Master / Detail usando Delphi6 com Firebird
Pessoal, estou querendo desenvolver um form master/detail no delphi usando o firebird. O detalhe tem que ser um DBGrid para inserir várias linhas, inclusive com campos calculados e dblookups para escolha de dados. Alguém pode me ajudar ou me indicar um exemplo??
Gpsilva
Curtidas 0
Respostas
Paullsoftware
03/03/2006
Quais componentes (Tables,Querys) pretende usar ??
se for usar Querys pode fazer o seguinte para relacionar no evento AffterScroll do master vc colocar assim:
Para Relacionar os Registros do Detail com o master
e para lançar o código do master na hora de uma nova inclusão do Detail faça no Evento OnNewRecord do Detail...
espero ter ajudado! :wink:
se for usar Querys pode fazer o seguinte para relacionar no evento AffterScroll do master vc colocar assim:
Para Relacionar os Registros do Detail com o master
QyDetail.Close; QyDetail.Sql.Clear; QyDetail.Sql.Add(´SELECT * FROM DETAIL WHERE CODMASTER=:MASTER ´);// onde CODMASTER é o campo FK do Detail e Master um parametro de vai receber o valor da PK da tabela Master... QyDetail.ParamByName(´MASTER´).AsInteger := QyMaster.FieldByName(´CODIGO´).AsInteger; QyDetail.Open;
e para lançar o código do master na hora de uma nova inclusão do Detail faça no Evento OnNewRecord do Detail...
QyDetail.FieldByName(´CODMASTER´).AsInteger := QyMaster.FieldByName(´CODIGO´).AsInteger;
espero ter ajudado! :wink:
GOSTEI 0
Gpsilva
03/03/2006
Paulo,
Esqueci de mencionar que estou usando os componentes do Interbase, TBDataSet, IBTransaction, etc. Outra coisa, esse master/detail será de gravação de dados, não somente para exibição. Digo tb que tenho pouco conhecimento nesse assunto e gostaria que detalhasse mais sua explicação. Se não estiver incomodando, agradeceria muito pela atenção.
Genivaldo
Esqueci de mencionar que estou usando os componentes do Interbase, TBDataSet, IBTransaction, etc. Outra coisa, esse master/detail será de gravação de dados, não somente para exibição. Digo tb que tenho pouco conhecimento nesse assunto e gostaria que detalhasse mais sua explicação. Se não estiver incomodando, agradeceria muito pela atenção.
Genivaldo
GOSTEI 0