Não Consego Ver o Último Registro no DBGrid, Pq ??

Delphi

12/06/2004

Tenho um DataSource, Ligado em uma Query, e um DBGrid Ligado ao DataSource, e tbem um RadioGroup com 5 opções que ao escolher um o DBGrid e Ordenado. Funciona mão o último Registro não aparece no DBGrid.

Código no Evento OnClick do RadioGroup
procedure Tfrm_Principal.Rgp_OrdenaClick(Sender: TObject); begin DsDados.Dados.Consulta.sql.Clear; DsDados.Dados.Consulta.sql.Add(´Select *´); DsDados.Dados.Consulta.sql.Add(´From Dados´); If Rgp_Ordena.ItemIndex = 0 Then DsDados.Dados.Consulta.sql.Add(´Order by Codigo´); If Rgp_Ordena.ItemIndex = 1 Then DsDados.Dados.Consulta.sql.Add(´Order by Nome_Func´); If rgp_Ordena.ItemIndex = 2 Then DsDados.Dados.Consulta.sql.Add(´Order by Bairro´); If rgp_Ordena.ItemIndex = 3 Then DsDados.Dados.Consulta.sql.Add(´Order by Cpf´); If rgp_Ordena.ItemIndex = 4 Then DsDados.Dados.Consulta.sql.Add(´Order by Nascim´); DsDados.Dados.Consulta.Open; end;

Alves

Alves

Curtidas 0

Respostas

Ivonei

Ivonei

12/06/2004

Eu usaria assim:
procedure Tfrm_Principal.Rgp_OrdenaClick(Sender: TObject);
begin
[color=blue:c17cc04224]DsDados.Dados.Consulta.Close;[/color:c17cc04224]
DsDados.Dados.Consulta.sql.Clear;
DsDados.Dados.Consulta.sql.Add(´Select *´);
DsDados.Dados.Consulta.sql.Add(´From Dados´);

[color=blue:c17cc04224]Case Rgp_Ordena.ItemIndex of
0: DsDados.Dados.Consulta.sql.Add(´Order by Codigo´);
1: DsDados.Dados.Consulta.sql.Add(´Order by Nome_Func´);
2: DsDados.Dados.Consulta.sql.Add(´Order by Bairro´);
3: DsDados.Dados.Consulta.sql.Add(´Order by Cpf´);
4: DsDados.Dados.Consulta.sql.Add(´Order by Nascim´);
end;[/color:c17cc04224]

DsDados.Dados.Consulta.Open;
end;

Estranho é o último registro não aparecer. Será que o DbGrid não está muito para baixo, a ponto de ´sair´ do formulário e ocultando o último registro?
Se não for isto, insira novos DataSource, Query e DBGrid e configure novamente. Se o problema é com os componentes, é mais fácil substituir do que tentar descobrir o problema.

GOSTEI 0
Alves

Alves

12/06/2004

Não não é isso. Se eu ligar o DBGrid Direto no DataSource da Tabela Aparece todos os registros. Se eu ligar no DataSource da Consulta, não aparece !

GOSTEI 0
Ivonei

Ivonei

12/06/2004

Tem algum campo calculado ou algo assim na Tabela que não está na consulta? Você adicionou ítens na propriedade Columns do BDGrid?

Por isso eu aconselhei colocar novos componentes e testar. Use uma nova Query para consulta. Se funcionar, o problema está aí. Senão, faça o mesmo com o DBGrid. Pelo menos é assim que eu faço, quando a coisa impaca e não consigo enxergar o erro. :wink:

Fui

GOSTEI 0
Alves

Alves

12/06/2004

Ivonei, vc tem razão, tava usando um campo Codigo, q eu acrescentava o código. Então mudei para autoincremento, e pimba aparareceu tudo.
Mas mesmo assim vou revisar pra a ver o q de fato aconteceu.

Obrigado pela ajuda. :wink:

Tem algum campo calculado ou algo assim na Tabela que não está na consulta? Você adicionou ítens na propriedade Columns do BDGrid? Por isso eu aconselhei colocar novos componentes e testar. Use uma nova Query para consulta. Se funcionar, o problema está aí. Senão, faça o mesmo com o DBGrid. Pelo menos é assim que eu faço, quando a coisa impaca e não consigo enxergar o erro. :wink: Fui

GOSTEI 0
Ivonei

Ivonei

12/06/2004

Obrigado pela ajuda.

Disponha. 8)

GOSTEI 0
POSTAR