Mercado de trabalho em Banco de Dados

Off Topic

06/05/2014

Gostaria de saber da galera que acompanha o fórum, como acham que está o mercado de trabalho brasileiro para quem se especializa em banco de dados ?

Acho que será uma discussão que irá agregar muito para os iniciantes e para aqueles que desejam conhecer mais a respeito disso.

Aproveitando, aqui na DevMedia existem ótimos cursos de banco de dados, seja ele SQLServer, MySQL, Oracle, etc. Vale a pena conferir!
Ricardo Arrigoni

Ricardo Arrigoni

Curtidas 0

Respostas

Roniere Almeida

Roniere Almeida

06/05/2014

eu acho um assunto delicado, não acredito que seja facil. muitas empresas não entendem a importancia desse profissional, para se começar na area, outro probleminha, se pedem experiencia no desenvolvimento imagina com banco de dados, que é uma parte onde se deve ter extremo cuidado.
GOSTEI 0
Lucas Rocha

Lucas Rocha

06/05/2014

Eu acho um assunto delicado, não acredito que seja facil. muitas empresas não entendem a importancia desse profissional, para se começar na area, outro probleminha, se pedem experiencia no desenvolvimento imagina com banco de dados, que é uma parte onde se deve ter extremo cuidado.

Concordo.

Acho que é bastante reconhecido em grandes empresas, como bancos etc etc.. mas acredito que só, é uma responsabilidade muito grande.. e as empresas "normais"
"não precisam deste tipo de profissional, contrata um analista e ta tudo certo" < visão das empresas
GOSTEI 0
Ricardo Arrigoni

Ricardo Arrigoni

06/05/2014

Eu acho um assunto delicado, não acredito que seja facil. muitas empresas não entendem a importancia desse profissional, para se começar na area, outro probleminha, se pedem experiencia no desenvolvimento imagina com banco de dados, que é uma parte onde se deve ter extremo cuidado.

Concordo.

Acho que é bastante reconhecido em grandes empresas, como bancos etc etc.. mas acredito que só, é uma responsabilidade muito grande.. e as empresas "normais"
"não precisam deste tipo de profissional, contrata um analista e ta tudo certo" < visão das empresas

Pela minha experiência e pelo que eu vi em diversos amigos da área de TI eu percebi exatamente a mesma coisa que você.
Acaba acontecendo exatamente a mesma coisa, contratam um analista ou simplesmente um bom programador com bons conhecimentos em bancos de dados que resolve o "problema".

Mas eu acredito que existam bastantes empresas que trabalham com um grande volume de dados e que precisam de profissionais específicos dessa área.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

06/05/2014

enquanto a empresa não tiver um grande volume de dados, ta funcionando, ta beleza!!! quando começa aparecer: grande volume de dados, conexões no banco, lentidão, ai, o bicho pega e não tem perdão, se o banco não foi bem projetado, pode esperar, problemas surgirão e com frequencia.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

06/05/2014

banco de dados aqui no Brasil, para se conseguir trabalhar em uma empresa, não é facil. em uma empresa grande, acredito que exista um setor especifico de banco de dados, DBA, desenvolvedor...etc. pelo menos na teoria é para existir, mas sabemos que a propaganda é bastante enganosa. vemos apenas empresas de T.I que fazem a sua parte.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

06/05/2014

estarei acompanhando post, pois a cena atual para INICIAR na area não está facil.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

06/05/2014

enquanto a empresa não tiver um grande volume de dados, ta funcionando, ta beleza!!! quando começa aparecer: grande volume de dados, conexões no banco, lentidão, ai, o bicho pega e não tem perdão, se o banco não foi bem projetado, pode esperar, problemas surgirão e com frequencia.

A maioria das empresas não querem ter despesas com um DBA, mas não levam em consideração as consequências e os prejuízos que elas mesmas têm por pensar assim...
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

06/05/2014

acho que elas fazem essa pergunta "Por que gastar com profissionais diferenciados, se eu posso achar um que saiba de TUDO!!!", parece piada, mas é serio.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

06/05/2014

Só que eles não se dão conta de que esse profissional que eles acham que sabe de tudo, tá sempre apagando incêndio e empurrando as coisas com a barriga.
Não é pq ele quer fazer assim, é pq ele se obriga, pois ele tem prazos e ele tem q achar soluções que ele não tem tempo de verificar se é a melhor solução.
E aí quando cai em termos de qualidade,... acho q vcs podem já imaginar no que vira.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

06/05/2014

eu sei disso, isso vira uma bola de neve com certeza, é uma viagem sem volta na maioria das vezes.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

06/05/2014

alguem conhece alguma empresa que da oportunidade para trabalhar com banco de dados com apenas conhecimento academico, cursos??
não precisa citar nomes. basta informar a quantidade.

valeu
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

06/05/2014

O conhecimento acadêmico, ao qual vc se refere, seria apenas o conhecimento adquirido na graduação?
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

06/05/2014

isso mesmo, o que acha?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

06/05/2014

Olha eu acho que depende do profissional.
Se ele se graduou mas já trabalha na área a algum tempo, ele tem uma boa noção prática de como funcionam os sistemas e pode sim trabalhar com banco de dados em um cargo inicial de DBA, pra que ele possa se aperfeiçoar e se especializar no assunto.
Mas um graduado, sem experiência em desenvolvimento, eu acho que não tem condições de assumir tal responsabilidade pois o conhecimento prático em desenvolvimento fará falta. Seria como dar um passo maior que a perna.
Claro, tudo depende do perfil do profissional e do conhecimento que ele tem.
GOSTEI 0
POSTAR