Instalação de um sistema Multicamadas
Bom dia pessoal, estou desenvolvendo um sistema multicamadas com banco de dados Firebird 2.0 e usando os componentes DBExpress, gostaria de saber qual sera o processo de instalação, terei que fazer um instalador para a aplicação servidora e um para a cliente?, e se as estações cliente vão acessar o servidor sem problema?, ou terei que fazer alguma configuração extra para acessar o servidor a partir da aplicação cliente?, valeu ai pessoal se alguém puder me responder, obrigado.
Onhide86
Curtidas 0
Respostas
Brunolspp
14/04/2008
Que tipo de tecnologia voce está utilizando?
Se for datasnap, qual o container? SOAP, Borland Socket Server, COM+ ou HTTP?
Se for datasnap, qual o container? SOAP, Borland Socket Server, COM+ ou HTTP?
GOSTEI 0
Onhide86
14/04/2008
Estou utilizando o componente DConConnection deve ser da tecnologia Com+, mas tbm tem outro que estou utilizando que é o SOAP para acessar através da internet, valeu, abraço.
GOSTEI 0
Brunolspp
14/04/2008
tenho más noticias.. hehehehe
COM+ é muito lento e cheio de incomatibilidades, e problemas de travamento. Principalmente em ambiente operacional hetereogeneo. Para distribuir as aplicacoes na rede, e preciso instalar o server e a partir do server criar um proxy para instalar no cliente junto com o executavel.
SOAP é tb da mesma forma lento e limitado e erramos em telo como um servidor de aplicacao robusto, pois o container dele é muito falho e é muito limitado em termos de seguran;ca, velocidade e poder de processamento.
Se sua aplicação éde interface rica win32, seja na rede ou via web, a solução com certeza é Borland Socket Server (BSS) e como tudo e framewor do DataSnap, nao vai perder nada em migra para este container, que é muito mais rápido, seguro, escalavel, facil de evoluir, dar manutençao e distribuir. Apos configurado o server, basta distribuir os clientes executaveis, na rede ou na internet.
Mantenho uma lista somente sobre estas tecnologias a mais de 4 anos: nddv@yahoogrupos,com.br.
E no meu link de downloads gratuitos(http://cc.codegear.com/author/795118), o primeiro exemplo é bem completo e simpels sobre este assunto.
E no mais estamos as ordens.
COM+ é muito lento e cheio de incomatibilidades, e problemas de travamento. Principalmente em ambiente operacional hetereogeneo. Para distribuir as aplicacoes na rede, e preciso instalar o server e a partir do server criar um proxy para instalar no cliente junto com o executavel.
SOAP é tb da mesma forma lento e limitado e erramos em telo como um servidor de aplicacao robusto, pois o container dele é muito falho e é muito limitado em termos de seguran;ca, velocidade e poder de processamento.
Se sua aplicação éde interface rica win32, seja na rede ou via web, a solução com certeza é Borland Socket Server (BSS) e como tudo e framewor do DataSnap, nao vai perder nada em migra para este container, que é muito mais rápido, seguro, escalavel, facil de evoluir, dar manutençao e distribuir. Apos configurado o server, basta distribuir os clientes executaveis, na rede ou na internet.
Mantenho uma lista somente sobre estas tecnologias a mais de 4 anos: nddv@yahoogrupos,com.br.
E no meu link de downloads gratuitos(http://cc.codegear.com/author/795118), o primeiro exemplo é bem completo e simpels sobre este assunto.
E no mais estamos as ordens.
GOSTEI 0
Onhide86
14/04/2008
Mas esta aplicação eu vou distribuir em uma rede de no máximo 3 computadores, será que eu vou ter perca de performance ou não, mas vamos ver se eu entendi, após tudo pronto, então eu crio o instalador da aplicação servidora e instalo na maquina servidora, apos eu crio o instalador da aplicação cliente e instalo nos demais micros da rede, dai pronto ja vai estar funcionando ou preciso fazer algum ajuste extra.
Valeu pela ajuda Bruno, um abraço.
Valeu pela ajuda Bruno, um abraço.
GOSTEI 0
Brunolspp
14/04/2008
Não é somente isso, e os problemas vao alem de performance,ja comeca na distribuição.
Mas em fim, instale o server e no server gere um proxy para instalar no cliente para que a maquina cliente saiba onde esta o server.
Tem varios tutoriais na internet sobre isso. Mas volto a insistir, é sempre melhor começar do jeito mais correto. E memso com 3 maquinas voce terá dor de cabeça com certeza.
Mas em fim, instale o server e no server gere um proxy para instalar no cliente para que a maquina cliente saiba onde esta o server.
Tem varios tutoriais na internet sobre isso. Mas volto a insistir, é sempre melhor começar do jeito mais correto. E memso com 3 maquinas voce terá dor de cabeça com certeza.
GOSTEI 0
Onhide86
14/04/2008
Desculpa te encomodar novamente, mas o que seria gerar um proxy para que a maquina cliente saiba onde esta o servidor.
Obrigado, um abraço.
Obrigado, um abraço.
GOSTEI 0
Brunolspp
14/04/2008
qdo vc configura o server no servico de componentes, vc precisa na aplicacao confiigurada gerar este proxy que e instalado no cliente para que o seu executavelache o servidor..
é complicado mesmo..e cheio de bugs.
Na internet tem tutorial para isso.
De uma olhada no site www.clubedelphi.com.br nos artigos deles.
é complicado mesmo..e cheio de bugs.
Na internet tem tutorial para isso.
De uma olhada no site www.clubedelphi.com.br nos artigos deles.
GOSTEI 0
Onhide86
14/04/2008
Então a dll que é gerada eu instalo no serviços de componente das maquinas clientes, seria isso.
Abraço.
Abraço.
GOSTEI 0
Brunolspp
14/04/2008
nao amigo,
vc instalao o servidor no servicos de componentes do servidor ok?
na aplicacao q vc configurou no servicos de componentes para gerar a sua dll, neste mesmo lugar vc gera o proxy, que este sim sera instalado na maquina cliente para que o seu executavel na maquina cliente ache o server.
vc ja tentou conseguir os tutoriais que te falei? e mais uma vez... sai do COM+ enquanto nao está pior, e pode acreditar.. vai piorar..
vc nao tem nocaodo que está perdendo deixando de usar BSS.
Sinceramente espero qe vc me escute e evite problemas para voce mesmo.
vc instalao o servidor no servicos de componentes do servidor ok?
na aplicacao q vc configurou no servicos de componentes para gerar a sua dll, neste mesmo lugar vc gera o proxy, que este sim sera instalado na maquina cliente para que o seu executavel na maquina cliente ache o server.
vc ja tentou conseguir os tutoriais que te falei? e mais uma vez... sai do COM+ enquanto nao está pior, e pode acreditar.. vai piorar..
vc nao tem nocaodo que está perdendo deixando de usar BSS.
Sinceramente espero qe vc me escute e evite problemas para voce mesmo.
GOSTEI 0
Psyjacko
14/04/2008
depois que vc criar um pacote vc exporta pras outra máquinas , utilizando o COM+ clique com o botão direito do mouse e depois clique em exportar , o arquivo que vai ser gerado vc instala nas outras máquinas da rede pra reconhecer o servidor.
flw
flw
GOSTEI 0
Paulo
14/04/2008
Tive muitos problemas com COM e COM+. Hoje uso Socket(BSS), e temos loja com duas máquinas e até uma. Com COM+ só dava pau. Sai dessa, cara!!
GOSTEI 0
Brunolspp
14/04/2008
Mais um para reforçar a unanimidade.
Se voce for na lista nddv@yahogrupos.com.br onde discutimos basicamente BSS e DataSnap perceberá isso e terá uma fonte inesgotavel de consulta, conhecimento e dicas.
Se voce for na lista nddv@yahogrupos.com.br onde discutimos basicamente BSS e DataSnap perceberá isso e terá uma fonte inesgotavel de consulta, conhecimento e dicas.
GOSTEI 0
Paullsoftware
14/04/2008
Bruno, boa noite... Gostaria de saber de você quais componentes são usados para o trabalho com o BSS, pois, atualmente uso a DLL do SOAP como servidor de aplicação e estou passando por alguns problemas de comunicação, as vezes no meio de uma operação dá erro de comunicação (o usuário clica Ok) depois clica gravar novamente e ele vai normal do nada esses erros acontecem com frequencia, gostaria de saber de vc se esse tipo de erro ocorre usando BSS e como eu procedo para usar as duas tecnologia como base de teste para poder mostrar ao meu chefe que o BSS é a melhor opção! desde já grato pela atenção... :wink:
GOSTEI 0
Brunolspp
14/04/2008
não isso no BSS nao ocorre, nao por conta da plataforma, mas sim por erro de construção.
Sobre como começar, baixe o meu primeiro exemplo no meu link de downloads gratuitos: http://cc.codegear.com/author/795118
e entre no grupos nddv@yahoogrupos.com.br
Sobre como começar, baixe o meu primeiro exemplo no meu link de downloads gratuitos: http://cc.codegear.com/author/795118
e entre no grupos nddv@yahoogrupos.com.br
GOSTEI 0
Paullsoftware
14/04/2008
Eu até baixei seus exemplos Bruno, mais eles já estão atualizados para o BDS2007, e deu um monte de erro quando fui abrir aqui no Delphi 7... vou guardar e quando chegar no meu PC vou tentar abrir no BDS 2006, pra ver se roda, valeu! :wink:
GOSTEI 0
Brunolspp
14/04/2008
basta abrir o projeto no D7, remover o sqlconnection e salvar, apagar todos os dcus do projeto, coloque de novo o sqlconnection e configure a conexao, salve e de um build all da aplicacao.. q vai funcionar.
qq coisa posta o erro no grupos nddv@yahoogrupos.com.br.
É o melhor lugar para tratarmos disso.
qq coisa posta o erro no grupos nddv@yahoogrupos.com.br.
É o melhor lugar para tratarmos disso.
GOSTEI 0