lentidão com firebird 2.0, sendo o 1.5 mais rápido

Firebird

21/03/2007

Meu problema é meio inusitado, por isso eu peço ajuda.

Num computador semprom com 512 de ram e windows 2003 server, um relatório com o firebird 1.5 demorava cerca de 3 segundos.

Atualizando para o firebird 2.0, passou a demorar de 3 a 15 minutos!!!

e o que é pior, se pegar o mesmo banco, o mesmo ambiente e o firebird 2.0, mas usar windowsXP home, no lugar do windows 2003 server, o relatório sai quase que instantaneamente.

Que tipos de configurações ´finas´ que existem no firebird ou no windows 2003 para lidar com isso? alguém poderia me ajudar.

As queries mais lentas são as que usam ´not in´

Grato!

Vitor Rubio

Vitor Rubio

Curtidas 0

Respostas

Gm.gui

Gm.gui

21/03/2007

Tmb estou com o mesmo, problema, e se faço um backup com o Gbak, e tento restaurar com o Firebird 2, acontece alguns erros,

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

21/03/2007

se você fizer o backup de um bd fib1.5 com gbak e restaurar no gbak 2.0, funciona, veja o help do gbak. O contrário já não pode ser feito, pois ao restaurar (recriando) o gbk do 1.5 sob ambiente 2.0 ele se torna um arquivo do firebird 2.0.

Com relação a lentidão, criei um indice para um campo que estava sendo usado e ficou 40 vezes mais rápido. (de 2 minutos para 6 segundos)

a ordem dos filtros no where também faz diferença, veja: QUERO CONSULTAR ORDEM DE SERVIÇO SEM LANÇAMENTOS NO FINANCEIRO NUMA DETERMINADA DATA DE FINALIZAÇÃO

/*a ordem dos fatores altera o produto*/
/*exemplo de select lento*/
select O.dataosfin as dtlanc, O.total, O.os as lanc
from os O 
where  (O.codos not in (select distinct codaux from finan))  and
((O.dataosfin >= ´03/19/2007´) and (O.dataosfin <= ´03/19/2007´))
group by O.dataosfin, O.total, O.os
order by O.os

/*o mesmo select UMA PÁ DE vezes mais rápido*/
select O.dataosfin as dtlanc, O.total, O.os as lanc
from os O 
where ((O.dataosfin >= ´03/19/2007´) and (O.dataosfin <= ´03/19/2007´))  and (O.codos not in (select distinct codaux from finan)) 
group by O.dataosfin, O.total, O.os
order by O.os
/*numa query sempre colocar o que trará menos resultados como primeiro filtro de um where*/

você só nota essa diferença numa tabela com muitos registros.

GOSTEI 0
Rodolpho123

Rodolpho123

21/03/2007

Cara,
Utilize NO EXSTIS em vez de NOT IN...Vai funcionar perfeitamente...

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

21/03/2007

Realmente, o not exists funciona muito bem, porque já restrige a consulta. Mas mesmo assim a ordem faz diferença.

Uma coisa que eu achei interessante: usando o not in no firebird 1.5, o firebird exclui os registros que trariam oreferido campo como null. Já o firebird 2.0 traz os campos que retornariam null, porque ão sabe se está dentro ou não.

Esta é a diferença crucial na velocidade do firebird.

GOSTEI 0
POSTAR