[OT] Alguma luz sobre futuro do Delphi?

Delphi

21/10/2006

Sou fã da Borland desde a época do Turbo Pascal 3.0. Ainda uso o Delphi 7.0, porque me decepcionei muito com o Delphi 8.0 e não fui para Delphi2006.

Estou muito inseguro quanto a continuidade das IDE da Borland. Em função disto, andei brincando um pouco com as ferramentas da Microsoft, mas não gostei. Brinquei um pouco com Genexus, que gera código .NET ou JAVA, também me decepcionei. Será que vai sair mesmo o Delphi2007? Será que vai sair com tantos Bugs como saiu o D8 e D2005?
Alguém pode me dar alguma luz?

Muito grato,
Saudações

Jduarte30

Jduarte30

Curtidas 0

Respostas

Bon Jovi

Bon Jovi

21/10/2006

O que nao gostou no Visual Studio?

GOSTEI 0
Gardel

Gardel

21/10/2006

Olá,

Qto ao Visual Studio, sinceramente, adoro, e minha linguagem de paixão ultimamente tem sido o C#, muito embora esteja sem tempo para estuda-la, mais o modo como ela faz as coisas é realmente muito interessante.

Única coisa q sinceramente não gostei, qdo vc herda componentes, algumas das propriedades por mais q estejam com o modificador public vem bloqueadas para manipulação em design time, vc so pode mudar via código, isso as vezes pode dificultas as coisas, já q meu lema é escrever código só se for extremamente necessário, por isso gosto do Delphi, tudo muito simples, produtivo, pouco código.

Qto ao futuro do Delphi, sinceramente não tenho a menor idéia, só sei q uso ainda o Delphi 7, e adoro ele, leve, faz tudo que preciso q ele faça.

Mais pretendo logo que possivel, mudar minhas classes pra C e começar a desenvolver nele, só ainda não o fiz, pq ainda não achei uma comunidade de C tão boa quanto a de Delphi ta devmedia, e a relativa falta de material para C se comparado ao Delphi.

É isso ai.

GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

21/10/2006

só ainda não o fiz, pq ainda não achei uma comunidade de C# tão boa quanto a de Delphi ta devmedia, e a relativa falta de material para C se comparado ao Delphi.

De uns anos pra cá tenho visto o contrário. Exemplos:

www.microsoft.com/brasil/msdn/
www.microsoft.com/brasil/msdn/newsgroups/default.mspx

www.csharpbr.com.br/
www.linhadecodigo.com.br
www.bufaloinfo.com.br
www.devmedia.com.br/msdn/pagina.asp
www.devaspnet.com.br
www.projetando.net/

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=c¬23+¬2B+.net+artigo&btnG=Pesquisar&meta=

GOSTEI 0
Macario

Macario

21/10/2006

Ola.
Na Borcon teve um keynote com Nick Hodges (novo Delphi Product Manager da DevCo). Falando sobre o Highlander - codinome para DBS2007.

Podemos esperar muitas novidades a caminho.

E o Delphi esta firme e forte.

[]´s

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

21/10/2006

Todas as classes disponíveis no C# estão disponíveis no Delphi.NET. A diferença é que a Borland criou o ECO, que pra mim, sai mais produtivo que a concorrência!

GOSTEI 0
Leonardobhbr

Leonardobhbr

21/10/2006

Eu utilizo delphi desde o lançamento do Delphi 4 e também adorava a Borlando o Delphi tudo mais, só que agora estou começando mexer com java e estou vendo que há um mundo totalmente novo, a maturidade que a linguagem se encontra com OOP eu virei evangelista java aqui na empresa pena que a mudança é muito radical de Delphi para Java mais pra mim é a melhor linguagem do momento.

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

21/10/2006

Única coisa q sinceramente não gostei, qdo vc herda componentes, algumas das propriedades por mais q estejam com o modificador public vem bloqueadas para manipulação em design time, vc so pode mudar via código, isso as vezes pode dificultas as coisas, já q meu lema é escrever código só se for extremamente necessário, [b:624bb6bd72]por isso gosto do Delphi, tudo muito simples, produtivo, pouco código.[/b:624bb6bd72]

[b:624bb6bd72]Gardel[/b:624bb6bd72] pelo que entendi você gosta do Delphi por causa do drag-and-drop? Ou seja, é fáci desenvolver porque é só arrastar e soltar, digita um ShowMessage aqui, um if ali e tah tudo pronto?

Me corrija se estiver errado.

Se for, perdoe-me a grosseria, mas há uma série de outras vantagens em programar em Delphi. Programo há pouco tempo na linguagem em relação a muitos colegas aqui (são 9 anos). Tenho rotinas bastante complexas com muitas linhas de programação e não me incomodo. Pra mim o fato de arrastar-e-soltar é uma mera facilidade.

Eu procuro enxergar em uma linguagem outras qualidades tais como: robustez, rapidez de implementação, integração com o S.O e etc.

Bem, sei lá...talvez esteja ficando velho tb. rsrs

Flw

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

21/10/2006

Só um adendo:

Eu apenas tive a impressão de ter entendido isso (drag-and-drop).

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

21/10/2006

Aproveitando o que o Adriano falou, o que o Gardel considera uma vantagem no Delphi é simplesmente o que os usuários de Java, por exemplo, consideram a maior defeito do Delphi.

GOSTEI 0
Paullsoftware

Paullsoftware

21/10/2006

Acho que a preocupação deve sim existir, mais cá entre nós! se por acaso algum dia a Microsoft falir e paracem de desenvolver os sistemas proviamentes da MS tipo Word, Excel, etc... em fim os softwares venididos pela mesma. uma pergunta vc se preocupar em trocar rapidamente a forma de trabalhar devido a isso? Conheço tanta gente que por exemplo, ainda usa Windows 57 e Office 6 para fazer seus trabalhos...

assim como tenho alguns colegas que ainda desenvolvem seus Sistemas/projetos em delphi 3 e criam coisas que até ´Deus´ duvida...

GOSTEI 0
Leonardobhbr

Leonardobhbr

21/10/2006

como eu disse eu sou programador delphi,e estou começando em java e o que eu pude perceber é exatamente isto o ponto fraco do delphi é tudo drag and drop

Pois o programador não conhece a fundo o que está acontecendo, e outra coisa que ao me ver acabou com o delphi é os componentes Dataaware que ninguém sabe onde ficam as ´regras de negócios´ não há separações por isto fez com que a linguagem fosse tão fácil a ponto de qualquer um mexer sem saber o que faz!

GOSTEI 0
Delmar

Delmar

21/10/2006

como eu disse eu sou programador delphi,e estou começando em java e o que eu pude perceber é exatamente isto o ponto fraco do delphi é tudo drag and drop Pois o programador não conhece a fundo o que está acontecendo, e outra coisa que ao me ver acabou com o delphi é os componentes Dataaware que ninguém sabe onde ficam as ´regras de negócios´ não há separações por isto fez com que a linguagem fosse tão fácil a ponto de qualquer um mexer sem saber o que faz!

Eu discordo que o delphi seja drag and drop e vou justificar porque:

o menor tempo que eu gasto é colocando componentes e a maior parte é codificando, embora trabalho com componentes cientes de dados.

Imagina se fosse trabalhar apenas passando parâmetros. Mas no meu caso uso componentes cientes de dados, em virtude de que, embora os sistemas até tem muitos recursos (400 telas), mas como minha necessidade até aqui tem sido pra intranet, estou bem servido com os componentes cientes.

Quanto as componentes dataware as regras ficam em suas classes, nos métodos, propriedades e eventos. Por isso minha maior fonte bibliográfica tem sido o help do delphi. Posso encontrar tudo procurando tipo assim:

vou dar um exemplo, o componente image por exemplo:
herda de Timage e tem a propriedade picture que herda de Tpicture que tem 4 propriedades que herdam de classes e são elas:
Bitmap << herda de Tbitmap
Graphic << herda de TGraphic
Icon << herda de Ticon
Metafile << herda de Tmetafile

Então a lógica está tudo aí dentro das classes e está bem separado sim.
Outra coisa, é possível programa com delphi sem usas os componentes drag and drop, eu não sei fazer isso porque não programo POO, mas sei que dá pra fazer, embora não tem tudo de POO.

Eu particulamente acho que tinha que ser mais drag and drop, porque precisamos cada vez mais camadas em cima de camadas pra nos legar mais produtividade.

E estamos todos torcendo pra que novas tecnologias para java como JFS, as tags JSP nos leguem componentes pra encurtar o caminho de aprendizado.

Eu faço a seguinte comparação: eu não me preocupo com os detalhes do SO, como ele acessa um dispositivo como um disquete, um cd-rom, isto é função do SO.

Outra comparação, eu não preciso saber os detalhes de implementação do nível físico dos bancos de dados, pra saber realmente como os dados estão gravados, até porque são complexas estruturas de dados.

Outra comparação: todo mundo diz que linux é mais difícil que o windows, mas esquecemos que a maioria começou engatinhar a muito tempo no windows e quando vê um linux em sua frente é choque. Invertemos o pensamento, e se tivessemos começado no linux será que não tomaríamos um choque quando nos deparassemos com o windows.

Bom, é só pra pensar. Não defendo nem condeno, cada ferramenta tem seu ponto forte e fraco e se ajusta bem a determinadas situações.

Quanto ao futuro do delphi ainda estamos começando aplicações do zero em delphi, então por um bom tempo vamos mandar bala no delphi, nem que continuamos com o D7 mesmo.

Falou amigos, abração
Paz

GOSTEI 0
Delmar

Delmar

21/10/2006

Onde eu disse JFS é JSF (Java Server Faces)

Sucinto: o que eu disse é que não precisamos saber todos os detalhes que estão por trás dos componentes. Mas que é possível estudar tudo que está por trás percorrendo a hierarquia das classes pelo help do delphi.

E também discordo que é fácil programas em delphi e que qualquer um faz.

Isso ocorre quando vc dá um orçamento e dai o cara diz: o filho do meu vizinho é ferra e faz por 20¬ do teu valor. Pode ter certeza que eu viro as costas e vou embora.

Eu tenho uma humilde formação academia de uma universidade comum e programo desde 94.

Mas conheço poucos que fazem sistemas que não dão pau, que não param, que não perdem dados, que o cliente fica meses sem ligar. Eu consigo fazer isso, mas não teria corragem de fazer tudo de novo

Mais uma vez abraço e estou a disposição para ajudar a fazer este fórum um lugar de profissionais que se respeitam, que justificam, que elucidam, que aprendem, pois é isso que fazemos aqui

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

21/10/2006

Olá
Na boa... Gosto muito das duas linguagens, amo Java tanto quanto Delphi.
Mas quero que o pessoal que compartilha da opinião de que o Delphi é fraco porque é ´drag-and-drop´ me responda uma coisa:

Considere a simples tarefa de colocar um botão em uma janela. Em Java, você faz:
JButton btn = new JButton("Botão teste");

E em Delphi você só arrasta ele pra janela.

Eu pergunto: [b:785b020b0a]qual a diferença?[/b:785b020b0a] Alguns argumentam o seguinte: ´Ah, no Delphi você não sabe o que tá fazendo´. E em Java você sabe? Você pegou uma classe pronta meu amigo. Você acha que cria algo do zero só porque escreve uma declaração de objeto em vez de arrastar? Agora, porque eu vou ficar perdendo tempo precioso, comprometendo minha produtividade, só pra passar uma manhã inteira escrevendo um JFrame com layout complexo, quando podia estar gastando energia em tarefas que merecessem mais dedicação?

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

21/10/2006

Aproveitando o que o Adriano falou, o que o Gardel considera uma vantagem no Delphi é simplesmente o que os usuários de Java, por exemplo, consideram a maior defeito do Delphi.

Agora quem aproveita o embalo sou eu; Muitos usuários do Java acham uma porcaria o fato dos drag-and-drp´s do Delphi, porém já há IDE´s Java com tais recursos. Eu mesmo estudei java ha bem pouco tempo, mas parei com os estudos. Eu programo também em PHP, e veja, é tudo no braço. Não tem IDE.

como eu disse eu sou programador delphi,e estou começando em java e o que eu pude perceber é exatamente isto o ponto fraco do delphi é tudo drag and drop Pois o programador não conhece a fundo o que está acontecendo, e outra coisa que ao me ver acabou com o delphi é os componentes Dataaware que ninguém sabe onde ficam as ´regras de negócios´ não há separações por isto fez com que a linguagem fosse tão fácil a ponto de qualquer um mexer sem saber o que faz!

Aqui discordo no que diz respeito a ´...o programador não conhece a fundo o que está fazendo´. Olha, modéstia a parte eu sei o que estou fazendo. consigo ler tranquilamente as classes dos Delphi e entendê-las perfeitamente. Não me considero o cara, mas conheço muito mano (aqui msm no fórum e tb camaradas de profissão) que manjam muito.

E como o [b:19ba11fddb]Delmar[/b:19ba11fddb] disse:

Bom, é só pra pensar. Não defendo nem condeno, cada ferramenta tem seu ponto forte e fraco e se ajusta bem a determinadas situações.

Dataware? Bem, usa dataware quem quer e acha mais fácil, mas vale lembrar é que totalmente possível se desenvolver aplicações inteiras sem colocar um componente dataware. Eu vi isso no último Webdays. A OO está ai, é só estudar. Enfim.

O papo está bom. Em 3 anos de fórum ClubeDelphi já participei de vários posts como este, só espero que não vire mais um ´quem é melhor´ ´quem é pior´.

Fui

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

21/10/2006

E outra coisa: não entendo porque tanta gente dá tanta importância à não utilização de recursos prontos em geral. Meus amigos... Por que perder tempo se preocupando com problemas cujas soluções já foram desenvolvidas e exaustivamente testadas? Vá atrás de padronizar soluções pros problemas existentes, ao invés de transpor barreiras há muito superadas. Esse tipo de coisa, definitivamente, NÃO mede capacidade de programador nenhum.

GOSTEI 0
Gardel

Gardel

21/10/2006

Olá pessoal...

Qdo eu falei que o Delphi é facil porque se faz muita coisa clicando, ao invés de escrevendo, não quis dizer que o Delphi é só Drag and Drop, eu me referi a alta produtividade e intuitividade do modo como o delphi deixa as coisas pro Desenvolvedor fazer, claro que existe muita codificação, por exemplo desenvolvimento de componentes é uma tarefa que dependendo do que se quer pode-se levar muito tempo pra se desenvolver um componente.

Outro ponto que eu pessoalmente considero forte do delphi é a alta produtividade, pois não perde-se muito tempo escrevendo código pra ficar posicionanco componente em forms como o java, outro fator também é o grande número de componentes prontos, exemplo a suíte da DevExpress que eu pessoalmente acho muito boa, entre outros componentes que são uma mão na roda na hora de desenvolver.

Adoro delphi pela produtividade, e tem aquele velho ditado, tempo é dinheiro.

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

21/10/2006

Olá pessoal... Qdo eu falei que o Delphi é facil porque se faz muita coisa clicando, ao invés de escrevendo, não quis dizer que o Delphi é só Drag and Drop, eu me referi a alta produtividade e intuitividade do modo como o delphi deixa as coisas pro Desenvolvedor fazer, claro que existe muita codificação, por exemplo desenvolvimento de componentes é uma tarefa que dependendo do que se quer pode-se levar muito tempo pra se desenvolver um componente. Outro ponto que eu pessoalmente considero forte do delphi é a alta produtividade, pois não perde-se muito tempo escrevendo código pra ficar posicionanco componente em forms como o java, outro fator também é o grande número de componentes prontos, exemplo a suíte da DevExpress que eu pessoalmente acho muito boa, entre outros componentes que são uma mão na roda na hora de desenvolver. Adoro delphi pela produtividade, e tem aquele velho ditado, tempo é dinheiro.

É isso ai [b:223d9f73f6]Gardel[/b:223d9f73f6], não quis te ofender e tão pouco te atacar. Por isso deixei minha opnião aberta. Só me senti um pouco ´ofendido´ quando disseram que o programador Delphi não sabe o que está fazendo.

Como mencionei, eu procuro saber exatamente o que está sendo feito por um componente, função, classe e etc. Acho que produtividade é um ponto fortíssimo em qualquer linguagem de programação. O Delphi tem isso, por isso o título de RAD (Rapid Application Development) (meu inglês e meu cérebro não tem funcionado ultimamente, me corrijam se errei).

Estava pensando cá com meus botões sobre uma coisa que o taires estava dizendo:

não entendo porque tanta gente dá tanta importância à não utilização de recursos prontos em geral. Meus amigos... Por que perder tempo se preocupando com problemas cujas soluções já foram desenvolvidas e exaustivamente testadas?

Bem, no meu ponto de vista vejo que o programa precisa sim e muito saber o que está fazendo e entender 100¬ daquilo que codifica, e mais, se necessário programar sim algumas coisas do zero mesmo que já existam, pois uma das coisas que prezo na minha equipe é: controle. Você deve ter controle de sua aplicação, ou seja, tudo que o sistema faz deve ter controle total do programador e pra que isso aconteceça a vezes é necessário se desenvolver algo do zero.

Componentes Dataware por exemplo. São magníficos, exceletentes, rápidos (de se desenvolver), mas dependendo do que está fazendo trabalhar com eles pode ser um martírio. Então porque não desenvolver algo novo? Você perde um pouco mais de tempo, porém fica com controle total.

Pra mim digitar 200 linhas de programação em Java ou colocar 200 componentes em tela são coisas ´iguais´. Tanto em um quanto no outro, preciso saber o que acontece, pois se precisar dar manutenção, seja no algoritimo ou no visual, terei que entender o que se passa.

GOSTEI 0
Gardel

Gardel

21/10/2006

Concordo plenamente com você...

Delphi é uma linguagem muito poderosa, não é a toa que é tão utilizada, e que vai demorar ainda alguns anos pra ficar obsoleta (se é que vai ficar).

Eu considero produtividade uma das coisas mais primordiais no desenvolvimento, claro, controle também, mais assim como você, cada componente que adiciono no meu form eu vo atras dele, vendo de onde vem o que faz cada propriedade e metodo pra ficar por dentro do que ta acontecendo, mais uma coisa é certa, as vezes pra se achar determinadas implementações dentro dos ancestrais de componentes é extremamente complicado devido a alguns componentes serem extremamente complexos do ponto de vista de codigo, com isso logo posso dizer que delphi tem sim drag and drop e isso facilita muito a vida, mais existe muita rotina complexa, e que exige muito do desenlvovedor.

Ultimamente o tempo que tenho livre, tenho dado umas olhadas no C#, elé é bem parecido com o java no quisito muitas linhas de codigo q em delphi vc faria em alguns cliques, mais estou gostando, e talvez possa tentar fazer alguma coisa util nele.

Agradeço,

Até mais...

GOSTEI 0
Welgomes

Welgomes

21/10/2006

Vejam só isto:

Borland decide focar-se em gerenciamento de softwares

http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=21258&zoneid=209

´Borland anunciou planos para vender sua porção corporativa associada com Ambientes integrados de Desenvolvimento (IDE)...´

Talvez o Delphi não morra, mas vai ganhar um padrinho, porque a Borland decidiu abandoná-lo. Crying or Very sad

Se Clipper e Cobol ainda resistem, Delphi também resistirá, mas será um sistema legado. A não ser que o seu novo padrinho adicione recursos significantes.

GOSTEI 0
Welgomes

Welgomes

21/10/2006

Em breve teremos sistemas semi-prontos para tudo (fluxo de caixa, contas a pagar e receber, inventário, biblioteca etc.), bastando mudar o logo e nome do produto. Na verdade, muitos desenvolvedores já tem seus sistemas semi-prontos. Ajusta-se algumas coisas e o sistema está apto para vender.
Também existem muitos sistemas de e-comerce completos. (carrinho de compra, forma de pagamento, boleto, forma de envio, rastreamento etc.)
8)
Claro que sempre haverá pequenas modificações como um relatório a mais, um cadastro etc... a pedido do cliente.

Que mau a nisso? Para quê começar do zero se está tudo pronto?

Talvez alguém tenha receio do que aconteceu com o HTML, onde apareceu produtos onde qualquer um sem muito conhecimento, pode usufruir de recursos poderosos, mas acredito que devemos nos adaptar e aprender a ir pelo caminho mais fácil também, e só em último caso recorrer a algo mais complexo e detalhado.

Vejam este fórum. Feito com php. Um código padrão utilizado por muitos outros fóruns. Não vejo vantagem de alguém se acabar de estudar CGI ou PERL ou qualquer outra coisa para construir algo que já está amadurecido, sem bugs, com muitos recursos etc...

Veja também o assembly. Está totalmente encapsulado por linguagens de alto nível. Nenhum louco vai querer fazer um software totalmente em assembly, salvo raras e pequenas funções para um aumento de performance.

As linguagens ditas de alto-nível de hoje se tornarão o assembly de amanhã.

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

21/10/2006

[quote:6a9b9b6514=´Adriano Santos´]Bem, no meu ponto de vista vejo que o programa precisa sim e muito saber o que está fazendo e entender 100¬ daquilo que codifica, e mais, se necessário programar sim algumas coisas do zero mesmo que já existam, pois uma das coisas que prezo na minha equipe é: controle. Você deve ter controle de sua aplicação, ou seja, tudo que o sistema faz deve ter controle total do programador e pra que isso aconteceça a vezes é necessário se desenvolver algo do zero.

Componentes Dataware por exemplo. São magníficos, exceletentes, rápidos (de se desenvolver), mas dependendo do que está fazendo trabalhar com eles pode ser um martírio. Então porque não desenvolver algo novo? Você perde um pouco mais de tempo, porém fica com controle total.[/quote:6a9b9b6514]

Concordo plenamente. Escrevi aquele desabafo pra rebater a opinião de algumas pessoas que já encontrei, que contestam o valor do programador Delphi ( ou mesmo do programador Java ), pois estes utilizam recursos prontos das APIs das linguagens.

GOSTEI 0
Leonardobhbr

Leonardobhbr

21/10/2006

galera a borland é forte só na america latina no resto do mundo é java e VS

o sourceforge se não me engano no mes retrasado a quantidade de projetos em java ultrapasou a de C++ que tinhja a maior fatia e a fatia do Delphi junto com o Kylix era ou a menor ou uma das menores.

Que Delphi é uma ferramenta poderosa não temos duvidas, eque tem como porgramar POO nele ninguem tem dúvida só que me fale quantos programadores em Delphi desenvolve de maneira estruturada e quantos em POO ?

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

21/10/2006

Vejam este fórum. Feito com php. Um código padrão utilizado por muitos outros fóruns. Não vejo vantagem de alguém se acabar de estudar CGI ou PERL ou qualquer outra coisa para construir algo que já está amadurecido, sem bugs, com muitos recursos etc... Veja também o assembly. Está totalmente encapsulado por linguagens de alto nível. Nenhum louco vai querer fazer um software totalmente em assembly, salvo raras e pequenas funções para um aumento de performance.

Cara, concordo com tudo o que você disse. Só quero acrescentar que, como o Adriano Santos escreveu, às vezes algo que já está pronto não atende suas necessidades. Adaptar esse algo pode ser mais trabalhoso do que desenvolver sua solução do zero, do seu jeito.

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

21/10/2006

Que Delphi é uma ferramenta poderosa não temos duvidas, eque tem como porgramar POO nele ninguem tem dúvida só que me fale quantos programadores em Delphi desenvolve de maneira estruturada e quantos em POO ?

Sinceramente, eu num tô nem aí pra quem faz o quê com Delphi ou com Java. Só sei que hoje em dia o Delphi atende muito bem minhas necessidades, mas estou pronto pra mudar de tecnologia quando o mercado demandar. Inclusive, já estudo Java e na primeira oportunidade vou aplicá-la em um projeto.
Pra quê discutir esse tipo de coisa? O fórum tá recheado de discussões sobre qual é a melhor linguagem, e já vimos que quem dá poder à linguagem é o próprio programador.

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

21/10/2006

...e já vimos que quem dá poder à linguagem é o próprio programador.

Aprovado. :wink:

GOSTEI 0
Macario

Macario

21/10/2006

[quote:cd04a25ebf=´Adriano Santos´]
...e já vimos que quem dá poder à linguagem é o próprio programador.

Aprovado. :wink:[/quote:cd04a25ebf]

Essa foi f.....hehehehe :roll:

GOSTEI 0
Rodolpho123

Rodolpho123

21/10/2006

... e já vimos que quem dá poder à linguagem é o próprio programador.

A resposta do século. Sem dúvida, foi a melhor....

GOSTEI 0
Delmar

Delmar

21/10/2006

Onde eu disse JFS é JSF (Java Server Faces) Sucinto: o que eu disse é que não precisamos saber todos os detalhes que estão por trás dos componentes. Mas que é possível estudar tudo que está por trás percorrendo a hierarquia das classes pelo help do delphi. E também discordo que é fácil programas em delphi e que qualquer um faz. Isso ocorre quando vc dá um orçamento e dai o cara diz: o filho do meu vizinho é ferra e faz por 20¬ do teu valor. Pode ter certeza que eu viro as costas e vou embora. Eu tenho uma humilde formação academia de uma universidade comum e programo desde 94. Mas conheço poucos que fazem sistemas que não dão pau, que não param, que não perdem dados, que o cliente fica meses sem ligar. Eu consigo fazer isso, mas não teria corragem de fazer tudo de novo Mais uma vez abraço e estou a disposição para ajudar a fazer este fórum um lugar de profissionais que se respeitam, que justificam, que elucidam, que aprendem, pois é isso que fazemos aqui

Voltei pra continuar minha linha de pensamento

Quando vamos fazer comparativos acho interessante quebrar a visão do que é linguagem e o que não é:

então no mundo DELPHI teremos
1 - a linguagem delphi (comandos for, while, if, declaração de tipos....)
2 - a IDE delphi
3 - as classes delphi (considero aqui classe já como um agrupamento de comandos da linguagem)
4 - os compontes, inclusive os de terceiros
5 - e outros que não vieram a memória

No mundo java teremos:
1 - a linguagem java
2 - as IDE para Java
3 - as classes das plataforma J2EE e J2SE
4 - os frameworks e extensões de tecnologias como Java Server Faces e outras (acredito que os componentes irão surgir)

Então quando compararmos precisamos comparara linguagem com linguagem, ide com ide, classes com classes, componentes com componentes.

Parece evidente que os profissionais tendem a comparar os componentes do delphi com a linguagem java. Aí está errado a linha de pensamento em termos comparativos.

Vou propor o seguinte:
A) em DELPHI;
A1 - programar usando a linguagem, a ide, as classes e os componetes ( é o que eu faço)
A2 - programar usando apenas a linguagem, a ide, e as classes (é o que o delphi-boleto faz, veja não entrei em mérito se é POO ou não)
A3) programar usando a linguagem e a ide apenas (sem usar classes e componentes)
A4) programar usando a linguagem e o bloco de notas

B) em JAVA)
A1 - Programar usando a linguagem, uma ide com o eclipse, as classes e recursos de drag-and-drop, Exemplo instale o Exadel no eclipse e será possível fazer drag-end-drop das tags do JSF
A2 - programar usando a linguagem, uma ide, e as classes
A3 - programar usando a linguagem e a ide apenas (sem usar classes e componentes)

Depois de trabalhar na opção 4 em ambas as linguagens voltem e me digam se o delphi é drag-and-drop

Abraços

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

21/10/2006

Tah, você quis dizer que no Delphi não é possível (ou é inviável) programar só com um ´bloco de notas´ por exemplo?

Mano, conheci um cara que programava em Pascal puro há uns 20/25 anos. Quando o conheci enchi o saco dele pra migrar pra Delphi, o problema era migrar todo o sistema (de anos de desenvolvimento) para Delphi.

Bom, o cara era fera, muito fera no Pascal. Anos depois encontrei com ele e o cara tinha migrado todo o sistema para Delphi e mais, ele não programava usando a IDE como usamos hoje. Ele continuou fazendo grande parte do que precisava no braço (desnecessário claro), mas fazia. Ele reaproveitou todas suas classe, telas e tudo mais em Pascal no Delphi. Qdo precisa dar alguma manutenção em fonte ele faz na mão (ou pelo menos fazia). Fazem uns 5 anos que não o vejo. Na última vez ele me disse que ia criar seu próprio BDE em Delphi, acredita? O cara era doidão.

Hj, lógico, ele não deve mais estar desenvolvendo desta maneira, mas olha a doidera do maluco??!!

GOSTEI 0
Delmar

Delmar

21/10/2006

[quote:cfe41d9812=´Delmar´]Onde eu disse JFS é JSF (Java Server Faces) Sucinto: o que eu disse é que não precisamos saber todos os detalhes que estão por trás dos componentes. Mas que é possível estudar tudo que está por trás percorrendo a hierarquia das classes pelo help do delphi. E também discordo que é fácil programas em delphi e que qualquer um faz. Isso ocorre quando vc dá um orçamento e dai o cara diz: o filho do meu vizinho é ferra e faz por 20¬ do teu valor. Pode ter certeza que eu viro as costas e vou embora. Eu tenho uma humilde formação academia de uma universidade comum e programo desde 94. Mas conheço poucos que fazem sistemas que não dão pau, que não param, que não perdem dados, que o cliente fica meses sem ligar. Eu consigo fazer isso, mas não teria corragem de fazer tudo de novo Mais uma vez abraço e estou a disposição para ajudar a fazer este fórum um lugar de profissionais que se respeitam, que justificam, que elucidam, que aprendem, pois é isso que fazemos aqui

Voltei pra continuar minha linha de pensamento

Quando vamos fazer comparativos acho interessante quebrar a visão do que é linguagem e o que não é:

então no mundo DELPHI teremos
1 - a linguagem delphi (comandos for, while, if, declaração de tipos....)
2 - a IDE delphi
3 - as classes delphi (considero aqui classe já como um agrupamento de comandos da linguagem)
4 - os compontes, inclusive os de terceiros
5 - e outros que não vieram a memória

No mundo java teremos:
1 - a linguagem java
2 - as IDE para Java
3 - as classes das plataforma J2EE e J2SE
4 - os frameworks e extensões de tecnologias como Java Server Faces e outras (acredito que os componentes irão surgir)

Então quando compararmos precisamos comparara linguagem com linguagem, ide com ide, classes com classes, componentes com componentes.

Parece evidente que os profissionais tendem a comparar os componentes do delphi com a linguagem java. Aí está errado a linha de pensamento em termos comparativos.

Vou propor o seguinte:
A) em DELPHI;
A1 - programar usando a linguagem, a ide, as classes e os componetes ( é o que eu faço)
A2 - programar usando apenas a linguagem, a ide, e as classes (é o que o delphi-boleto faz, veja não entrei em mérito se é POO ou não)
A3) programar usando a linguagem e a ide apenas (sem usar classes e componentes)

B) em JAVA)
A1 - Programar usando a linguagem, uma ide com o eclipse, as classes e recursos de drag-and-drop, Exemplo instale o Exadel no eclipse e será possível fazer drag-end-drop das tags do JSF
A2 - programar usando a linguagem, uma ide, e as classes
A3 - programar usando a linguagem e a ide apenas (sem usar classes e componentes)

Depois de trabalhar na opção 4 em ambas as linguagens voltem e me digam se o delphi é drag-and-drop

Abraços[/quote:cfe41d9812]

continuando

é obvio que a ide delphi foi projetada para fazer drad-and-drop, mas não a linguagem delphi não

mas tem o seguinte
as tecnologias pra cliente/servidor já estão maduras e possivelmente foram os próprios programadores que viam a necessidade de camadas já prontas para fazer coisas que são repetitivas, como acessar uma base de dados apenas mudando a instrução sql. Então surgiu a Tquery, por exemplo, pois é mais produtivo e mais intuitivo definiar algumas propriedades que tendem a ser padrão em uma conexão no object inspector do que em um comendo de conexão.

Mais podem ter certeza que a programação web também vai caminhar pra drag-and-drop, porque a propria web ainda é muito jovem. Então no momento que os programadores começarem a perceber o que é padrão começará a surgir componentes para interfacear aquele padrão.

Porém isto vai ser agrupamento de código novamente em classes ou componentes. A linguagem pra mim é outra coisa. Estas classes e componentes já é uma camada de programação em cima da linguagem de programação.

Até a próxima

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

21/10/2006

Mais podem ter certeza que a programação web também vai caminhar pra drag-and-drop ( ... )

Sem dúvida... O Java Sun Studio Creator tá aí pra provar isso...

GOSTEI 0
Delmar

Delmar

21/10/2006

galera a borland é forte só na america latina no resto do mundo é java e VS o sourceforge se não me engano no mes retrasado a quantidade de projetos em java ultrapasou a de C++ que tinhja a maior fatia e a fatia do Delphi junto com o Kylix era ou a menor ou uma das menores. Que Delphi é uma ferramenta poderosa não temos duvidas, eque tem como porgramar POO nele ninguem tem dúvida só que me fale quantos programadores em Delphi desenvolve de maneira estruturada e quantos em POO ?

Mas aí que tá o fato de acharmos que é delphi é apenas copiar e colar. O problema não está na linguagem e sim em nosso conhecimento: então não podemos dizer que delphi é fácil, temos que dizer que programar POO em delphi deve ser tão díficil quanto programar POO em Java, Eiffel, .Net e delphi será mais díficil ainda quando não estiver disponível uma característica de POO que se fizer necessário no projeto

GOSTEI 0
Delmar

Delmar

21/10/2006

[quote:86951b4ac7=´Delmar´]Mais podem ter certeza que a programação web também vai caminhar pra drag-and-drop ( ... )

Sem dúvida... O Java Sun Studio Creator tá aí pra provar isso...[/quote:86951b4ac7]

Então aí estamos falando da opção 1 que citei lá mais acima: estamos falando de um contexto que envolve mais que a linguage de programação. Envolvem a linguagem, a IDE, envolve padrões, envolve classes, eu não conheço a Java Sun Studio Creator, mas o colega pode voltar aqui pra dizer se já tem componentes equivalentes a alguns lá das paletes do delphi

GOSTEI 0
Leonardobhbr

Leonardobhbr

21/10/2006

galera a ide mais usada em todo mundo de java é o eclipse que não tem nada drag and drop por sinal ourta coisa o java tra novidades que até o concorrente Vs está copiando por exemplo coleções que quem mexe com

ObjectList no delphi sabe o sofrimento e generics outra cois POO em java é amplamente descutido pois ela implementas frameworks como Hibernate que por sinal na palestra da borland que eu fui o próprio cara da Borland perguntou se alguem conhecia Hibernate e que eles tinha feito algo extremamente parecido que era o ECO.

Eu considero a POO em java mais clara mais natural e com ampla abordagem em livros revistas etc..

é algo tão claro que as próprias faculdades estão adotando.

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

21/10/2006

(...) eu não conheço a Java Sun Studio Creator, mas o colega pode voltar aqui pra dizer se já tem componentes equivalentes a alguns lá das paletes do delphi

Dá só uma olhada nesse link:

http://developers.sun.com/prodtech/javatools/jscreator/index.jsp

Lá tem um vídeo em flash mostrando o ambiente de programação. É bem parecido com o Delphi 2006. É de babar!

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

21/10/2006

Bem, não li o tópico inteiro mas vou soltar aqui minha pedra...

Não gosto, e nunca irei usar as pseudo-linguagens Java... ou .Net...

Por um motivo:

1) O sistema pode ser revertido facilmente para o Código-fonte, mesmo passando um ofuscador lá...

Como desenvolver um sistema em que qualquer um pode pegar os fontes?!?

Isso me fez desanimar sobre estas linguagens...

[]s

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

21/10/2006

Titanius, o pessoal do software livre vai chiar com você.

GOSTEI 0
Macario

Macario

21/10/2006

Não gosto, e nunca irei usar as pseudo-linguagens Java... ou .Net... []s

Acho que o .Net vai ser tendencia.

Acredito que em 5 anos não mais teremos aplicacoes Win32 em empresas.

Visto que o XP nao sobrevivera por muito tempo e o [b:42d4ad6e1e]Vista[/b:42d4ad6e1e] que e voltado para 64bits. Por quanto tempo teremos compatibilidade de aplicacoes win32 no Vista?

É o futuro nos cerca.

[]´s

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

21/10/2006

Acho que o .Net vai ser tendencia. Acredito que em 5 anos não mais teremos aplicacoes Win32 em empresas. []´s

A MS falou isso em 2001 numa palestra do .NET que assisti. E até agora, poucas aplicações comerciais usam .NET. Ele não virou ´a´ teconologia, apenas ´mais uma´ tecnologia (boa, é verdade).
O próprio Windows Vista que era pra ser todo em cima do .NET (segundo a própria MS) já vi análises na Internet mostrando que dos primeiros beta até a versão atual, a quantidade de código .NET diminuiu :shock: Isso mesmo. A própria MS não está usando sua própria tecnologia.

GOSTEI 0
Macario

Macario

21/10/2006

Ola.

Isso sinaliza a nosso favor entao. :D

Eu por exemplo estou estudando para iniciar uma aplicacao em n-tier.
Na Borcon2006 muito se mostrou sobbre n-tier boas praticas e tecnologias e baseadas em que? Baseadas na otima VCL do Delphi, pouco se falou em n-tier em .Net.

Mas o que vejo como fator favoravel ao .Net e o Asp.Net do Delphi. Eu nao programo uma linha de Asp.Net mas pelo que leio vejo o mesmo como tendencia.

Adoro o Delphi seja ele VCL, VCL.Net ou apenas .Net e Delphi entao e bom.

[]´s

GOSTEI 0
Delmar

Delmar

21/10/2006

Olá colegas

eu encerro minha participação neste tópico no sentido de postar, espero ter conseguido passar minha idéia, espero que tenha sido útil e ajudado a elucidar o assunto.

Torço pra que o tópico continue, vou continuar lendo ele, e também recomendo novamente que se mantenha um nível profissional, de respeito, temos que saber ouvir, temos que saber comtrapôr, enfim, é um lugar democrático.

Senti uma preocupação de que fosse virar ´essa é melhor que aquela ou aquela é melhor que essa´ e vou deixar minha idéia.

Quando uma resposta contiver este tipo de posicionamento que ela seja removida, isso irá ajudar a a freiar esse tipo de resposta e fará com que se pense mais antes de escrever, fará com que se escreva aquilo que realmente vai acrescentar em qualidade à discussão. Isso também deverá contribuir para evitar ofensas pessoais. Com certeza os profissionais serão forçados a escrever mais tecnicamente e de uma forma imparcial sem levar em conta apenas gostos pessoais e sim as características técnicas de uma ferramenta.

Para que um tópico tenha qualidade nas respostas também é interessante que seja mantido o assunto.

Atenciosamente
Delmar Wichnieski
Boa noite e um forte abraço

GOSTEI 0
Welgomes

Welgomes

21/10/2006

Vamos aprender com o passado e fazer uma analogia ao café.

´O café foi um produto muito importante para o desenvolvimento da economia O café atingiu seu auge na economia durante a República Velha e antes da crise de 1929. Após a crise de 1929, o café deixou de ser o produto mais importante da economia nacional...´

Quem se utilizava da monocultura e só plantava café, se deu mau. Quem praticava a policultura plantava café e outras coisas, com certeza superou a crise.

Nós também devemos praticar a ´policultura´ (ou seria a polinguagem... rs). Continuemos com delphi porém estudando java ou .net, assim teremos um baralho escondido na manga, quero dizer uma linguagem na cachola.

GOSTEI 0
POSTAR