Instalador desenvolvido em Delphi

Delphi

23/07/2004

Boa tarde.

Criei um instalador para o sistema que desenvolvemos na empresa, todo ele feito em Delphi, estou usando arquivo de resource. O instalador funciona corretamente e realmente ficou muito bom. O sistema é todo dividido em módulos (bpls). Ficava chato e muito trabalhoso toda a vez ter que copiar todas as bpls, dlls e o executável e levar para o cliente. Com o instalador só preciso levar o arquivo Setup.exe, ele mesmo se encarrega de extrair todos os arquivos do arquivo de resource e copiá-los para o local correto.

Estou disponibilizando, pois acredito que outros desenvolvedores possam ter o problema descrito acima, ou mesmo só para quem quiser dar uma olhada. Quem se interessar, favor entrar em contato (e-mail / msn) que eu envio o instalador exemplo gerado, os fontes e um arquivo de ajuda com detalhes do sistema instalador e as telas do mesmo. O código fonte está comentado detalhadamente para facilitar o seu entendimento.

Características do instalador:

Requer chave de instalação.
Requer que o usuário aceite os termos do contrato de licença de uso do software.
Permitir que o usuário especifique um diretório para instalação.
Verificar diretórios necessários para instalação, criando-os caso necessário.
Extrair os arquivos especificados para seus devidos diretórios.
Opção de criar atalho no desktop e no menu iniciar.
Exibr o processo de instalação através de uma label e de uma progressbar.
Opção de executar o sistema que acabou de ser instalado a partir do prórpio instalador.

Pode ser alterado por você, conforme suas necessidades.
Pode ser personalizado, alterando ícones, imagens, textos informativos, etc.

Atenciosamente,
Fernando.

Bico

Bico

Curtidas 0

Respostas

Marcelo Saviski

Marcelo Saviski

23/07/2004

Olá, v poderia enviar esse arquivo p/ o site ([url=http://www.clubedelphi.net]www.clubedelphi.net[/url]) atravéz do e-mail uploader@clubedelphi.net, ou quem sabe até p/ o concurso do UploaderMaster(+ informaçõe no site) caso desejasse concorrer.

Creio que seria mais fácil, pq senão fica uma fila de e-mail p/ vc enviar.

E só uma idéia.

GOSTEI 0
Alcantarus

Alcantarus

23/07/2004

Boa tarde. Amigo, estamos atras de um bom sistema de automacao comercial, por acaso seria esse um sistema nesse segmento? Precisamos de SINTEGRA, COMPRAS, CONTAS A PAGAR/RECEBER, ECF, e outras opcoes de um bom sistema de AUTOMACAO COMERCIAL. Aguardo seu contato, Meu MSN: alcantarus@ig.com.br Criei um instalador para o sistema que desenvolvemos na empresa, todo ele feito em Delphi, estou usando arquivo de resource. O instalador funciona corretamente e realmente ficou muito bom. O sistema é todo dividido em módulos (bpls). Ficava chato e muito trabalhoso toda a vez ter que copiar todas as bpls, dlls e o executável e levar para o cliente. Com o instalador só preciso levar o arquivo Setup.exe, ele mesmo se encarrega de extrair todos os arquivos do arquivo de resource e copiá-los para o local correto. Estou disponibilizando, pois acredito que outros desenvolvedores possam ter o problema descrito acima, ou mesmo só para quem quiser dar uma olhada. Quem se interessar, favor entrar em contato (e-mail / msn) que eu envio o instalador exemplo gerado, os fontes e um arquivo de ajuda com detalhes do sistema instalador e as telas do mesmo. O código fonte está comentado detalhadamente para facilitar o seu entendimento. Características do instalador: Requer chave de instalação. Requer que o usuário aceite os termos do contrato de licença de uso do software. Permitir que o usuário especifique um diretório para instalação. Verificar diretórios necessários para instalação, criando-os caso necessário. Extrair os arquivos especificados para seus devidos diretórios. Opção de criar atalho no desktop e no menu iniciar. Exibr o processo de instalação através de uma label e de uma progressbar. Opção de executar o sistema que acabou de ser instalado a partir do prórpio instalador. Pode ser alterado por você, conforme suas necessidades. Pode ser personalizado, alterando ícones, imagens, textos informativos, etc. Atenciosamente, Fernando.

GOSTEI 0
Antoniologica

Antoniologica

23/07/2004

Me interessei muito pelo seu instalador, talvez possa contribuir para o enriquecimento do mesmo.

email: logica.com@gmail.com

GOSTEI 0
Bareja

Bareja

23/07/2004

Também tenho interesse....
moacirchiste@gmail.com

GOSTEI 0
Crashovewrite

Crashovewrite

23/07/2004

Me interessei tbm rodrigohoe@terra.com.br

meu MSN: rodrigohoe@hotmail.com

GOSTEI 0
Dercide

Dercide

23/07/2004

Eu tambem tenho interesse, por favor me envie.

MSN dercide_alvarez@hotmail.com ou para dfafglf@bol.com.br

Abraços,

Dercide.

GOSTEI 0
Andremuller

Andremuller

23/07/2004

por favor mande para muller.a@gmail.com
Obrigado

GOSTEI 0
Martins

Martins

23/07/2004

Olá!

vc poderia me enviar uma cópia para este e-mail: perivaldo@walla.com ou perivaldomartins@gmail.com

Obrigado.

GOSTEI 0
Kitsystem

Kitsystem

23/07/2004

Por favor,

Gostaria de receber uma copia

mvilic@terra.com.br

GOSTEI 0
Silvagv

Silvagv

23/07/2004

Os livros sobre Delphi e outras linguagens de programação dificilmente abordam profundamente como desenvolver um programa de instalação. Enfatizam muito bancos de dados, mas deixam muito a desejar nesse quesito, de suma importância para os desenvolvedores, que têm de comprar ferramentas adicionais caras ou utilizar métodos arcaicos, como levar aquele monte de arquivos para o cliente, sem um instalador.
O Delphi permite o desenvolvimento de instaladores avançados, entretanto, por falta de material afim no mercado, muitos desenvolvedores não podem se beneficiar dessa opção do Delphi.

Assim, se puder me enviar uma cópia do seu programa, como disse na sua mensagem, ficarei muito grato.

Atencioamente,

José Silva Sobrinho

GOSTEI 0
Juarezber

Juarezber

23/07/2004

Favor mandar pra mim.

Grato
juarezber@terra.com.br

GOSTEI 0
Marcelo Saviski

Marcelo Saviski

23/07/2004

vocês podem encontrar o Artigo [url=http://www.clubedelphi.net/artigos/instalador.asp]aqui[/url]

GOSTEI 0
Alpes132

Alpes132

23/07/2004

Muito interessante, gostaria de receber uma cópia.

alpes132@hotmail.com

GOSTEI 0
Djjunior

Djjunior

23/07/2004

ops, me manda tb por favor pra djjunio@yahoo.com.br

GOSTEI 0
Onjahyr

Onjahyr

23/07/2004

:lol:

hahahaha, um tópico de 2004, talvez nunca recebam!!!

GOSTEI 0
Djjunior

Djjunior

23/07/2004

kakakakaka puts agora que eu vi.... e pelo visto essa joça foi revivida 2x...

GOSTEI 0
Badboysjc

Badboysjc

23/07/2004

Boa Noite, se puder mandar tudo o que você informou sera de grande utilidade, agradeço desde já....

domenico@grupomultibancos.com.br

Obrigado.

GOSTEI 0
Jpauloss

Jpauloss

23/07/2004

Manda aê tb. joao.programmer@gmail.com
Valeu.

GOSTEI 0
Badboysjc

Badboysjc

23/07/2004

Obrigado por ter enviando o programa com os fontes e explicação, ahcei fantastico, ainda não tive tempo para testar com a minha aplicação mas farei isto com certeza amanha.

Muito obrigado mesmo !! Simplesmente fantástico o exemplo !!

Osvaldo Domênico.

GOSTEI 0
Paullsoftware

Paullsoftware

23/07/2004

Alguém poderia me enviar tb??? paullsoftware@gmail.com ou paullsoftware@yahoo.com.br grato! :lol:

GOSTEI 0
Onjahyr

Onjahyr

23/07/2004

:lol: Bom, já que o tópico ainda está vivo, se possível, gostaria de ver estes fontes!

meu e-mail é: onjahyr@gmail.com

GOSTEI 0
Sma

Sma

23/07/2004

BOA NOITE...

Poderia enviar, por favor... gostaria de ver o funcionamento, estou precisando deste tipo de programa.

Obrigado.. e parabéns pela sua boa vontade....

Sandro Avila

GOSTEI 0
Sma

Sma

23/07/2004

BOA NOITE...

Poderia enviar, por favor... gostaria de ver o funcionamento, estou precisando deste tipo de programa, meu email:
sandroavilla@bol.com.br ou pcomsoft@hotmail.com

Obrigado.. e parabéns pela sua boa vontade....

Sandro Avila

GOSTEI 0
Badboysjc

Badboysjc

23/07/2004

Caro Fernando, Bom Dia !!

Acabei de realizar os testes do instalador com o meu sistema, pra ser sincero estou ´babando´, parabês pela sua boa vontade e ter tido o cuidado e paciência de explicar tanto em comentarios no próprio código como o arquivo HELP.

E o pessoal do forum ai que tirou uma onda com o cara porque o tópico é antigo e tirando sarro que seria muita sorte alguem receber o arquivo eu posso que recebi o arquivo, testei e estou muito satisfeito com tudo. então antes de tirar sarro de alguem, pense bem antes.

Obrigado, esta sendo de grande ajuda mesmo.

Osvaldo Domênico.

GOSTEI 0
Araujojunior

Araujojunior

23/07/2004

Uai, se todo mundo tá pedido..... manda ae para araujojunior@gmail.com

Obrigado.

GOSTEI 0
Logam

Logam

23/07/2004

Se alguem poder mandar pra mim eu agradesceria muito!!
E-mail: logam2@gmail.com ou MSN: logam_153@hotmail.com
Obrigado

GOSTEI 0
Luciano.lirio

Luciano.lirio

23/07/2004

Manda pra mim também
e-mail: luciano.lirio@gmail.com.

GOSTEI 0
Onjahyr

Onjahyr

23/07/2004

Alguém dessa nova geração recebeu alguma coisa?

GOSTEI 0
Bicho_feio

Bicho_feio

23/07/2004

E aqui tem mais um doido atrás do programa...
Se puder manda pra pafonso@cultura.com.br

Valeu irmão e grande abraço

GOSTEI 0
Hall 9000

Hall 9000

23/07/2004

Primeiro agradeço por disponibilizar o software. Muito boa sua iniciativa.
Por favor, mande para meu e-mail: ri.sb@terra.com.br.
Valeu

GOSTEI 0
Frega

Frega

23/07/2004

pode me enviar uma copia do instalador por favor? frega.rox@gmail.com

abs
Thiago Felipe Weber

GOSTEI 0
Helio Nascimento

Helio Nascimento

23/07/2004

Se alguem recebeu por favor envia para mim também.
sisep@terra.com.br

Obrigado/Helio

GOSTEI 0
Junior Miranda

Junior Miranda

23/07/2004

Agradeço muito se alguém puder enviar para mim tb.
miranda@bitmax.com.br / delphijr@hotmail.com
[]´s

GOSTEI 0
Bico

Bico

23/07/2004

Tendo em vista que o tópico foi ressuscitado (escrevi o post em 2004) acho que cabem algumas explicações. Devido ao interesse de algumas pessoas, a partir do post foi criado um artigo, o link que estou enviando é para baixar um zip com o artigo escrito e dentro do mesmo encontram-se os fontes do instalador.

Para baixar o exemplo do instalador, acesse o link: http://www.infoservsoftware.com.br/downloads/fernando/Instalador.zip

A senha para testar o instalador é 01234 56789 01234

A seguir são listados os componentes mais importantes do zip:
..\Index.htm - É o artigo escrito, explicando o funcionamento e detalhes do instalador
..\Instalador\Help\Help.chm - É o help do instalador
..\Instalador\Src\* - São os fontes do sistema, um instalador de exemplo e o sistema teste que é instalado

Espero que o instalador lhes seja útil, qualquer dúvida, entre em contato (msn/e-mail: fernando_aze@yahoo.com.br) que, na medida do possível, esclareço as dúvidas.

Atenciosamente,
Fernando.

GOSTEI 0
Wanderok

Wanderok

23/07/2004

[color=red:47c9c5462d][b:47c9c5462d]Link quebrado !!!![/b:47c9c5462d][/color:47c9c5462d]

Not Found
The requested URL /downloads/fernando/Instalador.zip was not found on this server.

--------------------------------------------------------------------------------

Apache/2.0.55 (Debian) PHP/5.1.2-1+b1 Server at 200.203.13.13 Port 80

GOSTEI 0
Bico

Bico

23/07/2004

Link Ok - http://www.infoservsoftware.com.br/downloads/fernando/Instalador.zip

GOSTEI 0
Álison Bissoli

Álison Bissoli

23/07/2004

bom dia...

gostaria de receber uma cópia em
alisoneadriana@gmail.com

GOSTEI 0
Facc

Facc

23/07/2004

[quote:933422cc85=´Álison Bissoli´]bom dia...

gostaria de receber uma cópia em
alisoneadriana@gmail.com[/quote:933422cc85]

amigo acessa a página... [b:933422cc85]link ok[/b:933422cc85]!

GOSTEI 0
Wdrocha

Wdrocha

23/07/2004

Alguém pode enviar pra mim tbm??

Willprog@hotmail.com

GOSTEI 0
Álison Bissoli

Álison Bissoli

23/07/2004

baixei, é so acessar o link que tá no post em cima...

GOSTEI 0
Wdrocha

Wdrocha

23/07/2004

Tbm baixei....

vlw

GOSTEI 0
Irenildo

Irenildo

23/07/2004

Por favor,

Me manda uma copia...

Irenildo Carvalho

irenildo4@hotmail.com

GOSTEI 0
Luiz Costa

Luiz Costa

23/07/2004

Gostaria de adquirir esse instalador, por favor entre em contato comigo luizdematos@lmc.ind.br
GOSTEI 0
Gilvanio Gonçalves

Gilvanio Gonçalves

23/07/2004

Olá realmente o link Não direciona para o arquivo, se puder me disponibilizar o instalador ou aluém que conseguiu baixar, gostaria de ver como foi feito,seu funcioment., e-mail vaninho_gev@hotmail.com

obrigado.

GOSTEI 0
Natanael

Natanael

23/07/2004

Eu também quero se alguem puder disponibilizar .
meu Email natanaelgpi@hotmail.com
Obrigado.
GOSTEI 0
Rodrigo Barra

Rodrigo Barra

23/07/2004

link Off. Se alguem quiser me mandar: rodrigo_aypis@hotmail.com

GOSTEI 0
Jeickson Gobeti

Jeickson Gobeti

23/07/2004

Sei que já tem um tempinho que essa tópico esta parado, mas se tiver algum usuário da época que baixou e poder me enviar uma copia porque o link para baixar está Off.

Desde já agradeço : jeickson.gobeti@gmail.com

GOSTEI 0
Deivison Melo

Deivison Melo

23/07/2004

Rapaz... Enviem para que possa analisar também...

abração...

edeivison@gmail.com
GOSTEI 0
Bico

Bico

23/07/2004

Olá Jeickson e Deivison, tudo bem!?

Já tem um tempo que mudei de empresa e de linguagem de programação, mas ainda mantenho cópias do que desenvolvi em Delphi.
Tentei enviar o artigo, um exemplo e os fontes para o e-mail de vocês mas, como o arquivo zip possui um arquivo executável, o envio não foi possível.
Coloquei o arquivo zipado no meu Dropbox e quem quiser baixar, pode fazê-lo neste link
Espero que lhes seja útil.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Atenciosamente,
Fernando
GOSTEI 0
Deivison Melo

Deivison Melo

23/07/2004

Obrigado vou baixar... tb mudei de linguagem faz tempo, mas sou curioso por novidades e apaixonado por Delphi...

Abração e bons códigos a todos!!!
GOSTEI 0
Jeickson Gobeti

Jeickson Gobeti

23/07/2004

Muito Obrigado,
Ainda trabalho com Delphi, e tenho um software comercial estou pesando em fazer o meu próprio instalador e o seu instalador me pareceu esta bem completo, foi o melhor que encontrei com fontes em delphi..
Parabéns pelo trabalho...
GOSTEI 0
Jhonatan Silveira

Jhonatan Silveira

23/07/2004

Obrigado fera :)
GOSTEI 0
POSTAR