Orientação a Objeto X MVC

22/04/2016

0

PHP

Bom dia galera...

Preciso de uma ajuda... Não consigo entender a lógica entre a OO e o MVC para o conceitos de objetos. Tem um pouco mais de um ano que utilizo o Codeiginter (framework) para o PHP, e estou com um projeto para facu onde estudo e o meu professor já me disse que o que estou fazendo não utiliza os fundamentos da orientação a objeto. Já tem umas duas semanas que estou pesquisando mas não encontro algo que me esclareça por isso recorri a vocês.

Vou utilizar um exemplo, imagine que tenho um sistema o qual o usuário terá que informar uma venda (não importa a identificação do cliente), ele apenas tenha que inserir essa venda. Para isso ele tem que fazer o login no sistema.
Entendo que tenho uma classe Usuario (objeto usuário) então ia definir a classe dessa forma
controller
<?php if ( ! defined('BASEPATH')) exit('No direct script access allowed');

class Usuario extends CI_Controller {

	public function __construct()
	{
		parent::__construct();
	}

	public function index()
	{
		
	}


	public function getusurio()
	{

	}

	public function  fazerVenda()
	{
	
	}

}


Model
<?php if ( ! defined('BASEPATH')) exit('No direct script access allowed');

class Mdl_Usuario extends CI_Model {

	protect $usuario;
	protect $senha

	public function __construct()
	{
		parent::__construct();
		
	}


	public function setUsuario()
	{

	}

	public function getUsuario()
	{

	}

}


Para o usuário logar, eu teria mais um controller que ia chamar o model Mdl_usuario enviando o usuário e senha verificando se existe um usuário no banco.

Este processo para ele não utiliza de todos os fundamentos da orientação a objetos, onde eu teria que criar um metodo de logar no meu objeto usuario, porém onde esta o meu objeto usuario? no controller? no model?

O curso que eu fiz na treinarweb apenas me mostrou os conceitos do mvc para o codeiginter, pois para o usuario logar ele o action do forma iria direcionar para o endereço www.meuapp.com.br/logar/login
onde logar é o nome da classe e login é meu metodo.

Sei que posso utilizar de rotas no framework mas eu não consigo entender onde está o meu objeto.
Claudio Lopes

Claudio Lopes

Responder

Posts

22/04/2016

David Sylvestre

Din, para entender melhor, o que compreende sobre orientação a objetos?
Responder

22/04/2016

William

Din pode ser meio estranho minha pergunta, mas o professor que está fazendo esse questionamento já desenvolveu usando MVC no PHP?

Ou é do pessoal que usa as famosas classes DAO ou CRUD, geralmente em Java e C#?
Responder

24/04/2016

Claudio Lopes

Din, para entender melhor, o que compreende sobre orientação a objetos?


David, estou aprendendo, mas entendo pouco sobre o conceito.
Responder

24/04/2016

Claudio Lopes

Din, para entender melhor, o que compreende sobre orientação a objetos?


David, estou aprendendo, mas entendo pouco sobre o conceito.


Cara acho que era java, mas perguntei para outros programadores de java e c# não me souberam responder.


Não consigo localizar onde fica a minha classe pessoa, acho que ele me confundiu todo
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar