Nosso Delphi esta perdendo ou ganhando espaço ?
Gostaria de por uma pauta aki.
[b:8e5bff77a5]Na Opnião de vcs O Delphi ainda esta ganhando espaço ou esta perdendo ? [/b:8e5bff77a5]
Apenas por curisosidade para saber como anda o mercado em outras regiões, e tb conhecer melhor a ferramenta que eu uso.
[]s a todos
Mdm
Respostas
Eixox
21/12/2005
[b:9cd3bb128f][i:9cd3bb128f]Não sei como a sua mensagem não foi restringida pelo moderador, mas vou lhe dar a minha opinião[/b:9cd3bb128f][/i:9cd3bb128f]
Quando começei a trabalhar com o Delphi, era realmente uma ferramenta problemática e só existiam praticamente os componentes nativos, até porque Internet era coisa de luxo.
O Delphi cresceu e mostrou a sua maturidade eu acredito na versão 3 - uma das melhores que eu já usei. Da versão 4 em diante uma série de correções começaram a ser disponibilizadas e a ferramenta cresceu muito. Ficou pesada, cansativa e chata e praticamente não incrementou benefícios consideráveis. Principalmente em razão ao custo X benefício.
Se olharmos com cuidado, veremos que a maioria dos componentes estavam disponíveis pelos fabricantes - é o caso dos componentes Indy e IntraWeb. Muito perfume, muito dinheiro e pouco efeito.
Uso o padrão de desenvolvimento da Microsoft. Não uso componentes adicionais que não sejam os instalados pelo próprio Delphi e raramente saio dos componentes de banco de dados e Standard, Additional e mais uma ou duas. Uso como Banco de Dados DBISAM e nunca me incomodei com ele.
O Projeto Lazarus é um dos grande rivais do Delphi - acredito. A minha empresa está investindo forte nas plataformas abertas (OpenSource). Quando a Borland se ´afiliou´ a Microsoft e começou a lançar uma versão atrás da outra - a sacanagem com os desenvolvedores também começou.
Primeiro, acredito que a grande maioria não saiba realmente usar 50¬ das ferramentas nativas disponíveis eficientemente. Muitos adicionam componentes de Skins, para emular controles digitais, tudo muito bonito e até alguns são muito agradáveis, porém só fazem crescer o código. Na minha empresa, a tendeência é diminuir ao máximo o tamanho do código. Chegamos a travar disputas de algoritmos para ver o mais eficiente.
Em relação a pergunta se o Delphi está ou Não ganhando espaço, a tendência será perder cada vez mais, com a abertura de muitas plataformas proprietárias para opensource, o número de profissionais que antes dependiam de uma única ferramenta poderá ser dividido devido ao número de ferramentas que estão sendo disponibilizadas.
O Linux tem uma série de ferramentas de desenvolvimento: Perl, C, Pascal, Java e outras.
Quanto mais o Delphi começar a exigir de hardware para ser instalado, maior será o número de empresas que ficarão com versões anteriores como a versão 7.
Na minha empresa temos as licenças de Delphi 7 para 5 máquinas. Saiu uma fortuna. O custo é muito alto e muitas vezes o investimento não retorna em curto prazo, mas a muito longo prazo. Ainda mais tendo que concorrer com as [b:9cd3bb128f]prostitutas[/b:9cd3bb128f] que desenvolvem sistemas por R$ 5,00 reais a hora.
Acredito que a tendência será perder cada vez mais o espaço, hoje você pode desenvolver aplicações com o mesmo nível de sofisticação do Delphi usando Php por exemplo.
Acho que seria isso.
Abraços
Wiltonfenix
21/12/2005
Era essa palavra que eu estava procurando.
Fernando_cunha
21/12/2005
lastimavel ....
Wiltonfenix
21/12/2005
Você passa 6 meses fazendo um sistema. Passa dias fazendo o projeto, análise, programação, testes... E você estipula um preço de R$ 1500,00 para o seu sistema. Pq o seu trabalho resultou em um sistema muito bom e que vai atender a qualquer empresa do ramo. Numa concorrência você se depara com um sistema concorrente que o cara está oferecendo por R$300,00. Você fica feliz da vida? Você vai abaixar o preço do sistema para R$290,00 para ganhar o cliente numa boa?
Da mesma forma o valor por horas: você cobraria R$10,00 a sua hora para cobrir alguém que está cobrando R$15,00 ?
Não quero ofender ninguém. É apenas uma constatação de que algumas pessoas não dão o devido valor ao seu trabalho e sua inteligência.
E isso é lamentável!!!
Adriano Santos
21/12/2005
Programo também em PHP e não acredito ser possível desenvolver sistemas tão ou mais sofisticado do que no Delphi. PHP ainda está engatinhando e precisa de muito ainda para alcançar a ferramenta.
Perdoem-me se eu estiver falando besteira.
Abraço
Felipeaj
21/12/2005
e isso existe em qualquer ramo
meu sogro por ex. trabalha com sistema de alarme
ele é o mais correto possivel, só que alguns concorrentes as vezes tem projuizo para pegar o serviço e meu sogro nao
em qualquer profissão em tem, e na informática, no Brasil (pior ainda), tá tomado disso!
Eixox
21/12/2005
Quando falo o termo prostitutas, estou me referindo ao seguinte:
- um demonho de um bosta de um guri que era açougueiro, comprou um Kit5 da vida e está ´desenvolvendo´ como ele diz, aplicações e vende por R$ 60,00 - só dando um tiro no filho da mãe.
Quando faço a análise do sistema, entrego toda a documentação e me ferro dias e noites para cumprir prazos e atender outra dúzia de clientes e estimo o valor do desenvolvimento em R$ 2.000,00, as pessoas chegam na cara dura e dizem: Pô eu consigo com o fulano por R$60,00. Ai eu digo: ele dá garantia? Dá suporte? Disponibiliza expansão? Faz integração e exportação? - Resposta: Eu não preciso disso!
Bem, querendo ou não, gostando ou não, é isso o que me acontece. A minha empresa se ferra. Eu me ferro e os preços, obviamente sobem - meus cliente ficam putos e eu fico puto. Eu demito funcionário, funcionário fica puto e vai acabar virando um concorrente e cobrar R$ 50,00 para ferrar com o bosta do ex-açougueiro e o ex-patrão. Lá vai o preço pro chão. Não sei como é nas outras cidades, porém aqui o preço mais baixo ganha, e a diferença não é de R$10,00 R$20,00 ou R$30,00 é até por R$ 5,00 - acreditem R$ 5,00 míseros reais. Isso pra mim é sim prostituição. Se eu gasto para me especializar, gasto com livros que são caros, gasto tempo e não valorizo o meu trabalho e dos meus profissionais, eu tenho mais é que fechar a empresa e me prostituir.
A prostituição está relacionada a oferta de serviços baratos. Até entre as prostitutas existem prostitutas - Existem prostitutas de R$ 3.000,00 e existem prostitutas de R$ 1,50 - cobram somente para conseguir um prato de comida.
É assim na área de desenvolvimento. Os caras que desenvolvem o demonho do KIT 5 tem que ser vítimas da própria palhaçada e morrer de fome mesmo. Tem que ser explorados e surubados diariamente e nem podem reclamar.
Com relação ao PHP digo e me desculpem
o PHP - GTK para Linux - é ferrado o negócio.
É muito bom mesmo. Acho que vocês não conhecem metade da força do PHP. Desculpem se eu estiver ofendendo alguém - Não é minha intenção.
Wiltonfenix
21/12/2005
Também programo em PHP e concordo que o Delphi ainda está bem a frente. Eu particularmente consegui fazer quase tudo que quis em PHP, mas a produtividade do Delphi ainda é um diferencial enorme.
Mas, é bom a Borland abrir o olho com a política atual dela. Os preços atualmente praticados, excluem os pequenos, que eu acredito serem a maioria e os que são responsáveis pelo crescimento de uma ferramenta.
Adriano Santos
21/12/2005
Então [b:ced609578b]eixox[/b:ced609578b] mencionei a minha discordia com vc justamente pra já mexi no PHP GTK e confesso não vi muita vantagem, mas também não sou nenhum the best no PHP. Se vc tah dizendo nem posso questionar muito sem ter certeza.
Realmente, assino em baixo.
Nildo
21/12/2005
Weber
21/12/2005
Não tem o que se desculpar não [b:c3125d32a6]eixox[/b:c3125d32a6]. Eu tenho uma empresa na região Noroeste do Paraná e passo pelas mesmas dificuldades que você.
Na hora de calcular o custo do desenvolvimento tenho que levar em conta salários, aluguel, contabilidade, impostos, impostos, impostos ([i:c3125d32a6]tantos impostos porque não sou SIMPLES, devido a empresas do ramo de desenvolvimento de software não se ´encaixarem´[/i:c3125d32a6]). Bom, resultado, custo do meu produto R$ 3.000,00 e vem um ´qualquerzinho´ e faz uma proposta de R$ 300,00.
[b:c3125d32a6]Nossa categoria só vai realmente ´funcionar´ quando nos organizarmos e criarmos algo do tipo CREA, OAB, CRM, etc.[/b:c3125d32a6]
Adriano Santos
21/12/2005
Bem colocado [b:02d680f206]nildo[/b:02d680f206]. Para o cliente, ou pelo menos para a maioria deles, não importa a linguagem ou ferramenta usada e sim a finalização, ou seja, o produto final.
Agora, em se tratando de mercado de trablho ai complica. É a msm coisa do que acontece hoje para quem programava em Clipper, Pascal e etc. O mercado estreitou...estou certo? Não programei em nenhuma liguagem antiga...me corrijam se estiver errado (como sempre digo).;
Martins
21/12/2005
Continuarei usando Delphi, e olha q ainda uso a versão 6, pq ela atende as minhas necessidades, e com ela posso desenvolver o q me for solicitado.
Chip_set
21/12/2005
Dopi
21/12/2005
Deixando a minha opnião... O Delphi está perdendo espaço SIM... Pois cada programador que é ´forçado´ a adotar o .NET analisa as vantagens e desvantagens das diversas ferramentas existente... Praticamente não existe quem programe em .NET usando a Delphi Language, apenas C#... Então já que é pra aprender tudo de novo, porque não avaliar outras ferramentas como o SharpDevelp que é Free ?? Acredito que todos que estão passando pelo processo de migração para .NET vão pensar de forma semelhante a ilustrada...
Agora... não vejo relação com o custo da Ferramenta e o custo do programa final gerado por ela... Acho que é praticamente impossível construir ´bons´ sistemas com Kit5 ou qualquer outro gerador de aplicação... E isso o mercado cuida de ´peneirar´... A hora que os usuários dese programador de fim-de-semana precisarem de SINTEGRA, ECF, TEF, e outros bichos que a legislação nos impoem eles caem na real...
Aerreira
21/12/2005
Dopi, discordo dessa sua colocação, pois existe uma relação direta sim entre o preço da ferramenta utilizada e o custo do programa final.
Com um Delphi2006 Architect custando mais de 10 mil reais, fica dificil recuperar isso a qualquer prazo. Se você considerar todos os custos e impostos (bem citados pelo Weber neste tópico) somados ao custo da ferramenta, realmente fica dificil, principalmente considerando que no outro ano vai sair um Delpih200X com upgrade na faixa dos 6 mil. Se considerar um upgrade a cada ano, você deverá acrescentar aproximadamente R$500 / mês no seu custo fixo. Para uma empresa pequena isso é dinheiro, e muito.[/b]
Eixox
21/12/2005
A pergunta inicial era: O Delphi está perdendo mercado?
Corremos por vários caminhos e situações diferentes, expostas por todos ao vivo e a cores todas as realidades. Alguns programadores como o [b:a70ba19ebc] Nildo [/b:a70ba19ebc] (me desculpe Nildo usá-lo como exemplo) [u:a70ba19ebc]não estão nem ai [/u:a70ba19ebc] para a concorrência. Nildo a questão é muito mais complexa, hoje pode ser que você faça isso por ´diversão´ (novamente me desculpe se eu estiver errado). Você copia a ferramenta, não paga imposto nenhum e não gera empregos. Assim é fácil. Quando voê paga um montão de impostos a coisa muda.
[b:a70ba19ebc] Quando falamos em perder ou ganhar espaço [/b:a70ba19ebc], estamos sendo degustados pelo pessoal da Microsoft e beliscados pelo pessoal da Borland. A Microsoft diz para a Borland - Force o uso do .NET e a Borlando diz USEM A BOSTA DO .NET.
Em qual realidade vivemos? Qual é a verdadeira necessidade das empresas? A maioria das empresas está substituindo seus servidores NT e 2000 para Conectiva, Red Hat, Fedora - LINUX. Junto com as aplicaçòes que ficavam exclusivamente nesses servidores que foram ´desmontados´, houve a necessidade da conversão para LINUX.
Eu tenho duas escolas que usavam exclusivamente Windows e hoje estão usando exclusivamente Linux - eu tive que instalar em todas as máquinas e desenvolver o mesmo sistema de Windows para Linux - Me ferrei todo - Tudo para não perder o Cliente.
Senhores, o mundo está cada vez mais globalizado. Com a saída do ´novo´ Windows - a grande maioria das empresas não farão esse investimento. Qual é o valor previsto do Sistema Operacional no mercado brasileiro? Qual o Valor da Máquina para rodar a encrenca?
Resultado, é potencialmente perigoso para os desenvolvedores de Windows que não começarem a olhar para outros horizontes e não começarem a se especializar em outras linguagens de programação.
A própria Borland abandonou o Kylix, acredito que por imposição e divisão de percentuais de lucro oferecidos pela Microsoft. [u:a70ba19ebc]Acredito eu, não estou dizendo que isso seja verdade, é só uma suposição[/u:a70ba19ebc].
Não acreditar que o Delphi esteja caindo é a mesma coisa que não acreditar que o mundo é redondo.
Aerreira
21/12/2005
O mercado precisa de gente séria, infelizmente os clientes não têm uma visão muito clara a esse respeito quando o assunto é tecnologia, ou qualquer outra coisa que eles não dominam muito bem... Com medo de errar na hora de contratar, sua cautela acaba os levando a gastar muito mais, pois com medo de gastar muito em algo que não domina, acaba comprando uma solução barata e insuficiente, e como é óbvio... mais adiante vê que o barato saiu caro e acaba tendo que contratar gente séria, que cobra direito, para fazer a mesma coisa novamente.
Mas é pra isso que estamos por ai, para atender essa demanda de clientes insatisfeitos. Tenho 18 anos de experiencia em desenvolvimento, e praticamente todos os meus clientes ao longo desses anos já tiveram experiencias infelizes em termos software, e acredito que continuarão tendo enquanto não tomarem conciência de que solução Boa Bonita e Barata, não existe.
Nildo
21/12/2005
Acertou em 100¬ minha situação
Pois é... Você tem muito mais experiencia na área do que eu tenho de idade! Então você realmente tem uma visão mais ampla de mercado do que eu.. mas concordo com o que você disse na mensagem anterior
Kitsystem
21/12/2005
Romulocpd
21/12/2005
Bom, venho do VB6 com 6 anos de experiência (excelente ferramenta, porém a Microsoft nos abandonou desde 2000) e agora estou com o Delphi e não largo mais. Estudei o .Net por 2 anos e até sisteminhas eu cheguei a fazer. Eu não diria que o VS é uma ferramenta incrível, eu digo com todas as letras que o .Net é uma linguagem incrível. A OO dele é muito boa porém comercialmente pra mim não serve.
Tem um post neste tópico que o cara fala que não importa se é delphi 6 com DBIsam, o negócio é o produto e eu concordo plenamente. Venho do .Net e usei bem o VB2005 Express. Eu to no Delphi 6 (ja usei o 7, 8, 2005) e não largo dele jamais! Uma ferramenta leve, estável e que consigo fazer um produto de extrema qualidade.
A Borland está sim indo pro caminho errado forçando tudo para o .Net pois com isso a grande iniciativa, o Kylix, foi deixada de lado por conta disso.
Acho que o que interessa é o cara saber fazer o sistema conforme o cliente necessita, independente da ferramenta.
Agora que estou no mundo Delphi vejo que ele não está perdendo espaço. Dos programadores antigos, experientes e que vivem dele todos estão indo para o .Net? Eu duvido muito. o .Net é lindo, mas está sofrendo mudanças a cada versão e isso é fogo pra gerenciar. O Delphi faz produtos de excleente qualidade na boa e velha Win32. Acho que o Delphi tem o espaço dele e vai demorar muito para perder. Tanto que lembral do Delphi 8? Era só .Net e foi uma porcaria, no D2005 voltaram coma Win32 pois a grande massa de desenvolvedores usa Win32 e não vai largar de jeito nenhum! Lembro-me de uma revista Clube Delphi que tinha uma discussão sobre Delphi e .Net entre os maiores desenovlvedores do país. Muitos falaram que não vão migrar agora, somente em novos projetos vão utilizar.
Vejam, se tenho um sistema rodando no cliente com Delphi 5,6 e atender para que eu vou colocar o .Net? Pra poder dizer que estou usando tecnologia de ponta? Acho isso um erro.
Bom pessoal, é isso ae! Viva o Delphi. Quem quiser ir pro .Net pode ir, eu fico na Win32 muito satisfeito!
Eixox
21/12/2005
O desenvolvimento baseado em necessidades é uma coisa complexa. Você está falando em tempo de vida de software. O Sistema Operacional é um dos principais delimitidores do tempo de vida de seus sistemas.
Vejamos: com a mudança da plataforma Win 3.1, todo o modelo de desenvolvimento baseado em DOS e principalmente os sistemas de bancos de dados como Clipper e Paradox - foram por água abaixo. Até o Access chegou a ser superior a qualquer outro modelo de Banco de Dados naqueles tempos. Implementando os relacionamentos visuais a prova de burro. Com o Win95 todo mundo dizia que não ia entrar, ´todos´ iam remar contra a maré - porém a maré foi mais forte e levou toda a galera para Win98, WinMe, WinXP, Win2000 e Win2003 - eu uso Win2003.
Com as modificações nos sistemas operacionais, os usuários passaram a optar por ver uma nova forma dos objetos. Os componentes são mais redondinhos, mais compridinhos, mais desenhadinhos e toda essa bixisse que realmente interfere na hora da venda ou planejamento do sistema. Com o WinXP novos recursos foram implementados nas API´s e já tive problemas sérios de configuração usando os próprios comandos que a Microsoft disse não mudar por questões de compatibilidade.
Dizer que o Delphi não perde lugar e dizer que o Delphi é perfeito para tudo é uma forma muito unidirecional de ver as coisas. Por exemplo, é mais fácil programar um protocolo de rede usando o C ou C++ do que usar um Delphi.
Desenvolvimento de Banco de dados é uma coisa muito complexa - em Blumenau, o principal ambiente de desenvolvimento é Visual C++ da Microsoft e não o Borland.
Com o novo modelo de implementação da Microsoft no novo sistema operacional, um novo marco estará sendo definido [b:01436f4677] anotem o que eu estou falando [/b:01436f4677] o que é velho continuará sendo velho por pouco tempo e o que é novo será uma verdadeira dor de cabeça. Teremos que trabalhar com camadas de autoridade - essa é uma das visões da Microsoft para fortalecer o sistema.
Quem me disser que trabalha sem se preocupar com o sistema operacional e a própria versão da ferramenta Delphi está mentindo, ou tem uma posição muito comoda, ou quase não vive do desenvolvimento de soluções. Esses são os famosos bombeiros, fazem pequenas adaptações.
Romulocpd
21/12/2005
Quem usa Delphi e pega .Net já entende milhões de coisas de cara.. conheço programadores VB que quando olham o VB.Net saem correndo! não por culpa deles, é que a o VS2002 não é VB.. agora sim, a MS com o VB2005 fez o VB com cara de VB, mas acho que o .Net tem muito a amadurecer ainda. A programação Win32 vai durar por muitos anos.
Concordo plenamente que os clientes adoram coisas bonitinhas, mas em meus clientes eu prezo sempre a eficiencia do sistema. Aqui na empresa onde trabalho somos uma empresa de ferramentas em Macaé onde vendemos cerca de 2,2 milhões mensais. O sistema principal é um em Cobol e estamos fazendo o novo (VB com SQL Server). O cobol será substituido por que a empresa que fez nao acompanhou o crescimento da empresa, ela caba e anda pra gente, pois se ele adesde o inicio inovasse o sistema com recursos melhores o Cobol ficaria ainda sem problemas!
Acho que novas lingugaens, novas tecnologias visam sempre o melhoramento de ferramentas (WebServices por exemplo), mas as antigas tecnoligias estão aí a todo vapor e vao continuar por muitos anos. O proprio VB6 (estou com ele aberto agora!.hehehe fico o dia todo nele) que está sem ajustes desde 98 é uma ferramenta muito boa. Tem mt Vb por aí e por muito tempo vai ter gente fazendo sistemas em VB. O cliente quer o sistema funcionando, não importa se é em VFP, VB, Delphi.
Claro que o ambiente DOS já está sendo rejeitado muito, mas por exemplo um amigo meu coboleiro ganha a mior grana no Rio. Ele vende cobol e ganha a vida assim, é um quarentão que ficou rico com isso. Ele quer mudar? De jeito nenhum! Ele sabe vender e tem um excelente produto e pro cliente isso que importa.
Essas mudanças tecnologias nao me fazem repensar minha forma de trabalho (já fez.. quando o .Net foi lançado eu fiquei doido! mas caí na real).
Vlw gente!
Dopi
21/12/2005
Tecnologia nova não é necessariamente sinônimo de bons sistemas... Bons sistemas tem um bom projeto de banco de dados, de interface com o usuário, bom nivel de confiabilidade e agilidade... E isso depende muito mais do talento da equipe do que da Ferramenta...
Para os que pensam que o DOS está morto, que o CLIPPER está morto, e que é impossível conquistar mercado com essas ferramentas... Segue exemplos de empresas lideres nos seus segmentos, que tem milhares de clientes em todo o Brasil... e ainda usam CLIPPER
[url=http://www.gzsistemas.com.br/]G.Z. Sistemas[/url] (Sistema para Supermercados)
[url=http://www.informatt.com.br/_site2003/default.asp]Informatt PODIUM[/url] (Sistema para Locadoras)
Aerreira
21/12/2005
Que morto que nada, concordo com você. Se vê muita coisa ainda em DOS por ai... Até mesmo uns sistemas de supermercado, com uma carinha mais ou menos, da Sweda, aquilo é clipper... disfarçado, mas clipper.
Já venho desenvolvendo em Delphi há algum tempo, mas ainda tenho dois sistemas em DOS, desenvolvidos em Joiner (conhecem?), sendo muito bem usados por alguns clientes, com suporte, implementações novas, correções e tudo que um sistema em plena produção requer.
Claro que não dá pra comercializar mais esses sistemas, o mercado realmente rejeita, mas para quem já usa há muito tempo, e confia no produto, ainda dá pra rodar por mais algum tempo, é como o caso do sistema em Cobol citado pelo Romulocpd.
Também fiquei muito preocupado com a chegada do .net. Fui numa palestra sobre o assunto num CentroXML da Microsoft aqui na minha cidade, passaram uma pincelada sobre VisualStudio, e sinceramente não ví nada demais se comparado ao Delphi... Achei sim, muito código prá pouco resultado. Se eu vier a desenvolver em .net, certamente será com Delphi. mas continuo com meu bom e velho win32 por muito tempo ainda. Tirei a preocupação da cabeça...
Romulocpd
21/12/2005
Sistemas em DOS estão morrendo, mas há os sobreviventes!!!! Aqui na empresa o balcão tem Win311 pra atender (10 maquinas) e funciona que é uma beleza!!!
Quer apostar que em 2010 vai ter muito Delphi e VB rodando? Eu posto o que quiserem.....
Se um dia eu for desenvolver .Net vou no Delphi com certeza, nao sei o VS2005 pois o VS2002 comparado ao Delphi nao é bom.
Romulocpd
21/12/2005
Eu gosto muito de desenvolveer pra DOS, a poucas semans eu peguei uns tutorias pra relembrar o Clipper mas o tempo é fogo.
Eu gosto do ambiente DOS pois penso no seguinte: Imagina que tenho 1 cliente com 30 filiais. Po, imagina num link entre elas (mesmo o Velox da vida) e todas executandoo sistema via SSH ou Telnet? Po, sem mexer em maquina, sem necessitar de banda para tráfego, seria perfeito!
Mas para o mercado nao é assim. Nas Casas Bahia vi uma vez que o sistema era sssim, todo em console. Deve ser algo do tipo.
Martins
21/12/2005
Eu tb me amarro no DOS, aquela telinha preta é loucura, programei e ainda program em Clipper, vi o Summer´87 ainda, passei um bom tempo programando em ambiente DOS, mas uma coisa é inegável, o avanço técnologico, principalmente para Aplicações C/S, concordo com o q foi dito em outro post aqui que o Linux por exemplo ganhou um bom espaço, aqui na região tem muita gente rodando Linux, tenho alguns colegas q tem em seus escritórios Linux com programas de contabilidade escritos em C, e não pensam em voltar para MS, alguns desenvolvedores aqui do MA q começaram a usar CLX ficaram um pouco decepcionados com a Borland, cada um pensa de uma forma, mas q todos temos q ficar atentos as inovações no mercado isso temos, acredito q Win32 ainda vai durar muito, assim como .NET ainda precisa amadurecer, tem gente usando JAVA e não quer saber de outra ferramenta.
Flexibilidade é o q o desenvolvedor tem que ter.
valew!!
Adriano Santos
21/12/2005
Bom pessoal, sou um pouco mais novo em programação do que muitos colegas do fórum (são 8 anos). O que tenho a dizer é que pra mim cada caso é um caso. Pra mim, programar é uma arte. Uma arte que exige dedicação, atenção, estudo e técnica. Estar sempre ligado nos avanços tecnológicos devem ser uma de nossas premissas básicas.
Sou muito novo na área para arriscar uma opnião mais sólida sobre o assunto, mas meu palpite é que o Delphi cresceu bastante nos últimos tempos, porém depois que a ´Borland´ passou a incorporar a tecnologia .NET muitos programadores vêem o .NET com um pouco de ´desdem´. Eu mesmo ainda não parei para estudá-lo e acredito que vou demorar mais algum tempo. Espero que seja apenas um pensamento equivocado da minha parte em relação a ele (o .NET). Acredito que ainda tem muito espaço para Win32 mesmo com a entrada macissa do .NET em nossas vidas.
É isso.
Dopi
21/12/2005
Voltando ao foco do tópico... eu fiquei tão decepcionado com D8, e com os seguintes por não incorporarem a CLX, que nem sequer penso em fazer upgrade do meu D7... Sem falar no preço que cada versão sobe mais... Minha decepção também se estendeu a revista ´Clube Delphi´ que hoje em dia parece só falar de .NET (até parei de assinar)
Houve um tempo que a Borland mantinha a compatiblidade total de uma versão Nova com as antigas, mantendo todos os componentes... e isso era um dos fatores determinantes ao sucesso do Delphi... Mas depois começaram a ´sumir´ alguns componentes considerados obseletos... (E os projetos antigos ? não compilam mais ??) QuickReport, FastNet, etc... foram sumindo...
Com a chegada do Kylix a Borland só faltou vestir o ´David I´ de pinguin e joga-lo de um canhão na Borcon... - ´Programem Multiplataforma ... Usem Linux´, é o que dizia o markting da Borland na ocasião... e foi justamente o que me atraiu.... Agora cada a CLX ???? Cade a Multiplataforma ??? Quem me garante que a Borland não irá abandonar a VCL.NET, ou qualquer outra novidade que existe agora... Eu perdi totalmente a confiança em quaquer ´roadmap´ ou algo parecido...
Sinceramente, a Borland a algum tempo vem perdendo o respeito com as suas origens e com seus fieis consumidores... a causa acredito, seja vultosos acordos comerciais com MS...
Romulocpd
21/12/2005
Estes dias ouvi aqui na empresa, onde grandes fabricantes de ferramentas aparecem, dizendo elas nao usam Linux e nem querem usar. Nao podem trocar a MS por produtos de graça onde não há suporte e compatibilidade. Um cara da 3M acho falou que tem 4 mil usuaios pendurados no servidor Windows com Lotus Notes e que nao usa pinguim nem amarrado.
Sei lá, uso Linux, gosto muito dele e vou testar o Wine no meu projeto. Tenho servidores linux instalados, mas ´so pra internet. Para desktop em corporações ainda não é ahora dele.
Acho uma sacanagem a Borland ter tirado a CLX. Tanto se falou do Kylix, tantos livros lançados, pra agora nao ter mais.
Massuda
21/12/2005
Com relação ao FastNet, a empresa nem existe mais e pelo que me lembro o D6 vinha com o FastNet e o Indy 8.
Em ambos os casos, acho que faltou a Borland deixar claro que um dos componentes deixaria de vir gratuitamente com o Delphi.
É uma situação complicada para quem oferece seus componentes gratuitamente no Delphi. Imagine a QUSoft... ela deve ter uma quantidade enorme de usuários, mas apenas uma minoria deve ter a versão paga... como manter o desenvolvimento do produto sem receber? Não sei se ou quanto a Borland pagou para a QUSoft, mas imagino que chega uma hora que não compensa manter a versão gratuita.
Guinther
21/12/2005
Eu sou o editor da Revista ClubeDelphi e gostaria de agradecer o feedback de vocês. Este mês, organizamos uma pesquisa de opinião junto aos leitores, a partir da edição 70 esperem grande novidades nesse sentido, tenho certeza que irão apreciar as mudanças. A principal, sem dúvida, é que vamos trazer muitos artigos avançados em Win32, incluindo dbExpress, SOAP, ClientDataSet, Web Services, Firebird, desenvolvimento Multicamadas, POO e muito mais. Vamos procurar tbm manter algo relacionando o .NET, sem dúvida, pois muitos dos nossos leitores estão usando ASP.NET para desenvolvimento Web. A opinião de vcs foi fundamental para traçarmos nossas estratégias para 2006, com a ajuda de todos, vamos continuar trazendo o melhor do Delphi a cada mês.
Um abraço
Guinther Pauli
Editor Geral Revista ClubeDelphi
Martins
21/12/2005
Gostei dessa, acho q vou até assinar a revista, faz tempo q venho adiando isso.
Realmente a galera q ainda usa D6/7 ficou meio q esquecida depois q a Clube Delphi passou a mostrar apenas o D2005, não sou contra isso, afinal é novidade tecnológica, mas podem deixar quem ainda não usa essa versão de fora.
Desenvolvimento avançado em Win32 vai ser muito show.
[quote:8461c44176=´Adriano Santos´]Bom pessoal, sou um pouco mais novo em programação do que muitos colegas do fórum (são 8 anos). O que tenho a dizer é que pra mim cada caso é um caso. Pra mim, programar é uma arte. Uma arte que exige dedicação, atenção, estudo e técnica. Estar sempre ligado nos avanços tecnológicos devem ser uma de nossas premissas básicas.
Sou muito novo na área para arriscar uma opnião mais sólida sobre o assunto, mas meu palpite é que o Delphi cresceu bastante nos últimos tempos, porém depois que a ´Borland´ passou a incorporar a tecnologia .NET muitos programadores vêem o .NET com um pouco de ´desdem´. Eu mesmo ainda não parei para estudá-lo e acredito que vou demorar mais algum tempo. Espero que seja apenas um pensamento equivocado da minha parte em relação a ele (o .NET). Acredito que ainda tem muito espaço para Win32 mesmo com a entrada macissa do .NET em nossas vidas. [/quote:8461c44176]
Blz Adriano é isso aí mesmo.
Adriano Santos
21/12/2005
Reforçando o que o Guinther falou; 2006 será um ano com muito mais Win32 partindo de nossa pesquisa que foi eficaz na busca da satisfação de todos os leitores, ou seja, serão enfatizados os temas mais discutidos em nosso fórum e no mercado de trabalho, tais quais o próprio Guinther mencionou, fazendo com que a revista se torne ainda mais popular e eficiente em seu conteúdo. E por agora fazer parte desta equipe tomo a liberdade de dizer que a ClubeDelphi está sempre pensando e se preocupando em levar aos leitores um conteúdo de qualidade.
Conte conosco.
Martins, obrigado pelo apoio. Tenho certeza que podemos contar com a sua presença sempre em posts como este enriquecendo ainda mais a discussão.
Obs. Estarei sempre atento a todas as sugestões, reinvidicações ou reclamações, assim como o restante da equipe, que além de Comissão Editorial são membros ativos no fórum.
Aerreira
21/12/2005
Esse era um ponto que realmente faltava para a revista... Participar do forum, ver o que rola por aqui... Muito bom mesmo, isso certamente fortificará a revista perante os seus leitores.
Adriano Santos
21/12/2005
Esse era um ponto que realmente faltava para a revista... Participar do forum, ver o que rola por aqui... Muito bom mesmo, isso certamente fortificará a revista perante os seus leitores.[/quote:0b56172d8c]
Adriano Ferreira, nosso objetivo na revista, assim como no fórum, é realmente este mencionado por mim logo acima. Levar conteúdo e satisfação à todos.
Me ponho a disposição de todos para eventuais comentários.
Um forte abraço
Martins
21/12/2005
Esse era um ponto que realmente faltava para a revista... Participar do forum, ver o que rola por aqui... Muito bom mesmo, isso certamente fortificará a revista perante os seus leitores.[/quote:4a9aeddff3]
Adriano Ferreira, nosso objetivo na revista, assim como no fórum, é realmente este mencionado por mim logo acima. Levar conteúdo e satisfação à todos.
Me ponho a disposição de todos para eventuais comentários.
Um forte abraço[/quote:4a9aeddff3]
Certo galera, esse assunto aqui fugiu do contexto original do tópico, mas é até aceito tendo em vista que visa melhorar a qualidade da Revista Clube Delphi e dar mais apoio aos desenvolvedores q participam desse fórum e compram a revista tb.
E pelo visto o tópico causou muita discursão mesmo, pelo menos ninguém aqui saiu dizendo q A é melhor do q B, a questão toda foi Mercado de Trabalho, Ferramentas mais utilizadas no Mercado, Profissionais q dão duro, modelando, analisando, estruturando seus sistemas e no fim de tudo muitas vezes se sentem desistimulados por diversos motivos, entre eles a completa ausência de valor intelectual que muitos desenvolvedores tem consigo mesmos ao venderem seus sistemas a preço de banana só para dizer q tem software no mercado, sem falar nos q usam o Kit5 da vida, Windows / Linux muita gente concorda q a nova plataforma .NET pode levar mais usuários ao linux devido ao custo / benefício já que .NET ainda está em fase de amadurecimento. O Desenvolvimento multi-plataforma ficou só nas propagandas da Borland mesmo, pq depois foi abandonado, o Java e sua VM seu JWS são uma realidade, e a discursão continua, vamos ver o q mais o pessoal tem a dizer.
Blz pessoal boa sorte a todos!!!!
Michael
21/12/2005
Concordo plenamente com vc. O Adriano e eu, como ´crescemos´ neste fórum e posteriormente entramos para a comissão editorial. Logo não esqueceremos as raízes... ;-)
Uma das primeiras coisas que comentamos com o [b:1b92f2ebef]Guinther [/b:1b92f2ebef]foi que o fórum é uma excelente fonte de conteúdo para a ClubeDelphi. Vamos estar monitorando os posts com as dúvidas mais requisitadas e repetidas, e trabalhar em cima delas para promover parte do conteúdo da revista.
Apenas reforçando, o feedback dos amigos desta comunidade é bem-vindo e essencial. Não citarei nomes pois o espaço é aberto a todos. Quem quiser opiniar sobre algo relativo à revista ClubeDelphi, dar sugestões, fazer críticas, elogios a artigos, etc, pode entrar em contato, além é claro com a própria DevMedia, comigo, e acredito que com [b:1b92f2ebef]Adriano [/b:1b92f2ebef]tbm. Certo Adriano? ;-)
Copiando o Daniel Polistchuck da Borland, em 2006 a ClubeDelphi ´vai ser o bicho´.. hehehehe
[]´s
Adriano Santos
21/12/2005
Estou contido [b:11b4160db6]Michael[/b:11b4160db6] e com nossos colegas do fórum.
Abraços
Martins
21/12/2005
Estou contido [b:55e5a99d8c]Michael[/b:55e5a99d8c] e com nossos colegas do fórum.
Abraços[/quote:55e5a99d8c]
Muito bom pessoal, bom saber que podemos contar com vcs que como o Michael mesmo disse, cresceram aqui neste espaço e não esqueceram as raízes.
Boa sorte e Feliz Natal a todos vcs!!!
Dr. Interbase
21/12/2005
Digo para vocês, funciona. Portanto vamos convencer nossos clientes a nos contratar no futuro ninguem vai querer um prostituto.
Aos prostitutos fica aqui o recado. Quem cobra barato é porque não dá valor ao seu trabalho e nunca vai ganhar dinheiro. Para ganhar dinheiro tem que ser sério, responsavel e ter estrutura de atendimento. Portanto papo de R$ 60,00 por um sistema, é mais fácil ser diarista.
Se não sabe vender contrate um vendedor, mas não venda barato.
Abraços a todos.