Linux Ubuntu não é mais free?
Muitos estão falando que o Linux Ubuntu não é mais "free", não sei bem os motivos, mas muitos "grupos" estão meio que boicotando essa distro, partindo para o Mint e o Debian, o que podem me dizer sobre essa questão, opiniões são bem vindas.
Cezar Augusto
Curtidas 0
Respostas
Sergio Sampaio
23/08/2015
Assunto polemico Cezar, eu usaria o Ubuntu numa boa, pois não para certas "besteiras", existe algo, que muitos exageram, transforma isso em ideologia e tal.
Um exemplo disso:
[url]http://www.andremachado.org/artigos/1045/ubuntu-inimigo-no-1-do-software-livre-no-brasil.html[/url]
Um exemplo disso:
[url]http://www.andremachado.org/artigos/1045/ubuntu-inimigo-no-1-do-software-livre-no-brasil.html[/url]
GOSTEI 0
Cezar Augusto
23/08/2015
Boa noite Sergio, valeu por opinar, se não for mais totalmente gratuito, é um receio que tenho em utilizar e não funcionar por total.
GOSTEI 0
Ssssssssssssssssssssssssss
23/08/2015
Muitos estão falando? Onde?
Sinceramente, nunca ouvi sequer algum boato. E não faria sentido também.
"O Ubuntu sempre será gratuito, e não cobrará adicionais por uma "versão enterprise" ou atualizações de segurança. Nosso melhor trabalho está disponível para todos sob as mesmas condições." (ubuntu-br.org)
Sinceramente, nunca ouvi sequer algum boato. E não faria sentido também.
"O Ubuntu sempre será gratuito, e não cobrará adicionais por uma "versão enterprise" ou atualizações de segurança. Nosso melhor trabalho está disponível para todos sob as mesmas condições." (ubuntu-br.org)
GOSTEI 0
Cezar Augusto
23/08/2015
Boa tarde Natan, o que vejo são grupos deixando de lado o Ubuntu por algumas questões comerciais.
GOSTEI 0
Sergio Sampaio
23/08/2015
Tem uma "galera/grupo" que em alguns eventos de software livre não consideram mais o Ubuntu como membro da famila.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
23/08/2015
Continua free, gratuito, mas eu não entendi bem a questão o por que não estão mais "aceitando" a distro em eventos "free", não lembro os nomes desses evento! Eu particularmente, considero o Ubuntu como o principal, o mais completo, mas indico o Debian e o Mint, são ótimas distros.
GOSTEI 0
Sergio Sampaio
23/08/2015
É mais uma discussão sem fim isso, não sou bem entendedor da causa.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
23/08/2015
É mais uma discussão sem fim isso, não sou bem entendedor da causa.
Nem eu, conheço pouco! Ainda estudando.
GOSTEI 0
Sergio Sampaio
23/08/2015
As vezes inicio e as vezes paro, infelizmente tambem não sei muito sobre o Linux, tenho muita vontade tambem.
GOSTEI 0
Cezar Augusto
23/08/2015
Continua free, gratuito, mas eu não entendi bem a questão o por que não estão mais "aceitando" a distro em eventos "free", não lembro os nomes desses evento! Eu particularmente, considero o Ubuntu como o principal, o mais completo, mas indico o Debian e o Mint, são ótimas distros.
Valeu Roniere pela informação e opinião!
GOSTEI 0
Roniere Almeida
23/08/2015
Disponha, mas acho que não acrescentei muito a discussão.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim
23/08/2015
Esse assunto é polemico pessoal, vamos deixar para os mais experientes! Não posso julgar nada sobre o assunto, ainda leigo.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
23/08/2015
Esse assunto é polemico pessoal, vamos deixar para os mais experientes! Não posso julgar nada sobre o assunto, ainda leigo.
Concordo! tambem me enquado em não poder "julgar".
GOSTEI 0
Jothaz
23/08/2015
Acredito que esta acontecendo um mistura e desconhecimento de conceitos.
Existe uma diferença entre open source e software free.
Um software poder ser grátis, porém o código fonte não ser aberto, não permitindo alterações e distribuições. E talvez o título do post ajude na confusão.
Existem alguns "pilares" que norteiam a definição de um software é ou não open source e hoje poucas são as distros que podem ser consideradas totalmente open source. E acredito que estas distros são quase desconhecidas vejam a lista aqui [url:descricao=Distribuições Livres de GNU/Linux ]http://www.gnu.org/distros/free-distros.html[/url]
O que existe uma reclamação de um monte de "crapware" que são distribuidos como Ubuntu. O link postado pelo Sergio Sampaio é muito esclarecedor.
Então Ubuntu pode até ser free mas pode ser considerado que não atende aos pilares que definem software livre.
Particularmente não vejo problemas em cobrar por software, afinal vivo disto e não tenho softwares piratas, pois ou uso free ou compro, inclusive jogos.
[url:descricao=Código Aberto e Software Livre não significam a mesma coisa! ]http://www.tecmundo.com.br/linux/1739-codigo-aberto-e-software-livre-nao-significam-a-mesma-coisa-.htm[/url]
Um software poder ser grátis, porém o código fonte não ser aberto, não permitindo alterações e distribuições. E talvez o título do post ajude na confusão.
Existem alguns "pilares" que norteiam a definição de um software é ou não open source e hoje poucas são as distros que podem ser consideradas totalmente open source. E acredito que estas distros são quase desconhecidas vejam a lista aqui [url:descricao=Distribuições Livres de GNU/Linux ]http://www.gnu.org/distros/free-distros.html[/url]
O que existe uma reclamação de um monte de "crapware" que são distribuidos como Ubuntu. O link postado pelo Sergio Sampaio é muito esclarecedor.
Então Ubuntu pode até ser free mas pode ser considerado que não atende aos pilares que definem software livre.
Particularmente não vejo problemas em cobrar por software, afinal vivo disto e não tenho softwares piratas, pois ou uso free ou compro, inclusive jogos.
[url:descricao=Código Aberto e Software Livre não significam a mesma coisa! ]http://www.tecmundo.com.br/linux/1739-codigo-aberto-e-software-livre-nao-significam-a-mesma-coisa-.htm[/url]
GOSTEI 0
Roniere Almeida
23/08/2015
Exatamente Jothaz, ótima explanação.
GOSTEI 0
Cezar Augusto
23/08/2015
Realmente minha pergunta não ajudou!
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim
23/08/2015
Está correto, sem falar que já vi posts sobre o assunto.
GOSTEI 0