Melhores técnicas, componentes e ferramentas para desenvolver uma aplicação comercial WPF... o que devo usar?

.NET

12/06/2012

Pessoal, estou buscando recursos, técnicas e ferramentas para desenvolver uma aplicação comercial com rapidez, qualidade e com o que ha de mais novo no mercado para wpf.
desde framework como fluentnhibernate e componentes visuais como devexpress. Então por favor. quem tiver dica do que devo estudar para aprimorar meu software... agradeço!
Alex Mazur

Alex Mazur

Curtidas 0

Respostas

Leonardo Junior

Leonardo Junior

12/06/2012

Alex, já tive experiência em aplicações WPF e devo lhe dizer que performance ainda pode ser um ponto fraco desta tecnologia, trabalhava com WPF e Nhibernate puro, fazendo comparações da mesma tela rodando em uma desktop e web, a web obteve vantagem em performance, já comparando o mesmo cenário com uma aplicação ASP.NET com uma tela possuindo as mesmas características o ASP.NET teve uma vantagem muito grande em cima do WPF, no meu cenário medi a performance no carregamento de um simples grid com informações retornadas de um banco de dados acessado via Nhibernate, porém isso não quer dizer que sou contra o uso de WPF para aplicações comerciais, só acredito que o projeto deve ser bem estudado antes de sair colocando a mão na massa, e pode ser até o caso de pensar em alternativas de utilização de componentes não microsoft que ajudam no requisito performance em WPF.

Quanto ao fluenthibernate digo o mesmo, quando bem planejado funciona bem. Ótimo para ser utilizado em CRUD de aplicação, porém no caso de relatórios, prefira a utilização de um BI ou apele para as PROCS, porque para este tipo de operação a performance também deixa a desejar.

Utilize o padrão MVVM para desenvolvimento de sua aplicação WPF no VS2010, isso lhe vai garantir boa qualidade de código e melhor reaproveitamento, dica de um bom componente que utilizei é o: http://www.xceed.com/.

Bom acho que é isso que tenho para compartilhar com você, espero que ajude.
GOSTEI 0
Alex Mazur

Alex Mazur

12/06/2012

Valeu leonardo! ajuda bastante sim... minha aplicação vai ser desktop mesmo, talvez distribuida usando um terminal server do windows, gostaria que ela fosse rica no lay - out gráfico, mas vou testar outras opções tbm.
Obrigado!
GOSTEI 0
POSTAR