Linux Ubuntu não inicializa

Infraestrutura

04/05/2015

Pessoal, há um bom tempo tinha perguntado aqui no forum sobre o dualboot e um problema que tive na instalação do flash player, até aí tudo bem, me falaram que não teria problemas, enfim, hoje ao tentar inicializar aparece apenas um "cursor" tela preta e nada, não sei se tem relação com o problema que tive no passado e queria saber como solucionar e se corro riscos em perder dados do Windows ou é melhor sempre fazer aquele velho backup.
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Curtidas 0

Melhor post

Roniere Almeida

Roniere Almeida

25/05/2015

blz.

precisando de alguma coisa e eu souber, tamo ae.

abraco.

Valeu mesmo Alex, sempre ajudando. Abraço.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/05/2015

Esse problema eu quero ver a solução, nunca passei por essa situação pois não utilizo dualboot e no momento não tenho coragem de colocar na maquina fisica por poderem existir problemas dos quais não domino, prefiro usar a velha e boa maquina virtual.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Repensando isso, aproveitando e fazer backup de varios arquivos.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

Oi Roniere,

nao entendi bem o problema.

O que aparece tela preta, vc nao chega escolher nada? ou consegue escolher qual SO iniciar?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

O GRUB funciona normal, mas quando escolho o Ubuntu aparece somente o cursor. Quando escolho o Windows, funciona normalmente.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

pode ser pau no Grub.

seria uma das coisas que estava pensando.

qdo escolhe o Linux, fica aparecendo o que na tela? apenas um cursor ou chega a aparecer como aparece o terminal?
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/05/2015

Pelo menos o grub ta "funcionando" e não interferiu na inicialização do Windows.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Pessoal, um professor que leciona uma disciplina de ShellScript disse que pode ter sido algum arquivo do Linux que deu pau ou na pior das hipoteses o HD. Infelizmente fiz o teste do proprio aplicativo interno no notebook da DELL, recebi a informação de que ele não está 100%, estou fazendo outro teste nesse momento com outro software, o HD Tune(print) até o momento está OK.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150505-133910.jpg[/img]

Mais perguntas...

Esses software internos são confiaveis? e se for problema no HD existe solução ou só comprando outro?
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/05/2015

Não, quando terminar esse teste posta o resultado.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Posto sim, to achando esse teste demorado, me parece ser mais completo do que o da propria DELL, vamos aguardar.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

normalmente faco uso dos testes de superficie e correcao de HDs do Hirens Boot.

Nao me lembro os nomes, mas tem varios.

tive um hd de uma maquina que utilizava que estava com Dual e funcionou normalmente durante um tempo, depois de um certo tempo percebi que o Linux comecou a congelar, formatei instalei tudo novamente, deixei so o windows e sempre a maquina congelava.

o problema estava na superficie do hd, ele ate funcionava mas haviam momento que congelava e nao fazia a leitura de jeito nenhum, no meu caso so outro.

ate conseguimos reutiliza-lo para estacao burra, onde inutilizamos o HD do ponto onde estaria o problema em diante, que pode ser fazendo uma particao que ja "resolveria" e o SO ficava onde nao estava o problema.

mas vamos aguardar para ver se resolve o que vc esta fazendo.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Resultado! Infelizmente, não acredito que só isso possa ser o problema, resolve com uma formatação e instalação?

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150505-171210.jpg[/img]
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

04/05/2015

Me parece mais lógico matar a partição do Linux e reinstalar.

Se o Windows esta ok, não acho necessário formatar a máquina toda.

E acho que os erros detectados não afetariam tanto assim, mas é achismo. kkk

Esta cópia do Linux chegou a rodar?

Já tentou instalar em outra máquina?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Sim, rodava de boa até domingo, quando iniciei ontem deu problema, ainda bem que o grub ainda me permite inicializar o Windows, por via das duvidas qualquer problema estou com o backup em dia.

Jothaz, aproveitando a sua ajuda!!! hehehe

Posso instalar o Debian em cima da partição que era do Ubuntu?
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/05/2015

"Poucos" defeitos mesmo! Só vai tentando Roniere, tentar reinstalar o Linux.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Mas antes tenho que adiantar alguns serviços, espero que não dê nada errado para o lado do Windows, se der, serão dois trabalhos.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

Roniere,

se vc nao tem nenhum arquivo importante no linux vc pode instalar um sobre o outro normalmente.

vc podera escolher as opcoes de exclusao e utilizacao do disco inteiro(particao) e tocar o barco.

tenha sua imagem do windows em dia, para se acontecer algum erro, e seja feliz.

ja instalei e reintalei varias distros de linux uma por cima da outra sem problemas.

qqr coisa, se nao for para estudo, instale o elementary e faca alguns testes, eh uma distro baseada no ubuntu e eh bem elegante e cleam.

Abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

O meu medo como sempre é acontecer algo de errado com o Windows, Alex vc viu meu ultimo print? os três blocos com erro, pode causar algum problema a medio ou longo prazo?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Finalmente!!! Instalei o Debian por cima da antiga instalação do Ubuntu, pensei que fosse dar problema mas foi tranquilo, mesmo assim o backup estava feito!
Só espero que esses pequenos defeitos no HD não voltem com o Debian.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

Normal.

acredito que nao, ja tive maquinas que funcionaram durante anos com blocos ruins assim, se nao me engano, algumas ferramentas tem a opcao de inutilizar esses blocos, ai eles "param" de ser lidos/gravados.

O meu medo como sempre é acontecer algo de errado com o Windows, Alex vc viu meu ultimo print? os três blocos com erro, pode causar algum problema a medio ou longo prazo?

as intalacoes sao normais, mesmo uma por cima da outra, eh so escolher utilizar disco inteiro e tal, ele vai facinho facinho, no caso do HD se os blocos estao danificados, eles podem interferir em qqr SO, entao, pode havar a possibilidade sim, mas eh so uma possibilidade, nao quer dizer que vai dar problema. rsrsr

entao...

Be Happy!!!

Finalmente!!! Instalei o Debian por cima da antiga instalação do Ubuntu, pensei que fosse dar problema mas foi tranquilo, mesmo assim o backup estava feito!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Só não sei como minimizar os programas no Debian!!! coisa de "matuto"!!!! kkkkkkkk de resto, ta tranquilo.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Esqueci!

acredito que nao, ja tive maquinas que funcionaram durante anos com blocos ruins assim, se nao me engano, algumas ferramentas tem a opcao de inutilizar esses blocos, ai eles "param" de ser lidos/gravados.

Lembra de alguma ferramenta? nomes...
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/05/2015

Menos mal hein, que bom!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Que bom, senão teria dois trabalho, instalar Windows e Linux.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/05/2015

Trabalho chato, sucesso!
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/05/2015

Trabalho chato, sucesso!
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

Roniere, eh igual o windows.

Tem o botao de minimizar do lado direito na barra de titulos e na barra de tarefas de baixo(esqueci o nome dela. rsrsrsrs) eh so clicar no programa que minimiza igual no windows.

Mas qual versao do Debian vc esta utilizando? eu testei no debian com gnome 3.4.2, kernel linux 3.2.0-4-486, Debian 7 Wheezy.

acredito que seja igual.

Só não sei como minimizar os programas no Debian!!! coisa de "matuto"!!!! kkkkkkkk de resto, ta tranquilo.

Nao lembro os nomes.

mas sugiro procurar o Hirens Boot na internet, nele tem varias ferramentas para manutencao de computadores, testes de stress, superficie de hd, etc.

nele vc vai encontrar varias ferramentas para manutencao de disco, os nomes eu nao lembro. rsrsr

Esqueci!

Lembra de alguma ferramenta? nomes...
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Vou ver isso, mas no meu só aparece o botão de fechar, jaja descubro a versão do Debian.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

Estranho.

[url]https://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2006/01/msg01466.html[/url]

Vou ver isso, mas no meu só aparece o botão de fechar, jaja descubro a versão do Debian.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Olha aew, não tem como habilitar, talvez seja necessario instalar algo.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150508-133302.png[/img]
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Mais informações...

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150508-134008.png[/img]
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/05/2015

Confirme se realmente é esse:

[url]https://tecnoblog.net/59223/gnome-3-nao-tera-botoes-para-minimizar-e-maximizar-janelas/[/url]
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Poder ser sim mas não sei, mas estou me acostumando! hehehe, bastou uns 15 minutos utilizando!
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/05/2015

Pode ser a versão mesmo que não tenha essa opção, acho que estão querendo mudar um pouco a visão de outros sistemas operacionais.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Tambem acho, to gostando do Debian, até mesmo mais que o Ubuntu!
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/05/2015

É um sistema mais leve e parece que as provas de certificação são baseadas nele e em outra distro.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Novidade, o botão DEL não funciona.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/05/2015

Tenta usar esse procedimento.

[url]http://linuxlike.blogspot.com.br/2011/05/funcionamento-da-tecla-delete-no-gnome.html[/url]
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Tenta usar esse procedimento.

[url]http://linuxlike.blogspot.com.br/2011/05/funcionamento-da-tecla-delete-no-gnome.html[/url]

Testarei amanha, no momento estou utilizando Windows, fazendo uns trabalhos, valeu!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Alex, mais informações.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150510-210137.png[/img]
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

Oi Eduardo,

Essa versao eh do ubunto com Gnome 3, ele funciona diferentemente, a operacao de minimizar eh com aqueles botoes da barra lateral.

no caso do debian funciona da forma convencional.

Confirme se realmente é esse:

[url]https://tecnoblog.net/59223/gnome-3-nao-tera-botoes-para-minimizar-e-maximizar-janelas/[/url]

Oi Roniere,

a sua versao parece ser a mesma que a minha.

funcionou a opcao que o Eduardo postou?

abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Eduardo? que Eduardo? é o Edvaldo? kkkkkkk

Tentei e não deu certo, parece que vem tudo desabilitado!!! Estou utilizando o Debian e não Ubuntu.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

ta vendo? eh isso que da querer fazer mais que 4 coisas ao mesmo tempo, agente troca os nomes das pesssoas. rsrsr

Eu estou tentando atualizar todas as minhas versoes de linux para testes aqui, ainda vou baixar o debian, mas achei estranho porque estou usando debian e consegui fazer algumas coisas que vc nao esta conseguindo.

posta a imagem do desktop tbm, vai que o seu esta diferente do meu. rsrsr

Eduardo? que Eduardo? é o Edvaldo? kkkkkkk

Tentei e não deu certo, parece que vem tudo desabilitado!!! Estou utilizando o Debian e não Ubuntu.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Pronto, farei isso mais tarde, acho que depois das 19:00 ok?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

sem crise.

respondo so amanha. kkkkkk
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Imagem do desktop

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150513-192943.png[/img]
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

Ok,

Estavamos testando com "versoes" diferentes. rsrsr

Por isso para mim funcionava de um jeito e para vc de outro.

eu esqueci o nome do desktop ou recurso utilizado.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Tenta se lembrar que nem eu sei, mas e aew, "tem jeito"? o Del do teclado, minimizar, maximizar?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

Entao,

Acabei de instalar o OpenSuse, que eh o que vc tem instalado, pela imagem do seu desktop, esta com a versao do gnome 3X, neste ambiente o botao direito e os botoes de maquimizar e minimizar estao realmente desabilitados, provavelmente tera que fazer alguns "saravas" para conseguir essas operacoes, no caso eu desconheco.

A minimizacao das janelas acontece ocultando as janelas e sao exibidas novamente quando vc clicar em aplicacoes, ai aparece as janelas na tela onde vc pode escolher qual abrir(maximizar), tipo o que acontece com o Aero no Windows 7(tipo e nao como ele. rsrsr), alem de usar o clique com botao direito no mouse na barra de titulo que aparecem as opcoes de minimizar, maximizar, etc.

Se quiser acessar o desktop, vc abre um novo, clicando em aplicacoes e escolhendo um novo desktop do lado direito.

eh um recurso novo do gnome 3X, mas em algumas distros como debiam e CentOs, se nao estou enganado, o botao direito no desktop eh possivel criar um novo lancador, etc., no desktop.

o Del do teclado que vc fala, eh para apagar alguma coisa? certo? eu nem lembro mais. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Então pra mim ta beleza, já estou me acostumando com o ambiente! Já o DEL vou pesquisar mais.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

qual eh o bo do del mesmo?

rssr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Ele só não funciona, tenho que deletar com o mouse.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

entendi.

quando vc estava fazendo a instalacao vc escolheu o modelo de teclado utilizando a "localizacao inteligente"?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Sim, coloquei "Fortaleza", é dessa que está se referindo?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

nao.

nas opcoes de teclado, ele mostra portugues, com varias opcoes de dvorac e tal.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Eu acho que escolhi a opção certa, mas caso não, tem como mudar?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

vixi... nao sei. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Eita Linux para dar pano pra manga!!!
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

kkkkkk....

embassado...

eu refia uma instalacao do debian aqui, eu percebi que durante a instalacao ele te da a opcao de instalacao de varios ambientes x, vc escolheu somente o Gnome, ou escolheu algum outro?

Porque no gnome ele nao deixa mesmo usar o botao direito no debiam, mas nos outros x ele deixa.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Boa pergunta Alex, tem como descobri isso?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

quando vc vai logar no linux debian, na tela onde vc digitar a senha, tem uma engrenagem, ali vc tem a opcao de escolher entre varios X, o mais amigavel eh o cinamom alguma coisa, acho que eh esse o nome, e o KDE tbm eh bastante amigavel, talvez se vc tentar usar nele, vc vai ver se consegue usar o botao direito e criar lancadores, e possivelmente o del, embora ainda nao consegui testar a funcionalidade do del. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Não sabia que existia isso na tela de login, verificarei. Abraço.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

04/05/2015

quando vc vai logar no linux debian, na tela onde vc digitar a senha, tem uma engrenagem, ali vc tem a opcao de escolher entre varios X, o mais amigavel eh o cinamom alguma coisa, acho que eh esse o nome, e o KDE tbm eh bastante amigavel, talvez se vc tentar usar nele, vc vai ver se consegue usar o botao direito e criar lancadores, e possivelmente o del, embora ainda nao consegui testar a funcionalidade do del. rsrsr

Mudando eu acho que é possivel fazer as configurações que o Roniere não está conseguindo, correto Alex?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Ainda vou testar Edvaldo, espero que sim.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

de acordo com a X que ele entrar ele consegue usar o botao direito na area de trabalho e criar lancadores, etc.

o gnome por padrao bloqueia, a menos que a distro tenha algo diferenciado para proporcionar isso, se nao me engano a Distro CentOS possibilita.

Mudando eu acho que é possivel fazer as configurações que o Roniere não está conseguindo, correto Alex?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Alex, ainda vou conferir, na correria.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

sussa...

tava so respondendo a pergunta do Edvaldo. srsrsr

Alex, ainda vou conferir, na correria.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Ah blz, foi mal.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

Suave...

sem crise.

Ah blz, foi mal.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

04/05/2015

Consegui mudar para "Gnome Classic" agora sim tem as opções de maximizar e minimizar, porem ainda o DEL não funciona, mas não tem problema, da para usar!

Obrigado Alex.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

04/05/2015

blz.

precisando de alguma coisa e eu souber, tamo ae.

abraco.
GOSTEI 0
POSTAR