Mercado Delphi pelo mundo .

Delphi

14/09/2004

Gente , hoje olhei nos classificados de emprego de Nova York e não tinha nenhuma ocorrência para Delphi , fiz a mesma consulta pra JAVA em veio páginas e mais páginas .

Me expliquem isso !

será que o delphi já tá morto por lá ?

Onde o Delphi é mais forte ? só aqui no Brasil :shock:

Vamos debater isso aí gente ... abraços . :wink:

-=|ranca_tripa|=-

-=|ranca_tripa|=-

Curtidas 0

Melhor post

Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

02/12/2015

Essa questão de cidade e região é a mais pura verdade, Sistemas legados ou não o Delphi está funcionando muito bem.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Dopi

Dopi

14/09/2004

Ache que com essa ´forçada´ que a Borland fez para todos mudarem para .NET, muitos começaram a pensar melhor sobre JAVA, que realmente é multi-plataforma e já possui anos de maturidade....

Mas o Brasil, estranhamente sempre escolhe tecnologias não muito comuns no resto do mundo... O Clipper por exemplo, foi sucesso enorme por aqui, mas não no resto do mundo....

Mas e o merdado Brasileiro ? Faça a mesma pesquisa aqui no Brasil... Aqui o Delphi tem muita demanda....

GOSTEI 0
Pehdepano

Pehdepano

14/09/2004

O que existe na realidade são modismos e uma legião de seguidores(incluindo as Empresas). Hoje a bola da vez é o Java, amanhã é outra tecnologia e assim sempre será.

Imagine que a cada mudança de mercado você tenha que aprender uma nova tecnologia. Não estou falando em aprender a escrever alguns trechos de código. Estou falando em ser produtivo. Se vc está na faculdade e ainda não trabalha é possível que vc aprenda a várias linguagens. A partir do momento em que vc tiver de produzir ´software de qualidade´, vc não terá mais tempo para ficar atirando para todos os lados.

É muito comum ouvirmos aquela frase : ´O que está dando dinheiro/emprego é TAL COISA´. Pois eu digo que sempre vai dar dinheiro e emprego é aquilo que é bem feito.

Eu, hoje, me sinto seguro em continuar usando o Delphi sem me preocupar com o mercado. A Borland tem um histórico muito favorável com relação a comunidade. O Delphi já está trilhando o DOT NET e aponta para um bom mercado, isso, sem falar que é uma das poucas ferramentas RAD presentes no Linux(Kilyx).

Vou mais longe. Creio que mais importante do que a tecnologia(Java, Delphi, .NET, cobol, etc) é a obtenção de conhecimentos sólidos que independem do agora. Um exemplo disso é a OO(orientação à objetos), você pode usá-la com Java, C#, Delphi, SmalTalk(OO Pura), C++ e outras. A ferramenta passa a ser somente um detalhe.

No final, o importante não é a língua que você fala, o importante é passar a menssagem.

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

14/09/2004

PehDePano falou e disse!

T+

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

14/09/2004

Colegas,

Acredito que a Borland não forçou ninguém ir para .Net e sim ela teve que se adequar à realidade do fabricante de SO, como o Delphi foi concebido inicialmente para o Windows 16-Bit e na versão dois foi adequado para 32-Bit, agora a Borland teve que fazer a mesma coisa. Na verdade, isso representa um ganho para a comunidade Delphi, pois há um grande aproveitamento do que foi aprendido ao longo dos anos, reduzindo o impacto com o novo framework.
É bom lembrar que o JBuilder é um produto da Borland para desenvolvimento Java, atualmente o JBuilder representa a maior fatia de faturamento da Borland. Para quem não acordou ainda, Delphi 32-Bit é legado e a nova realidade é .Net, ou seja, Delphi 8 for framework .Net.

GOSTEI 0
Motta

Motta

14/09/2004

O mercado brasileiro é realmente chegado a modismos, ainda somos relativamente pequenos , que não tira as qualidades e defeitos da Borland, o Delphi é um bom produto, deu uma patinada face a indecisão da Borland de que rumo tomaria, acho isto ficou claro, .net e o Linux subindo no telhado... :)

Acho que muita gente ficou nas versões anteriores (5,6 e 7) esperando ver o que ia dar.

Vi uma beta do 9 e apesar dos bugs da apresentação (quase nada funcionou) a coisa me pareceu legal.

O mercado está crescendo e breve estaremos menos sujeitos as modas do momento e teremos uma cesta de soluções maiores e melhores à disposição.E mesmo mais fracionado ,por ser maior haverá mercado disponível.

GOSTEI 0
-=|ranca_tripa|=-

-=|ranca_tripa|=-

14/09/2004

Entendo , foi o que falei acima mesmo, vc não conhecem outro país que tenha um mercado delphi ?. se sim , me passem o link pra eu ver as vagas ...

Temo que aconteça com o delphi o memo que aconteçeu com o cliper , sempre terá algum mercado para cliper , mais é uma tecnologia ultrapassada , acho que niguem começaria um novo projeto com cliper .

sem falar que em matéria de .NET acho que em delphi não vei pegar, acho que as empresas iriam direto na fonte (Visual Studio .NET) da M$.

postem aí gente, vamos falar sobre isso ...

Abraços . :wink:

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

14/09/2004

[quote:03c3e7e9a3=´-=|Ranca_Tripa|=-´]
sem falar que em matéria de .NET acho que em delphi não vei pegar, acho que as empresas iriam direto na fonte (Visual Studio .NET) da M$.

postem aí gente, vamos falar sobre isso ...

Abraços . :wink:[/quote:03c3e7e9a3]
Colega,

Pensava assim também, e não faz muito tempo, até conhecer a nova política de upgrade que a Borland vem deferindo no mercado. Hoje, você pode fazer um upgrade para Delphi 8 a partir do Delphi 3, e com custos bem reduzidos.

GOSTEI 0
Motta

Motta

14/09/2004

Uma coisa boa da Borland é a cultura do legado que eles têm, em geral não há grandes impactos nas mudanças de versão.

Alguem tem algum estudo recente da divisão de mercado de sistemas ?

GOSTEI 0
Kroki

Kroki

14/09/2004

O importante é o .exe final...

GOSTEI 0
-=|ranca_tripa|=-

-=|ranca_tripa|=-

14/09/2004

Posso estar meio enganado , mais vejo duas grandes tendências, .NET da M$ e o JAVA da SUN , bem esse último já é mais que tendência , já tem um bom mercado mundialmente .

Ok .. estava pesquisando agora como o colega acima sugeriu e não achei nenhuma vaga de Delphi com .NET no Brasil , vejo apenas para as ferramentas .NET da M$ ...

Estamos de Olho ... :lol:

GOSTEI 0
Kenshindigital

Kenshindigital

14/09/2004

eu acho que depende muito da aplicação e do mercado que você trabalha, lá fora o hardware não é tão problema quanto aqui e a verdade é que nós trabalhamos com anos de defasagem por não poder as vezes distribuir uma aplicação .net ou java porque o cliente não tem estrutura pra rodar sequer o framework com bom desempenho.

assim, acredito que o .net e o java são linguagems aplicáveis mais pra quem trabalha com foco em intraweb e aplicações de 3 camadas, geralmente com servidores mesclados entre win32 e linux.
No meu caso, sou obrigado a fornecer suporte mais voltado para pequenas redes win32 e cliente-servidor onde o delphi oferece um desempenho muito melhor nessas máquinas do tempo do arco da velha do que se fosse rodar um java ou .net

Mas conforme o hardware vai sendo atualizado e se a empresa tem condições de investir mais, com certeza você não deve se prender a uma tecnologia ou linguagem, use a que for mais produtiva se quem vai pagar é a empresa e não você então manda ver, tecnologia existe para ser usada e não se restringe somente ao delphi e como já disseram outros o importante é você ter uma boa metodologia independente de qualquer linguagem.

GOSTEI 0
Kenshindigital

Kenshindigital

14/09/2004

resumindo, delphi é meu foco atualmente mas o futuro pode não tê-lo em seus planos então é sempre bom estar pronto para novidades

GOSTEI 0
Pehdepano

Pehdepano

14/09/2004

empresas iriam direto na fonte (Visual Studio .NET) da M$.

A minha empresinha(pequena) fornece soluções em Delphi. Os programadores já estão habituados e possuem uma excelente bagagem em ferramentas Borland. Por isso, não vejo motivo,pelo menos no momento, para mudar para o C# ou Java. Aliás, para um programador aprender uma nova linguagem e [b:9b084de828]se tornar produtivo[/b:9b084de828] nela, leva um bom tempo. E tempo é $dinheiro$.
Veja que estes problemas são reais para mim que sou pequeno. Imagine, agora, uma grande empresa.

GOSTEI 0
-=|ranca_tripa|=-

-=|ranca_tripa|=-

14/09/2004

Tb adoro o Delphi e não estou falando que essa mudança aconteça agora no Brasil , mais daqui a alguns anos , com melhorias no nosso parque tecnológico ...

Vejo que o mundo já está se moldando a essa nova realidade e o que eu realmente me preocupo é com o mercado e vejo que lá fora o mercado já mudou .. aqui é questão de tempo , como disso o amigo acima , estamos sempre alguns anos atráz dos gringos ...

Trabalho com delphi a 6 anos e estou estudando o Java por conta de não ver um futuro muito promissor com delphi .

Gente foi por isso que postei aqui , pq quando vi no New York Time que não tinha sequer 1 vaga para delphi contra dezenas para JAva e .NEt me assustei muito .... todos sabemos que o Brasil é um reflexo do que acontece no mercado externo, mais num país que ainda existe mercado para cliper , acredito que o delphi ainda se segure por uns bons anos , mesmo que com baixos salários .

Abração aí pra todos ! :wink:

GOSTEI 0
Kenshindigital

Kenshindigital

14/09/2004

Pois é, tenho pensado em investir no java mas o unico problema dele é que eu acho que é a interface que por não seguir o padrão do sistema operacional fica meio estranha.
Não sei se sigo para o .net com o delphi porque ficou muito estranho o delphi 8, em quesitos de win32 é ótimo mas a versão .net trial que testei me fez sentir usando o vb, pois ficou tudo muito lento. Tenho ainda dúvidas se o delphi.net vai virar pra aplicações desktop, para asp.net pareceu ser muito bom mas não pra se criar programas win32.
Eu fico seriamente confuso quando penso no .net no seguinte: se não é totalmente portável pra outros sistemas operacionais e é lento e pesado que nem o cão (o delphi.net consumia 250mb de memória no meu micro) ele vai demorar pra rodar em qualquer máquina, só vai servir pra aplicações server só que aí o produto está seguindo um padrão web somente (alias essa é a idéia) mas se a aplicação vai depender só do servidor e excluindo clientes pequenos, para estes eu continuo usando o delphi win32, e para aplicações intraweb como é server sided já fico pensando se sou mesmo obrigado a optar pelo framework da microsoft porque posso decidir colocar qualquer coisa no server, pois se a mesma quer nos obrigar a reinventar a roda do novo jeito então não há necessidade de me prender novamente no vício de produtos win32.
A microsoft pode estar fazendo uma grande jogada, mas acho que sempre me prendi a ela devido a plataforma win32 mas se a tendencia é jogar no intraweb pra que preciso dela se o server pode ser qualquer coisa?
Afff... mas não quero ficar doido ainda não, vou usando meu delphi 6 mesmo por enquanto e deixar os peixes grandes testarem bastante e baterem a cabeça e o mercado se solidificar um pouco mais antes de fazer qualquer migração, até lá posso conviver com os win9x da vida e outros museus.

GOSTEI 0
Ricna

Ricna

14/09/2004

Aqui na minha cidade existem muitos que vivem do clipper, creio que sempre será possível viver utilizando o Delphi 7 ou inferior sem nem se preocupar com a existência do tal .NET

Uso o delphi a 1 ano após ter feito um curso técnico, nunca tive contato com linguagens de programação até fazer o curso e aprender pascal. Um professor me deu a oportunidade de desenvolver sistema em Delphi e desde então sempre tenho algo prá fazer. Mesmo assim cada vez que tenho que estudar algo novo dentro do próprio delphi fico me perguntando se não vale mais a pena aproveitar que estou começando e partir para algo mais evidente, JAVA (que não tenho nenhum conhecimento), ou quem sabe C++ e assim vai (só não penso em VB).

Quero me aprofundar e não sei onde, cursos de Delphi (certificação), faculdade não sei o que seguir sempre estou indeciso. Tenho intenção de fazer a faculadade de ciências da computação para ter uma base de
Java,C,Php... Mas não sei o canudo vale tanto tempó e dinheiro.

A questão é senti-se seguro e satisfeito com a profissão que você tem,
se vc for bom em cliper vai sobreviver melhor que muita gente por aí. Sempre (ou por um bom tempo) existirá a necessidade de sistemas para
consultórios,mercados... e muitos outras coisas que não dependem de um .NET .Por incrível que pareça com todos programas crackeados e gratuitos que tem por aí ainda me procuram para fazer sistemas para Acadêmias,locadoras,controle de estoque de diversos setores do mercado.
E eu sou um iniciante que mal saiu do paradox, imagine uma empresa como a do PehDePano ficar viajando em mudar tudo sendo que provavelmente tem muita coisa que eles ainda podem aprender com o Delphi.
Se você quer ir pro EUA descubra qual o mercado lá e siga em frente, mas onde eu vivo sinto que o Delphi é mais do que suficiente e esse lugar é o Brasil espero que a Borland continue enchergando esse mercado e não nos abandone. Qualquer coisa também tem bastante coisa sobre JAVA por aí e dá pra ir estudando aos poucos prá não ser um zero, mas prá mim o Delphi sempre será a primeira opção para os meus sistemas.

GOSTEI 0
Pehdepano

Pehdepano

14/09/2004

Quero me aprofundar e não sei onde, cursos de Delphi (certificação), faculdade não sei o que seguir sempre estou indeciso. Tenho intenção de fazer a faculadade de ciências da computação para ter uma base de Java,C,Php... Mas não sei o canudo vale tanto tempó e dinheiro.

Ricna, o meu conselho é que vc faça faculdade(uma boa de preferência). Isso vai ampliar seus horizontes e fornecer conhecimentos sólidos que vc usará por muito tempo, independente das tecnologias. Depois, basta suar um pouco e ler muito.
As certificações passam, o conhecimento científico não!

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

14/09/2004

Realmente, faculdade é o que te prepara para qualquer tecnologia que exista ou possa existir com conhecimento teórico forte.

Pessoal, acho que voces estão subestimando o país. O Brasil é um dos maiores produtores de software e os desenvolvedores brasileiros são valorizados no mundo inteiro. Falo isso porque faço mestrado e participo de congressos internacionais. O Brasil é o 8º país do mundo em pesquisa científica em Informática. Tudo bem que em tecnologia nós somos defasados, mas o que te torna bom em programar não é usar a última versão do produto no último computador lançado.

Sobre o Delphi, a Borland fez o caminho certo focando em .NET já que é a tecnologia que tende a mandar no futuro, junto com o Java (que a Borland já tem o JBuilder). Quem matou o Win32 não foi a Borland, mas a MS. Os futuros Windows só vao rodar aplicativos .NET e se a Borland não desse essa guinada, estaria condenada a máquinas obsoletas.

E não se enganem pensando que por trabalhar em empresas pequenas, tem que ficar com tecnologias defasadas. Se voce programar em Delphi 6+BDE vai funcionar em qualquer Pentium 200 MHz, 32 Mb RAM monousuário, mas se você programar em DBX+3 Camadas, além de funcionar pro mesmo Pentium, vai funcionar pra computadores top com 1000 usuários.

Então é melhor procurar tecnlogia de ponta que voce está se preparando tanto pro mercado nacional de pequenas, grandes empresas e até exportar.

E ainda, o Delphi .NET é pesado, mas os aplicativos gerados por ele, não. E o Java 1.5 acontece a mesma coisa (apesar da máquina já precisar ter uns 300 MHz pelo menos e 64 Mb de RAM.

E tanto o .NET quanto o Java reduzem custos no final das contas, já que você a manutenção dos sistemas é bem mais fácil.

GOSTEI 0
Reginaldo174

Reginaldo174

14/09/2004

Utilizo o Delphi desde a versão 2.0 , quando começei a programar usava banco de dados Paradox e access nas aplicações. Hoje existem vários tipos de Banco de dados, assim como linguagens de programação. Atualmente utilizo o FireBird 1.5 e com certeza não mudaria para um banco de dados Oracle só porque dizem que é melhor.
Assim acontece com o Delphi, Clipper, Java, etc... O importante é a sua aplicação atender ao cliente de forma eficaz .
Hoje o Delphi tem atendido plenamente as minhas espectativas, mas a sua evolução é sem dúvida necessária para que possamos acompanhar o mercado.

GOSTEI 0
Marcus_adriano

Marcus_adriano

14/09/2004

Caros amigos, engano de vocês. Acessem o site www.monsterjob.com e vejam a quantidade de empregos relacionados a delphi. Algumas empresas chegam a pagar até $105.000,00/ano para programadores. Um grande abraço a todos vocês.

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

14/09/2004

Caros amigos, engano de vocês. Acessem o site www.monsterjob.com e vejam a quantidade de empregos relacionados a delphi. Algumas empresas chegam a pagar até $105.000,00/ano para programadores. Um grande abraço a todos vocês.

O mercado do Delphi é mais forte no Brasil e na Europa. Nos EUA o VB sempre se saiu melhor e o JBuilder vende mais que o Delphi.

GOSTEI 0
Quartieri

Quartieri

14/09/2004

Colegas,
adoro o Delphi, mas pelo menos aki em Brasília emprego em Delphi ta dificil.....o Governo Federal está focado em plataforma livre, JAVA aki comanda... sei de gente que chega a ganhar até 14.000 por mês com java....e pra que é Delphi o salario máximo é de 3.000 ..... tem que rebolar pra ganhar um salario decente.......assim sendo num posso nadar contra a correnteza, to indo pro java tbm, até o fim do ano tiro certificação em java(a primeira é claro), tenho 2 certificações em Delphi....isso ajuda mas o mercado .....ja viu...o Java realmente tem vantagens que o Delphi nunca terá, IDE free o eclipse é muito bom e gratis(num tem que pagar um preço razoavel por um upgrade(e que roda só em windows)), frameworks novos e orientados a objetos e um mercado que só cresce.
Obs: esta é a penas minha opnião.

GOSTEI 0
Nilodp

Nilodp

14/09/2004

Quando vc ficar BOM em uma linguagem jah averra outra teconlogia :P

palavras do meu professor!
Mestrado em JAVA!

GOSTEI 0
Nilodp

Nilodp

14/09/2004

E agora dia 16 estarei iniciando curso de JAVA!

=/
preco 800 pau! 2 meses! UIa como eles tao ganhando meu dinheiro? AHahahhauahua

GOSTEI 0
Onjahyr

Onjahyr

14/09/2004

Esse papo nunca acaba! :?
Já ressuscitaram mais um tópico para criar flames, logo logo todos querem dar sua opinião.... Estou em Brasília também, fiz curso de Java na ETB em Águas Claras, não gostei do Java e voltei para o Delphi.... Quem depende de emprego, tem que correr atrás do ganha pão, eu mesmo trabalho por conta própria....

No Windows eu uso o Delphi, no Linux eu uso o Lazarus. O Delphi é pago, mas o Lazarus é livre e tem versão para Windows e Linux, usa o Free Pascal, qdo preciso criar alguma coisa que seja para uma empresa eu uso o Lazarus, já para meu uso eu uso o Delphi.

Não sou um profissional certifcado, mas uso o Delphi desde a versão 1.0 no Windows 3.11, o meu problema é somente Banco de Dados, pois a maioria dos meus aplicativos são científicos e qdo preciso gravar algum dado gravo como arquivos TIPADOS...
Agora que tô tentando aprender o Firebird para construir um aplicativo para CUSTOS, ainda nem comecei, tá só no projeto...

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

14/09/2004

Ressucitando pela terceira vez o tópico, mas preferi isso a criar outro. Recentemente fiz uma visita a uma empresa do Japão e soube que os produtos da Borland/Codegear tem crescido muito por lá. Segundo eles, o que mais pesa em favor do Delphi e JBuilder é a produtividade (coisa que os japoneses levam muito em consideração).

Aqui no Brasil, como já foi discutido, muita gente mudou pra Java. Particularmente, mesmo preferindo Delphi, com Java e PHP por questão de mercado (é muito melhor remunerado e tem mais opções) mas o Delphi ainda dá show neles.

GOSTEI 0
Paulo

Paulo

14/09/2004

Não li todas as respostas aqui, mas gostaria de opinar:
1º - Pesquisa em cima de classificados. não expressa a realidade.
2º - Acho sim, que tudo na vida tem inicio, meio e fim.
3º - É verdade sim, que algumas empresas estão reescrevendo seus softwares para C# ou algo pareceido, mas isso não determina o fim das aplicações Win 32 ou do Delphi(Também estão udando de VB, Fox e etc...)
4º - Mudar um sistema corparativo não é tão simples assim. Essas empresas que estão reescrevendo em outras linguagens, são empesas pequenas e software também(Transportadoras, Lojas de varejo e etc...). Alguém já viu o software do carrefour? Ele está assim há anos
5º - Fico com a opinião de quem disse, o linguagem não é o problema, mas sim a mensagem, ou seja, seja bom naquilo que tu conheces que sempre terá mercado para você. Se uma empresa me contratasse hoje para desenvolcer algo, eu começaria em Delphi. Sabe porque? Não porque é a melhor ou nunca vai morrer, mas é porque entre todas as existentes, é a que melhor conheço. Estou partindo pro Java, não deixando o Delphi, mas aprender algo novo, mas ainda acredito no delphi, até ele morrer.

GOSTEI 0
Lucas Silva

Lucas Silva

14/09/2004

Essa questão de mercado, varia muito de cidade em cidade, país em país, exemplo, eu era de São Paulo e lá trabalhei com Java, Java em SP é forte, salários bons nas empresas, mas por necessidade de mudança de meus pais, vim morar na Bahia com eles, e aqui na região de Vitória da Conquista, o forte é Delphi, salário pra Sênior chega a 6 mil , tive que estudar e amar Delhpi, aliás estou estudando mas ainda não entrei na empresa. Temos que avaliar o mercado de onde estamos, ou de onde queremos morar; mudar em fim. Minha opinião claro rs.

Abraços.
GOSTEI 0
POSTAR