Orientação a Objeto X MVC

PHP

22/04/2016

Bom dia galera...

Preciso de uma ajuda... Não consigo entender a lógica entre a OO e o MVC para o conceitos de objetos. Tem um pouco mais de um ano que utilizo o Codeiginter (framework) para o PHP, e estou com um projeto para facu onde estudo e o meu professor já me disse que o que estou fazendo não utiliza os fundamentos da orientação a objeto. Já tem umas duas semanas que estou pesquisando mas não encontro algo que me esclareça por isso recorri a vocês.

Vou utilizar um exemplo, imagine que tenho um sistema o qual o usuário terá que informar uma venda (não importa a identificação do cliente), ele apenas tenha que inserir essa venda. Para isso ele tem que fazer o login no sistema.
Entendo que tenho uma classe Usuario (objeto usuário) então ia definir a classe dessa forma
controller
<?php if ( ! defined('BASEPATH')) exit('No direct script access allowed');

class Usuario extends CI_Controller {

	public function __construct()
	{
		parent::__construct();
	}

	public function index()
	{
		
	}


	public function getusurio()
	{

	}

	public function  fazerVenda()
	{
	
	}

}


Model
<?php if ( ! defined('BASEPATH')) exit('No direct script access allowed');

class Mdl_Usuario extends CI_Model {

	protect $usuario;
	protect $senha

	public function __construct()
	{
		parent::__construct();
		
	}


	public function setUsuario()
	{

	}

	public function getUsuario()
	{

	}

}


Para o usuário logar, eu teria mais um controller que ia chamar o model Mdl_usuario enviando o usuário e senha verificando se existe um usuário no banco.

Este processo para ele não utiliza de todos os fundamentos da orientação a objetos, onde eu teria que criar um metodo de logar no meu objeto usuario, porém onde esta o meu objeto usuario? no controller? no model?

O curso que eu fiz na treinarweb apenas me mostrou os conceitos do mvc para o codeiginter, pois para o usuario logar ele o action do forma iria direcionar para o endereço www.meuapp.com.br/logar/login
onde logar é o nome da classe e login é meu metodo.

Sei que posso utilizar de rotas no framework mas eu não consigo entender onde está o meu objeto.
Claudio Lopes

Claudio Lopes

Curtidas 0

Respostas

David Sylvestre

David Sylvestre

22/04/2016

Din, para entender melhor, o que compreende sobre orientação a objetos?
GOSTEI 0
William

William

22/04/2016

Din pode ser meio estranho minha pergunta, mas o professor que está fazendo esse questionamento já desenvolveu usando MVC no PHP?

Ou é do pessoal que usa as famosas classes DAO ou CRUD, geralmente em Java e C#?
GOSTEI 0
Claudio Lopes

Claudio Lopes

22/04/2016

Din, para entender melhor, o que compreende sobre orientação a objetos?


David, estou aprendendo, mas entendo pouco sobre o conceito.
GOSTEI 0
Claudio Lopes

Claudio Lopes

22/04/2016

Din, para entender melhor, o que compreende sobre orientação a objetos?


David, estou aprendendo, mas entendo pouco sobre o conceito.


Cara acho que era java, mas perguntei para outros programadores de java e c# não me souberam responder.


Não consigo localizar onde fica a minha classe pessoa, acho que ele me confundiu todo
GOSTEI 0
POSTAR