Mostrar nome do usuário no showmessage
Caros, vi um recurso interessante em um software de contabilidade, onde o sistema mostra nos ShowMessage, MessageBox, etc... o nome do usuário logado. Por exemplo: Sávio, você tem certeza que deseja excluir este registro? ou: Sávio, selecione o nome do cliente primeiro!
Bom, tentei declarar uma variável global que pegasse o Id ou nome do usuário no banco e colocasse antes das mensagens, mas sem sucesso. Alguém teria alguma ideia de como fazer isso?
Bom, tentei declarar uma variável global que pegasse o Id ou nome do usuário no banco e colocasse antes das mensagens, mas sem sucesso. Alguém teria alguma ideia de como fazer isso?
Sávio Soares
Curtidas 0
Respostas
Maicon Wagner
12/01/2014
Amigo, isto não seria difícil não viu.. Eu faria assim. Ao iniciar o sistema eu pegaria o ID do usuário e o Nome dele e gravaria isto em uma variável global como vc disse, de preferencia grave em uma unit que vc so tenha variáveis isto eh um recurso interessante, dai a partir disto você pode utilizar em todo o sistema essas variáveis :) inclusive no ShowMessage mostrando mensagens de erros e avisos.
Mas c vc estiver já fazendo isto e não esta dando certo. poste o seu código para darmos uma olhada !
Mas c vc estiver já fazendo isto e não esta dando certo. poste o seu código para darmos uma olhada !
GOSTEI 0
Sávio Soares
12/01/2014
Caro Maicon, minha dificuldade está justante em gravar na variável global o ID e o nome do usuário, (iniciante) rsrsr. Declaro a variável: USUARIO_ID : Integer; USUARIO_NOME: String; Mas como "puxar" os campos que vem do Banco de dados?
GOSTEI 0
Maicon Wagner
12/01/2014
Bom.. Você já tem o seu script de login ? Posta ele para darmos uma olhada pois c vc já tiver funcionando com ele mesmo da para poder fazer isto que você precisa :)
GOSTEI 0
Járabe Emanuel
12/01/2014
Caro Maicon, minha dificuldade está justante em gravar na variável global o ID e o nome do usuário, (iniciante) rsrsr. Declaro a variável: USUARIO_ID : Integer; USUARIO_NOME: String; Mas como "puxar" os campos que vem do Banco de dados?
Porque você não faz uma variável string e grava nela ao logar o nome do usuário, acho melhor que pegar a ID;
GOSTEI 0
Rafael Brendolan
12/01/2014
Está usando que tipo de conexão aos dados?
Exemplo:
se for um ClientDataset
(Variável Global) nomeCliente := DataModule.ClientDataSetNomeCliente.AsString;
Exemplo:
se for um ClientDataset
(Variável Global) nomeCliente := DataModule.ClientDataSetNomeCliente.AsString;
GOSTEI 0
Sávio Soares
12/01/2014
Usando query na conexão.
GOSTEI 0
Douglas
12/01/2014
Usando query na conexão.
Savio, você conseguiu resolver o problema?
GOSTEI 0
Edemar Polli
12/01/2014
Bom dia...
Aconselho você criar um Dataset como tabela virtual, nela você vai guardar informações como id logada e informações personalizadas do usuário, em arquivo CDS.
Sendo assim você torna o código mais limpo e tem a confiança da validação do campo.
Aconselho você criar um Dataset como tabela virtual, nela você vai guardar informações como id logada e informações personalizadas do usuário, em arquivo CDS.
Sendo assim você torna o código mais limpo e tem a confiança da validação do campo.
GOSTEI 0
Sávio Soares
12/01/2014
Obrigado a todos, consegui resolver colocando uma variável global no data module.
GOSTEI 0
Douglas
12/01/2014
Podem encerrar este tópico.
GOSTEI 0