O Grande erro da Borland foi fazer o PARADOXO !!!!!!!!!!!!!!

Delphi

18/07/2003

Caros colegas, fico indignado com a Borland toda vez que tenho de usar o paradoxo. Esse tipo de erro que espero não durar muito tempo.

Uma empresa do porte da borland deveria ter mais concideração com os seus clientes e retirar definitivamente do mercado esse Banco de dados(alias nem banco de dados é), porque é tanto erro que da, e tanto arquivo temporario que cria que fico maluco, fora a corrupção de arquivo que da.


Fica aqui o meu protesto e sei que é de muitos progamadores.

Grato pela atenção

Fernando


Fernando

Fernando

Curtidas 0

Respostas

Okama

Okama

18/07/2003

Concordo, reconheço que Paradox é muito ruim, mas não somos obrigados utilizá-lo. Podemos usar Access, Interbase, SQLServer e muitos outros bancos de dados.

A extinção do Paradox só depende de nós mesmos.


GOSTEI 0
Allan

Allan

18/07/2003

Concordo com vc Okama, pra cada aplicação deve ser usado um banco que aguente a aplicação , e aí existem muitos Oracle, Interbase etc. aí cada um usa o que quer . Agora aí já falar em em extinção , já acho muito, imagine aplicações como exemplo , programa de Imposto de Renda da receita federal, o paradox é ideal , agora já pra outroas aplicações existem outros bancos melhores .

Allan


GOSTEI 0
Sabe.geraldo

Sabe.geraldo

18/07/2003

Paradox não é o ideal ?

Utilizo-o no meu sistema, tenho arquivos com 100, 90 mil registros e a quantidade de êrros de índices é pífia se comparada com a utilização do sistema em rede com 8 terminais.

E ainda acho que essa quantidade de registro é bem pequena.

O caso é que para atingir essa condição é necessário ler bastante sobre o Paradox, um bom exemplo é a Revista ClubeDelphi no. 32, livros do Marco Cantú e outros. Porque às vezes o problema é da BDE e Paradox e que leva a culpa.

E o custo ó !


Abraços,


Geraldo.


GOSTEI 0
Moonlight

Moonlight

18/07/2003

Bom, pode até ser que o Paradox seja ideal pra uma coisa ou outra. Mas eu não o uso, mesmo porque não tive boas experiências com ele.
Ao contrario do Interbase e do Oracle, que me fazem mto feliz hehe.
E quanto aos erros da BDE... quando depende de mim, não a uso mais tb.
Afinal de contas o dbExpress está aí pra ser usado. :wink:


GOSTEI 0
Rik3500

Rik3500

18/07/2003

Paradox é realmente para Dos.


GOSTEI 0
Mabel

Mabel

18/07/2003

Na minha opinião o maior problema com o Paradox está nos usuários e programadores. Trabalho com tabelas de até 600.000 registros e a maior parte dos erros se dá por erros de operação.

:shock:

Só Véi...


GOSTEI 0
Henry

Henry

18/07/2003

Eu uso paradox em todos os meus sistemas, obvio q oraclo e 700.000.000 vezes melhor q paradox, mas....... como sou um programador de um pais de terceiro mundo industrializado em ascensão, e a grana e curta me viro com o bom e veio para.... mas tambem confesso q algums artigos foram lidos para manipulalo sem erros. O segredo do paradox esta no estudo.


GOSTEI 0
Andy

Andy

18/07/2003

Eu concordo com hanry.
E também uso paradox em todos os meus sitemas, claro não sou um programdor experiente, mas conheço também o interbase, e é 1.000 x melhor , mas image fazer um programa pequeno digamos de cadastro usando interbase.

E é claro pessoa vamos lêr tentar aprender um poco mais sobre o paradox.

OBS: Já pensei em desistir do paradox varias vezes mas com cada erro que aparecia fui aprendendo com ele.


Boa tarde a todos.


GOSTEI 0
Marcelo Carvalho

Marcelo Carvalho

18/07/2003

Oi,

Uso o Paradox há tempos, e está ´sob controle´. Tem funcionado em uma rede com uns 10 usuários, e deveria ter uns 500.000 registros.

Deveria porque não aguenta (a não ser que sejam registros muito pequenos). Assim de tempos em tempos limpamos, fazendo um backup tipo arquivo morto, deixando a base de dados mais leve. É claro que isso não é uma solução, se você precisa de todos os dados disponíveis...

Na verdade, se analisarmos rigorosamente, o Delphi nunca foi uma solução 100¬ completa.

No início era o Piradox e seus problemas. O Paradox fez a gente achar ´normal´ fazer com que o usuário tenha que reindexar seu banco de dados todos os dias... :? O Paradox é um banco local ´adaptado´ para rede, inseguro, e não satisfaz em usos moderados.

O Interbase, sendo um produto comercial, não é uma boa solução, pois obriga o cliente a comprá-lo, tem licenças, etc. Aí, tendo custos extras, qualquer outro banco de médio porte serviria também (ex: M$SQL).

E o InterBase 6 Open ? Foi um golpe de marketing. Ampliou significativamente sua base na comunidade Delphi, mas depois puxou o tapete, voltando a ser comerciasl já na versão 6.5, deixando os que desenvolveram sistemas nesta plataforma sem suporte e sem previsão de evolução.

E o FireBird? Uma boa iniciativa, que merece nosso apoio. Mas estamos apostando a continuidade de nossos sistemas em um banco que apesar de competente é desconhecido fora da comunidade (os clientes não conhecem) e cuja longeividade é duvidosa, devido ao seu modelo de negócio não comercial.

Devido à falta de um banco de dados competente, e completamente incluído no seu preço, é que digo que o Delphi não é um pacote 100¬ completo. A Borland deveria ter um banco assim no Delphi, com distribuição livre, pelo menos algum InterBase ´lite´... Acho que falta ainda um banco local pro lugar do Paradox - apesar de resolver, o MyBase me parece um pouco restrito.

Hoje uso o IB6.02 (gratuito e congelado), e funciona muito bem, com bases de 400.000 registros, cerca de 15 usuários na rede e dezenas via Internet (na mesma base). Obviamente pretendo passar o sistema citado no primeiro parágrafo para o IB, mas ainda não deu tempo.


GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

18/07/2003

Discussão sobre Paradox em 2003? Fala sério!!!


GOSTEI 0
Dedi

Dedi

18/07/2003

A verdade é que tudo neste ´ramo´ muda e muda muito rápido ,tenho certeza de que aqui muitos ´novos em Programação´ não conheceram o cobol, o sammer, o clipper,não trabalharam com worstar...etc e olha que não faz assim muito tempo, e quem passou do ´Dos´ ao ambiente grafico( windows) tudo era diferente e tudo será diferente daqui a pouco tempo ,não seria contrario com BDE que quando surgiu foi uma evoluçao grandiosa, agora ficou obsoleto mas não podemos tirar seu mérito ,foi muito importante para todos nos direta ou indiretamente. cabe a nós Progamadores e/ou Analistas adotar-mos as ferramentas que nos for viável no momento sempre pensando na satisfação do cliente aquele que ´paga´ realmente pelo erro ou acerto de nossa escolha. Quanto aos erros do BDE todos São contornados com um bom tempo de estudo quanto mais o conhecemos menores são as chances de erros acontecerem.

Agora se você vai começar agora, comece pelo mais atual
nunca pelo ultrapassado. Procure a melhor linguagem de progamação o melhor gerencidor de banco de dados .....etc


Dedi.


GOSTEI 0
Rabitz

Rabitz

18/07/2003

não sei se é esquecimento, falta de conhecimento, ou repúgio... mas, até agora, pouco se ouviu falar/explicar, as maravilas da utilização de um Banco FREE e, de competência....


Quero me expressar sobre um, dos que eu acho, um dos melhores SGDBs que eu conheço, rápido, fácil, escalonável e multiplataforma...

(tudo isso, e ainda FREE????) Sim...

eu estou falando do MySQL...

é claro, que para aplicações LOCAL, ele seja um pouco fora de mão, mas para pequemas, médias e grandes aplicações... que envolvam rede... a um custo ´zero´...

Bem, acho que nem preciso mais falar nada...

Experimentem e vejam... (e olha que não sou programador )

Espero ter contribuído

Rabitz


GOSTEI 0
Espiridiao

Espiridiao

18/07/2003

E o FireBird? Uma boa iniciativa, que merece nosso apoio. Mas estamos apostando a continuidade de nossos sistemas em um banco que apesar de competente é desconhecido fora da comunidade (os clientes não conhecem)

Duvido que haja melhor: potencia, caracteristicas, free, suporte, actualizações, documentação.
e cuja longeividade é duvidosa, devido ao seu modelo de negócio não comercial.

Sendo assim podemos incluir que são de longevidade duvidosa o MySQL, PostgreSQL, Apache, Samba, ... Linux :lol: :lol:


GOSTEI 0
Rabitz

Rabitz

18/07/2003

[quote:898bcdda0e]E o FireBird? Uma boa iniciativa, que merece nosso apoio. Mas estamos apostando a continuidade de nossos sistemas em um banco que apesar de competente é desconhecido fora da comunidade (os clientes não conhecem)

Duvido que haja melhor: potencia, caracteristicas, free, suporte, actualizações, documentação.
e cuja longeividade é duvidosa, devido ao seu modelo de negócio não comercial.

Sendo assim podemos incluir que são de longevidade duvidosa o MySQL, PostgreSQL, Apache, Samba, ... Linux :lol: :lol:[/quote:898bcdda0e]


Olha, meu camarada, o Linux, quereira você ou não, já veio prá ficar... é uma excelente plataforma, que já está a uns 10 anos no mercado, mas somente agora está entrando em evidência....

junto com o Linux, digamos que, vem no embalo, ferramentas poderosas, como o MySQL, Apache e Samba...

Não será da noite pro dia, que uma tecnologia de tão intensa utilização (pelo menos na WEB - Você deve estar cansado de ver páginas em PHP, como este fórum, rodando em servidores linux, com apache e MySQL), de código livre e de fácil manutenção, estinguir-se.

Por outro lado, sistemas corporativos, estão implementando cada vez mais barreiras para que o usuário doméstico os utilize. (Você já fez as contas, some aí, WinXP Home + MS-Office = Preço superior de um micro novo!!!!

iste significa que cada vez mais pessoas comuns estarão migrando para a plataforma livre, assim como eu farei em breve, e, não duvido, meu companheiro, que você também migrará!

Então, como dizer que o Linux tem uma longevidade duvidosa???

Gostaria de uma explicação!


GOSTEI 0
Espiridiao

Espiridiao

18/07/2003

Eu estava respondendo á mensagem/comentário do Marcelo Carvalho, utilizando uma linguagem satirica!
Se leres bem o meu ultimo comentário, verás que o Linux foi deixado para o fim, e de seguida eu L.O.L. porque sei que é errado dizer que os projectos em open source são de longevidade duvidosa, esse sim um comentário infeliz. Duvidas?

P.S.: este site corre em M$2000 com M$IIS/5.0, tem nada de livre não

:lol: ,podes conferir em [url]http://uptime.netcraft.com/up/graph/?host=www.clubedelphi.com.br[/url]


GOSTEI 0
Gobira

Gobira

18/07/2003

Os progressos conquistados no presente são resultados de muitas
conquistas no passado. Não podemos desprezar o que os nossos antecessores criaram para para fazer parte da história.


Josenilson Gobira

www.gobira.com.br


GOSTEI 0
Sousa_thiago

Sousa_thiago

18/07/2003

Gostei quando foi falado do MySQL, Apesar de eu não user ORACLE comercialmente tenho estudado bastante sobre o MySQL.

Muita gente fala: ´-Ainda faltam muito recursos no MySQL´.

Sim isso é verdade, ele ainda não tem trigger, stored procedure e outros, mas é um banco de dados estável, hoje é transacional e utilizando tabelas do do tipo InnoDB tem até mesmo restrição de integridade.

Isso sem contar q não ´gasta´ muitos recursos de máquina e sua velocidade é incontestável.

Fora esses aspectos q já foram comentados. O MySQL também oferece recursos avançados como por exemplo. Replicação de dados, entre outros.

Acho que esse é um banco de dados que deve ser olhado com mais atenção pelos programadores.

:)

[]´s


GOSTEI 0
Aristodemo

Aristodemo

18/07/2003

Se me permitem uma humilde opinião...
Não existe o melhor ou pior banco,linguagem... etc...
Cada um tem seus pros e contras e se sai melhor em determinadas situações.
Cabe a nos ter o conhecimento adequado para saber usar estas “ferramentas de trabalho”

Abraços...


GOSTEI 0
Marcelo.c

Marcelo.c

18/07/2003

Se me permitem uma humilde opinião... Não existe o melhor ou pior banco,linguagem... etc... Cada um tem seus pros e contras e se sai melhor em determinadas situações. Cabe a nos ter o conhecimento adequado para saber usar estas “ferramentas de trabalho”
Bem colocado, colega...


GOSTEI 0
Mmtoor

Mmtoor

18/07/2003

Prezado colega:
Não dou defensor da Borland nem do Paradox, mas, de um bom projeto depende um bom sistema. Assim sendo, se paradox não era viável não deveria tê-lo usado.
Ainda assim, afirmo que, há 8 anos, tenho um sistema de execução fiscal que roda em 13 prefeituras de SP, e nunca tive problemas.
O que menos possui registros é o cadastro de parcelamentos/reparcelamentos para IPTU da cidade de Santa Isabel que já ultrapassou a casa de 700.000.
Será que o bug é mesmo no Paradox?
MMTOOR2003


GOSTEI 0
Bacalhau

Bacalhau

18/07/2003

I LOVE PARADOX! :lol:


GOSTEI 0
Koplin

Koplin

18/07/2003

Deixei de trabalhar com PARADOX por conta dos problemas que todos reclamam. Entretanto o colega ai de cima - o Prezado Bacalhau - me mandou um texto em que mostra a forma correta de configurar o BDE. Depois li umas coisas antigas aqui e fiz uns testes.

O que ele coloca está correto e funciona.

Ainda tenho alguns sistemas rodando com pARADOX e não estão mais dando problema.

Não vou voltar a usar porque meus sistemas atuais já rodam em MySQL e a forma de trabalhar é diferente.

Mas para pequenos sistemas, vou usar, dentro das configurações que me foram apresentadas.

O paradox tem umas vantagens: é fácil de trabalhar e e ´digratis´, o que viabiliza o trabalho de muitos poobres batalhadores por aqui.

Parabéns ao irmão bacalhau por Dizer que funciona e mostrar como e por que; Claro que existem tecnologias mais novas e tal. Mas quando se tem que pagar por licenças de uso e se tem pequenos comerciantes que custam a pagar o nosso serviço, a BDE + PARADOX ainda é uma saída.

Deixo a sugestão para o colega difundir as informações em um artigo, que seria acessível a todos.

Uma lida, um pouco de humildade e um tempinho para fazer os testes podem mudar os conceitos de algumas pessoas, como mudou o meu.


GOSTEI 0
Vander Batista

Vander Batista

18/07/2003

Já trabalhei com Paradox há tempos atrás e devido a várias pesquisas que realizei sobre banco de dados cheguei a seguinte conclusão, a mesma que vários Administradores e Projetistas de Engenharia de Banco de Dados do país:
Paradox funciona, claro, em máquinas utilizadas somente para automação empresarial, ou seja, roda apenas o software desenvolvido e o banco ou se tiver rodando em rede.... tal coisa.
Em máquinas onde os usuários utilizam a máquina tanto para a automação e/ou para outros fins, realmente ele trava, gerando erros até absurdos.
Também quando os usuários que utilizam o sistema desenvolvido não são tão leigos em informática, o banco até que flui direitinho, mas basta realizar operações mais arriscadas, certamente você irá perceber os erros.
Li as mensagens enviadas por todos até agora sobre o Paradox e percebi que cada qual está vivendo uma experiência diferente com o banco.
Dá para usar Paradox em aplicações de baixa escala e de baixo nível como simpes cadastros ou simples controles.
Não dá para usar obedecendo arquitetura de banco de dados relacionais.
Realmente não é um banco de dados de porte.
Se for querer usar todas as regras de grandes bancos em Paradox, você certamente estará dando soco em ponta de facas.
Paradox para quem inicia com Delphi é ótimo. Logo com o tempo o desenvolvedor sente a necessidade de usar bancos potentes que ofereçam mais performance e escalabilidade.
Quando se usa uma rede em Win2000 Server como servidor e estações com Win2000 Professional, o desenvolvedor saberá que para tanto necessita de uma banco potente como SQL por exemplo.
Rede com Win98 como servidor, o que eu já vi bastante em minha cidade, use o paradox, mas lembrando que a aplicação terá de ser de pequeno porte.
É meio complicado julgar isso. Para cada qual há suas vantagens, suas características e sua relação, observando o custo benefício para a empresa que utilizará o sistema e o tempo disponível e custo de projeto para o desenvolvedor.

Pessoal, tenho certeza que todo mundo aqui está empenhado em desenvolver o melhor sistema. Então vamos deixar que a Borland, IBM, Microsoft, etc, cuidem disso. Vamos fazer o que nós sabemos de melhor e o que nós gostamos: ´DESENVOLVER USANDO O BORLAND DELPHI´.

Essas discussões são válidas para desenvolvimento do conhecimento e troca de experiências.

Um abraço a toda comunidade do Clube Delphi e aos desenvolvedores de alma e coração.....


Vander Batista


GOSTEI 0
Delphox

Delphox

18/07/2003

8) Rapaz...realmente paradox é uma desgraça de banco...que sabe essas nossas reclamações não sejam lidas e a borland toma vergonha e cria(ou recria)um banco mais decente de se trabalhar pois a pior coisa do paradox com certeza é a corrupção de indices...mas viva ao interbase/firebird galera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 8)


GOSTEI 0
Delphox

Delphox

18/07/2003

8) Rapaz...realmente paradox é uma desgraça de banco...que sabe essas nossas reclamações não sejam lidas e a borland toma vergonha e cria(ou recria)um banco mais decente de se trabalhar pois a pior coisa do paradox com certeza é a corrupção de indices,aí iremos criar um tópico só de elogios desse novo banco,mas isso tá dificil de acontecer...mas viva ao interbase/firebird galera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 8)


GOSTEI 0
Okama

Okama

18/07/2003

8) Rapaz...[b:17d3655545]realmente paradox é uma desgraça de banco...[/b:17d3655545]que sabe essas nossas reclamações não sejam lidas e a borland toma vergonha e cria(ou recria)um banco mais decente de se trabalhar pois a pior coisa do paradox com certeza é a corrupção de indices...mas viva ao interbase/firebird galera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 8)


Tudo tem sua época, hoje o Paradox não serve para as aplicações atuais, bem como as aplicações em DOS e DBF. Os computadores evoluiram, existem monitores coloridos e multi-tarefa. E a culpa é do Paradox??

Se a crítica viesse no lançamento do Paradox seria viável, mas agora que existem outros melhores seria o mesmo que criticar o Fusca 1901 comparando à uma Ferrari.


GOSTEI 0
Bacalhau

Bacalhau

18/07/2003

Da minha parte obrigado pelos elogios :oops:

Recentemente enviei o tal artigo para publicação (a pedido de muitos usuários), mas até agora não sei se Sim ou se Não... :(


GOSTEI 0
POSTAR