GARANTIR DESCONTO

Fórum Instalação de um sistema Multicamadas #357110

14/04/2008

0

Bom dia pessoal, estou desenvolvendo um sistema multicamadas com banco de dados Firebird 2.0 e usando os componentes DBExpress, gostaria de saber qual sera o processo de instalação, terei que fazer um instalador para a aplicação servidora e um para a cliente?, e se as estações cliente vão acessar o servidor sem problema?, ou terei que fazer alguma configuração extra para acessar o servidor a partir da aplicação cliente?, valeu ai pessoal se alguém puder me responder, obrigado.

Onhide86

Onhide86

Responder

14/04/2008

Brunolspp

Que tipo de tecnologia voce está utilizando?

Se for datasnap, qual o container? SOAP, Borland Socket Server, COM+ ou HTTP?

Responder

Gostei + 0

14/04/2008

Onhide86

Estou utilizando o componente DConConnection deve ser da tecnologia Com+, mas tbm tem outro que estou utilizando que é o SOAP para acessar através da internet, valeu, abraço.

Responder

Gostei + 0

14/04/2008

Brunolspp

tenho más noticias.. hehehehe

COM+ é muito lento e cheio de incomatibilidades, e problemas de travamento. Principalmente em ambiente operacional hetereogeneo. Para distribuir as aplicacoes na rede, e preciso instalar o server e a partir do server criar um proxy para instalar no cliente junto com o executavel.

SOAP é tb da mesma forma lento e limitado e erramos em telo como um servidor de aplicacao robusto, pois o container dele é muito falho e é muito limitado em termos de seguran;ca, velocidade e poder de processamento.

Se sua aplicação éde interface rica win32, seja na rede ou via web, a solução com certeza é Borland Socket Server (BSS) e como tudo e framewor do DataSnap, nao vai perder nada em migra para este container, que é muito mais rápido, seguro, escalavel, facil de evoluir, dar manutençao e distribuir. Apos configurado o server, basta distribuir os clientes executaveis, na rede ou na internet.

Mantenho uma lista somente sobre estas tecnologias a mais de 4 anos: nddv@yahoogrupos,com.br.

E no meu link de downloads gratuitos(http://cc.codegear.com/author/795118), o primeiro exemplo é bem completo e simpels sobre este assunto.

E no mais estamos as ordens.

Responder

Gostei + 0

14/04/2008

Onhide86

Mas esta aplicação eu vou distribuir em uma rede de no máximo 3 computadores, será que eu vou ter perca de performance ou não, mas vamos ver se eu entendi, após tudo pronto, então eu crio o instalador da aplicação servidora e instalo na maquina servidora, apos eu crio o instalador da aplicação cliente e instalo nos demais micros da rede, dai pronto ja vai estar funcionando ou preciso fazer algum ajuste extra.

Valeu pela ajuda Bruno, um abraço.

Responder

Gostei + 0

14/04/2008

Brunolspp

Não é somente isso, e os problemas vao alem de performance,ja comeca na distribuição.

Mas em fim, instale o server e no server gere um proxy para instalar no cliente para que a maquina cliente saiba onde esta o server.

Tem varios tutoriais na internet sobre isso. Mas volto a insistir, é sempre melhor começar do jeito mais correto. E memso com 3 maquinas voce terá dor de cabeça com certeza.

Responder

Gostei + 0

14/04/2008

Onhide86

Desculpa te encomodar novamente, mas o que seria gerar um proxy para que a maquina cliente saiba onde esta o servidor.

Obrigado, um abraço.

Responder

Gostei + 0

14/04/2008

Brunolspp

qdo vc configura o server no servico de componentes, vc precisa na aplicacao confiigurada gerar este proxy que e instalado no cliente para que o seu executavelache o servidor..

é complicado mesmo..e cheio de bugs.

Na internet tem tutorial para isso.

De uma olhada no site www.clubedelphi.com.br nos artigos deles.

Responder

Gostei + 0

14/04/2008

Onhide86

Então a dll que é gerada eu instalo no serviços de componente das maquinas clientes, seria isso.

Abraço.

Responder

Gostei + 0

14/04/2008

Brunolspp

nao amigo,

vc instalao o servidor no servicos de componentes do servidor ok?

na aplicacao q vc configurou no servicos de componentes para gerar a sua dll, neste mesmo lugar vc gera o proxy, que este sim sera instalado na maquina cliente para que o seu executavel na maquina cliente ache o server.

vc ja tentou conseguir os tutoriais que te falei? e mais uma vez... sai do COM+ enquanto nao está pior, e pode acreditar.. vai piorar..
vc nao tem nocaodo que está perdendo deixando de usar BSS.

Sinceramente espero qe vc me escute e evite problemas para voce mesmo.

Responder

Gostei + 0

14/04/2008

Psyjacko

depois que vc criar um pacote vc exporta pras outra máquinas , utilizando o COM+ clique com o botão direito do mouse e depois clique em exportar , o arquivo que vai ser gerado vc instala nas outras máquinas da rede pra reconhecer o servidor.

flw

Responder

Gostei + 0

15/04/2008

Paulo

Tive muitos problemas com COM e COM+. Hoje uso Socket(BSS), e temos loja com duas máquinas e até uma. Com COM+ só dava pau. Sai dessa, cara!!

Responder

Gostei + 0

15/04/2008

Brunolspp

Mais um para reforçar a unanimidade.

Se voce for na lista nddv@yahogrupos.com.br onde discutimos basicamente BSS e DataSnap perceberá isso e terá uma fonte inesgotavel de consulta, conhecimento e dicas.

Responder

Gostei + 0

15/04/2008

Paullsoftware

Bruno, boa noite... Gostaria de saber de você quais componentes são usados para o trabalho com o BSS, pois, atualmente uso a DLL do SOAP como servidor de aplicação e estou passando por alguns problemas de comunicação, as vezes no meio de uma operação dá erro de comunicação (o usuário clica Ok) depois clica gravar novamente e ele vai normal do nada esses erros acontecem com frequencia, gostaria de saber de vc se esse tipo de erro ocorre usando BSS e como eu procedo para usar as duas tecnologia como base de teste para poder mostrar ao meu chefe que o BSS é a melhor opção! desde já grato pela atenção... :wink:

Responder

Gostei + 0

16/04/2008

Brunolspp

não isso no BSS nao ocorre, nao por conta da plataforma, mas sim por erro de construção.

Sobre como começar, baixe o meu primeiro exemplo no meu link de downloads gratuitos: http://cc.codegear.com/author/795118

e entre no grupos nddv@yahoogrupos.com.br

Responder

Gostei + 0

16/04/2008

Paullsoftware

Eu até baixei seus exemplos Bruno, mais eles já estão atualizados para o BDS2007, e deu um monte de erro quando fui abrir aqui no Delphi 7... vou guardar e quando chegar no meu PC vou tentar abrir no BDS 2006, pra ver se roda, valeu! :wink:

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar