Java e Arquivo txt

Java

17/06/2014

assunto basico em java, este tipo de assunto é cobrado em alguma avaliação ou apenas serve de forma didatica mesmo?
incluindo mais uma questão, existe algum momento em que este tipo de conhecimento é utilizado para auxiliar um sistema em que banco fique fora do ar?
Janaina Mendes

Janaina Mendes

Curtidas 0

Respostas

Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

17/06/2014

eu pelo menos vi apenas de forma didatica. nada alem disso.
GOSTEI 0
Marcos Vinicios

Marcos Vinicios

17/06/2014

eu pelo menos vi apenas de forma didatica. nada alem disso.

tambem não, mas a duvida é valida. acompanhando.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

17/06/2014

nesse caso, irei pesquisar mais sobre o assunto, mas pelo que li tambem é isso. abraço a todos.
GOSTEI 0
Marcos Vinicios

Marcos Vinicios

17/06/2014

bons estudos.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/06/2014

Depende da necessidade....
No Java é possível realizar importação e exportação de dados utilizando arquivos .txt.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

17/06/2014

mas no exemplo que citei, ele pode ser utilizado como uma forma alternativa de guardar dados enquanto o banco estiver fora? e assim que o banco voltar os dados serem inseridos, eu sei que isso ja é um outro esquema.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/06/2014

Nessa caso, na minha opinião, é melhor utilizar backup..
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

17/06/2014

não sei muito bem sobre esses procedimentos de banco, então teria que existir um backup bem programado, tipo, hora em hora.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/06/2014

Geralmente são realizados backup diários dos dados. Em casos de alterações nas aplicações, cada desenvolvedor é responsável pelos impactos que suas alterações irão causar.
Pra isso, sempre é necessário realizar backup antes de alterar uma base em produção. No caso de ocorrerem erros nas atualizações o backup pode ser restaurado para evitar problemas para o cliente, como, por exemplo, para um setor de vendas.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

17/06/2014

então OK, pensei que fosse mais util essa questão do arquivo txt.

obrigada.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/06/2014

Ela pode ser bem útil sim, na empresa que trabalho utilizamos importação e exportação de arquivos para alimentar um banco de dados.
Tudo depende da necessidade...
GOSTEI 0
Carlos Proença

Carlos Proença

17/06/2014

Janaina...

respondendo sua pergunta inicial... sim arquivos em java são muito uteis...

1º na certificação de OCJP cobra saber manipular arquivos.... tanto de texto quanto binarios...

2º depende muito da aplicação... mas ja trabalhei em uma aplicação que usava arquivos txt como logs informativos para os engenheiros aeronauticos....
sendo que tanto como uma forma de relatorio quanto em logs sao arquivos de texto....

3º nessa parte de banco de dados... não sei muito sobre guardar informações.... em java o que eu ja vi é quando o banco ou servidor cair... é feito uma serialização dos dados usados no momento(na memoria no momento em que o servidor cair) para quando a app voltar conseguir voltar ao mesmo estado.

e tb hehe... arquivos.. é sempre bom saber.... não da pra ficar sem saber... em todas as linguagens eh usado...

att,
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

17/06/2014

Ela pode ser bem útil sim, na empresa que trabalho utilizamos importação e exportação de arquivos para alimentar um banco de dados.

ah sim, no caso dessa exportação, seria de bases diferentes, sgbd´s?
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

17/06/2014

Carlos, de acordo com minhas leituras, nunca é demonstrado uma importancia, por existirem bases de dados para essa necessidade, de guardar dados.
obrigada.
GOSTEI 0
Marcos Vinicios

Marcos Vinicios

17/06/2014

Carlos, aproveitando que citou a prova, como ela é, pratica, desenvolver...?
GOSTEI 0
Carlos Proença

Carlos Proença

17/06/2014

sim arquivos não são muito utilizados para guardar informações hoje em dia pelo que eu tenho visto é mais questao de logs e relatorios...

mas sempre é bom saber mexer com arquivos pelas razoes que eu citei...

att.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/06/2014

Isso, pode-se extrair as informações de um banco de dados e gravá-las em outro banco de dados, como também pode-se utilizar esse método para acrescentar informações ao banco de dados. Como por exemplo, informações de um site que precisam ser armazenadas no banco de dados para serem utilizadas para gerar relatórios para a gestão.
GOSTEI 0
Marcos Vinicios

Marcos Vinicios

17/06/2014

Carlos, aproveitando que citou a prova, como ela é, pratica, desenvolver...?

????
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

17/06/2014

sim arquivos não são muito utilizados para guardar informações hoje em dia pelo que eu tenho visto é mais questao de logs e relatorios...

mas sempre é bom saber mexer com arquivos pelas razoes que eu citei...

att.

entendo Carlos. obrigada.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

17/06/2014

Isso, pode-se extrair as informações de um banco de dados e gravá-las em outro banco de dados, como também pode-se utilizar esse método para acrescentar informações ao banco de dados. Como por exemplo, informações de um site que precisam ser armazenadas no banco de dados para serem utilizadas para gerar relatórios para a gestão.

nesse caso, apenas o profissional que trabalha com o banco mexe?
GOSTEI 0
Carlos Proença

Carlos Proença

17/06/2014

Fala Marcos blz?

cara a prova é teorica... cai muitos conseitos do basicao do java...

e tb cai essa questao de arquivos...

eu tirei a certif esses tempos se voce quiser alguma dica só falar... hehe

e na sorte ainda tirei com 100% de acertos

att.
GOSTEI 0
Marcos Vinicios

Marcos Vinicios

17/06/2014

cai tudo de O.O, logico isso, hehehe, mas as questões que fogem do O.O, o que cai?
GOSTEI 0
Carlos Proença

Carlos Proença

17/06/2014

Marcos...

cai muita coisa... threads, collections, arquivos de texto e binarios... cai muita coisa de convenção javabeans etc...

tem uma apresentação aqui no slideshare que fala bastante coisa sobre a prova...

só por favor ignora totalmente a parte que ele fala do java 7 ...

ocjp 6

e tb... eu recomendo voce fazer o VCE e o enthuware como simulados...

att,
GOSTEI 0
Marcos Vinicios

Marcos Vinicios

17/06/2014

muitissimo obrigado Carlos, mas como é esse simulado?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/06/2014

nesse caso, apenas o profissional que trabalha com o banco mexe?

Não necessariamente. Por exemplo, aqui na empresa que eu trabalho, um desenvolvedor Java criou uma aplicação que lê um arquivo .txt e inclui as informações em um banco de dados.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

17/06/2014

então vc faz isso, não é automatico no verdadeiro sentido da palavra. essa inclusão no banco de dados.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/06/2014

Sim, é um processo automático.
Os dados são extraídos de um ERP gerando um arquivo .txt e depois esse arquivo é enviado para um servidor que possui uma aplicação que vai ler esse arquivo e gravar os dados em um banco de dados. Claro, os dados gerados no arquivos possuem uma configuração conforme a estrutura do banco de dados de destino. Tudo foi minuciosamente analisado e programado....
GOSTEI 0
Rafael Albuquerque

Rafael Albuquerque

17/06/2014

Outro exemplo é que além do que a Marisiana comentou, também existem casos onde valores de 2 ou mais arquivos necessitam ser batidos, executando alguma operação matemática sobre estes valores, gerando no final um relatório, que pode servir tanto para análise do operador (seja operador contábil, administrativo.. etc) para identificação de algum procedimento a ser realizado na área, ou mesmo para importação desse relatório em algum sistema.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

17/06/2014

Sim, é um processo automático.
Os dados são extraídos de um ERP gerando um arquivo .txt e depois esse arquivo é enviado para um servidor que possui uma aplicação que vai ler esse arquivo e gravar os dados em um banco de dados. Claro, os dados gerados no arquivos possuem uma configuração conforme a estrutura do banco de dados de destino. Tudo foi minuciosamente analisado e programado....

não pensei que o post fosse gerar tantas respostas, é clara, fugindo um pouco da parte "tecnica" para uma forma mais conceitual, de ideias.
obrigada.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

17/06/2014

Outro exemplo é que além do que a Marisiana comentou, também existem casos onde valores de 2 ou mais arquivos necessitam ser batidos, executando alguma operação matemática sobre estes valores, gerando no final um relatório, que pode servir tanto para análise do operador (seja operador contábil, administrativo.. etc) para identificação de algum procedimento a ser realizado na área, ou mesmo para importação desse relatório em algum sistema.

um aplicativo de "conferencia" de relatorios?
GOSTEI 0
Rafael Albuquerque

Rafael Albuquerque

17/06/2014

Um exemplo seria: imagine as equipes A, B, C e D. Cada uma com suas atividades distintas. o aplicativo realizaria o batimento dos valores de cada equipe (relatório), identificando divergências, assim também identificando que equipe deve corrigir o lançamento.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

17/06/2014

deve ser um pouco complexo então, criar um aplicativo que faça isso, por que vejo algo extremamente simples em artigos sobre o assunto.
GOSTEI 0
Rafael Albuquerque

Rafael Albuquerque

17/06/2014

Janaina, aproveitando que vi que você é de Natal-RN. poderia informar se possível que empresa trabalha, e que empresas de TI existem em Natal? assim como se a área de TI é forte na região?
Obrigado!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

17/06/2014

Ótimo exemplo! Obrigada por contribuir Rafael!
GOSTEI 0
POSTAR