWork que disponibiliza uma tecnologia open source com a principal característica de se desenvolver aplicativos webapp, rodando nos ambientes online ou offline. Ao invés de utilizar linguagens nativas, ele utiliza dos melhores padrões de web com o HTML5, CSS3 e o Javascript, simplificando o desenvolvimento. A interface é baseada em telas de HTML, a lógica de programação e os recursos de dispositivos são tratados pelo Javascript possibilitando realizar combinações com diversos scripts. Entre eles: Jquery, MooTools e XUI. O javascript é realiza a comunicação com a API do PhoneGap. Devido a grande segmentação de aparelhos, com diversas resoluções e tamanhos de tela, os arquivos CSS são encarregados de exibir a aplicação corretamente.
Vale lembra que utilizando esta abordagem você poderá desenvolver uma App universais, uma única App que vai rodar no WindowsPhone, Android e iPhone.
Viste o link que postei anteriormente para maiores informações.
Mas mesmo utilizando o PhoneGap você terá ter conhecimentos de programação (JavaScript) e HTML5, apesar de em alguns casos (Apps simples) você poderá usar o editro e arrastar e soltar.
Resumindo para desenvolver Apps, você invariavelmente deverá ter conhecimentos sólidos de programação, senão o máximo que irá conseguir é u "Hello World".
GOSTEI 1
Morgana Oliveira
08/07/2015
Pensando, pensando...e pensando...!
Será uma grande luta pra mim, nesse caso vou tentar estudar Java, já me falaram que não é para qualquer um, sobre o PhoneGap, está me parecendo mais "simples" mas que não será fácil iniciar tambem! entendi o recado, tenho que ir atrás!!!
Será uma grande luta pra mim, nesse caso vou tentar estudar Java, já me falaram que não é para qualquer um, sobre o PhoneGap, está me parecendo mais "simples" mas que não será fácil iniciar tambem! entendi o recado, tenho que ir atrás!!!
GOSTEI 1
Andre Santos..
08/07/2015
tem esse blog
andreleonis.blogspot.com.br
com algumas dicas de android
andreleonis.blogspot.com.br
com algumas dicas de android
GOSTEI 1
Morgana Oliveira
08/07/2015
Obrigada DevAndroid, vou procurar conteudo mais básico.
GOSTEI 1
Jothaz
08/07/2015
Obrigada DevAndroid, vou procurar conteudo mais básico.
A ideia não foi te desanimar, foi alertá-la para evitar de, por exemplo, você se inscrever em um curso pago e não conseguir acompanhar.
Só te digo uma coisa:"cai pra dentro". kkkk
Se você tiver disposição e gostar vai conseguir aprender qualquer coisa, inclusive Java.
Com relação ao PhoneGap pode-se dizer que é mais fácil, mas mesmo ele você precisará conhecer de CSS, JavaScritp (AngularJs, j
Query, bootstrap e NodesJs) fora o HTML. O IDE pode ser o que você se sentir mais confortável em usar.
Existem sites onde você se consegue criar Apps online sem códigos, na base do arrastar e soltar, dê uma pesquisada no Google em "como criar App android online", talvez vai lhe ajudar a ter uma ideia.
E comece dando um olhada nos tutoriais que existem na web para ir se familiarizando com o tema.
Lhe desejo êxito e bons estudos.
GOSTEI 0
Morgana Oliveira
08/07/2015
Ei sei Jothaz, tenho a plena consciencia de não é fácil, mas vou tentar sempre superando a medida do possivel, caso não consiga exito, tento outra coisa, mas nessa maravilhosa area de tecnologia.
GOSTEI 0