Linux 13 ou 14.10?

Infraestrutura

17/12/2014

Acho que já relatei um problema que tive com uma instalação do Linux Ubuntu, fiz o dual boot e na tela aparece as opções dos dois sistemas, porem o Windows "inicializava" apenas na apresentação do logo, e voltava para a tela de escolha dos S.O´s. hoje conversando com meu amigo, ele me falou que a versão 14.... não estavel, sempre ocorre algum problema, acessei o site hoje e não consegui visualizar as versões anteriores. Esse problema procede? aonde posso encontrar uma versão mais estavel?
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Curtidas 0

Melhor post

Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/01/2015

Tranquilo, de qualquer forma as suas informações me ajudam procurar mais sobre o assunto.
GOSTEI 1

Mais Respostas

William

William

17/12/2014

Roniere trabalho com Ubuntu desde de a versão 11.04, já fiz dual boot algumas vezes para meu uso e de colegas.

A instalação dual em 90% das vezes funciona bem, inclusive já realizei dual entre Windows Seven e Fedora, tudo funcionando perfeitamente.

Recentemente um colega me trouxe um notebook com Windows 8.1 para fazer dual com Ubuntu (14.04), infelizmente a instalação do Ubuntu não reconheceu a partição com Windows nesse momento já cancelei a instalação, pois era evidente que o meu colega iria perder os dados e S.O. na partição do Windows.

Enfim isso foi para citar que se a partição do Windows não foi reconhecida na instalação do Ubuntu, com certeza vai dar problema então é melhor parar por ali mesmo.

Isso independente de ser versão LTS ou não, já fiz instalação das versões (11.04, 11.10, 12.04, 13.10 e agora 14.04)
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Pois é, estou com receio de pagar essa versão mais atual, justamente por não poder perder os dados do meu Windows 7.

aonde posso achar a 13.10?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Oi Roniere,

Desconheco o problema, ja fiz dual boot com diversas versoes de Linux, ubuntu, fedora, entre outros e nunca tive problema.

Recentemente fiz um trial boot, windows 10 e 7 e centos e tudo funcionou perfeitamente, se nao considerar a tela de escolha de boot aparecer mais de duas vezes. rsrsr

Versoes anterioes que vc cita, seria para baixar outra versao?

Normalmente no site deles tem a versao estavel e a versao que ainda nao estaria 100% pronta.

Eu tenho isos aqui, varias delas, todas nos testes que fiz funcionaram blzinha, so nas VMs que apresentam um probleminha ou outro devido ser maquina virtual e aquelas coisas referente a video e monitor.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Não achei a versão 13.10 no site do Ubuntu.

Esse probleminha de aparecer mais de duas vezes a tela de boot é chatinho e iria me irritar com certeza! hehehehe

a mil anos me prometo a fazer o dual boot e ainda não o fiz.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Sobre a atualização do Ubuntu, é bom ou não fazer, bloqueia-se essas atualizações?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

entao, eu tenho a iso do 13.10, vc deve achar em distros antigas, e sobre as atualizacoes eu nao vejo problema, desde que atualize para a versao estavel.

Sempre de uma lida sobre a versao e sobre as correcoes, ja da uma ideia do que vc ira encontrar pela frente. rssr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Como achar essa versão 13.10? não achei ainda...
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

da uma olhada se consegue alguma coisa nesse link

[url]http://releases.ubuntu.com/13.10/[/url]
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Perfeito, sobre os nomes dos arquivos, esses amd64 e i386, baixo qual? me desculpe não sei de nada sobre isso.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

kkk...

eu tbm nao.. rsrsr

mas eu baixei e havia instalado o amd64, se nao me engano, o i386 acho que eh o normal para baixar para maquinas 32 bits.
GOSTEI 0
William

William

17/12/2014

Essas siglas provocam dúvida na galera mesmo, mas o negócio é o seguinte!

i386 -> para processadores de 32 bits

amd64 -> para processadores de 64 bits, com toda aquela questão de memória RAM que nós já estamos acostumados. (apesar do nome "amd64" é suportado por processadores intel)
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

E eu pensando que era uma obrigatoriedade sobre o processador, tipo, se fosse com um Intel não seria 100%. que bom que é só isso!!!
GOSTEI 0
William

William

17/12/2014

Pode baixar tranquilo, esse nome "amd64" é remanescente da época em que os primeiros processadores 64 bits eram da AMD, isso acabou ficando !! srsrs
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Certo. Valeu William, Valeu Alex!!!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Rapaz, acho que estou perguntando demais...

muitos links, achei estranho ter o nome "mac" na maioria deles

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20141219-171614.jpg[/img]

eu achei esse, acredito que deva ser esse para baixar...

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20141219-171641.jpg[/img]
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Oi Roniere,

Acho que esse aí eh para servidores.

Experimenta o para 64.

Abraço.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Oi Roniere,

Acho que esse aí eh para servidores.

Experimenta o para 64.

Abraço.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Errei no print, esse "mac" tem algum significado especial?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Rapaz, honestamente eu nao sei.

mas acredito que seja para equipamentos mac, e acredito que seja a mesma situacao que o Willian citou anteriormente. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Pois é, baixei, tentei instalar no dvd mas ta dando erro, pelo nero e pelo sistema de gravação do Windows.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Olha aew, conhece alguem que já passou por isso?

[url]https://www.devmedia.com.br/forum/firmware-de-gravadora-dell/504942[/url]
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Entao, dependendo do que for, o CD/DVD aparenta como baixado mas baixou parcial.

AS vezes vc tem que baixar novamente, eu sempre passo por isso com os downloads de varias distros Linux.

Nao sei se seria o caso, para o Debian(3 DVDs) tive que tentar baixa em media 3 vezes para cada um. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Baixei o Ubuntu 13.10, deu em media mais de 800MB.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Normal.

Os DVD do Debian, deram cada um 3 GB e 4GB.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

bem mais que os Ubuntu.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Normalmente depende do tipo de media que vc esta baixando.

acredito que ainda tenha isso, umas que ja vem com a instalacao do libre office, outras nao tem, essas coisas.

Mas sou bem leigo no assunto.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Nos arquivos não tem informando se é CD ou DVD pelo menos nunca percebi. tem?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

sim.

Alguns tem sim.

Em alguns ambientes quando vc vai para baixar, ja tem o link separadamente, e o que pode definiar e o tamanho do arquivo, do resto reconhece de qqr jeito(creio eu. kkkkk).
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Ontem tentei instalar de todas formas no notebook DELL, pesquisei em todos os locais possiveis, mas não consegui sequer fazer a reinicialização pelo DVD, complicado demais. kkkk
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

17/12/2014

Uma materia não muito interessante Roniere.

[url]http://sejalivre.org/comprei-um-pc-com-uefi-e-nao-consigo-instalar-um-linux-o-que-eu-faco/[/url]
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

É exatamente isso que estou passando, realmente está muito dificil instalar o Linux Ubuntu na minha maquina, já tentei de tudo e mais um pouco, na epoca que consegui pelo menos instalar, tive que utilizar um programa para criar as partições para o Windows e para o Linux, porem foi fazendo uma formatação completa, eu com o Windows instalado pra é impossivel, ja gravei dois dvds: Ubuntu 13.10 e 14.04 e nenhum é reconhecido quando inicializo a maquina, uma coisa que parece ser uma maravilha nos artigos pela internet a fora pra mim está sendo uma dor de cabeça, pesquisei em mil foruns sobre o notebook da DELL e em nenhum tinha uma solução.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

17/12/2014

Complicou mesmo, pesquisei um pouco sobre o disse e não muita escolha.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Pior que realmente não achei nenhuma luz sobre isso.
GOSTEI 0
William

William

17/12/2014

Srs esse problema infelizmente tem se tornado "corriqueiro", tenho colegas sofrendo para trocar windows 8 por windows 7, imagine com Linux então.

No meu caso nunca tive esse problema porque comprei notebook e desktop com Linux, mas está se tornando difícil de encontrar atualmente para venda.

Já conhecia esses problemas e essa nova tecnologia há algum tempo, apesar de postarem justificativas que ela ajuda na prevenção contra vírus de boot e pirataria do windows, fico pensando no meu caso que não utilizo esse S.O..

Respeito a outra plataforma, mas tenho uma opinião muito singular sobre esse tema, no meu ver a microsoft aproveitou o embalo para frear a evolução do S.O. Linux em desktops, ou seja, está unindo o útil ao agradável.

É evidente que hoje em dia temos repartições públicas e algumas empresas com estações de trabalho totalmente voltadas para Linux, isso porque muitos profissionais de T.I. estão perdendo o "Pânico" que tinham sobre linux, isso não é bom para determinadas empresas quem desejam fazer "venda casada" com hardware e software!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Isso que você escreveu faz todo o sentido, inclusive quando comprei meu notebook que veio com o windows 8, eu utilizei o System Rescue para criar as partições e modificar o sistema de arquivos do Windows e do Linux, a principio tinha dado certo, aparecia a tela de escolha dos sistemas operacionais, mas pós o primeiro desligamento o Windows não inicializava mais, tive que refazer o processo somente com o Windows, infelizmente não to podemos fazer esse procedimento com System Rescue, mas é só meu tempo aliviar que irei fazer.

Isso não passa de uma jogada de impor um sistema operacional, eu considero uma atitude baixa, de quem tem medo de perder mercado, eu gosto do Windows, mas isso é decepcionante.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

17/12/2014

Assim fica dificil tanto para empresas e para pessoas comuns comprarem um equipamento que esteja preso a sistema operacional. lamentavel.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Por enquanto só estou fazendo isso, lamentando.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Mais uma vez...por enquanto me virando com uma Maquina Virtual. kkkkk
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Ola Boa tarde!!!

Feliz ou infelizmente nao passei por isso, ainda. rsrsr

Nao sei se seria o caso que o Willian falou, mas tbm nao descarto. rsrsr

Eu particularmente gosto dos dois, mas prefiro o windows, por uma serie de particularidades minhas.

Incentivo a praticamente todos os mais chegados a se aproximarem do linux, tanto que fiz o meu filho passear por umas 5 distros diferentes do linux, ate que ele comecou a procurar por si so, atualmente ele esta testando o windows 10, e tem gostado, assim como eu.

O meu incentivo com relacao a ele(meu filho) eh que se mantenha com o Linux, por ser um pouco mais complicado de mexer, e como o windows eh mamao com acucar, nao se tem trabalho para utilizar, qqr um mexe(eh claro que nao eh tao simplorio assim. rsrsr)

Infelizmente nao tenho como ajudar com o problema, desconheco totalmente.

Via de regra utilizamos o Hirens boot, e damos umas pancadas aqui nos pcs e conseguimos fazer alguns "milagres". rsrsr

mas de qqr forma, acho que nao conseguirei ajudar mais.

abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Alex, tudo bem!

O PC ou Notebook aceitou/reconheceu sem maiores problemas os cd do Linux(qualquer distro)?
São novos os equipamentos, se sim, vc mexeu em algum configuração UEFI/Legacy?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Mais uma vez aqui, ontem fiz todo um processo para ver se conseguia fazer esse dualboot, utilizei o system rescue para criar partições para Windows e Linux, tudo OK! instalei primeiro o Windows 7, tudo blz tambem, quando vou instalar o Linux(Ubuntu) o notebook não reconhece de forma alguma o DVD, para não perder a viagem testei com o DVD do Windows 8 e para minha surpresa, reconhece logo de cara, agora sinceramente não sei mais o que fazer, meu notebook é preso ao Windows só pode, já tentei de tudo para instalar e não consigo, e pior, vou precisar do Linux no mais tardar em dois meses, preciso de alguma solução, não é possivel que ninguem tenha passado por isso.

Desse dualboot que "consegui", Windows 7 e Windows 8, o Windows 7 não reconhece o mouse, o F5 não atualiza a pagina(navegador), quando não é 8 é 80.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Resolvido!!!
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

17/12/2014

Deu certo o Dualboot? como fez?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Utilizei o System Rescue para criar as partições, depois tiver que colocar o Windows 7 e o Ubuntu "bootavel" pelo pendriver. deu certo!!!
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

17/12/2014

Que bom que deu certo, talvez utilize esse mesmo procedimento.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Sim.

O PC ou Notebook aceitou/reconheceu sem maiores problemas os cd do Linux(qualquer distro)?

Sim e Nao.

Parabens Roniere!!!
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Sim.

Sim e Nao.

Parabens Roniere!!!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Valeu Alex, mas nem tudo são flores, hehehe...

Quando eu inicio o Windows 7, tudo beleza, fora a tecla FN que ta invertida, tenho usar essa tecla para usar o F5 quando inicio com o Ubuntu e reinicio para voltar para o Windows 7 o mouse não funciona, já passou por isso?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Nao.

Ja tive outros problemas em outras distribuicoes. rsrsr

Normalmente nao utilizo o ubuntu, nao gostei do ambiente que eles fizeram com o Gnome 3.

Recomendo utilizar o Kde, acho mais amigavel. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Vamos por partes, tem como mudar de Gnome 3 para kde sem ter problemas?

Não conhece ninguem que tenha passado por esse problema que citei?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Tenho que fazer sempre, entrar no windows e desabilitar ou desinstalar o controlador USB e reiniciar o windows novamente, para reconhecer o mouse, tem como fazer isso permanentemente?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Cara....

Muitas partes. kkkkkk

Sim, normalmente vc escolhe de qual ambiente vai baixar a distro, algumas ja instalam as duas ou vc escolhe quais ambientes vai instalar durante a instalacao.

Vamos por partes, tem como mudar de Gnome 3 para kde sem ter problemas?

Nao. rsrsr

Não conhece ninguem que tenha passado por esse problema que citei?

Nao sei, vou ficar devendo. kkkk

Tenho que fazer sempre, entrar no windows e desabilitar ou desinstalar o controlador USB e reiniciar o windows novamente, para reconhecer o mouse, tem como fazer isso permanentemente?
GOSTEI 0
William

William

17/12/2014

Quando você instala a distribuição Ubuntu ela vem por default com o ambiente "Unity", existe a possibilidade de mudar para "Gnome" instalando as devidas bibliotecas já fiz isso uma vez e me arrependi muito.

Para trabalhar com ambiente KDE nativamente (pessoalmente acho muita lento), tem que baixar a distribuição "Kubuntu", você pode optar por mudar depois de instalado com Unity, mas não aconselho a migrar pois dá muito problema.

Quanto aos problemas que você citou Roniere, se não me falha a memória seu notebook é DELL, sinto em informar mas está é a pior marca que vi até hoje para trabalhar com Linux, um colega de faculdade está tentando a meses rodar Linux em um notebook DELL, no mínimo ele já formatou umas 7 vezes.

Posso enumerar alguns problemas encontrados separadamente, entre as formatações:
- Não encontrava partição depois de instalado para iniciar
- Travou na tela de login, mesmo reiniciando
- Não encontrava dispositivos USB
- Alto consumo de memória RAM depois de minutos em uso
- Bloqueava a gravação de arquivos no HD
- Não iniciava o ambiente gráfico Unity, somente terminal
- Não dava opções para gerenciamento de energia ao fechar a tampa no notebook

Muito estranho essas coisas, como mencionei em outro post aqui no fórum, preparei um notebook CCE para usuário comum com Ubuntu em 3 horas sem a necessidade de instalar nenhum driver, todos os programas foram instalados sem problema e os hardwares reconhecidos.

Fora esse já preparei notebooks LG, HP, MIRAX e Desktop ICC, em formatações tive problema apenas uma vez que ficou 1,2 MB sem formatação no HD do notebook HP, dava problema direto para iniciar e me deu um baile, mas depois que usei GParted do Ubuntu limpei isso.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Tai Roniere. rsrsr

Cara eu nao conheco linux tao profundamente, entao quase sempre ficarei devendo nas informacoes que vc precisa.

Desculpe. =

=/

abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Sem problemas Alex, qualquer informação é bem vinda, vc sabe mais do que eu!!!

William, consegui, achei um driver mais atualizado. por enquanto está rodando de boa, ja reiniciei varias vezes usando o Ubuntu e o Windows, e em todas vezes, reconheceu! mais uma passo vencido.

Travou na tela de login, mesmo reiniciando

Isso já aconteceu comigo, há um tempo atras, por estava com medo de fazer o dualboot novamente, mas dessa vez, apesar de muito trabalho, até agora está legal.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Oi Roniere,

blz, mas eu meio que "abandonei" o linux, tenho visto muito pouco e cada vez menos, mais as curiosidades basicas mesmo. rsrsr
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

17/12/2014

Bom dia!!!

Blz.

Vou ficar devendo.

=/
Tranquilo, de qualquer forma as suas informações me ajudam procurar mais sobre o assunto.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

17/12/2014

Feito!!!!
GOSTEI 0
POSTAR