[OFF] Delphi morreu com a versão 8, o que fazer agora? [OFF]
Quantos de nós no momentos estamos trabalhando com .Net? :?:
Aplicativos comerciais simples com Delphi 8 será que vai rolar? :?
É amigos, eu estive dando uma olhada no Delphi 8 e fiquei um pouco triste, no momento eu só trabalho com aplicativos comerciais simples e esses não estão nem compilando no Delphi 8. E ainda vi uma história que quem comprar o Delphi 8, vai ganhar o 7 de ´brinde´, será que é porque são muito incompativeis.
Estou pensando seriamente em trocar de linguagem de programação e gostaria de saber a opnião de vocês. :roll:
Weber
Respostas
Aroldo Zanela
03/04/2004
Na minha opinião, o que falta, entre outras coisas, é apoio da própria Borland Brasil que não está se ´lixando´ se o Delphi morre ou não, pois a mesma fatura muito mais com JBuilder (Java) e outras ferramentas que não Delphi.
Mas existem muitos defensores (fora da Borland) que acreditam que o Delphi 8 vai pegar uma fatia de mercado onde ele não detinha nada (Web), bem como, arrebatar desenvolvedores de outras linguagens como: VB, Power Builder, SQL Windows, etc.
A situação é tão delicada, que acho que é hora dos desenvolvedores estarem antenados tanto em .Net (C# ou VB.Net) como em Java.
Logado
03/04/2004
Será q nuam vai rolar delphi e .net?
EU NÃO VOU PROGRAMAR EM VB !!!! NHECAAAAA!!!
Será q estamos chegando ao FIM DOS DIAS !!!!!?????
Que a Borland nos ajude....... :? :cry: :x :evil: :twisted:
Bon Jovi
03/04/2004
Logado
03/04/2004
:cry:
eu naum sei mas o q dizer......
to bolado.
Otto
03/04/2004
2...... eu tb...
tipo, o jeito é ir se aprofundando no jbuilder, inclusive, vi que é uma otima ferramenta, ou entao o cbuilder..
Logado
03/04/2004
ahahauahauhauhauha
Fórum Vini
03/04/2004
2...... eu tb...
tipo, o jeito é ir se aprofundando no jbuilder, inclusive, vi que é uma otima ferramenta, ou entao o cbuilder..[/quote:e17398525c]
:( :cry: :cry:
Java ao inves de Delphi? NEM MORTO!! :evil:
CppBuilder ateh q vai..
Pow, issu eh verdade mesmo? Jah tow ficando confuso... :?
Ha um tempo atras, num topico sobre .NET todo mundo defendeu super bem o Delphi e falou mal do .NET, e agora aparece essa história do delphi em decadência! Alguém pode me esclarecer tudo issu??
Lipsil
03/04/2004
mas realmente, win32 já era...
Nós, q sem uma organização, tipo um ´sindicato dos programadores´ :P não poderiamos fazer um boicote ou outro meio, infelizmente temos q ceder á esta ´evolução´ manipulada em torno do mais poderoso...
Logado
03/04/2004
Mas pq o delphi naum pode se adaptar a tecnologia .net ???????
imaginem o poderossímo delphi totalmente voltado para .net?
POR QUE NAUM ????
:cry:
Soaresnet
03/04/2004
eu continuarei com o delphi ..... :P
Aroldo Zanela
03/04/2004
Nos concursos públicos tem caído questões de Java, .Net, MySQL, Python, entre outras questões específicas e mais conhecidas, e simplementes [b:79660261b6]nada [/b:79660261b6]de Delphi ou Firebird. Concordo e sei de empresas que até hoje utilizam o Clipper para sistemas de captura de informações e até nas operações de seus negócios, mas não se vê empresas em busca de profissionais para isso, é apenas para manutenção de seus legados/parque de informática.
Temos que olhar pra frente e não adianta levantar bandeira por amor a um produto que nem mesmo o fabricante dá a devida atenção. Tome uma direção correta hoje para não ter de correr atrás amanhã.
Daqui pra frente é C# e Java, o resto é legado.
Alessandrofc
03/04/2004
Eu sou extremamente fanático por Delphi, como sou por Java e .Net (o tão falado atualmente: dot net) e qualquer outra linguagem estruturada ou orientada à objetos que existe...
Acho que o Delphi não vai sumir, porque Delphi se mostra eficiente em diversos casos, assim como o COBOL ou CICS que é show de bola pra sistemas bancários e não existe outra linguagem capaz de fazer o que ele faz...digamos que o Delphi perca um pouco de espaço em alguns casos específicos onde linguagems como o .net ou java se saiam melhor...e quem disse que o Delphi voltou pro lado do .net? Neste caso você estaria se referindo ao Delphi for .net, a famosa versão ´Architect´, essa versão foi feita justamente pra tentar acompanhar a onda que está em torno dos ´dot nets´, mas será que alguém notou que saíu uma versão ´Enterprise´ do Delphi 8? Justamente pra atender as aplicações comerciais na qual Delphi se mostra eficiente...
Acho que é isto...
Um abraço à todos...
Nildo
03/04/2004
Porque você simplesmente não usa a versão 6 ou 7 do Delphi? Sempre consegui o que eu queria com o Delphi 6. Por isso que ainda não migrei pro Delphi 7, simplesmente porque o 6 nucna me deixou na mão. Tomare que eu não precise mas [b:aedf9d0959]NUNCA[/b:aedf9d0959] vou querer pretender usar .NET em meus programas, eu acho isso a pior coisa que jah inventaram, mais uma propaganda da micro$oft.
Weber
03/04/2004
Meu ´medo´ é o seguinte:
- Quanto tempo leva pra aprender bem uma linguagem? Um, Dois até Tres anos.
Se eu continuar com Delphi agora e não me preparar, pode ser que daqui Tres anos eu não tenha mais tempo.
Então eu estou pesquisando sobre Java e C++, vou fazer um catado geral e alguns teste e aquela que me agradar mais eu vou estudar mais a fundo. Isso não quer dizer que vou migrar imediatamente, porém daqui a um ano meus novos projetos poderam serem desenvolvido em C++ ou Java.
Djjunior
03/04/2004
Não adianta nada querer se preder em uma só ferramenta, uma linguagem, temos que ter em mente que ´quem tem visera é cavalo/burro´. Então vamos abrir a mente pro que der e vier.
ps. Não estou sendo a favor da m$ nem nada não tá, pessoalmente adoro Delphi, só mexi uma vez com VB e achei um verdadeiro ´lixo´
ps2. Peço Humildemente desculpas se por um infeliz acaso ofendi alguem :(. estou apenas colocando a minha opinião
Marcelo
03/04/2004
Pra quem gosta de desenvolver para desktop, continuem utilizando algum D? < D8. Para os que querem evoluir junto com o mercado, utilizem D8, VB.net, etc...
Uma ótima opção é o Borland JBuilder, pois além de uma interface amigável e um projeto final muito eficiente e mult-plataforma, não tenha aquelas complicações dos outros programas de desenvolvimento java!
Tbem acho o antigo VB uma porcaria, mas parece que o VB.net está diferente das outras versões!
PS.: Sem ofensas, a quem quer que seja! :wink:
Nildo
03/04/2004
Como assim não temos?
1¬ do meu salario vai para este sindicato que nem sei pra que existe, e que nunca fez nada a favor de nós (se alguem souber de alguma coisa legal me fala), só sei que eles conseguiram um dissidio de 10¬, sendo que a inflação foi de 12¬ (se eu nao me engano). Ótima coisa que eles fizeram, nos deram um aumento inferior ao aumento da inflação.
Incrível. Alguem sabe o site deste sindicato?
Turbo Drive
03/04/2004
Acho que se o Delphi morrer, é porque quizemos isto. O que uqero dizer é que se ficarmos unidos, o Delphi permanece, nem que seja só até o delphi7 ou 6 ou 5...
Khundalini
03/04/2004
olhando as mensagens referentes a este tópico, senti um misto de revolta pela ignorância de uns, e desespero e preocupação exagerada por parte de outros. Eu já havia dado minha opnião sobre o Delphi 8 em relação ao VB.Net (sugiro que os colegas procurem por esta mensagem) e vejo que preciso expressar minha opnião.
Para os mais afoitos que sempre se veêm loucos em experimentar novas tecnologias, como de uma forma desenfreada e sem qualquer critério de avaliação, e que se decepcionaram ao ver o Delphi 8, digo o seguinte: O Delphi não está e não vai morrer. O que acontece é que o Delphi 8 é um produto que, com toda a experiência de décadas da Borland, vêm competir em pé de igualdade com as ferramentas da própria criadora da plataforma .NET, a MicroSoft. É óbvio que o VB.NET, ASP.NET, C#.NET, etc. se consolidaram rapidamente no mercado. Por quê? Porque a plataforma .NET é da Microsoft, e essas ferramentas possuem afinidade direta com a plataforma, por serem do mesmo fabricante. Mas isso em nada impede que o Delphi 8 possa se consolidar no mercado. Só depende de nós. A Borland não está se lixando se a fatura vai ser paga de um jeito ou de outro. Pelo contrário. Ela está preocupada em fornecer à sua fiel comunidade de desenvolvedores uma ferramenta forte e poderosa que, além de suportar .NET, preserve o conhecimento adquirido de seus desenvolvedores e empresas que usam produtos Borland no mundo. Sem falar nas facilidade que existem no produto para desenvolvimento distribuído e para Internet.
Tudo isso é muito bonito, mas precisamos estar atentos para um fato. A plataforma .NET irá crescer sim, mas de forma gradativa. As grandes corporações estão aderindo paulatinamente à plataforma .NET, de forma que não se pode concluir que VB.NET é o Santo Graal do desenvolvimento para os próximos anos. O Delphi 8 tem a sua força sim, e não pode ser desmerecido.
Ah, mas ainda temos os mais afoitos ainda que ficaram chateados e p.... da vida pq o Delphi 8 não gera executáveis Win32. Ora, mas ele vem com o Delphi 7 ´de brinde´, né? Meus caros, parem de reclamar. Isso é mais uma prova de que a Borland está antenada com o mercado. Ainda existem muitas empresas que estão baseadas em plataforma Win32 e WinNT. Parem de reclamar e analisem os fatos antes de criticar uma empresa com décadas de experiência em fornecimento de ferramentas para desenvolvedores. Alias, com muito mais experiência do que a MicroSoft, que teve que contratar um engenheiro da Borland pra criar a plataforma .NET.
[]s
Rubem Rocha
Manaus, AM
Marcelo Saviski
03/04/2004
Maxwell_monteiro
03/04/2004
Khundalini
03/04/2004
[]s
Rubem Rocha
Manaus, AM
Zoom
03/04/2004
Tarcisiojr
03/04/2004
Marcosalex
03/04/2004
Pessoal, não vejam o .NET e Java como coisas negativas. Eles são uma tecnologia muito, mas muito superior ao Win32, da mesma forma que esse era superior ao DOS.
A MS não vai tirar a compatibilidade e o suporte de uma vez, como naõ tirou do MS DOS. Agora, quem está na area tem que abraçar as novas tecnologias pra não ter o mesmo destino dos programadores Clipper. O mundo não para.
A Borland ainda vai lançar uma versão do Delphi compatível com a VCL, mas ainda não sabe se vai ser a última.
O Delphi é uma bruta linguagem e não pensem que ele vai morrer, já que é o único grande concorrente do C# e VB.NET na tecnologia .NET até agora e está muito bem.
Quem não gosta do .NET (que é o meu caso), usa o JBuilder, que é a ferramenta mais vendida da Borland hoje em dia e recebe muito mais prêmios que o Delphi.
Martins_vicente
03/04/2004
Caro logado,
O Delphi se adaptou a tecnologia .Net... haja visto o Delphi 8 (que, diga-se de passagem, tem uma interface que lembra muito o VS .Net 2003)!
Fiquem com o Delphi! se forem migrar, que seja para o C#!
Boa sorte!
Marcelo_j.
03/04/2004
Eu que não temho condições de fazer este curso, comprei uns Libros +/- 12, to quase conseguindo, depois de 2 anos lendo consegui entender um pouco, agora vem essas ideias, vo aprender Hardware ou fazer curso de degustador de cerveja´que não tem muita DIFERENÇA.
Tó f..
Lenyr Buarque
03/04/2004
Abraços.
Xanatos
03/04/2004
È por isso que existem tantas linguagens, porque sempre há uma que nos oferece o que precisamos da maneira que queremos...e o delphi é isso pra mim!!!
Obrigado pela Atencao... e é isso o que eu acho!!! Valeu!
Phsm
03/04/2004
Thematrix:reloaded
03/04/2004
Existem pelo menos 3 tipos de programadores profissionais:
1 - Empregados
2 - Freelancers
3 - Donos de Empresas de Desenvolvimento (meu caso)
Existem pelo menos 3 tipos de softwares:
1 - Comerciais (Automação comercial, gestão financeira, controle de laboratórios, escolas, etc)
2 - Aplicativos (Jogos, Emuladores, Integradores, Bibliotecas de Soft, Componentes, etc)
3 - Orientados a Internet (sites de e-commerce, b2b, fórums, etc)
Acho que a plataforma .NET é a tentativa, que até agora parece bem sucedida de Orientar todos os tipos à Internet....
Decidir se vc vai aprender .NET, mudar para JAVA, C# ou D8.NET depende muito de onde vc está agora e o que tipo de soft vc pretende desenvolver....
- Eu, por exemplo, tenho que ter cuidado redobrado, pq já tenho um leque de sistemas extenso, além de ter profissionais que dependem de minha decisão.
Até o momento, pelo que já vi e ouvi, se for mudar prefiro mudar para Java, que é multiplataforma, é mais antiga no mercado, e consequentemente mais fácil de aprender.
Mas, antes preciso ver o Custo de Propriedade para desenvolver softwares comercias nesta linguagem e o suporte e requisitos que serão exigidos em meus clientes.
Além da compatibilidade com Banco de Dados (IB), impressora fiscal, TEF, impressoras matriciais, catracas, balanças, etc.
Ufa, acho que daqui a uns 18 meses voltamos a falar no assunto....
Jax
03/04/2004
Tenho certeza que o delphi não vai acabar coisa nehuma.
O que a Borland está tentando fazer é simplesmente acompanhar a evolução do mercado.
Pq migrar imediatamente para o .NET?
Recomendo que façam use de alguma linguagem .NET imediatamente, não me refiro a uma migração forçada, mas sim, a experimentos e a coleta de conhecimento sobre a nova plataforma.
Os seus projetos devem ser migrados para a nova linguagem .NET somente após, pelo menos, uma mínima intimidade com os novos recursos e prováveis alterações nos fontes.
Programo com D6 e enquanto a Micro$oft continuar a dar suporte a Win32 vou me manter com o D6.
Quando a Micro$oft limitar esta tecnologia (Win32) vou estar preparado para o .NET (graças aos testes e experimentos).
Um pouco fora do assunto...
Sou Programador Freelancer e no meu emprego oficial, utilizo D2 por incrível q paressa. Programo para Máquinas CNC e o uso do delphi implica somente em desenvolvimento de um software de transmissão para a cominicação e um program q fiz e funciona como uma linguagem de programação com parser e tudo...
Djjunior
03/04/2004
Khundalini
03/04/2004
[]s
Rubem Rocha
Manaus, AM
Nildo
03/04/2004
Marcosalex
03/04/2004
http://bdn.borland.com/article/0,1410,32499,00.html
Pelo jeito o próximo Delphi vai ser mais .NET ainda.
Kenshindigital
03/04/2004
Não entendi direito ainda mas é um negócio meio sinistro esse que a microsoft quer fazer agora... não só com delphi mas o próprio cpp builder e tantas outras linguagens e compiladores
Kenshindigital
03/04/2004
Pena mesmo é que o kylix tenha sido abandonado... quem sabe ele volte daqui alguns anos caso o mercado de linux dê uma reviravolta bom sonhar não custa né... :roll:
Bon Jovi
03/04/2004
Acho Java ruim pra sistemas desktop, só é bom pra web, mesmo assim ASP.Net é melhor.
Em resumo do q acho, o melhor no mercado Win32 nativo é o Delphi 7.x. E pra .Net, o Visual Studio 2003 c/ Visual C.
[b:40e82498d4][/b:40e82498d4]
Sonec2004
03/04/2004
Mal comecei a programar com Delphi. É um chá de desanimo. :cry:
Mas não pretendo parar com o delphi, e nem deixar de conhecer outras linguagens.
Afarias
03/04/2004
Não se preocupe, quando comecei a programar no Delphi 1 ouvi esse mesmo besteirol
Quanto mais conhecimento vc tiver melhor, 1º pq um programador é programador em qualquer linguagem, 2º pq quando se tem conhecimento dos fatos filtra-se bem esse tipo de conversa-fiada
T+
Keitarosan
03/04/2004
Acredito que o Delphi cresça ainda mais e quando outra linguagens, é sempre bom saber várias linguagens, ampliar os conhecimentos nunca é demais :D
Beppe
03/04/2004
A impressão que tenho é que o .NET não está fazendo o sucesso(em número de ´early adopters´) que a MS esperava, a julgar pelas precárias informações sobre .NET na ´NET´ e em fórums em geral. A situação do Octane me parece a mesma.
Kenshindigital
03/04/2004
Nadilson
03/04/2004
E, por falar em DELPHI 8... Vocês sabiam da sacanagem que a MICROSOFT fez com os programadores que utilizam VB???? Resposta: TODOS TERÃO QUE REAPRENDER A UTILIZAR A FERRAMENTA (OU SEJA, A PROGRAMAR) PORQUE AGORA O IDE DO VISUAL STUDIO MAIS RECENTE É UMA CÓPIA DESCARADA DO IDE DO DELPHI 8!!! Tanto, que agora há comandos do tipo ´LISTBOX.ITEMS.ADD(´Texto´)´, coisa que, quem conhece, sabe que as versões anteriores do VB e VC++ nem mesmo possuíam um componente com o nome LISTBOX e, muito menos, comandos como o citado... E não adianta alguém defender a Microsoft, porque o DELPHI 8 já estava pronto antes mesmo da última versão do VISUAL STUDIO ser iniciada! Lembrando que muita gente sabe que a plataforma .NET só é da Microsoft porque ela literalmente comprou o engenheiro que ajudou a criar o DELPHI e que a estava desenvolvendo para a Borland... Isso pode ser facilmente entendido, visto que Bill Gates não é programador, e, sim, negociante!
Enquanto estou falando isso, vários sites que davam dicas de VB6 estão sendo retirados do ar ou migrando para a versão VB .NET, plataforma que até agora está mais para uma empresa que está ´operando no vermelho´ (apenas para constar, sabia que seu aplicativo .NET de 1 MB só funcionará em uma máquina sem a plataforma se você instalar junto um certo pacote de quase 30 MB???)...
Kenshindigital
03/04/2004
listbox.items.add... que show :)
mas uma coisa é certa, os programadores vb vão sofrer mesmo já que vb não era oop e sim um monte de código bagunçado cheio de gotos e labels (arghhh!!), mas pelo menos agora vb tá virando linguagem de gente
eu ainda vou esperar um pouco pra mexer com .net pois ainda não se estabeleceu um padrão dominante, por mais que tenhamos o .net consolidado como futuro de mercado não deu pra saber ainda que suites de componentes vão dar suporte e se esse suporte será bom, geralmente eu não confio nas suites adicionadas pela borland de fábrica como o rave ou o intraweb por exemplo pois depois eles param de incluir nas outras versões e o pacote a parte é geralmente muito caro :(
apesar de eu estar tentando ficar atento às mudanças cada um fala uma coisa, assim prefiro ficar com o que vejo(realidade) e não com promessas, depois que a coisa sossegar aí eu me atualizo :wink:
Marcosalex
03/04/2004
Java é assim também. A diferença é que as próximas versões do Windows já virão com ele instalado, enquanto a JVM da Sun, não.
´Isso pode ser facilmente entendido, visto que Bill Gates não é programador, e, sim, negociante!´
Claro, mas ele tem programadores e engenheiros pra ele, da mesma forma que o CEO da Borland, Oracle ou de qualquer outra empresa.
Alexandremarcondes
03/04/2004
Postei uma mensagem sobre as próximas novidades da Borland ... o Delphi 9 !!!
[url]http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?p=154905#154905[/url]
Tnaires
03/04/2004
Exatamente. A vantagem do java é q os programas rodam em qq plataforma q tenha a JVM instalada. Ao caso q, por enquanto, o .NET só roda no windows, salvo o projeto .NET pra lnux. :)
Alexandremarcondes
03/04/2004
Hoje em dia com o projeto Mono, o .Net funciona em Windows/Linux/MacOS ..
Nildo
03/04/2004
Tnaires
03/04/2004
Ah! Mono! Passei a semana toda tentando lembrar esse nome... :D Pensava q ele era só pra linux. Valeu pelo esclarecimento.
Marcosalex
03/04/2004
Hoje em dia com o projeto Mono, o .Net funciona em Windows/Linux/MacOS ..[/quote:4b2d3d8266]
Tenho minhas dúvidas sobre o Mono. Até agora ele não roda nem Windows Forms, e muita coisa do .NET é amarrada demais no Windows, não sei se eles vão conseguir portar.