O melhor FB ou POSTGRES

Delphi

05/04/2005

Uso o FB 1.5 com 2000 server tudo ok

mas parece que o postgres 8.0 é o bicho

alguem poderia me dizer algo

Helder Andr

Helder Andr

Curtidas 0

Respostas

Kotho

Kotho

05/04/2005

Eu também tenho ouvido falar bem dele (até tablespace ele tem), só que no linux... no windows, me parece que não funciona bem...

GOSTEI 0
Silviogs

Silviogs

05/04/2005

Olá amigos

já trabalhei com MSSQL, Interbase e recentemente testei o FireBird e Postgre mas, sinceramente a partir de agora só vou trabalhar com Postgre realmente para mim funciona muito bem em Windows. Vou testar o Postgre 8.0 num servidor linux usando estações windows com o meu sistema e observar o comportamento dele.

Obs: Já tenho sistema sendo desenvolvido com Server 2003 e Postgre funcionando perfeitamente bem. Trabalho com delphi 2005 eo acesso a base é com ZeosLib.

Atenciosamente

Silvio Guedes

GOSTEI 0
Marioguedes

Marioguedes

05/04/2005

Olá, o meu voto vai para o PostgrSQL 8.0. Conheço bem o FireBird e InterBase e eles são ótimos. Mas estou adotando o Postgre desde o ano passado por ser um banco de dados robusto, confiável, com muitas e muitas implementações que não deixam nada a dever para os grandes players do mercado (SQLServer, Oracle ...)

Ele possui conceitos OO, herança de tabelas, e por aí vai.

Com o advento da versão 8.0 não existe mais o argumento de que não roda bem em Windows (o que era verdade).

Estou usando em uma solução 24x7, com ADO em um servidor Windows 2000 professional e estou satisfeito.

GOSTEI 0
Fred

Fred

05/04/2005

O PostGr eh pago ou nao???????????

GOSTEI 0
Michaell

Michaell

05/04/2005

O PostGr eh pago ou nao???????????

100¬ Free! Dá uma olhada:

[url]http://www.postgresql.org/[/url]

Não sei não, mas acho que o Firebird está ´voando´ para baixo... O Postgree, realmente, tá ótemo! Com o Linux então... Fica uma belezura...
Com o Windows, me parece que ainda tem alguns bugs (Coisa que o Firebird não tem nem um pouquinho né...).

[]´s

GOSTEI 0
Michaell

Michaell

05/04/2005

Já tem um tópico com essa discussão:

[url]http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=60993[/url]

[]´s

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

05/04/2005

Não sei não, mas acho que o Firebird está ´voando´ para baixo...

só por curiosidade, porque vc acha isso?

GOSTEI 0
Michaell

Michaell

05/04/2005

Colega,

Em 2000, os fontes do Interbase 6.0 versão beta (Borland) foram ´abertos´, apenas aí o Firebird começa a ´crescer´... Cheio de bugs (muitas falhas). Apenas em 2003 foi lançada uma versão mais ´estável´, a 1.5, e então iniciaram o desenvovimento da versão 2.0, liberada há um tempo (versão alpha).
O Firebird começa a criar uma larga ´distância´ do Interbase, lembrando que, ainda (acredite), existem pessoas que utilizam o Firebird por manter uma ´certa´ compatibilidade com o Interbase e MUITOS ainda optam pelo Interbase (apesar de ser licenciado).

Deixo algumas perguntas:

Até quando teremos esta ´certa´ compatibilidade?
Quem pode ficar esperando versões mais estáveis do Firebird (Quantos casos de corrupção de dados que o Firebird não segura e o PostgreSQL segura? Com os testes e simulações que já fiz... o PostgreSQL saiu na frente).
As versões do Firebird demoram bastante para sair também...

Enfim, colega Vinícius, quem pode esperar nesse mercado competitivo?

[]´s

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

05/04/2005

Colegas,

Não posso opinar, pois ainda não testei o PostgreSQL, porém, como o assunto “desviou” para FB x IB, gostaria de alertar os leitores desta thread que a Borland nitidamente quer acabar com o Firebird. Notem pelos posts de funcionários da mesma fizeram nesta thread e observem também a atitude dos palestrantes da mesma em seus eventos.

Portanto, apesar de pouca expressividade, tem alguns funcionários da mesma tentando ser “formadores de opinião” e alguns outros que entram na onda. Se for para discutir FB e IB, não deixem de participar aqui, onde, além do Vinícios2K e do Afarias, tem a participação do Carlos Cantu que reconhecidamente possuem “expertise” em ambos.

Não quero depreciar nenhum comentário efetuado aqui ou ao seu autor, pois meus comentários são meramente opinativos, mas é preciso estar alerta.

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

05/04/2005

Colegas,

O aqui mencionado acima é aqui: http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=43880

Desculpem!

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

05/04/2005

Michaell,

Uso o Firebird por opção e não tenho subsídios técnicos sobre o PostgreSQL para fazer qualquer comparação entre eles, por isto não vou opinar sobre isto.

Apenas tenho estudado o PostgreSQL há alguns meses e estou satisfeito com os resultados. É, realmente, um excelente SGBD. Mas vou continuar utilizando o FB e MS-SQL Server em meus projetos, pois ´melhores´ ou ´piores´ são as ferramentas que domino e com elas consigo responder às necessidades dos meus clientes. O dia que eu julgar conhecer o PostgreSQL ou o Oracle, tanto quanto conheço os que trabalho atualmente, poderei estudar a troca.

Trabalhar com Bancos de dados, seja ele qual for, exige um comprometimento de nossa parte em proporções tão grandes quanto o comprometimento do cliente em confiar a nós a ´vida´ de sua empresa. Por isso, seja qual for o SGBD, devemos utilizá-lo com responsabilidade e, principalmente, conhecer bem a ferramenta de trabalho.

Sobre os bugs do Firebird, o mais ´engraçado´ é em todos estes anos, sempre me surpreendo quando leio as ´Release Notes´ no FB e vejo os bugs corrigidos... nunca presenciei nenhum deles...
Novamente entra o critério da responsabilidade. Ora, se a versão está classificada pelos próprios desenvolvedores como Release Canditade, Alpha ou Beta, não se pode esperar utilizá-las sem ter nenhum tipo de problema.

Não estou defendendo ou criticando deliberadamente nenhum dos SGBDs, tanto que julgo que o IB 7.5 está com muita ´força´ com os novos recursos implementados e talvez o FB 2.0 possa nivelar novamente as discussões. Só não concordo em comparações sem argumentos e baseadas unicamente em impressões pessoais que levem a uma falsa impressão aos iniciantes.

Muitas vezes discordo do colega Bon Jovi, pois *acho* que ele, algumas vezes, ´puxa a sardinha´ para o lado do PostgreSQL.
Não que ele esteja errado... ele usa, gosta e defende, mas penso que o SGBD mais adequado para um projeto pode depender de fatores para mim que, talvez, para ele não sejam relevantes e acabamos por cair, novamente, na opinião pessoal e, consequentemente, numa questão sem resposta. Apesar disso, observe a resposta dele a este tópico que vc citou: http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=60993

É isto que penso deve-se fazer ! Se vc conhece ambas as ferramentas alvo da comparação, exiba suas impressões atendo-se a elas e deixe que o outro colega decida por si mesmo qual é a mais adequada para o seu caso.

O tópico indicado pelo Aroldo é um excelente exemplo... desde o princípio deste tópico, há quase um ano atrás, *achei* ele totalmente tendencioso e uma ´forçada da barra´ da Borland com a revista ClubeDelphi para a criação desta discussão, apenas para que ela tentasse ´derrubar´ o Firebird.

Sou radicalmente contra tópicos como este, do tipo ´quem é melhor´ em que se incita discussões que, normalmente, não levam a nada.
Quem quiser saber qual é o melhor, realmente, estude, teste, estude novamente, use em produção, então vc terá sua própria opinião. E esta opinião estará intimamente ligada à necessidade para a qual vc utiliza cada ferramenta.
Discutir qual o melhor SGBD é como discutir qual a melhor linguagem de desenvolvimento: uma discussão sem conclusão, pois está ligada a muitos fatores particulares.

Gostaria de agradecer ao Aroldo pela menção que fez a mim e torço para que eu seja, realmente, merecedor dela. :wink:

Agora vou responder suas perguntas (com a minha opinião) :

[b:4dc77d4417]1. Até quando teremos esta ´certa´ compatibilidade? [/b:4dc77d4417]
E porque se necessita de ´compatibilidade´? Ninguém usa o Oracle porque ele é ´compatível´ com outro SGBD...
O estágio de compatibilidade atual do Firebird com o IB, ainda é um legado do código original, e que *tende* a se extinguir.
Se o problema é conectividade, vc já dispõe hoje de soluções específicas para o Firebird, e esteja certo de que só não existem mais opções por ainda existir tal compatibilidade com as ferramentas para IB.

[b:4dc77d4417]2. Quem pode ficar esperando versões mais estáveis do Firebird (Quantos casos de corrupção de dados que o Firebird não segura e o PostgreSQL segura? Com os testes e simulações que já fiz... o PostgreSQL saiu na frente).[/b:4dc77d4417]
Novamente a questão de corrupção de BD... Esta é uma velha (e muito velha) questão, que não pode ser considerado argumento. Em 2 anos de IB e mais 4 de FB nunca tive nenhum banco corrompido que não tivesse uma causa justificável e eu mesmo já tive culpa em corrupção de alguns.
SGBD nenhum ´segura´ imperícia de analista/desenvolvedor ou estrutura precária de servidor/rede.
O volume de reclamações sobre corrupção de banco é diretamente proporcional ao volume de usuários do FB, que é bem superior aos usuários de outros SGBDs que concorrem diretamente, como o PostgreSQL e o próprio IB.
Além disso, como o FB é mais difundido na comunidade Delphi que qualquer outro SGBD, são inúmeros os casos de colegas iniciantes na própria programação utilizando-o sem os devidos cuidados e conhecimento.
Vc já leu o todo o manual do IB 6, o qual foi o ´pai´ do Firebird ?
Posso falar por mim : já o estudei diversas vezes e, vez por outra, aprendo algo que não sabia, principalmente em outras publicações e aqui nesta comunidade.

[b:4dc77d4417]3. As versões do Firebird demoram bastante para sair também...[/b:4dc77d4417]
Honestamente, não vejo nisso nenhum problema... Muitos SGBDs tem suas versões lançadas com grande espaço de tempo entre elas. O importante é o quão estáveis e inovadoras são estas versões e não ´quanto mais versões melhor´.
Um exemplo simples : gosto de ´brincar´ com PHP e MySQL... cada vez que penso que estou utilizando a última versão do MySQL, basta retornar ao site oficial do MySQL uns 15 dias depois para encontrar uma versão nova...

T+

GOSTEI 0
Michaell

Michaell

05/04/2005

Mas vou continuar utilizando o FB e MS-SQL Server em meus projetos, pois ´melhores´ ou ´piores´ são as ferramentas que domino e com elas consigo responder às necessidades dos meus clientes

Dominar a ferramenta é muito importante, realmente, concordo plenamente com você. Eu posso dominar o MySQL, por exemplo, mas não vou indicá-lo para um cliente, simplesmente porque domino ou porque atenderei a vontade dele... Sempre procurarei indicar a melhor ferramenta, lembrando a relação custo x benefício. (Não estou dizendo que o MySQL seja um Banco ruim... Para aplicativos WEB ele é ótimo)

Colegas Aroldo e Vinicius,

Eu não quero desmerecer o Firebird aqui, até porque o utilizo em alguns projetos que tenho... Mas estou em fase de migração para o PostgreSQL, pelas vantagens, tais como, confiabilidade, estabilidade...
Minha citação negativa quanto ao Firebird, foi apenas como um ´desabafo´, por ter tido alguns problemas com o Firebird 1.5.

tem alguns funcionários da mesma tentando ser “formadores de opinião” e alguns outros que entram na onda

Não sou funcionário da Borland e muito menos ´entrando na onda´ de ninguém, colega.
Geralmente, para fazer uma escolha (ainda mais quando essa escolha pode me custar caro no futuro...) entre determinados pontos (neste caso, SGBDs), faço um comparativo entre Prós e contras, tais como:

- Relação custo/benefício;
- Confiabilidade;
- Estabilidade;
- Desempenho... e outras

E quando fiz esse comparativo entre Firebird e PostGreSQL, o PostgreSQL foi a minha escolha...

[]´s

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

05/04/2005

Michaell,

Penso que vc interpretou mal a colocação do Aroldo... se vc ler o tópico que ele indicou, verá nele a presença dos ´funcionários´ da Borland tentando formar opiniões contra o FB.

Ele não se referiu a vc ou qualquer outro colega que tenha postado neste tópico que estamos...

T+

GOSTEI 0
Michaell

Michaell

05/04/2005

É... eu já tinha visto este tópico há um bom tempo atrás... :)
Eu só quis deixar claro aqui no tópico que a escolha do PostGreSQL sobre o Firebird foi feita, por mim, em cima de comparativos e não por ´entrar na onda´ dos Borland-Men (Foi essa minha intenção).

[]´s

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

05/04/2005

É... eu já tinha visto este tópico há um bom tempo atrás... :) Eu só quis deixar claro aqui no tópico que a escolha do PostGreSQL sobre o Firebird foi feita, por mim, em cima de comparativos e não por ´entrar na onda´ dos Borland-Men (Foi essa minha intenção). []´s

Colega,

Tenho consciência de ´conhecer´ muitas pessoas por aqui, entre elas, você. E tenho certeza que não se aplica a referência que fiz. Seu posicionamento sobre o PostgreSQL também me parece correto, pois um dos fundamentos da excelência é a atitude de tomar decisões baseadas em fatos. Fatos estes que você teve a preocupação de testar e comparar.
Tenha certeza que gostei de suas observações e estarei testando também o PostegreSQL para poder contribuir melhor para com nossa comunidade.

GOSTEI 0
Michaell

Michaell

05/04/2005

Bom ouvir isso de você, colega! :P

T+

GOSTEI 0
POSTAR