REVELAR

Fórum Inicio...de Android #525225

08/07/2015

0

Fala pessoal, tudo bem?

Nunca trabalhei/estudei android, comecei a ver isto so agora e tenho bastante interesse em começar a estudar, então, gostaria de algumas informações complementares já que vi algumas coisas interessantes no forum, as pessoas são participativas.
Morgana Oliveira

Morgana Oliveira

Responder

08/07/2015

Italo Junior

você vai precisar básicamente, estudar muito, conhecer java, depois do SDK Android e uma IDE de desenvolvimento.
Responder

Gostei + 1

09/07/2015

Morgana Oliveira

Italo, obrigada pelo auxilio, mas qual IDE é a mais indicada para o desenvolvimento com o Android? Eclipse ou Android Studio? Netbeans é possivel?
Responder

Gostei + 1

09/07/2015

Jothaz

Italo, obrigada pelo auxilio, mas qual IDE é a mais indicada para o desenvolvimento com o Android? Eclipse ou Android Studio? Netbeans é possivel?

IDE é algo pessoal, portanto a melhor é a que você se sente mais confortável em usá-la.

Tecnicamente você poderá utilizar tanto Eclipse, Android Studio ou Netbeans.

No caso do Eclipse e Netbeans, você deverá utilizar plugins.

Netbeans:

Integrando o SDK Android ao NetBeans

Preparando o ambiente Netbeans para desenvolver App Android

Eclipse:

Criando ambiente Android no Eclipse

Criando ambiente Android no Eclipse

Eu particularmente acho que como você esta começando poderia usar o Android Studio, pois é um ferramenta do Google, então disponibiliza a expertise do Google no desenvolvimento e certamente terá mais atenção e features que as outras opções.

Para mais referênias Android Studio: vantagens e desvantagens com relação ao Eclipse

Só mais uma sugestão, além se conhecer muito bem desenvolvimento Java é bom estudar profundamente as técnicas de desenvolvimento mobile pois tem sua peculiaridades.
Responder

Gostei + 0

09/07/2015

Italo Junior

Como Jothaz disse, é algo pessoal mesmo, inclusive ele postou um link que iria postar.

Com Eclipse
Responder

Gostei + 0

09/07/2015

Morgana Oliveira

Só tenho a agradecer a vocês dois! Muito gentis! Por parte, minha ultima duvida, sobre o emulador, são iguais para essas três IDE´s e qual a melhor, a mais leve!
Responder

Gostei + 0

09/07/2015

Jothaz

Só tenho a agradecer a vocês dois! Muito gentis! Por parte, minha ultima duvida, sobre o emulador, são iguais para essas três IDE´s e qual a melhor, a mais leve!

Mais uma vez é uma questão um tanto genérica e também vai do seu gosto.

É muito difícil definir o que é pesado, pois vai depender do seu ambiente.
Normalmente quase todas as opções são pesadas.
Eu enho um Core i7 com 16 giga e SSD e no meu ponto de vista não tem softwares pesado, tudo roda liso.
Agora também não adianta ter um belo hardware, mas um enormidade de crapware, serviços não usados rodando e o lixo que comumente estamos exposto.

Vou lhe passar algumas sugestões, que já usei nem sei se algumas foram descontinuadas e você escolhe a melhor para o seu cenário de desenvolvimento.

Uma opção, que já usei, é instalar o Android como uma máquina virtual utilizando o VirtualBox, da Oracle. É só baixar a imagem (.iso) do sistema nesse site (escolha a versão que melhor lhe convier) e inserir no mídia de boot em uma máquina no virtualBox. Assim é possíveldar boot no seu computador/notebook e usar o Android como um sistema live, dispondo de todos os recursos de memória e processador do seu pc.

Android x86

www.genymotion.com/

http://www.baixaki.com.br/download/andy.htm

Manymo

blue stack

Happy-chick
Responder

Gostei + 1

09/07/2015

Morgana Oliveira

Eu enho um Core i7 com 16 giga e SSD e no meu ponto de vista não tem softwares pesado, tudo roda liso

Ambiente perfeito diga-se de passagem!!!

Rodando uma virtualização atraves do virtualbox como passo para lá o codigos? Desconhecia até agora.
Responder

Gostei + 0

09/07/2015

Jothaz

Dê um olhada no material desta pesquisa Google, pois tem material sobre inclusive vídeos.
Responder

Gostei + 0

09/07/2015

Morgana Oliveira

Vou olhar sim! Obrigada, Italo e Jothaz.
Responder

Gostei + 0

09/07/2015

Italo Junior

Disponha e bons estudos!!!
Responder

Gostei + 1

09/07/2015

Morgana Oliveira

Esse curso é o mais básico que tem na Devmedia?

[url]https://www.devmedia.com.br/curso/curso-de-android-sdk-dominando-a-api/329[/url]
Responder

Gostei + 1

09/07/2015

Jothaz

Esse curso é o mais básico que tem na Devmedia?

[url]https://www.devmedia.com.br/curso/curso-de-android-sdk-dominando-a-api/329[/url]

Neste caso não posso ajudá-la, pois desconheço o conteúdo dos cursos da Devmedia.

Esperemos que outros possam sanar suas dúvidas.

Qual é o seu nível de conhecimento em programação no geral?

Tem muito material de boa qualidade e grátis na internet, mas é um pouco trabalhoso achar.
O próprio Google disponibiliza um ótimo material, mas em inglês.
Responder

Gostei + 0

09/07/2015

Morgana Oliveira

Entendo a lógica, conhecer linguagem, apenas de "vista" mesmo!
Responder

Gostei + 0

10/07/2015

Jothaz

Entendo a lógica, conhecer linguagem, apenas de "vista" mesmo!

Existem dois caminhos para se criar Apps no Android:

1 - Apps nativos feitos em Java (recomendavel);
2 - Apps não nativos em HTML 5 e JavaScript (AngularJs, NodesJs e etc).

Para criar Apps nativos é fundamental ter sólidos conhecimentos em Java, pois vai facilitar muito o aprendizado.
Também é valioso conhecer: WebServices, Sqlite, Jason entre outros.

Para Apps não nativos você pode fazer na base do arrastar e soltar usando o phonegap.com/ (por exemplo) sem o menor conhecimento de programação, claro se tiver só vai agregar. Esta forma de criar Apps tem suas limitações e a perfomance pode ficar comprometida. Mas funciona e eu mesmo já usei em um projeto sem problemas.
Muitos e me incluo, consideram uma baita "gambiarra".

Enfim tudo vai depender do seu objetivo, da complexidade e qualidade esperada das Apps.
Quer algo profissional é recomendavel criar Apps nativa, contudo isto vai elevar a curva de aprendizagem.

Agora se dominar o Java e possuir sólidos conhecimentos de lógica de programação não terá a menor dificuldade.
Responder

Gostei + 0

10/07/2015

Morgana Oliveira

Já que tem esse detalhe, vou ter que estudar! Tudo de Java ou algo especifico? Com o PhoneGap, faz-se apps com alguma IDE, ele é o que especificamente, uma linguagem ou framework?
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar