Linux não pega virus?

Infraestrutura

30/12/2014

Otimo artigo que acabei de ler, gostaria de saber dos usuarios Linux, o que acham/acharam do deste conteudo! vamos tentar discutir mais sobre esse assunto, ainda sou bastante leigo...mas eu quero aprender.
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Curtidas 0

Respostas

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

30/12/2014

Oi Roniere!
Posta o link do artigo...
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/12/2014

Desculpa, ta aqui:

[url]http://benoniroriz.blogspot.com.br/2014/12/materia-muito-boa-sobre-virus-em-linux.html[/url]
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

30/12/2014

Alem da qualidade, evolução e preocupação com a segurança, um ponto que foi citado é que sistema operacionais menos utilizados tendem a ser "esquecidos", mas não vejo dessa forma, como foi dito no texto, muitos servidores utilizam o Linux.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/12/2014

É isso mesmo, sempre quando falamos de sistemas operacionais, varios assuntos são jogados na mesa: qual o melhor, qual o mais seguro, qual o mais facil de usar...e por aí vai...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

30/12/2014

Apesar de não ser minha área, achei o artigo interessante!
É um assunto que desperta curiosidade, pois em primeiro momento as pessoas sempre dizem q o Linux é bastante utilizado por ser free.
Mas creio existam muitas outras vantagens.... Alguém que conhece sobre o assunto poderia citar vantagens e desvantagens?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/12/2014

Tambem aguardo mais informações Marisiana, enfim consegui fazer um dualboot na minha maquina, poderei agora, pelo menos em nivel de usuario final conhecer um pouco mais sobre esse sistema operacional.
GOSTEI 0
William

William

30/12/2014

Apesar de não ser minha área, achei o artigo interessante!
É um assunto que desperta curiosidade, pois em primeiro momento as pessoas sempre dizem q o Linux é bastante utilizado por ser free.
Mas creio existam muitas outras vantagens.... Alguém que conhece sobre o assunto poderia citar vantagens e desvantagens?

Em primeiro lugar, Feliz Ano Novo a todos !

O pessoal que me conhece aqui no fórum sabe que tenho preferência e sou usuário Linux, mas não tenho o costume de "martelar" críticas ao Windows, respeito a preferência de cada um e principalmente o trabalho feito pela Microsoft e seus produtos, mesmo que as vezes tome decisões ruins.

Quanto ao artigo, sempre existiu esse "mito" que S.O. Linux não tem vírus ou não pode ser infectado, pura mentira!

Como mencionado no artigo, a diferença é que se um PC com linux for infectado os estragos "tendem" a ser menores por não possuir alto privilégio, mas caso existam pessoas doentes por segurança pode-se instalar um anti vírus e configurar o Firewall.

Utilizo linux como sistema único em minhas máquinas e serviço Cloud a aproximadamente 5 anos, nunca instalei anti-vírus e até hoje não tive problemas com vírus de nenhuma espécie, mas sempre pode existir a primeira vez rsrsrsr. Seria um pouco suspeito a falar, mas acho que trabalhar com Linux é uma experiência ímpar para um profissional de T.I., confesso sim que algumas coisas são complicadas de se configurar, mas as distribuições tem evoluído muito cito Ubuntu e trazem várias facilidades.

Nesse exato momento estou formatando o notebook da minha esposa, trocando Windows 8 por Ubuntu 14.04, ela está tendo vários problemas com acesso a internet e outras coisas.

Enfim, tenho acompanhado o martírio do colega Roniere para conseguir montar um dualboot e infelizmente as coisas tendem a ficar mais difíceis mesmo, como mencionei acima devido a "decisões ruins" da Microsoft.

** Editado:
Terminada instalação do Ubuntu 14.04 64 bits em um notebook CCE, processador i3 com 4 GB RAM e 500 GB de HD em 7 minutos.
Para Configurar o Boot segui essa dica: http://pt.kioskea.net/forum/affich-311082-nao-consigo-da-boot-no-meu-cce-ultra-thin-t345
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/12/2014

William, agora posso me considerar um "usuario" Linux, bem leigo por sinal, consegui a custa muita pesquisa e ajuda aqui no forum e fora dele.

Pra mim é algo realmente novo, vc passa de leituras e uso de maquinas virtuais(lentas) para o sistema rodando de forma agradavel.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

30/12/2014

Feliz Ano Novo William, eu ainda utilizo, pouco ainda o linux em maquina virtual, vou seguir o passos do Roniere para ver se consigo fazer.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/12/2014

Feliz ano novo William.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

30/12/2014

Ola Bom dia!!!

Essa discussao eh bem velha... assim como a que diziam antigamente que Linux nao trava e roda ate em privada(ja ouvi, acreditem. rsrsr).

Nessa ocasicao minha felicidade foi ver um Linux em instalacao apenas texto travando em um Servidor IBM(se me lembro bem. rsrsr), aquele dia eu zuei muito meus dois ou tres colegas que eram defensores ferrenho de Linux(diga-se de passagem, todos trabalhavam excluisivamente com Windows, e usavam inclusive em suas casas. rsrsr).

Ate hoje so conheci pessoalmente duas pessoas(trabalhei com elas) que usavam Linux exclusivamente, sem contar o Willian rsrsrr(nao o conheco pessoalmente rssr), entao esses poderiam e podem afirmar alguma coisa sobre as diferencas entre um sistema e outro.

Eu mesmo ja trabalhei exclusivamente com o Linux durante um periodo na empresa, por 30 a 40 dias mais ou menos fazendo todas as minhas atividades no Linux usando a VM, assim que estava mais habituado fiz dual boot na minha maquina e trabalhei aproximadamente 4 meses ou mais trabalhando exclusivamente com Linux, testei algumas distros e como o meu foco principal era achar uma distro leve e enchuta, fiquei com o CentOS, distro para servidores, entao nao tem muita porcaria sendo instalada como a maioria das outras(me desculpem se fui dude. rsrsr).

A intencao era achar essa distro para ser um "terminal burro", nao quis optar por diskless, dava mais trabalho e acho que ja caiu em desuso mesmo. rssr

Mas tanto um ambiente quanto o outro tem os virus, assim como a principal ferramente de infeccao eh o usuario, foi dito no artigo isso.

Ja usei Linux sem antivirus assim como ja usei o Windows sem antivirus e nunca peguei virus, ta ja peguei no Windows, mas foi por descuido, culpa do usuario, eu rsrsr.

Eu vejo que hoje a maioria das distros linux tentar ser mais agradaveis, bonitas, etc, etc, e com isso acabam cometendo alguns erros e encontrando bugs, assim como acontecia com o Windows, nao que o windows nao tenha mais erros, mas sao bem menores que a alguns anos atraz. rsrsr

Optei por trabalhar com windows aqui na empresa por uma questao de administracao e facilidade nessa administracao, acaba sendo menos trabalhosa e conseguimos fazer ajustes e distribui-los para as estacoes e tal, se tem um jeito de fazer isso no linux eu desconheco, afinal nao sou usuario do mesmo. rsrsr

Mas acredito conhece-lo o suficiente para o meu dia a dia e para usa-lo na empresa em terminais que nao precisam de mais nada a nao ser um SO rodando para fazer uma conexao remota no Data Center, nesse caso reduzimos nosso custo de forma muito consideravel e temos tbm apenas 30 por cento no nosso parque com windows o resto eh Linux, as maquinas que tem windows foi mais por questoes de adaptacoes dos usuarios(alguns quase que verdadeiras topeiras. rsrsr) entao acabamos sendo obrigados a mante-los.

Eu acho que ja disse isso, eu gosto das duas distros. rsrsr

Acho que eh isso ai.

Abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/12/2014

Já ouvi falar do java que roda em tudo!!! kkkkk

O problema é o usuario! na maioria dos casos. mas hoje em dia, com as minhas ultimas dificuldades(mudando um pouco de assunto), as maquinas não querem roda Linux.(vendas casadas $$$$).

Ontem tive a oportunidade usar o Ubuntu como usuario final e gostei, estou gostando! mas acho que serei igual ao Alex, ficarei usando as duas tecnologias, acho que não serei usuario ferrenho de uma unica tecnologia.
GOSTEI 0
William

William

30/12/2014

Então, nos meus projetos freelances e pessoais utilizo linux, mas na empresa onde trabalho tenho contato exaustivamente com SQL Server, ASP, Windows Server 2008 (que diferença de perfil kkkkk).

E assim vamos levando a vida, sendo multiplataforma!!!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/12/2014

Uma lembrança que carrego que um professor me falou, "não prenda a tecnologia", ou seja, não seja um xiita.
GOSTEI 0
Cezar Augusto

Cezar Augusto

30/12/2014

Gostei do artigo, da linguagem abordada e do conteudo, muito bem aproveitado por mim. Como já foi escrito, a segurança somos nós.
GOSTEI 0
Pedro Amaral

Pedro Amaral

30/12/2014

Disse tudo Roniere Almeida, qualquer curso superior ou tecnico que envolve programação existe os xiita contra microsoft, chega a ser chato. Não usar o windows pelo bugs e problemas de segurança é certo mas chegar ao ponto de não usar pacote office(que é muito bom), não programam .net, chegam até o ponto de não jogar xbox(esse é o pior de tudo). Toda faculdade tem esses caras. Chegam a elogiar o BrOffice em detrimento do office.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/12/2014

Existem chatos de todos os lados, ambas as tecnologias tem seus pros e contras, nós como profissionais devemos reconhecer isso fazer-las com as mesmas possam trabalhar em conjunto! ficou bonito, kkkkkk
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

30/12/2014

Uma lembrança que carrego que um professor me falou, "não prenda a tecnologia", ou seja, não seja um xiita.

Hoje em dia não pode existir isso.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/12/2014

Mas existe e muito, nas instituições de ensino principalmente.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

30/12/2014

cara... eh complicado esse negocio.

Como disse eu gosto do Linux, me sinto mais a vontade com algumas outras distros que sao menos utilizadas ou menos conhecidas, sei la rsrsr, mas dou preferencia em usar o windows, me sinto mais a vontade.

Consigo me virar muito bem com o Linux(levando em consideracao as minhas dificuldades. rsrsr), mesmo com a maioria dos foruns serem bem dificeis de se conseguir alguem para ajudar legar, a impressao que tive eh que a maioria nao tem paciencia(sindo de chave talves, "ninguem tem paciencia comigo.". kkk) mas nao dao uma ajuda legal e tal... mas em geral gosto dos dois.

Sou quase o Sr Flor e seus dois SOs. kkkk

Abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

30/12/2014

Essa questão de conseguir ajuda é complicado, notei isso em redes sociais, um pessoal meio chato! hehehe

Aqui no forum, temos a sorte de ter o William e você Alex, que sempre ajudam.
GOSTEI 0
POSTAR