Instalar Aplicativo Delphi 2009 em outra máquina - Erro
Boa tarde pessoal,
Olha eu aqui de novo pessoal. Seguinte, estou com um problema com minha aplicação que roda normalmente na minha máquina, mas quando tento rodar ela em outro lugar, fica pedindo umas coisas, como DLL por exemplo. Detalhe, quero deixar claro que já estou compilando meu projeto com todas as packages inclusas, ou seja, com a opção Build with runtime packages desmarcado. O aplicativo fica maior, mas fica mais prático. Acontece que minha aplicação foi desenvolvida em Delphi 2009 + Firebird 2.5 e não consigo rodar a mesma em outra máquina além da minha. Ela não consegue passar da tela de login por conta do acesso ao banco de dados. Gostaria de saber quais arquivos / procedimentos devo fazer para que essa aplicação rode em qualquer máquina.
Grato.
Olha eu aqui de novo pessoal. Seguinte, estou com um problema com minha aplicação que roda normalmente na minha máquina, mas quando tento rodar ela em outro lugar, fica pedindo umas coisas, como DLL por exemplo. Detalhe, quero deixar claro que já estou compilando meu projeto com todas as packages inclusas, ou seja, com a opção Build with runtime packages desmarcado. O aplicativo fica maior, mas fica mais prático. Acontece que minha aplicação foi desenvolvida em Delphi 2009 + Firebird 2.5 e não consigo rodar a mesma em outra máquina além da minha. Ela não consegue passar da tela de login por conta do acesso ao banco de dados. Gostaria de saber quais arquivos / procedimentos devo fazer para que essa aplicação rode em qualquer máquina.
Grato.
Perinaldo Filho
Curtidas 0
Respostas
Perinaldo Filho
23/09/2013
Up!!!
GOSTEI 0
Marcos Oliveira
23/09/2013
Você pode postar quais DLL's são pedidas, para analisarmos?
GOSTEI 0
Perinaldo Filho
23/09/2013
Agora está pedindo essa Dbxint.dll, porém, antes estava dizendo que não tinha localizado no registro do Windows o DbExpress e seus arquivos de inicialização de conexão.
Achei um tópico aqui mesmo no Devmedia de um cara que estava com o mesmo problema e pra resolver precisou adicionar ao registro algumas informações como
Connection Registry File = ..\dbExpress\dbxconnections.ini, DLLPATH = ..\dbExpress, Driver Registry File = ..\dbExpress\dbxdrivers.ini.
Depois que criei esses registros na mão e copiei essa pasta do Dbexpress da minha máquina em casa para a máquina Client esse erro parou, mas agora pede essa DLL que mencionei no começo. E agora, toda vez que for rodar um aplicativo compilado no Delphi para rodar em outra máquina, terei que fazer tudo isso, mesmo tendo compilado com todos os packages inclusos no exe? Ou pior, terei que instalar o Delphi também na máquina que deverá receber a aplicação?
Achei um tópico aqui mesmo no Devmedia de um cara que estava com o mesmo problema e pra resolver precisou adicionar ao registro algumas informações como
Connection Registry File = ..\dbExpress\dbxconnections.ini, DLLPATH = ..\dbExpress, Driver Registry File = ..\dbExpress\dbxdrivers.ini.
Depois que criei esses registros na mão e copiei essa pasta do Dbexpress da minha máquina em casa para a máquina Client esse erro parou, mas agora pede essa DLL que mencionei no começo. E agora, toda vez que for rodar um aplicativo compilado no Delphi para rodar em outra máquina, terei que fazer tudo isso, mesmo tendo compilado com todos os packages inclusos no exe? Ou pior, terei que instalar o Delphi também na máquina que deverá receber a aplicação?
GOSTEI 0
Marcos Oliveira
23/09/2013
Instalar o Delphi na máquina do cliente, realmente não é a melhor solução. Qual banco você usa?
GOSTEI 0
Perinaldo Filho
23/09/2013
É imaginei que não fosse mesmo, hehehe!. Eu utilizo o FIREBIRD 2.5 x86 ou x64, dependendo da máquina do cliente.
GOSTEI 0
Perinaldo Filho
23/09/2013
Se eu instalar somente o DBexpress na máquina do cliente além do Firebird será que é o suficiente? E onde consigo o DBexpress pra Download? Grato.
GOSTEI 0
Perinaldo Filho
23/09/2013
E agora?
GOSTEI 0
Marcos Oliveira
23/09/2013
Não entendo muito de FireBird, nem das DLL's dele. Mas no PostGreSQL, quando vou instalar o sistema no cliente, coloco as DLL do Postgres junto ao executável.
Porém não estou usando o DBExpress. Posso fazer um teste aqui e te retornar mais tarde.
Att,
Marcos
Porém não estou usando o DBExpress. Posso fazer um teste aqui e te retornar mais tarde.
Att,
Marcos
GOSTEI 0
Perinaldo Filho
23/09/2013
Blz. Eu consegui aqui depois de pegar essa DLL dbxint.dll. Estou usando o Firebird, porém, no Delphi 2009 se não me engano ainda não tinha suporte a ele diretamente, então, é possível fazer a conexão com o Firebird através do DBExpress utilizando os drivers e dll do Interbase, por eles terem a mesma estrutura praticamente. Vi na minha aplicação que o SQLConnection estava mesmo rodando pela dbxint.dll que é justamente abreviação de DBExpress "DBX" + Interbase "INT". Peguei essa dll na minha máquina e coloquei no cliente e funcionou. Então estabeleci que, além da dll mencionada, preciso também ter na máquina a pasta do DBExpress com os arquivos ini, que possuem os parâmetros de configuração e realizar o registro dessa pasta do DBExpress no Windows através de um reg no estilo do abaixo, alterando apenas o caminho para a pasta:
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_CURRENT_USER\Software\CodeGear\BDS\6.0\DBExpress]
"Connection Registry File"="D:\\GEREMP\\dbExpress\\dbxconnections.ini"
"DLLPATH"="D:\\GEREMP\\dbExpress"
"Driver Registry File"="D:\\GEREMP\\dbExpress\\dbxdrivers.ini"
T+ e obrigado pela ajuda de qualquer forma!
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_CURRENT_USER\Software\CodeGear\BDS\6.0\DBExpress]
"Connection Registry File"="D:\\GEREMP\\dbExpress\\dbxconnections.ini"
"DLLPATH"="D:\\GEREMP\\dbExpress"
"Driver Registry File"="D:\\GEREMP\\dbExpress\\dbxdrivers.ini"
T+ e obrigado pela ajuda de qualquer forma!
GOSTEI 0
Marcos Oliveira
23/09/2013
Muito bem lembrado com relação à versão do Delphi. Realmente as versões mais antigas tem algumas falhas que foram corrigidas nas versões mais recentes.
Outra atualização importante do Delphi é com relação à FireDac, que possui conexão nativa para vários bancos de dados, e muitas melhores com relação ao DBExpress. Vale a pena conferir.
Att,
Marcos
Outra atualização importante do Delphi é com relação à FireDac, que possui conexão nativa para vários bancos de dados, e muitas melhores com relação ao DBExpress. Vale a pena conferir.
Att,
Marcos
GOSTEI 0
Deivison Melo
23/09/2013
Lembrando que firedac não usa dll !!
GOSTEI 0
Perinaldo Filho
23/09/2013
Desculpe minha ignorância, mas, nunca tinha ouvido falar em FireDAC. Como faço pra consegui-lo, como instalo e como posso utilizá-lo? Posso continuar com meus acessos como estão?
GOSTEI 0