Nosso Delphi esta perdendo ou ganhando espaço ?

21/12/2005

0

Ola Pessoal.
Gostaria de por uma pauta aki.

[b:8e5bff77a5]Na Opnião de vcs O Delphi ainda esta ganhando espaço ou esta perdendo ? [/b:8e5bff77a5]

Apenas por curisosidade para saber como anda o mercado em outras regiões, e tb conhecer melhor a ferramenta que eu uso.

[]s a todos


Responder

Posts

21/12/2005

Eixox

Estimado amigo,

[b:9cd3bb128f][i:9cd3bb128f]Não sei como a sua mensagem não foi restringida pelo moderador, mas vou lhe dar a minha opinião[/b:9cd3bb128f][/i:9cd3bb128f]

Quando começei a trabalhar com o Delphi, era realmente uma ferramenta problemática e só existiam praticamente os componentes nativos, até porque Internet era coisa de luxo.

O Delphi cresceu e mostrou a sua maturidade eu acredito na versão 3 - uma das melhores que eu já usei. Da versão 4 em diante uma série de correções começaram a ser disponibilizadas e a ferramenta cresceu muito. Ficou pesada, cansativa e chata e praticamente não incrementou benefícios consideráveis. Principalmente em razão ao custo X benefício.

Se olharmos com cuidado, veremos que a maioria dos componentes estavam disponíveis pelos fabricantes - é o caso dos componentes Indy e IntraWeb. Muito perfume, muito dinheiro e pouco efeito.

Uso o padrão de desenvolvimento da Microsoft. Não uso componentes adicionais que não sejam os instalados pelo próprio Delphi e raramente saio dos componentes de banco de dados e Standard, Additional e mais uma ou duas. Uso como Banco de Dados DBISAM e nunca me incomodei com ele.

O Projeto Lazarus é um dos grande rivais do Delphi - acredito. A minha empresa está investindo forte nas plataformas abertas (OpenSource). Quando a Borland se ´afiliou´ a Microsoft e começou a lançar uma versão atrás da outra - a sacanagem com os desenvolvedores também começou.

Primeiro, acredito que a grande maioria não saiba realmente usar 50¬ das ferramentas nativas disponíveis eficientemente. Muitos adicionam componentes de Skins, para emular controles digitais, tudo muito bonito e até alguns são muito agradáveis, porém só fazem crescer o código. Na minha empresa, a tendeência é diminuir ao máximo o tamanho do código. Chegamos a travar disputas de algoritmos para ver o mais eficiente.

Em relação a pergunta se o Delphi está ou Não ganhando espaço, a tendência será perder cada vez mais, com a abertura de muitas plataformas proprietárias para opensource, o número de profissionais que antes dependiam de uma única ferramenta poderá ser dividido devido ao número de ferramentas que estão sendo disponibilizadas.

O Linux tem uma série de ferramentas de desenvolvimento: Perl, C, Pascal, Java e outras.

Quanto mais o Delphi começar a exigir de hardware para ser instalado, maior será o número de empresas que ficarão com versões anteriores como a versão 7.

Na minha empresa temos as licenças de Delphi 7 para 5 máquinas. Saiu uma fortuna. O custo é muito alto e muitas vezes o investimento não retorna em curto prazo, mas a muito longo prazo. Ainda mais tendo que concorrer com as [b:9cd3bb128f]prostitutas[/b:9cd3bb128f] que desenvolvem sistemas por R$ 5,00 reais a hora.

Acredito que a tendência será perder cada vez mais o espaço, hoje você pode desenvolver aplicações com o mesmo nível de sofisticação do Delphi usando Php por exemplo.

Acho que seria isso.

Abraços


Responder

21/12/2005

Wiltonfenix

Cara, eu concordo eu quase tudo que você falou. Agora, peço licença a você para também usar futuramente o termo ´[b:b1a1daaf2c]prostitutas[/b:b1a1daaf2c]´ para esses caras que cobram R$ 5,00,... R$20,00 a hora.

Era essa palavra que eu estava procurando.


Responder

21/12/2005

Fernando_cunha

olha, muito infeliz o termo que voces usaram, com certeza irá ofender varios usuarios ...

lastimavel ....


Responder

21/12/2005

Wiltonfenix

Não querendo sair do tópico, mas imagine:

Você passa 6 meses fazendo um sistema. Passa dias fazendo o projeto, análise, programação, testes... E você estipula um preço de R$ 1500,00 para o seu sistema. Pq o seu trabalho resultou em um sistema muito bom e que vai atender a qualquer empresa do ramo. Numa concorrência você se depara com um sistema concorrente que o cara está oferecendo por R$300,00. Você fica feliz da vida? Você vai abaixar o preço do sistema para R$290,00 para ganhar o cliente numa boa?

Da mesma forma o valor por horas: você cobraria R$10,00 a sua hora para cobrir alguém que está cobrando R$15,00 ?

Não quero ofender ninguém. É apenas uma constatação de que algumas pessoas não dão o devido valor ao seu trabalho e sua inteligência.

E isso é lamentável!!!


Responder

21/12/2005

Adriano Santos

[b:eda3ecb903]eixox[/b:eda3ecb903], se me permite com minha humilde opnião gostaria de discordar de você apenas numa coisa:

Acredito que a tendência será perder cada vez mais o espaço, hoje você pode desenvolver aplicações com o mesmo nível de sofisticação do Delphi usando Php por exemplo.


Programo também em PHP e não acredito ser possível desenvolver sistemas tão ou mais sofisticado do que no Delphi. PHP ainda está engatinhando e precisa de muito ainda para alcançar a ferramenta.

Perdoem-me se eu estiver falando besteira.

Abraço


Responder

21/12/2005

Felipeaj

é ruim mesmo
e isso existe em qualquer ramo

meu sogro por ex. trabalha com sistema de alarme
ele é o mais correto possivel, só que alguns concorrentes as vezes tem projuizo para pegar o serviço e meu sogro nao

em qualquer profissão em tem, e na informática, no Brasil (pior ainda), tá tomado disso!


Responder

21/12/2005

Eixox

Desculpem-me então pelo termo [b:ea1212dd64][u:ea1212dd64] Prostitutas [/u:ea1212dd64][/b:ea1212dd64]. Mas vejamos uma coisa. Eu tenho uma empresa no Centro do estado, a região em que vivo tem a sua renda baseada em Metal-Mecânica, pouca agronomia e mais bovino, ovino e suinocultura.

Quando falo o termo prostitutas, estou me referindo ao seguinte:
- um demonho de um bosta de um guri que era açougueiro, comprou um Kit5 da vida e está ´desenvolvendo´ como ele diz, aplicações e vende por R$ 60,00 - só dando um tiro no filho da mãe.

Quando faço a análise do sistema, entrego toda a documentação e me ferro dias e noites para cumprir prazos e atender outra dúzia de clientes e estimo o valor do desenvolvimento em R$ 2.000,00, as pessoas chegam na cara dura e dizem: Pô eu consigo com o fulano por R$60,00. Ai eu digo: ele dá garantia? Dá suporte? Disponibiliza expansão? Faz integração e exportação? - Resposta: Eu não preciso disso!

Bem, querendo ou não, gostando ou não, é isso o que me acontece. A minha empresa se ferra. Eu me ferro e os preços, obviamente sobem - meus cliente ficam putos e eu fico puto. Eu demito funcionário, funcionário fica puto e vai acabar virando um concorrente e cobrar R$ 50,00 para ferrar com o bosta do ex-açougueiro e o ex-patrão. Lá vai o preço pro chão. Não sei como é nas outras cidades, porém aqui o preço mais baixo ganha, e a diferença não é de R$10,00 R$20,00 ou R$30,00 é até por R$ 5,00 - acreditem R$ 5,00 míseros reais. Isso pra mim é sim prostituição. Se eu gasto para me especializar, gasto com livros que são caros, gasto tempo e não valorizo o meu trabalho e dos meus profissionais, eu tenho mais é que fechar a empresa e me prostituir.

A prostituição está relacionada a oferta de serviços baratos. Até entre as prostitutas existem prostitutas - Existem prostitutas de R$ 3.000,00 e existem prostitutas de R$ 1,50 - cobram somente para conseguir um prato de comida.

É assim na área de desenvolvimento. Os caras que desenvolvem o demonho do KIT 5 tem que ser vítimas da própria palhaçada e morrer de fome mesmo. Tem que ser explorados e surubados diariamente e nem podem reclamar.

Com relação ao PHP digo e me desculpem
o PHP - GTK para Linux - é ferrado o negócio.
É muito bom mesmo. Acho que vocês não conhecem metade da força do PHP. Desculpem se eu estiver ofendendo alguém - Não é minha intenção.


Responder

21/12/2005

Wiltonfenix

Adriano,

Também programo em PHP e concordo que o Delphi ainda está bem a frente. Eu particularmente consegui fazer quase tudo que quis em PHP, mas a produtividade do Delphi ainda é um diferencial enorme.
Mas, é bom a Borland abrir o olho com a política atual dela. Os preços atualmente praticados, excluem os pequenos, que eu acredito serem a maioria e os que são responsáveis pelo crescimento de uma ferramenta.


Responder

21/12/2005

Adriano Santos

Com relação ao PHP digo e me desculpem o PHP - GTK para Linux - é ferrado o negócio. É muito bom mesmo. Acho que vocês não conhecem metade da força do PHP. Desculpem se eu estiver ofendendo alguém - Não é minha intenção.


Então [b:ced609578b]eixox[/b:ced609578b] mencionei a minha discordia com vc justamente pra já mexi no PHP GTK e confesso não vi muita vantagem, mas também não sou nenhum the best no PHP. Se vc tah dizendo nem posso questionar muito sem ter certeza.

Adriano, Também programo em PHP e concordo que o Delphi ainda está bem a frente. Eu particularmente consegui fazer quase tudo que quis em PHP, mas a produtividade do Delphi ainda é um diferencial enorme. Mas, é bom a Borland abrir o olho com a política atual dela. Os preços atualmente praticados, excluem os pequenos, que eu acredito serem a maioria e os que são responsáveis pelo crescimento de uma ferramenta.



Realmente, assino em baixo.


Responder

21/12/2005

Nildo

Bom, o Delphi pode perder ou ganhar espaço, nem to ligando pra isso. Se um cara chegar pra mim e falar que precisa de um sistema que faça Tal coisa, eu facilmente a farei, utilizando o Delphi 6! Tudo que eu quero fazer eu consigo com o Delphi, sem complicações. Então não vejo o porque migrar de ferramenta (fora o Delphi, só vejo vantagem no Java). O que estou querendo dizer é que mesmo perdendo espaço, o cliente vai ter o que ele quer! Pelo menos, pelos meus conhecimentos com os clientes, nenhum deles se importou até hoje em que ferramenta foi feita o sistema dele. Então eu só entrego, funcionando, e pronto!


Responder

21/12/2005

Weber

E ai galera, desculpem mas vou ter que postar mesmo não sendo assunto relativo ao tópico.

Desculpem-me então pelo termo [b:c3125d32a6][u:c3125d32a6] Prostitutas [/u:c3125d32a6][/b:c3125d32a6]....


Não tem o que se desculpar não [b:c3125d32a6]eixox[/b:c3125d32a6]. Eu tenho uma empresa na região Noroeste do Paraná e passo pelas mesmas dificuldades que você.
Na hora de calcular o custo do desenvolvimento tenho que levar em conta salários, aluguel, contabilidade, impostos, impostos, impostos ([i:c3125d32a6]tantos impostos porque não sou SIMPLES, devido a empresas do ramo de desenvolvimento de software não se ´encaixarem´[/i:c3125d32a6]). Bom, resultado, custo do meu produto R$ 3.000,00 e vem um ´qualquerzinho´ e faz uma proposta de R$ 300,00.

[b:c3125d32a6]Nossa categoria só vai realmente ´funcionar´ quando nos organizarmos e criarmos algo do tipo CREA, OAB, CRM, etc.[/b:c3125d32a6]


Responder

21/12/2005

Adriano Santos

Bom, o Delphi pode perder ou ganhar espaço, nem to ligando pra isso. Se um cara chegar pra mim e falar que precisa de um sistema que faça Tal coisa, eu facilmente a farei, utilizando o Delphi 6! Tudo que eu quero fazer eu consigo com o Delphi, sem complicações. Então não vejo o porque migrar de ferramenta (fora o Delphi, só vejo vantagem no Java). O que estou querendo dizer é que mesmo perdendo espaço, o cliente vai ter o que ele quer! Pelo menos, pelos meus conhecimentos com os clientes, nenhum deles se importou até hoje em que ferramenta foi feita o sistema dele. Então eu só entrego, funcionando, e pronto!



Bem colocado [b:02d680f206]nildo[/b:02d680f206]. Para o cliente, ou pelo menos para a maioria deles, não importa a linguagem ou ferramenta usada e sim a finalização, ou seja, o produto final.

Agora, em se tratando de mercado de trablho ai complica. É a msm coisa do que acontece hoje para quem programava em Clipper, Pascal e etc. O mercado estreitou...estou certo? Não programei em nenhuma liguagem antiga...me corrijam se estiver errado (como sempre digo).;


Responder

21/12/2005

Martins

Posso até está errado, mas não vejo o Delphi perder espaço por aqui, mesmo tendo a galera do VB e talz, acho q o uso da ferramenta depende do q vc tem q criar aliado a sua afinidade com a linguagem, quem vem dos primórdios do basic vai para VB ou quem curte escrever macros para Excel, Access, Word, quem aprendeu C na faculdade ou buscou aprender sobre criação de games vai chegar ao C, C++, C#, por não sentirem tanto, o Delphi pode fazer tudo q essas ferramentas fazem, não quero levantar aqui aquela velha questão quem é melhor, que está morta, coisas assim.

Continuarei usando Delphi, e olha q ainda uso a versão 6, pq ela atende as minhas necessidades, e com ela posso desenvolver o q me for solicitado.


Responder

21/12/2005

Chip_set

Ola pessoal, eu atuo na área de informática a uns 5 ou 6 anos e sei bem o que vcs estão falando, mas estou iniciando agora em programação e ja percebi o processo parece ser o mesmo, o que nosso amigo Weber disse sobre se organizar e fazer algo como OAB ... essas coisas é uma excelente idéia, porem ... se não houver uma aliança real dos desenvolvedores isso nunca vai acontecer, o que podemos é formar uma comissão para analizar os aspectos e meter as caras. Sinceramente eu não quero me deparar com um muleque vendendo algo a R$ 60,00. E então pessoal o que acham? Vamos trabalhar em cima disso tambem? No que me for possivel estarei aqui de prontidão.


Responder

21/12/2005

Dopi

Ola pessoal,

Deixando a minha opnião... O Delphi está perdendo espaço SIM... Pois cada programador que é ´forçado´ a adotar o .NET analisa as vantagens e desvantagens das diversas ferramentas existente... Praticamente não existe quem programe em .NET usando a Delphi Language, apenas C#... Então já que é pra aprender tudo de novo, porque não avaliar outras ferramentas como o SharpDevelp que é Free ?? Acredito que todos que estão passando pelo processo de migração para .NET vão pensar de forma semelhante a ilustrada...

Agora... não vejo relação com o custo da Ferramenta e o custo do programa final gerado por ela... Acho que é praticamente impossível construir ´bons´ sistemas com Kit5 ou qualquer outro gerador de aplicação... E isso o mercado cuida de ´peneirar´... A hora que os usuários dese programador de fim-de-semana precisarem de SINTEGRA, ECF, TEF, e outros bichos que a legislação nos impoem eles caem na real...


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar