Fórum [OT] Alguma luz sobre futuro do Delphi? #331715

21/10/2006

0

Sou fã da Borland desde a época do Turbo Pascal 3.0. Ainda uso o Delphi 7.0, porque me decepcionei muito com o Delphi 8.0 e não fui para Delphi2006.

Estou muito inseguro quanto a continuidade das IDE da Borland. Em função disto, andei brincando um pouco com as ferramentas da Microsoft, mas não gostei. Brinquei um pouco com Genexus, que gera código .NET ou JAVA, também me decepcionei. Será que vai sair mesmo o Delphi2007? Será que vai sair com tantos Bugs como saiu o D8 e D2005?
Alguém pode me dar alguma luz?

Muito grato,
Saudações

Jduarte30

Jduarte30

Responder

22/10/2006

Bon Jovi

O que nao gostou no Visual Studio?

Responder

Gostei + 0

22/10/2006

Gardel

Olá,

Qto ao Visual Studio, sinceramente, adoro, e minha linguagem de paixão ultimamente tem sido o C#, muito embora esteja sem tempo para estuda-la, mais o modo como ela faz as coisas é realmente muito interessante.

Única coisa q sinceramente não gostei, qdo vc herda componentes, algumas das propriedades por mais q estejam com o modificador public vem bloqueadas para manipulação em design time, vc so pode mudar via código, isso as vezes pode dificultas as coisas, já q meu lema é escrever código só se for extremamente necessário, por isso gosto do Delphi, tudo muito simples, produtivo, pouco código.

Qto ao futuro do Delphi, sinceramente não tenho a menor idéia, só sei q uso ainda o Delphi 7, e adoro ele, leve, faz tudo que preciso q ele faça.

Mais pretendo logo que possivel, mudar minhas classes pra C e começar a desenvolver nele, só ainda não o fiz, pq ainda não achei uma comunidade de C tão boa quanto a de Delphi ta devmedia, e a relativa falta de material para C se comparado ao Delphi.

É isso ai.

Responder

Gostei + 0

22/10/2006

Bon Jovi

só ainda não o fiz, pq ainda não achei uma comunidade de C# tão boa quanto a de Delphi ta devmedia, e a relativa falta de material para C se comparado ao Delphi.

De uns anos pra cá tenho visto o contrário. Exemplos:

www.microsoft.com/brasil/msdn/
www.microsoft.com/brasil/msdn/newsgroups/default.mspx

www.csharpbr.com.br/
www.linhadecodigo.com.br
www.bufaloinfo.com.br
www.devmedia.com.br/msdn/pagina.asp
www.devaspnet.com.br
www.projetando.net/

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=c¬23+¬2B+.net+artigo&btnG=Pesquisar&meta=

Responder

Gostei + 0

22/10/2006

Macario

Ola.
Na Borcon teve um keynote com Nick Hodges (novo Delphi Product Manager da DevCo). Falando sobre o Highlander - codinome para DBS2007.

Podemos esperar muitas novidades a caminho.

E o Delphi esta firme e forte.

[]´s

Responder

Gostei + 0

22/10/2006

Marcosalex

Todas as classes disponíveis no C# estão disponíveis no Delphi.NET. A diferença é que a Borland criou o ECO, que pra mim, sai mais produtivo que a concorrência!

Responder

Gostei + 0

23/10/2006

Leonardobhbr

Eu utilizo delphi desde o lançamento do Delphi 4 e também adorava a Borlando o Delphi tudo mais, só que agora estou começando mexer com java e estou vendo que há um mundo totalmente novo, a maturidade que a linguagem se encontra com OOP eu virei evangelista java aqui na empresa pena que a mudança é muito radical de Delphi para Java mais pra mim é a melhor linguagem do momento.

Responder

Gostei + 0

23/10/2006

Adriano Santos

Única coisa q sinceramente não gostei, qdo vc herda componentes, algumas das propriedades por mais q estejam com o modificador public vem bloqueadas para manipulação em design time, vc so pode mudar via código, isso as vezes pode dificultas as coisas, já q meu lema é escrever código só se for extremamente necessário, [b:624bb6bd72]por isso gosto do Delphi, tudo muito simples, produtivo, pouco código.[/b:624bb6bd72]

[b:624bb6bd72]Gardel[/b:624bb6bd72] pelo que entendi você gosta do Delphi por causa do drag-and-drop? Ou seja, é fáci desenvolver porque é só arrastar e soltar, digita um ShowMessage aqui, um if ali e tah tudo pronto?

Me corrija se estiver errado.

Se for, perdoe-me a grosseria, mas há uma série de outras vantagens em programar em Delphi. Programo há pouco tempo na linguagem em relação a muitos colegas aqui (são 9 anos). Tenho rotinas bastante complexas com muitas linhas de programação e não me incomodo. Pra mim o fato de arrastar-e-soltar é uma mera facilidade.

Eu procuro enxergar em uma linguagem outras qualidades tais como: robustez, rapidez de implementação, integração com o S.O e etc.

Bem, sei lá...talvez esteja ficando velho tb. rsrs

Flw

Responder

Gostei + 0

23/10/2006

Adriano Santos

Só um adendo:

Eu apenas tive a impressão de ter entendido isso (drag-and-drop).

Responder

Gostei + 0

23/10/2006

Rjun

Aproveitando o que o Adriano falou, o que o Gardel considera uma vantagem no Delphi é simplesmente o que os usuários de Java, por exemplo, consideram a maior defeito do Delphi.

Responder

Gostei + 0

23/10/2006

Paullsoftware

Acho que a preocupação deve sim existir, mais cá entre nós! se por acaso algum dia a Microsoft falir e paracem de desenvolver os sistemas proviamentes da MS tipo Word, Excel, etc... em fim os softwares venididos pela mesma. uma pergunta vc se preocupar em trocar rapidamente a forma de trabalhar devido a isso? Conheço tanta gente que por exemplo, ainda usa Windows 57 e Office 6 para fazer seus trabalhos...

assim como tenho alguns colegas que ainda desenvolvem seus Sistemas/projetos em delphi 3 e criam coisas que até ´Deus´ duvida...

Responder

Gostei + 0

23/10/2006

Leonardobhbr

como eu disse eu sou programador delphi,e estou começando em java e o que eu pude perceber é exatamente isto o ponto fraco do delphi é tudo drag and drop

Pois o programador não conhece a fundo o que está acontecendo, e outra coisa que ao me ver acabou com o delphi é os componentes Dataaware que ninguém sabe onde ficam as ´regras de negócios´ não há separações por isto fez com que a linguagem fosse tão fácil a ponto de qualquer um mexer sem saber o que faz!

Responder

Gostei + 0

23/10/2006

Delmar

como eu disse eu sou programador delphi,e estou começando em java e o que eu pude perceber é exatamente isto o ponto fraco do delphi é tudo drag and drop Pois o programador não conhece a fundo o que está acontecendo, e outra coisa que ao me ver acabou com o delphi é os componentes Dataaware que ninguém sabe onde ficam as ´regras de negócios´ não há separações por isto fez com que a linguagem fosse tão fácil a ponto de qualquer um mexer sem saber o que faz!

Eu discordo que o delphi seja drag and drop e vou justificar porque:

o menor tempo que eu gasto é colocando componentes e a maior parte é codificando, embora trabalho com componentes cientes de dados.

Imagina se fosse trabalhar apenas passando parâmetros. Mas no meu caso uso componentes cientes de dados, em virtude de que, embora os sistemas até tem muitos recursos (400 telas), mas como minha necessidade até aqui tem sido pra intranet, estou bem servido com os componentes cientes.

Quanto as componentes dataware as regras ficam em suas classes, nos métodos, propriedades e eventos. Por isso minha maior fonte bibliográfica tem sido o help do delphi. Posso encontrar tudo procurando tipo assim:

vou dar um exemplo, o componente image por exemplo:
herda de Timage e tem a propriedade picture que herda de Tpicture que tem 4 propriedades que herdam de classes e são elas:
Bitmap << herda de Tbitmap
Graphic << herda de TGraphic
Icon << herda de Ticon
Metafile << herda de Tmetafile

Então a lógica está tudo aí dentro das classes e está bem separado sim.
Outra coisa, é possível programa com delphi sem usas os componentes drag and drop, eu não sei fazer isso porque não programo POO, mas sei que dá pra fazer, embora não tem tudo de POO.

Eu particulamente acho que tinha que ser mais drag and drop, porque precisamos cada vez mais camadas em cima de camadas pra nos legar mais produtividade.

E estamos todos torcendo pra que novas tecnologias para java como JFS, as tags JSP nos leguem componentes pra encurtar o caminho de aprendizado.

Eu faço a seguinte comparação: eu não me preocupo com os detalhes do SO, como ele acessa um dispositivo como um disquete, um cd-rom, isto é função do SO.

Outra comparação, eu não preciso saber os detalhes de implementação do nível físico dos bancos de dados, pra saber realmente como os dados estão gravados, até porque são complexas estruturas de dados.

Outra comparação: todo mundo diz que linux é mais difícil que o windows, mas esquecemos que a maioria começou engatinhar a muito tempo no windows e quando vê um linux em sua frente é choque. Invertemos o pensamento, e se tivessemos começado no linux será que não tomaríamos um choque quando nos deparassemos com o windows.

Bom, é só pra pensar. Não defendo nem condeno, cada ferramenta tem seu ponto forte e fraco e se ajusta bem a determinadas situações.

Quanto ao futuro do delphi ainda estamos começando aplicações do zero em delphi, então por um bom tempo vamos mandar bala no delphi, nem que continuamos com o D7 mesmo.

Falou amigos, abração
Paz

Responder

Gostei + 0

23/10/2006

Delmar

Onde eu disse JFS é JSF (Java Server Faces)

Sucinto: o que eu disse é que não precisamos saber todos os detalhes que estão por trás dos componentes. Mas que é possível estudar tudo que está por trás percorrendo a hierarquia das classes pelo help do delphi.

E também discordo que é fácil programas em delphi e que qualquer um faz.

Isso ocorre quando vc dá um orçamento e dai o cara diz: o filho do meu vizinho é ferra e faz por 20¬ do teu valor. Pode ter certeza que eu viro as costas e vou embora.

Eu tenho uma humilde formação academia de uma universidade comum e programo desde 94.

Mas conheço poucos que fazem sistemas que não dão pau, que não param, que não perdem dados, que o cliente fica meses sem ligar. Eu consigo fazer isso, mas não teria corragem de fazer tudo de novo

Mais uma vez abraço e estou a disposição para ajudar a fazer este fórum um lugar de profissionais que se respeitam, que justificam, que elucidam, que aprendem, pois é isso que fazemos aqui

Responder

Gostei + 0

23/10/2006

Tnaires

Olá
Na boa... Gosto muito das duas linguagens, amo Java tanto quanto Delphi.
Mas quero que o pessoal que compartilha da opinião de que o Delphi é fraco porque é ´drag-and-drop´ me responda uma coisa:

Considere a simples tarefa de colocar um botão em uma janela. Em Java, você faz:
JButton btn = new JButton("Botão teste");

E em Delphi você só arrasta ele pra janela.

Eu pergunto: [b:785b020b0a]qual a diferença?[/b:785b020b0a] Alguns argumentam o seguinte: ´Ah, no Delphi você não sabe o que tá fazendo´. E em Java você sabe? Você pegou uma classe pronta meu amigo. Você acha que cria algo do zero só porque escreve uma declaração de objeto em vez de arrastar? Agora, porque eu vou ficar perdendo tempo precioso, comprometendo minha produtividade, só pra passar uma manhã inteira escrevendo um JFrame com layout complexo, quando podia estar gastando energia em tarefas que merecessem mais dedicação?

Responder

Gostei + 0

23/10/2006

Adriano Santos

Aproveitando o que o Adriano falou, o que o Gardel considera uma vantagem no Delphi é simplesmente o que os usuários de Java, por exemplo, consideram a maior defeito do Delphi.

Agora quem aproveita o embalo sou eu; Muitos usuários do Java acham uma porcaria o fato dos drag-and-drp´s do Delphi, porém já há IDE´s Java com tais recursos. Eu mesmo estudei java ha bem pouco tempo, mas parei com os estudos. Eu programo também em PHP, e veja, é tudo no braço. Não tem IDE.

como eu disse eu sou programador delphi,e estou começando em java e o que eu pude perceber é exatamente isto o ponto fraco do delphi é tudo drag and drop Pois o programador não conhece a fundo o que está acontecendo, e outra coisa que ao me ver acabou com o delphi é os componentes Dataaware que ninguém sabe onde ficam as ´regras de negócios´ não há separações por isto fez com que a linguagem fosse tão fácil a ponto de qualquer um mexer sem saber o que faz!

Aqui discordo no que diz respeito a ´...o programador não conhece a fundo o que está fazendo´. Olha, modéstia a parte eu sei o que estou fazendo. consigo ler tranquilamente as classes dos Delphi e entendê-las perfeitamente. Não me considero o cara, mas conheço muito mano (aqui msm no fórum e tb camaradas de profissão) que manjam muito.

E como o [b:19ba11fddb]Delmar[/b:19ba11fddb] disse:

Bom, é só pra pensar. Não defendo nem condeno, cada ferramenta tem seu ponto forte e fraco e se ajusta bem a determinadas situações.

Dataware? Bem, usa dataware quem quer e acha mais fácil, mas vale lembrar é que totalmente possível se desenvolver aplicações inteiras sem colocar um componente dataware. Eu vi isso no último Webdays. A OO está ai, é só estudar. Enfim.

O papo está bom. Em 3 anos de fórum ClubeDelphi já participei de vários posts como este, só espero que não vire mais um ´quem é melhor´ ´quem é pior´.

Fui

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar