[OT] Borland põe a venda linha de compiladores

Delphi

08/02/2006

Hoje fui pego de surpresa e certamente o mesmo vai acontecer com a maioria de vocês...

No dia 6 passado, a Borland anunciou que pretende se desfazer da linha de ferramentas de desenvolvimento (veja [url=http://www.borland.com/us/company/news/press_releases/2006/02_08_06_borland_acquires_segue_software.html]Borland Initiates Process to Divest IDE Product Lines[/url]), o que inclui Delphi, C++Builder, C#Builder, JBuilder, InterBase, JDataStore, nDataStore, Kylix e as antigas ferramentas.

O objetivo da Borland é concentrar esforços nos produtos voltados para ALM, ou seja, ferramentas para gerenciamento do processo de desenvolvimento de software.

David Intersimone (provavelmente o funcionário mais antigo da Borland, sempre ligado à área de compiladores) [url=http://blogs.borland.com/davidi/archive/2006/02/08/23013.aspx]conta no blog dele[/url] que não foi uma decisão simples e que ele vê com bons olhos isso, pois isso corrigirá a situação atual, onde a Borland tem de resolver se investe em compiladores (o que fez no ano passado) ou se investe em ferramentas de gerenciamento.

Ficou claro que não haverá mais um Borland Delphi. Borland será a empresa das ferramentas de gerenciamento.

A questão agora é quem quer comprar a linha de compiladores?

Comentários são bem vindos!

Não deixe de ler o esclarecimento prestado pelo Andreano Lanusse, da Borland do Brasil, [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=73658&postdays=0&postorder=asc&start=24]neste post[/url]

Massuda

Massuda

Curtidas 0

Respostas

Titanius

Titanius

08/02/2006

É já estava previsto que isto iria acontecer, porém não achei que seria em tão pouco tempo... :cry:

GOSTEI 0
Macario

Macario

08/02/2006

...onde a Borland tem de resolver se investe em compiladores (o que fez no ano passado) ou se investe em ferramentas de gerenciamento.

Investimentos que tem retorno garantido pelas otimas ferramentas.

Ficou claro que não haverá mais um Borland Delphi. Borland será a empresa das ferramentas de gerenciamento.

Depois de uma formidavel integração das ferramentas, uma coisa assim é perda memoravel.

A questão agora é quem quer comprar a linha de compiladores?

Pra essa tenho seis letras [b:9042e5c30f][color=blue:9042e5c30f]G[/color:9042e5c30f][color=red:9042e5c30f]o[/color:9042e5c30f][color=yellow:9042e5c30f]o[/color:9042e5c30f][color=blue:9042e5c30f]g[/color:9042e5c30f][color=green:9042e5c30f]l[/color:9042e5c30f][color=red:9042e5c30f]e[/color:9042e5c30f][/b:9042e5c30f]

Já pensaram BDS sendo opensource?

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

Vamos torcer para o comprador não ser a Microsoft. Se for, as chances de o Delphi ser descontinuado são altíssimas... :-(

[]´s

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

08/02/2006

Já pensaram BDS sendo opensource?

Acho isso meio que impossível, mas não custa sonhar né?!?

Vamos torcer para o comprador não ser a Microsoft. Se for, as chances de o Delphi ser descontinuado são altíssimas...

Vamos torcer mesmo... agora fico imaginando, depois de tanto trabalho pro BDS2006 agora isso... faz a gente parar pra pensar...vale a pena inverstir em Delphi? Pois pela tendencia vejo que o Delphi será mesmo descontinuado... infelizmente.. :(

[]s

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

Como o [b:09b4e6fc48]Massuda [/b:09b4e6fc48]disse, nos pegou de surpresa. E não foi uma surpresa boa... :-(

[]´s

GOSTEI 0
Rafael Gomes

Rafael Gomes

08/02/2006

Vamos torcer mesmo... agora fico imaginando, depois de tanto trabalho pro BDS2006 agora isso... faz a gente parar pra pensar...vale a pena inverstir em Delphi? Pois pela tendencia vejo que o Delphi será mesmo descontinuado... infelizmente.. :( []s

A microsoft NAO pode comprar, mas tenho a sensação de que isso irá acontecer (pq será??)

BDS jamais será Open Source!! e a microsoft sendo a compradora com certeza será o fim do delphi ... ja que a maldita tem a propria linha deles ...

e fica a questao, vale a pena investir no delphi? moh desanimo me deu agora ... voce investe tanto tempo estudando a ferramenta, se adaptando as tecnologias e agora isso ...

imagino como se sente quem esta trabalhando com delphi desde sua primeira versao, triste ...

:cry:

flw pessoal, to indo nessa estudar VB e o Visual C++ Studio
abraços!!

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

08/02/2006

[quote:d947d5c9a8=´Rafael Gomes´]

A microsoft NAO pode comprar, mas tenho a sensação de que isso irá acontecer (pq será??)

BDS jamais será Open Source!! e a microsoft sendo a compradora com certeza será o fim do delphi ... ja que a maldita tem a propria linha deles ...

e fica a questao, vale a pena investir no delphi? moh desanimo me deu agora ... voce investe tanto tempo estudando a ferramenta, se adaptando as tecnologias e agora isso ...

imagino como se sente quem esta trabalhando com delphi desde sua primeira versao, triste ...

:cry:

flw pessoal, to indo nessa estudar VB e o Visual C++ Studio
abraços!![/quote:d947d5c9a8]

Concordo... em partes, a Micro$oft pode SIM comprar, ela arruma um jeito, teve um tempo atras que ela estava por tras de um ex-funcionario da borland que tentou comprar a borland (acho q era isso mesmo a historia)... então jeito tem...

E realmente, desanimei e muito agora... vamos ver no que vai dar... uma coisa eh certa, open-source e freeware nunca vai ser... :(

GOSTEI 0
Martins

Martins

08/02/2006

Cara, maior sacanagem isso.

Vamos torcer para o comprador não ser a Microsoft. Se for, as chances de o Delphi ser descontinuado são altíssimas... :(

Cara vamos torcer mesmo, pq isso é com certeza o fim do Delphi, adeus próxima versão, adeus patch, updates.

O BDS 2006 surgiu trazendo consigo novos horizontes para os desenvolvedores e agora essa, não me imagino sem Delphi, e muitos aqui tb não, mas pelo visto galera, vamos ter procurar Java, C#, Visual C++, pq o negócio vai ficar feio mesmo.

é lamentável :cry:

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

Colegas,

Vamos com calma! Tem gente programando em Delphi 3 até hoje, sem reclamar e nem pensando em fazer upgrade. Quero dizer que mesmo que não haja futuras versões da ferramenta, as que existem hojem continuarão existindo.

Não vamos colocar o carro na frente dos bois, largar tudo e correr para o VB...

[]´s

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

08/02/2006

Colegas, Vamos com calma! Tem gente programando em Delphi 3 até hoje, sem reclamar e nem pensando em fazer upgrade. Quero dizer que mesmo que não haja futuras versões da ferramenta, as que existem hojem continuarão existindo. Não vamos colocar o carro na frente dos bois, largar tudo e correr para o VB... []´s

vixi.. Tudo MENOS VB!!!!! tá louco...

Acho isso também, mais só de saber que não será feito mais nada complica, pois sabemos que o .NET está aí, que a próxima versão do Windows é praticamente toda voltada para .NET, o Win32 está com os dias contados a algum tempo, ou seja, teremos que partir para outro tipo cedo ou tarde, e sem o delphi, sobraria somente o da Micro$oft, ou seja, é melhor começar a estudar desde já do que começar quando já não tiver mais jeito, né!

É quanto a versão do Delphi, isso é verdade, ainda tenho 99¬ dos meus sistemas em Delphi 7...

[]s

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

08/02/2006

Colegas,

Pelo que eu li, a Borland está procurando comprador e por enquanto haverá apenas uma separação dos times de IDE e ALM e que o Delphi terá continuidade sim. Já pensaram se a Adobe resolve comprar? Com certeza será melhor para todos.

GOSTEI 0
Macario

Macario

08/02/2006

Li algo na penultima revista CD, que algo [b:898cf0a875]será[/b:898cf0a875] implementado no BDS para dar suporte a era 64bits. Se tornando verdade o assunto em debate, isto daria ao BDS quem sabe mais uma decada de sobrevida, até a proxima mudança nos ´bits´. Pois hoje como disse o [b:898cf0a875]Michael[/b:898cf0a875], possivel é programar em versões ´remotas´ do nosso fabuloso Dephi.

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

08/02/2006

Concordo com o Michael. Vamos esperar pra ver o que acontece e quem será o comprador.

Agora, acho meio dificil das ferramentas da Borland se tornarem Open Source. Com certeza, quem comprar, vai pagar um preço considerável e vai querer retorno.

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

Acredito que aprender .NET é essencial nos dias de hoje. Porém, alguma empresa pode comprar o IDE do Delphi e continuar o desenvolvimento dele, seja em Win32 ou .NET.

Eu disse que se a Microsoft fosse a compradora, as coisas podiam complicar. Mas se for o Google, como o colega [b:b83747e69e]Macario [/b:b83747e69e]disse, ou a Adobe, como falou o [b:b83747e69e]Aroldo[/b:b83747e69e], só temos a ganhar.

A Borland publicou o roadmap ano passado com o Delphi até 2008, para o Vista, em 64bits. A notícia de hoje ainda é muito nova para afirmar que o Delphi acabará. Penso que a Borland honrará os planos programados para o futuro.

[]´s

GOSTEI 0
Martins

Martins

08/02/2006

Colegas, Vamos com calma! Tem gente programando em Delphi 3 até hoje, sem reclamar e nem pensando em fazer upgrade. Quero dizer que mesmo que não haja futuras versões da ferramenta, as que existem hojem continuarão existindo. Não vamos colocar o carro na frente dos bois, largar tudo e correr para o VB... []´s

VB :shock: não, pera aí, não apela, vou para FiveWin então.

Eu pretendo utilizar Delphi enquanto for possível, mas como o futuro da MS é .NET, então temos q procurar usar uma ferramenta para .NET, tem muita gente q vai para Linux, essa notícia foi uma bomba.

Empresas de Desenvolvimento q pretendiam investir no BDS 2006 vão repensar se é válido depois dessa notícia.

é isso aí galera, qualquer novidade, vamos nos manter informados.

Abraço

GOSTEI 0
Rafael Gomes

Rafael Gomes

08/02/2006

Acho isso também, mais só de saber que não será feito mais nada complica, pois sabemos que o .NET está aí, que a próxima versão do Windows é praticamente toda voltada para .NET, o Win32 está com os dias contados a algum tempo, ou seja, teremos que partir para outro tipo cedo ou tarde, e sem o delphi, sobraria somente o da Micro$oft, ou seja, é melhor começar a estudar desde já do que começar quando já não tiver mais jeito, né! É quanto a versão do Delphi, isso é verdade, ainda tenho 99¬ dos meus sistemas em Delphi 7... []s

nao havendo novas versoes do delphi é certa a sua extinção. poderemos sobreviver um tempo com o delphi 2006 hehe, mas nao muito ... win32 ja era, nao haverá alternativas alem de correr para os braços da microsoft!!!

contei a noticia para um amigo meu, desenvolvedor delphi desde sua versao 1 ... o cara só falto chorar!! e me disse para contactarmos uma comunidade opensource para iniciar uma campanha de recolhimento de donativos :lol: pra poder comprar o delphi!! :lol:

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

Pessoal, repito o que disse: CALMA! O Delphi não morreu, ainda é da Borland e vamos continuar programando nele.

A notícia é de hoje, pode mudar amanhã. Não deixem que isso os desanime ou mudem a forma de verem o Delphi. Tbm não espalhem por aí dizendo que tudo acabou. Não é bem isso.

[]´s

GOSTEI 0
Martins

Martins

08/02/2006

Acredito que aprender .NET é essencial nos dias de hoje. Porém, alguma empresa pode comprar o IDE do Delphi e continuar o desenvolvimento dele, seja em Win32 ou .NET. Eu disse que se a Microsoft fosse a compradora, as coisas podiam complicar. Mas se for o Google, como o colega [b:edd854305d]Macario [/b:edd854305d]disse, ou a Adobe, como falou o [b:edd854305d]Aroldo[/b:edd854305d], só temos a ganhar. A Borland publicou o roadmap ano passado com o Delphi até 2008, para o Vista, em 64bits. A notícia de hoje ainda é muito nova para afirmar que o Delphi acabará. Penso que a Borland honrará os planos programados para o futuro. []´s

Faz sentido, em todo caso o melhor a fazer agora é aguardar e ver como irá se desenrolar tudo isso.

Esperamos q o Delphi sobreviva.

GOSTEI 0
Rafael Gomes

Rafael Gomes

08/02/2006

Pessoal, repito o que disse: CALMA! O Delphi não morreu, ainda é da Borland e vamos continuar programando nele. A notícia é de hoje, pode mudar amanhã. Não deixem que isso os desanime ou mudem a forma de verem o Delphi. Tbm não espalhem por aí dizendo que tudo acabou. Não é bem isso. []´s

vc tem razao Michael, foi apenas um desespero momentaneo hehehe
é que o massuda nos pegou de surpresa, tava todo feliz trabalhando com meu Delphi ai recebo uma noticia dessas, é amedrontador!!

GOSTEI 0
Sistemald

Sistemald

08/02/2006

oi, eu realmente que não será o fim do delphi, nem de longe, é umas das ferramentes mais vendidas, consertesa não será descontinuada.

ou melhor, o Delphi já está descontinuado desde da versão 7, agora começamos uma nova era com Borland Developer Studio, e acredito que ela tem muitas versões pela frente, a caso a borland realmente a venda, não será o fim dela, acredito tb que a borland não venderia ela para Microsoft, pois a borland continuará no mercado de Developer, ela não vai querer os programadores furiosos com ela, pois se não como ela venderá seus novos produtos de gerenciamento?

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

08/02/2006

...pois a borland continuará no mercado de Developer, ela não vai querer os programadores furiosos com ela, pois se não como ela venderá seus novos produtos de gerenciamento?

Tudo bem que algumas pessoas são passionais mas empresas sérias não vão levar em conta esse tipo de coisa e sim, se os produtos ALM da Borland são bons.

Uma coisa que não devemos esquecer é que a Microsoft possui uma participação(não sei de quanto) na Borland.

GOSTEI 0
Sistemald

Sistemald

08/02/2006

mas estou falando como ´Empresa séria´, se a borland vendesse para a microsoft, e fosse fim, você acha que eu invetiria alguma coisa em produtos da borland? Vamos supor que gasto um bom dinheiro comprando licensas e Treinamento, lembre-se a empresa tem vários funcionario, poir isso o treinamento tem um preço consideravel, depois de 1 ou 2 anos, o produto é descontinuado e terei que fazer tudo de novo, perdendo tempo e dinheiro! simplesmente se a borland fazer isto agora significa que ela não está nem aí pro seu s cliente, então não podemos confiar nela, e consequentemente partir para uma empresa mais séria e que respeita seus clientes.

GOSTEI 0
Mkoch

Mkoch

08/02/2006

Aqui em Blumenau - SC tem um centro de treinamento Borland onde hoje vou fazer a matrícula para fazer os cursos de Delphi 2006 oficiais e tirar a Certificação Borland para Delphi.
Me assustei primeiramente qdo vi o tópico e entrei em contato com o centro de treinamento, abaixo envio a mensagem que o gerente me respondeu:

Marcio, vou passar a mensagem do meu diretor sobre isso:

------------------------

Senhores, a matéria no site da Borland, está dando muito o que falar no mercado.. muita gente entendeu que a Borland está vendendo suas IDE´s (Delphi, JBuilder, C++ Builder), mas na verdade, a matéria diz que ALM e IDE´s são negócios diferentes e, portanto, terão focos diferentes, equipes diferentes e marketing diferente... mas tem gente que entendeu errado...

-----------------

Ou seja Marcio, isso não acontecerá !!! O objetivo da Borland é focar estratégias diferentes para as ferramentas entendeu, pois como a mensagem acima diz, são focos, equipes e marketing diferentes.

Fique tranqüilo e se puder pode postar no fórum essas informações que estou passando. Falo disso com garantias, pois nos somos o Centro de Treinamentos da Borland. Nesta matéria a Borland diz que estão adquirindo a Segue Software para ter TAMBÉM este novo foco que é ALM.

GOSTEI 0
Andreano

Andreano

08/02/2006

Amigos da comunidade,

abaixo o comunidade interno do nosso Diretor de Marketing e Comercial, este comunidade reforça claramente o nosso posicionamento e comprometimento.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

GO DELPHI!!!! GO BORLAND!!!!

Abraços,

Andreano Lanusse
System Engineer
Borland Latin America
Tel: +55 (11) 2165.8089 / Mobile: +55 (11) 8196.5912
alanusse@borland.com <mailto:alanusse@borland.com> - www.borland.com.br <blocked::http://www.borland.com.br/>

De: José Eugênio Braga Enviada em: quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006 13:19 Assunto: Borland anuncia aquisição da Segue e define estratégia para IDE Amigos, É com grande satisfação que a Borland anuncia a aquisição da empresa Segue Software, especializada em qualidade de software. Com isso, a Borland completa todo o ciclo de desenvolvimento de aplicações, desde requisitos até governança corporativa, passando por toda a área de qualidade. Este é um anúncio muito significativo para a Borland e a coloca em situação única no tocante ao desenvolvimento otimizado de software (SDO). Esta estratégia da Borland vem se concretizando nos últimos 3 anos e é complementada com a aquisição da Segue. Temos certeza que esta aquisição trará muitos benefícios aos desenvolvedores de softwares, com aumento da produtividade e da qualidade dos sistemas. Além disso, a Borland anuncia a estratégia para sua linha de ferramentas de desenvolvimento (IDEs), composta pelo JBuilder, C++Builder, Delphi, C#Builder, Kylix, InterBase e JDataStore. Esta estratégia tem por objetivo incrementar os investimentos nesta linha de produtos. A Borland abre, portanto, a possibilidade de investimentos focados em IDEs, que poderão ser feitos por uma terceira empresa, uma sociedade com a Borland ou por fundos de investimentos com a própria Borland. Dessa forma, teremos mais recursos para continuar a desenvolver as melhores ferramentas do mercado, pois, como disse David I, o objetivo desta estratégia é criar mecanismos de aumentar, ainda mais, a produtividade dos desenvolvedores em todo o mundo. Além disso, há de se ressaltar que a equipe de desenvolvimento destes produtos continua trabalhando em suas novas versões, com lançamentos que irão revolucionar o desenvolvimento de software. A Borland continuará a escutar as necessidades dos desenvolvedores, criando ferramentas que superem as expectativas do mercado. Mais uma vez citando nosso ´guru´, David I: ´Nós temos o time de desenvolvimento correto, as melhores ferramentas, os parceiros certos, os autores, os instrutores, os professores, os consultores, os desenvolvedores e o mais importante: temos uma comunidade fiel. Nós somos desenvolvedores, trabalhando em ferramentas de desenvolvimento, para clientes que são desenvolvedores e queremos continuar com este relacionamento, criando as melhores soluções em benefício desta comunidade´. É por tudo isso que eu acredito ser uma grande oportunidade para a Borland, seus clientes e toda a comunidade de desenvolvedores do mundo. Vamos aproveitar este momento único de foco para trazer benefícios ainda maiores aos desenvolvedores. Por tudo isso, vamos nos esforçar ainda mais no atendimento aos usuários, no acompanhamento da comunidade, na participação de eventos e todas as iniciativas focadas nos desenvolvedores. Conto com a colaboração de cada um de vocês para que isso aconteça. José Eugênio Braga Diretor de Marketing e Comercial Tel.: (55 11) 2165 - 8000 jose.braga@borland.com - www.borland.com.br

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

08/02/2006

Colegas,

Ufa! :lol: :twisted:

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

Ufa mesmo!!! :-D

[]´s

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/02/2006

Agradeço ao Andreano por compartilhar com a comunidade informações importantes e tranquilizadoras.

GOSTEI 0
Mkoch

Mkoch

08/02/2006

Ufa mesmo, o que seria de nós sem Delphi.

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

08/02/2006

Que alívio!

GOSTEI 0
Djorius

Djorius

08/02/2006

sem dúvida que nos tranquilizou, mas eu queria aproveitar para tirar uma pequena dúvida: por que o Delphi 2006 é mais caro que o Visual Studio? Dessa forma não há como combater a MS... Eu não tenho muitas informações, mas é que quando vi esse tópico fui pesquisar os preços atuais e me assustei com os resultados:

Borland Delphi 2006 Professional $1,090.00
Borland Delphi 2006 Architect $3,490.00

Microsoft Visual Studio 2005 Professional [b:471fc0bece]$799,00[/b:471fc0bece]

Tudo bem que no Delphi 2006 já se possa utilizar C, mas inicialmente me parece que o Visual Studio comporta uma quantidade bem maior de ferramentas... ou estou enganado? Gostaria de ouvir a opinião de vocês.

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

08/02/2006

djorius, eu creio que vc está enganado quanto ao preço do delphi 2006, veja aqui
http://www.borland-by-spk.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=17&nome_categoria=DESENVOLVIMENTO&codigo_subcategoria=3&nome_subcategoria=Delphi™
no site da borland fala em R$ 10.470,00

GOSTEI 0
Djorius

Djorius

08/02/2006

djorius, eu creio que vc está enganado quanto ao preço do delphi 2006, veja aqui http://www.borland-by-spk.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=17&nome_categoria=DESENVOLVIMENTO&codigo_subcategoria=3&nome_subcategoria=Delphi™ no site da borland fala em R$ 10.470,00

sim, o preço é esse mesmo. Mas aqui no Brasil. Mas é porque o preço do Visual Studio eu só achei em dólares, então o valor que eu passei é o valor em dólares tirado do site da Borland dos Estados Unidos.

GOSTEI 0
Eixox

Eixox

08/02/2006

Ola só a sacanagem. O Massuda é Moderador do Grupo. Esse tópico que [b:8feb06aa51]não tem nada haver[/b:8feb06aa51] com Programação em Delphi está aqui. Isso deveria estar no Botequim do Delphi, mas não, é o moderador - Tudo pode.

GOSTEI 0
Sourcecode

Sourcecode

08/02/2006

Nossa, realmente, nem sei o que dizer, estou em choque, como nosso amigo Martins disse, se a Microsoft comprar, pode-se esperar o pior, ou seja o fim do delphi, pois a Microsoft não vai querer concorrer consigo mesma, vai acabar com seu maior rival para dar enfase ao Visual Studio, só nos restará chorar, rezemos para que uma empresa rival da Microsoft passe a frente e compre o BDS, o Google seria uma boa opção, adobe acho difícil, uma provável compradora também seria a IBM. Uma cortina negra cerca o futuro do delphi, vamos esperar que atráz dela exista uma janela com um lindo horizonte. :shock:

GOSTEI 0
Sourcecode

Sourcecode

08/02/2006

Desculpem minha falha, respondi ao tópico sem ler todas as mensagens, mas é que a notícia me deixou tão abalado que nem tive oportunidade de ler o post do Andreano, copiando os colegas: UFA!!!

Acho que o massuda merece ser linxado por isso, quase matou a gente de susto... rsrsrs :D

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

Ola só a sacanagem. O Massuda é Moderador do Grupo. Esse tópico que [b:d03f18b060]não tem nada haver[/b:d03f18b060] com Programação em Delphi está aqui. Isso deveria estar no Botequim do Delphi, mas não, é o moderador - Tudo pode.

O tópico do [b:d03f18b060]Massuda [/b:d03f18b060]está entitulado com o prefixo OT (Off Topic), e por isso ele se encaixa neste fórum.

Do mais, vc não está preocupado com isso, e sim em fazer alarde, É claro que vc tem noção da importância deste tópico, mais do que qualquer outro postado hoje por vc.

[b:d03f18b060]Massuda [/b:d03f18b060]é um dos usuários deste fórum que mais contribui para a propagação do conhecimento. É certo que ele não usuaria sua posição de moderador para ferir as regras de conduta.

[]´s

GOSTEI 0
Martins

Martins

08/02/2006

[quote:01c9988445=´eixox´]Ola só a sacanagem. O Massuda é Moderador do Grupo. Esse tópico que [b:01c9988445]não tem nada haver[/b:01c9988445] com Programação em Delphi está aqui. Isso deveria estar no Botequim do Delphi, mas não, é o moderador - Tudo pode.

O tópico do [b:01c9988445]Massuda [/b:01c9988445]está entitulado com o prefixo OT (Off Topic), e por isso ele se encaixa neste fórum.

Do mais, vc não está preocupado com isso, e sim em fazer alarde, É claro que vc tem noção da importância deste tópico, mais do que qualquer outro postado hoje por vc.

[b:01c9988445]Massuda [/b:01c9988445]é um dos usuários deste fórum que mais contribui para a propagação do conhecimento. É certo que ele não usuaria sua posição de moderador para ferir as regras de conduta.

[]´s[/quote:01c9988445]

[b:01c9988445]Michael[/b:01c9988445], concordo com suas palavras, e agora q o [b:01c9988445]Andreano[/b:01c9988445] tratou de nos tranquilizar, ufaaa!!! melhorou.

Quanto esse tópico e a Moderação do [b:01c9988445]Massuda[/b:01c9988445] se o colega [b:01c9988445]eixox[/b:01c9988445] puder ler as [b:01c9988445]Regras de Conduta[/b:01c9988445] verá q esse tópico está de acordo com elas.
[b:01c9988445][color=blue:01c9988445][size=18:01c9988445]Regras de Conduta [/size:01c9988445][/color:01c9988445][/b:01c9988445]

[b:01c9988445][color=blue:01c9988445]1. Postagem [/color:01c9988445][/b:01c9988445]

[color=blue:01c9988445]o.[/color:01c9988445] Quando o assunto não se encaixar em nenhuma das seções disponíveis, mas for de interesse da comunidade, poste na seção Delphi, utilizando a expressão Off-Topic no início do título para evitar ser mal interpretado pelos demais membros. Caso seja necessário, um Moderador poderá mover o tópico para a seção mais apropriada.

Dúvidas leia:[url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=6689] Regras de Conduta[/url]

Valew galera!!!!

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/02/2006

Acho que o massuda merece ser linxado por isso, quase matou a gente de susto... rsrsrs :D
Calma aí... entra na fila!

Mas imagine minha surpresa quando li a notícia sobre as mudanças logo no início do dia. Ainda bem que o Andreano esclareceu o assunto.

GOSTEI 0
Lnunes

Lnunes

08/02/2006

Acho melhor procuramos mais informações sobre este assunto pois, o site Baboo está dando a seguiente notícia.

Borland venderá linha de compiladores
08/02/2006 18:02

No dia 6 passado, a Borland anunciou que pretende se desfazer da linha de ferramentas de desenvolvimento (veja Borland Initiates Process to Divest IDE Product Lines), o que inclui Delphi, C++Builder, C#Builder, JBuilder, InterBase, JDataStore, nDataStore, Kylix e as antigas ferramentas.

O objetivo da Borland é concentrar esforços nos produtos voltados para ALM, ou seja, ferramentas para gerenciamento do processo de desenvolvimento de software.

David Intersimone (provavelmente o funcionário mais antigo da Borland, sempre ligado à área de compiladores) conta no blog dele que não foi uma decisão simples e que ele vê com bons olhos isso, pois isso corrigirá a situação atual, onde a Borland tem de resolver se investe em compiladores (o que fez no ano passado) ou se investe em ferramentas de gerenciamento.

*Fontes: http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=21257&z=221
http://blogs.borland.com/davidi/archive/2006/02/08/23013.aspx

GOSTEI 0
Kitsystem

Kitsystem

08/02/2006

Quem sabe o Kylix volta novamente

GOSTEI 0
Bruno Belchior

Bruno Belchior

08/02/2006

Quem sabe o Kylix volta novamente
Isso seria uma boa...

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

08/02/2006

Acho melhor procuramos mais informações sobre este assunto pois, o site Baboo está dando a seguiente notícia. Borland venderá linha de compiladores 08/02/2006 18:02 No dia 6 passado, a Borland anunciou que pretende se desfazer da linha de ferramentas de desenvolvimento (veja Borland Initiates Process to Divest IDE Product Lines), o que inclui Delphi, C++Builder, C#Builder, JBuilder, InterBase, JDataStore, nDataStore, Kylix e as antigas ferramentas. O objetivo da Borland é concentrar esforços nos produtos voltados para ALM, ou seja, ferramentas para gerenciamento do processo de desenvolvimento de software. David Intersimone (provavelmente o funcionário mais antigo da Borland, sempre ligado à área de compiladores) conta no blog dele que não foi uma decisão simples e que ele vê com bons olhos isso, pois isso corrigirá a situação atual, onde a Borland tem de resolver se investe em compiladores (o que fez no ano passado) ou se investe em ferramentas de gerenciamento. Ficou claro que não haverá mais um Borland Delphi. Borland será a empresa das ferramentas de gerenciamento. *Fontes: http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=21257&z=221 http://blogs.borland.com/davidi/archive/2006/02/08/23013.aspx

Colega,

A notícia acima é apenas um plágio do texto inicial do massuda.

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

08/02/2006

Ola só a sacanagem. O Massuda é Moderador do Grupo. Esse tópico que [b:04c8dd87c2]não tem nada haver[/b:04c8dd87c2] com Programação em Delphi está aqui. Isso deveria estar no Botequim do Delphi, mas não, é o moderador - Tudo pode.

Colega,

Desculpe, mas não vejo nenhum tipo de ´sacanagem´, bem como, é totalmente coerente com os interesses da comunidade Delphi. Além disso, é botequim do Debug e não botequim do Delphi, lá trocamos mensagens não-tecnicas/relacionadas à desenvolvimento.

Tenha em mente que o trabalho de moderação é difícil e consome um tempo precioso, e as vezes é mal interpretado. A entrada do Massuda para nossas comunidades foi de fundamenteal importância. Ele tem contribuído em questões técnicas de alto valor para todos, bem como, mantido o fórum (juntamente com os demais moderadores) altamente organizado.

Sinceramente, acho que você deveria repensar sobre o seu conceito e sobre a importância desta notícia.

GOSTEI 0
Zoom

Zoom

08/02/2006

Ola só a sacanagem. O Massuda é Moderador do Grupo. Esse tópico que [b:63e4a39772]não tem nada haver[/b:63e4a39772] com Programação em Delphi está aqui. Isso deveria estar no Botequim do Delphi, mas não, é o moderador - Tudo pode.

Moderador não pode tudo e as regras são mais cobradas deles do que de qualquer outro membro... já o administrador esse sim.

Se a questão é discutir regras e levá-las ao pé da letra que fiquei claro que existem meios de reclamar da moderação e da administração. Um deles não é ficar escrevendo termos xulos com intuito ofensivo que somente gerariam respostas do mesmo calão.

Quando houver alguma reclamação sobre algum moderador favor encaminhar uma mensagem particular pra algum dos administradores dizendo as razões da reclamação e o link onde está o erro do moderador.
Lembrando sempre que o trabalho dos moderadores é uma OFERTA de seu tempo, sem nenhuma remuneração, e que TODOS estamos sujeitos a erros, inclusive ao fazer certos comentários ácidos.

GOSTEI 0
Siam

Siam

08/02/2006

Lembrando sempre que o trabalho dos moderadores é uma OFERTA de seu tempo, sem nenhuma remuneração...
Só por curiosidade, os administradores também não são remunerados ?

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

08/02/2006

Bom, voltando ao tema....

No texto de David I, fica claro que a Borland está realmente procurando um comprador para sua linha de compiladores. Espero que realmente fique o compromisso exposto no texto, de continuar o desenvolvimento do Delphi.

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/02/2006

...o site Baboo está dando a seguiente notícia.
Puxa... se você ler o primeiro post neste tópico, vai ver que o texto foi copiado daqui!

GOSTEI 0
Zoom

Zoom

08/02/2006

[quote:655c270c36=´zoom´]Lembrando sempre que o trabalho dos moderadores é uma OFERTA de seu tempo, sem nenhuma remuneração...
Só por curiosidade, os administradores também não são remunerados ?[/quote:655c270c36]

Isso é mais off que o tópico , mas vamos lá.

Existem ´recompensas simbólicas´ pelo nosso trabalho, mas nenhum de nós é funcionário da revista. A equipe começou quando eu fui até o pessoal e mostrei a necessidade de um grupo que tomasse conta do fórum, de preferência formado por ususários, é o que somos.

GOSTEI 0
Lnunes

Lnunes

08/02/2006

Desculpe massuda não tinha visto a referência que você fez ao baboo , bom
aproveitando as noticias do baboo sobre a nova estratégia de borland que está provoncando tanta polêmica.

Abaixo um link com um novo artigo referênte ao assunto.

Título : Borland decide focar-se em gerenciamento de softwares

http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=21258&zoneid=209

GOSTEI 0
Andreano

Andreano

08/02/2006

Amigos da comunidade Delphi,

abaixo o comunicado interno do nosso Diretor de Marketing e Comercial, este comunidade reforça claramente o nosso posicionamento e comprometimento.

De: José Eugênio Braga
Enviada em: quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006 13:19
Assunto: Borland anuncia aquisição da Segue e define estratégia para IDE

Amigos,

É com grande satisfação que a Borland anuncia a aquisição da empresa Segue Software, especializada em qualidade de software. Com isso, a Borland completa todo o ciclo de desenvolvimento de aplicações, desde requisitos até governança corporativa, passando por toda a área de qualidade.

Este é um anúncio muito significativo para a Borland e a coloca em situação única no tocante ao desenvolvimento otimizado de software (SDO). Esta estratégia da Borland vem se concretizando nos últimos 3 anos e é complementada com a aquisição da Segue.

Temos certeza que esta aquisição trará muitos benefícios aos desenvolvedores de softwares, com aumento da produtividade e da qualidade dos sistemas.

Além disso, a Borland anuncia a estratégia para sua linha de ferramentas de desenvolvimento (IDEs), composta pelo JBuilder, C++Builder, Delphi, C#Builder, Kylix, InterBase e JDataStore. Esta estratégia tem por objetivo incrementar os investimentos nesta linha de produtos.

A Borland abre, portanto, a possibilidade de investimentos focados em IDEs, que poderão ser feitos por uma terceira empresa, uma sociedade com a Borland ou por fundos de investimentos com a própria Borland.

Dessa forma, teremos mais recursos para continuar a desenvolver as melhores ferramentas do mercado, pois, como disse David I, o objetivo desta estratégia é criar mecanismos de aumentar, ainda mais, a produtividade dos desenvolvedores em todo o mundo.

Além disso, há de se ressaltar que a equipe de desenvolvimento destes produtos continua trabalhando em suas novas versões, com lançamentos que irão revolucionar o desenvolvimento de software. A Borland continuará a escutar as necessidades dos desenvolvedores, criando ferramentas que superem as expectativas do mercado.

Mais uma vez citando nosso ´guru´, David I: ´Nós temos o time de desenvolvimento correto, as melhores ferramentas, os parceiros certos, os autores, os instrutores, os professores, os consultores, os desenvolvedores e o mais importante: temos uma comunidade fiel. Nós somos desenvolvedores, trabalhando em ferramentas de desenvolvimento, para clientes que são desenvolvedores e queremos continuar com este relacionamento, criando as melhores soluções em benefício desta comunidade´.

É por tudo isso que eu acredito ser uma grande oportunidade para a Borland, seus clientes e toda a comunidade de desenvolvedores do mundo. Vamos aproveitar este momento único de foco para trazer benefícios ainda maiores aos desenvolvedores.

Por tudo isso, vamos nos esforçar ainda mais no atendimento aos usuários, no acompanhamento da comunidade, na participação de eventos e todas as iniciativas focadas nos desenvolvedores.

Conto com a colaboração de cada um de vocês para que isso aconteça.

José Eugênio Braga
Diretor de Marketing e Comercial
Borland Latin America

GOSTEI 0
Ramms

Ramms

08/02/2006

Desculpe a ignorancia mas o que eh ALM?

Talvez isso tenha sido o melhor pro Delphi, com a Borlando só ia regredir com essa bosta de .NET, .NET sem futuro....
Tomara que a M$ não compre....

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

08/02/2006

Desculpe a ignorancia mas o que eh ALM? Talvez isso tenha sido o melhor pro Delphi, com a Borlando só ia regredir com essa bosta de .NET, .NET sem futuro.... Tomara que a M$ não compre....

Amigo, desculpe mas é um caminho sem volta...O futuro do Windows é .NET. A Borland não tem outro caminho a seguir.

Como disse num post acima, está claro que a Borland está vendendo sua linha de compiladores. E quem comprar terá que levar junto o pessoal de desenvolvimento. Isso parece ser uma segurança de que o Delphi irá prosseguir vivo.

GOSTEI 0
Ramms

Ramms

08/02/2006

[quote:b0002f1a08=´Ramms´]Desculpe a ignorancia mas o que eh ALM? Talvez isso tenha sido o melhor pro Delphi, com a Borlando só ia regredir com essa bosta de .NET, .NET sem futuro.... Tomara que a M$ não compre....

Amigo, desculpe mas é um caminho sem volta...O futuro do Windows é .NET. A Borland não tem outro caminho a seguir.

Como disse num post acima, está claro que a Borland está vendendo sua linha de compiladores. E quem comprar terá que levar junto o pessoal de desenvolvimento. Isso parece ser uma segurança de que o Delphi irá prosseguir vivo.[/quote:b0002f1a08]

Kra, windows eh sem futuro....
.NET é sem futuro....
Delphi deste jeito é sem futuro..

Mas ainda não sei o que eh ALM heehe vlwzzz...

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

08/02/2006

Kra, windows eh sem futuro.... .NET é sem futuro.... Delphi deste jeito é sem futuro..

Não diga isso!

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

Kra, windows eh sem futuro.... .NET é sem futuro.... Delphi deste jeito é sem futuro.. Mas ainda não sei o que eh ALM heehe vlwzzz...

Só por curiosidade: qual é o futuro então, no contexto do assunto?

ALM siginifca [b:2b6ba2315a]Application Lifecycle Management[/b:2b6ba2315a] (Gerenciamento do ciclo de vida da aplicação). Engloba vários processos, desde a análise de requisitos até o deploy da solução. http://www.borland.com/us/solutions/alm_solutions.html

[]´s

GOSTEI 0
Ramms

Ramms

08/02/2006

[quote:8aae9c6b75=´Ramms´]Kra, windows eh sem futuro.... .NET é sem futuro.... Delphi deste jeito é sem futuro..

Não diga isso![/quote:8aae9c6b75]

Pq não?

Kra, tudo caminha contrário a M$, tudo kra....

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

08/02/2006

Tudo bem, mas não quer dizer que não seja o futuro ou que não preste.

GOSTEI 0
Ramms

Ramms

08/02/2006

O Futuro são aplicações multi plataformas, com sistemas operacionais free/open, ou seja Linux, grandes empresas já começaram a migração com seus servidores, dps seus banco de dados (vide Firebird, PostGree), cada vez mais sistemas derivados do Linux estão mais seguros e mais fáceis de usar...

Obrigado pela explicação de ALM kra, vlw msm...

[]´s

PS.: Parabens pelo seu artigo na CD sobre API Hooking..

GOSTEI 0
Ramms

Ramms

08/02/2006

Seria hipocresia falar que a Microsoft não presta, a questão não é essa, mas .NET não é algo viavel em nada, simplesmente NADA....

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

08/02/2006

O Futuro são aplicações multi plataformas, com sistemas operacionais free/open, ou seja Linux, grandes empresas já começaram a migração com seus servidores, dps seus banco de dados (vide Firebird, PostGree), cada vez mais sistemas derivados do Linux estão mais seguros e mais fáceis de usar...

Desculpe, acho que confundí as coisas em ´Não ter futuro´ com ´não prestar´ me desculpe.. achei que você se referia ao Windows e .NET não prestarem :oops:

GOSTEI 0
Silviogs

Silviogs

08/02/2006

Olá amigos,

como quem não quer nada, ´não foi Jesus Cristo que ressuscitou Lazarus depois que o mesmo estava morto?´.

Não se desesperem!!!! rrsrsrsrsrsr

por isso abondonei de vez o Delphi. Não, não, não, não pensem que vou usar o VB pelo amor de Deus. Oxente bixim estou usando o próprio que estava morto! - Lazarus. Apesar de estar na versão 0.9.12 já é considerado o Delphi3, estou usando zeoslib para acessar o PostgreSQL 8.1.2 e lazreport sem nenhum problema e mais, multiplataforma, que também testei no Linux e funciona beleza.

Adotem Opensource e se libertem.

Já estou desenvolvendo com Linux, Lazarus, Zeoslib e PostgreSql.

Se voce usar Lazarus win32 e tiver servidor Linux com PostgreSql, sem problemas com o zeoslib vc acessará a sua base de dados sem BDE sem ODBC o acesso é direto. Tanto faz um sistemas em win32 p/ acessar base de dados em linux ou sistemas em Linux para acessar base de dados em win32 ou sever 2003, vc é quem decide já testei e funciona.

um abraço a todos

Atenciosamente

Silvio Guedes

GOSTEI 0
Ramms

Ramms

08/02/2006

Desculpe, acho que confundí as coisas em ´Não ter futuro´ com ´não prestar´ me desculpe.. achei que você se referia ao Windows e .NET não prestarem :oops:

Mas .NET não presta ehuiahea, zuera...
Sinceramente não vi nada vantajoso em .NET, caso alguém tenha algo que comprove que .NET seja vantajoso, estou aki para ouvir algo que me faça mudar para .NET, vlwzz

GOSTEI 0
Ramms

Ramms

08/02/2006

Olá amigos, como quem não quer nada, ´não foi Jesus Cristo que ressuscitou Lazarus depois que o mesmo estava morto?´. Não se desesperem!!!! rrsrsrsrsrsr por isso abondonei de vez o Delphi. Não, não, não, não pensem que vou usar o VB pelo amor de Deus. Oxente bixim estou usando o próprio que estava morto! - Lazarus. Apesar de estar na versão 0.9.12 já é considerado o Delphi3, estou usando zeoslib para acessar o PostgreSQL 8.1.2 e lazreport sem nenhum problema e mais, multiplataforma, que também testei no Linux e funciona beleza. Adotem Opensource e se libertem. Já estou desenvolvendo com Linux, Lazarus, Zeoslib e PostgreSql. Se voce usar Lazarus win32 e tiver servidor Linux com PostgreSql, sem problemas com o zeoslib vc acessará a sua base de dados sem BDE sem ODBC o acesso é direto. Tanto faz um sistemas em win32 p/ acessar base de dados em linux ou sistemas em Linux para acessar base de dados em win32 ou sever 2003, vc é quem decide já testei e funciona. um abraço a todos Atenciosamente Silvio Guedes

Esse tah no caminho certo

GOSTEI 0
Nerdex

Nerdex

08/02/2006

Por definição e bom senso, eu uso Delphi 7.1 para aplicações Win32 (o melhor compilador W32 já produzido!)... e para aplicações Web uso o Visual Studio, visto que estou apredendo/lendo sobre C# e garantindo meu espaço junto ao FrameWork da Microsoft.

Alguns devem saber o que o .NET da Microsoft foi ´idealizado´ devido a uma ´grande ajuda´ de um engenheiro da Borland, que foi contratado para trabalahr na Microsoft.

Devem notar também que a Microsoft disponibiliza IDEs gratuítas (Express), vasto material técnico para aplicações Web, treinamento e certificações (vejo o esquema das 5 estrelas)... e muito mais...

GOSTEI 0
Sourcecode

Sourcecode

08/02/2006

Calma aí... entra na fila! Mas imagine minha surpresa quando li a notícia sobre as mudanças logo no início do dia. Ainda bem que o Andreano esclareceu o assunto.

Relaxa Massuda, a única coisa que eu odeio neste mundo é o VB.

GOSTEI 0
Sourcecode

Sourcecode

08/02/2006

Mas .NET não presta ehuiahea, zuera... Sinceramente não vi nada vantajoso em .NET, caso alguém tenha algo que comprove que .NET seja vantajoso, estou aki para ouvir algo que me faça mudar para .NET, vlwzz

Discordo, pra falar a sinceramente, no começo eu odiava o .NET, pensei logo, lá vem a Microsoft inventando algo pra fazer a gente usar VB, mas quando vi o delphi 2005, começei a estudar o .NET, ver seu potencial, participar de fóruns sobre o assunto, e a poucos dias conhecer o projeto MONO(http://monobrasil.sl.org.br/wiki/P¬C3¬A1gina_principal) pra quem não sabe o MONO permite um executável .NET rodar em linux sem recompilar, então aprendi a enchergar o .NET com outros olhos, sei que mesmo dizendo isso sua opinião não irá mudar agora, mas acredite, windows.net é o futuro sim, quer queiramos ou não, tudo converge pra .NET, procure mais sobre o assunto pra entender o que estou dizendo, espero não criar nenhuma briga com esse comentário, é somente uma opinião pessoal, se quiser debater mais sobre o assunto comigo, me procure no msn: sourcecode@terra.com.br

GOSTEI 0
Mrmarcelojr

Mrmarcelojr

08/02/2006

Olá amigos, como quem não quer nada, ´não foi Jesus Cristo que ressuscitou Lazarus depois que o mesmo estava morto?´. Não se desesperem!!!! rrsrsrsrsrsr por isso abondonei de vez o Delphi. Não, não, não, não pensem que vou usar o VB pelo amor de Deus. Oxente bixim estou usando o próprio que estava morto! - Lazarus. Apesar de estar na versão 0.9.12 já é considerado o Delphi3, estou usando zeoslib para acessar o PostgreSQL 8.1.2 e lazreport sem nenhum problema e mais, multiplataforma, que também testei no Linux e funciona beleza. Adotem Opensource e se libertem. Já estou desenvolvendo com Linux, Lazarus, Zeoslib e PostgreSql. Se voce usar Lazarus win32 e tiver servidor Linux com PostgreSql, sem problemas com o zeoslib vc acessará a sua base de dados sem BDE sem ODBC o acesso é direto. Tanto faz um sistemas em win32 p/ acessar base de dados em linux ou sistemas em Linux para acessar base de dados em win32 ou sever 2003, vc é quem decide já testei e funciona. um abraço a todos Atenciosamente Silvio Guedes

Eu tbm jah tentei utilizar o Lazarus, ms seus executáveis são enormes. Uma comecei a fazer testes com ele, criando aplicações pequenas, e quando me deparei com o tamanho do executável, resolvi esperar o projeto avançar mais :lol: .....ms com toda certeza, se fosse criada uma grande comunidade Lazarus, assim como esta nossa do Delphi, seria uma ótima opção!

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

08/02/2006

Uma discussão no site javafree sobre a venda da linha de compiladores pela Borland.

http://www.javafree.org/javabb/viewtopic.jbb?page=1&p=103355#103355

GOSTEI 0
Ramms

Ramms

08/02/2006

Discordo, pra falar a sinceramente, no começo eu odiava o .NET, pensei logo, lá vem a Microsoft inventando algo pra fazer a gente usar VB, mas quando vi o delphi 2005, começei a estudar o .NET, ver seu potencial, participar de fóruns sobre o assunto, e a poucos dias conhecer o projeto MONO(http://monobrasil.sl.org.br/wiki/P¬C3¬A1gina_principal) pra quem não sabe o MONO permite um executável .NET rodar em linux sem recompilar, então aprendi a enchergar o .NET com outros olhos, sei que mesmo dizendo isso sua opinião não irá mudar agora, mas acredite, windows.net é o futuro sim, quer queiramos ou não, tudo converge pra .NET, procure mais sobre o assunto pra entender o que estou dizendo, espero não criar nenhuma briga com esse comentário, é somente uma opinião pessoal, se quiser debater mais sobre o assunto comigo, me procure no msn: sourcecode@terra.com.br

Fique tranquilo amigo, não sou como a maioria que não aceita opnião dos outros...
Fiquei mto empolgado qdo conheci o .NET, mas dps que comecei a estudar não vi vantagem alguma!
Estou procurando até hj, qto compilar ele pra linux, isso tbm não me convence, já que posso usar C, Lazarus, Kylix, Python, Perl, C++, Java, entre outras coisas no linux....
ainda a procura de um ponto positivo pra .NET
e qto aos malditos 64 bits?
vc acha que todo mundo vai querer migrar pra .NET por causa dos 64bits?

Abraço kra!

GOSTEI 0
Sourcecode

Sourcecode

08/02/2006

Fique tranquilo amigo, não sou como a maioria que não aceita opnião dos outros... Fiquei mto empolgado qdo conheci o .NET, mas dps que comecei a estudar não vi vantagem alguma! Estou procurando até hj, qto compilar ele pra linux, isso tbm não me convence, já que posso usar C, Lazarus, Kylix, Python, Perl, C++, Java, entre outras coisas no linux.... ainda a procura de um ponto positivo pra .NET e qto aos malditos 64 bits? vc acha que todo mundo vai querer migrar pra .NET por causa dos 64bits? Abraço kra!

Esse é o ponto, 64 bits, os novos SOs da microsoft... e outros aparelhos que começam a surgir (tipo celulares, pockets) que estão abandonando o java e partindo pro .NET, tudo nessa evolução tem que ser fácil de usar e imagina um usuário que não sabe instalar uma impressora, ou pior não sabe copiar e colar se aventurando no linux? Com certeza, isso faz muito diferencial, até concordo que pra usuário experto, o linux seja um SO incomparável, mas ele fica muito mais vulnerável que o windows se não for configurado corretamente. Outra coisa é a facilidade de desenvolvimento, no futuro, hoje ainda não pode-se dizer que é mais fácil, mas no futuro será muito mais simples desenvolver em .NET, porque a framework vai crescer e muito, procure quanto material já tem sobre isso, e não importa se é C#, VB ou Delphi, a maneira de se fazer é sempre a mesma, só muda o código, pode não parecer mas isso ajuda muito.

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

08/02/2006

Será possível que todo mundo acha que tudo é eterno, mostrem-me então uma linguagem que tenha sobrevivido a décadas, fortran, apesar de ser a melhor ferramenta para cálculos está abandonada, cobol. apesar de não dar corrupção de dados, e até mesmo tendo sido modificada para funcionar em windows, desapareceu, basic, virou visual basic e está quase enterrada, clipper, ainda roda por aí, mas quando tentaram fazer o VO, que era o clipper para windows, não decolou, C, o grande, virou C++, ainda está sendo usado, mas já está tendo um monte de variações e lentamente está decaindo, será que com o Delphi seria diferente? com certeza um dia terá o mesmo fim das outras linguagens

GOSTEI 0
Sourcecode

Sourcecode

08/02/2006

Será possível que todo mundo acha que tudo é eterno, mostrem-me então uma linguagem que tenha sobrevivido a décadas, fortran, apesar de ser a melhor ferramenta para cálculos está abandonada, cobol. apesar de não dar corrupção de dados, e até mesmo tendo sido modificada para funcionar em windows, desapareceu, basic, virou visual basic e está quase enterrada, clipper, ainda roda por aí, mas quando tentaram fazer o VO, que era o clipper para windows, não decolou, C, o grande, virou C++, ainda está sendo usado, mas já está tendo um monte de variações e lentamente está decaindo, será que com o Delphi seria diferente? com certeza um dia terá o mesmo fim das outras linguagens

É você tem razão sim, mas lembre-se delphi é uma variação relativamente nova, veja: Pascal->Object pascal->Delphi->Delphi.NET?
Acho que estamos no meio de uma mudança e acredito que será uma mudança muito boa, relativo as linguagens que você disse que morreram, não se pode comparar a quantidade de programadores de Delphi hoje com a quantidade de programadores que as usavam quando começaram a decair, delphi só perde em quantidade de programadores pra C++, uma linguagem tão usada jamais morreria assim, e se o delphi morrer, que venha o Lazarus, ou talvez mudemos pra C Sharp :D

GOSTEI 0
Adsilver

Adsilver

08/02/2006

Pessoal,

Acho que todos estão se precipitando.
Vamos olhar para situação atual:
Ao meu ver, o que há de mais recente e interessante no mercado é:
- Plataforma .Net (WinForms)
- Asp.Net
- Metodologia MDA (UML)
- ALM
- WebServices
- E cito ainda a velha e boa Win32 que com certeza vai se manter por muitos anos.

O que você não consegue fazer com o BDS 2006?????

Vamos encarar a realidade: O DBS 2006 é muito show, tem .Net WinForms, VCL .NET, Asp.Net, Win32, integrado com StarTeam, integrado com Caliber, temos até VCL para Asp.Net, temos o togheter dentro da IDE, podemos escrever código em Delphi, C# ou C++ e temos ainda o ECO.
O que mais precisamos??????
Não consigo entender pq tanto alarde...
O BDS é o principal produto da Borland, o mais vendido, o mais conhecido. É OBVIO QUE NÃO VAI ACABAR. Claro que um dia vai, como tudo na vida... mas isso não vai acontecer tão cedo.
Pessoal, pelo que vejo a BORLAND vai simplesmente segmentar ALM e IDEs com uma participação de outra empresa no capital das IDEs.
Honestamente, não acredito que a trajetória de sucesso do Delphi se desfará...
Estou assistindo tudo isso exatamente como na época que a Borland virou Inprise. Todo mundo chorando desesperado, e aí??? O que aconteceu? O Delphi continuou firme e forte.

Ao invés de ficar chorando desesperado, deveríamos é procurar motivos REAIS para mudar de ide/linguagem/plataforma.

Pessoalmente, continuo estudando Delphi, trabalhando com o BDS e investindo nisso. Até hoje nunca tive uma decepção e acredito que não terei tão cedo.

Ps: A Borland é única empresa a fechar todo o ciclo ALM. Precisa dizer mais?????

GOSTEI 0
Sourcecode

Sourcecode

08/02/2006

Falou e disse adsilver, é como você disse, está acontecendo exatamente a mesma coisa que ocorreu na época da separação da Inprise. Pessoalmente eu acho que um bom programador tem saber mais de uma linguagem, e se você tem oportunidade de aprender alguma, faça isso, mas não precisa largar o delphi, ele com certeza irá humilhar e muito qualquer outra linguagem que você esteja pensando em usar, mas não custa nada saber um pouco de muito, isso principalmente enriquece seu curriculum.

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/02/2006

...está acontecendo exatamente a mesma coisa que ocorreu na época da separação da Inprise.
Não é exatamente a mesma coisa pois a questão da Inprise envolvia apenas uma mudança de nome, não envolvia procurar interessados na criação de uma nova empresa. De qualquer forma, [url=http://www.computing.co.uk/itweek/news/2150184/borland-plots-ide-sale]li[/url] ontem que já existem três interessados (nomes não revelados) e, o mais importante, a Borland irá aguardar propostas nas próximas seis semanas; ou seja, em seis semanas (final de março, início de abril) devemos ter definições importantes.

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

08/02/2006

Colega,

O Delphi continuou firme e forte. Ao invés de ficar chorando desesperado, deveríamos é procurar motivos REAIS para mudar de ide/linguagem/plataforma.

A falta de continuidade ou futuro nebuloso, na minha opinião, é um motivo REAL. A situação da Borland hoje, pode ser diferente da situação em que se fundiu com a Visigenix (salvo engano) e resultou na Inprise, que mesmo assim, a comunidade simplesmente rejeitou a nova marca. Deviam ter ouvido os clientes e acionistas antes. De qualquer forma, acredito que a falta de firmeza de propósitos (fundamentos de excelência) sempre permeou a Empresa e isso tem denegrido a marca Borland.

Pessoalmente, continuo estudando Delphi, trabalhando com o BDS e investindo nisso. Até hoje nunca tive uma decepção e acredito que não terei tão cedo.

Infelizmente tive que compartilhar a situação com a alta administração aqui da empresa, e ficaram muito apreensivos em efetuar novos investimentos que estavamos planejando para 2006, como: Upgrades e menthoring. Mesmo assim, ainda não foi descartado.
Ps: A Borland é única empresa a fechar todo o ciclo ALM. Precisa dizer mais?????

Espero que tenham mercado para tal.

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

[quote:c08b0d56a5=´Aroldo Zanela´]Infelizmente tive que compartilhar a situação com a alta administração aqui da empresa, e ficaram muito apreensivos em efetuar novos investimentos que estavamos planejando para 2006, como: Upgrades e menthoring. Mesmo assim, ainda não foi descartado. [/quote:c08b0d56a5]

Aconteceu exatamente o mesmo comigo... Não pude esconder dos diretores a situação e a reação deles foi a mesma: apreensão. :-(

[]´s

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/02/2006

Michael, Aroldo

Acredito que todos devem estar passando por isso.

Infelizmente, até haver alguma definição concreta, o que deve acontecer no final de março/início de abril, teremos que ir gerenciando esse clima de incerteza.

GOSTEI 0
Martins

Martins

08/02/2006

Michael, Aroldo Acredito que todos devem estar passando por isso. Infelizmente, até haver alguma definição concreta, o que deve acontecer no final de março/início de abril, teremos que ir gerenciando esse clima de incerteza.

Eu também vejo dessa forma [b:cd45c5fcdd]Massuda[/b:cd45c5fcdd], até lá as Empresas de desenvolvimento vão ficar meio apreensivas quanto ao futuro da ferramenta.

GOSTEI 0
Ipc$

Ipc$

08/02/2006

Colegas, na minha humilde opinião não estou nem um pouco preocupado com isso. Ainda existem empresas que vivem do Cobol 16 bits. Então mesmo que o Delphi se extinga, acredito que seu desenvolvimento ainda perdurará por uns bons anos.

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

08/02/2006

Colega,

A questão é esta. Quem vai querer pertencer a este grupo seleto? :lol:

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

08/02/2006

[quote:bf259ed741=´Aroldo Zanela´]Colega,

A questão é esta. Quem vai querer pertencer a este grupo seleto? :lol:[/quote:bf259ed741]

Só pra constar, 2 das maiores empresas de software do Brasil, a microsiga e a RM Sistemas, já deixaram ou começaram a deixar o delphi pra trás... a Microsiga migrou o ERP dela pra C++, e a RM Sistemas está migrando o Corpore (ERP) dela para C# com VisualStudio...

É claro que ainda tem versões em Delphi, mas só isso dá pra perceber que a coisa é mais profunda... lógico que ninguem tira o lado do loby da Microsoft sobre seu produto junto a RM Sistemas, uma das maiores revendedoras do SQL Server, porém só o fato de um empresa começar a migrar seu carro chefe de delphi pra outra linguagem não quer dizer alguma coisa?

Mas a coisa é certa, ainda vou programar muito tempo em Delphi, também acho que a Borland não teria investido tanto no BDS pra jogar ele aos lobos... então, acho que tem uma meia vida longa por aí... mas como disse o colega Aroldo: ´A questão é esta. Quem vai querer pertencer a este grupo seleto?´

[]s

GOSTEI 0
Ipc$

Ipc$

08/02/2006

[quote:ac726d00fe=´Aroldo Zanela´]A questão é esta. Quem vai querer pertencer a este grupo seleto?[/quote:ac726d00fe]Bom, eu pertenço e não pretendo mudar tão cedo. Vc se arriscaria a re-aprender outra ferramenta ? Se sim, qual seria ?

a RM Sistemas está migrando o Corpore (ERP) dela para C# com VisualStudio...
A RM no início, quando migrou das telas a caracter para Windows, já fez isso com C num sistema de Folha de Pagamento.
Vc arriscaria C++ ou C ? Acredito que em C vc escreve umas 10x do que vc escreve em Delphi.

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

08/02/2006

[quote:5626dead08=´ipc$´][quote:5626dead08=´Aroldo Zanela´]A questão é esta. Quem vai querer pertencer a este grupo seleto?[/quote:5626dead08]Bom, eu pertenço e não pretendo mudar tão cedo. Vc se arriscaria a re-aprender outra ferramenta ? Se sim, qual seria ?
[/quote:5626dead08]
Colega,

Profissionalmente eu utilizo diversas linguagens de programação, mas principalmente: Progress (EMS-Datasul) e VB 6 (Sim ele mesmo), entre outras. Para hobby e free-lancers, uso Delphi e estava tentando (já havia conseguido) trazer ele para dentro da empresa para substituir os legados em VB, pois este tambem foi descontinuado. Diante do ocorrido, e por termos alguns treinamentos em Java, estamos reavaliando todo o cenário e pensando em investir em C#.

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

Colega [b:39e61efe28]ipc$[/b:39e61efe28], a situação é diferente para desenvolvedores autônomos e empresas. Uma empresa não pode arriscar investir em uma ferramenta que pode deixar de ser continuada e conseqüentemente ficar sem suporte de uma hora para outra. Desde a notícia publicada pela Borland no dia 8 deste mês, o futuro do Delphi ficou incerto. Por mais que eles (funcionários da Borland) digam que tudo vai ser melhor, até as coisas se concretizarem fica difícil seguir em frente com os planejamentos.

Sobre partir para outra linguagem, eu recomendo a qualquer programador Delphi que comece a estudar C#. Por ter sido cunhada pelo pai do Delphi, o Sr. [b:39e61efe28]Anders Hejlsberg[/b:39e61efe28], muitas (muitas mesmo) características da Delphi Language estão presentes nela. Desde que comecei a estudá-la não encontrei nada tão diferente assim que fosse difícil de entender. E além disso, por ser baseada no C++, é totalmente orientada a objetos. Desenvolvedores Delphi não precisam reaprender tudo para programar em C.

Do mais, quanto mais conhecimento um desenvolvedor tiver, melhor para ele e para sua carreira.

[quote:39e61efe28=´ipc$´]Acredito que em C vc escreve umas 10x do que vc escreve em Delphi.[/quote:39e61efe28]

Em C em não sei, mas em C# vc escreve [b:39e61efe28]menos[/b:39e61efe28] que em Delphi.

Creio que o Highlander (BDS 2007) seja o marco mais importante para o Delphi. Se ele for bom mesmo, então nossa querida ferramenta voltará com tudo, seja em Win32 ou em .NET.

[]´s

GOSTEI 0
Martins

Martins

08/02/2006

Colega [b:5b62f5a0a6]ipc$[/b:5b62f5a0a6], a situação é diferente para desenvolvedores autônomos e empresas. Uma empresa não pode arriscar investir em uma ferramenta que pode deixar de ser continuada e conseqüentemente ficar sem suporte de uma hora para outra. Desde a notícia publicada pela Borland no dia 8 deste mês, o futuro do Delphi ficou incerto. Por mais que eles (funcionários da Borland) digam que tudo vai ser melhor, até as coisas se concretizarem fica difícil seguir em frente com os planejamentos. Sobre partir para outra linguagem, eu recomendo a qualquer programador Delphi que comece a estudar C#. Por ter sido cunhada pelo pai do Delphi, o Sr. [b:5b62f5a0a6]Anders Hejlsberg[/b:5b62f5a0a6], muitas (muitas mesmo) características da Delphi Language estão presentes nela. Desde que comecei a estudá-la não encontrei nada tão diferente assim que fosse difícil de entender. E além disso, por ser baseada no C++, é totalmente orientada a objetos. Desenvolvedores Delphi não precisam reaprender tudo para programar em C. Do mais, quanto mais conhecimento um desenvolvedor tiver, melhor para ele e para sua carreira. [quote:5b62f5a0a6=´ipc$´]Acredito que em C vc escreve umas 10x do que vc escreve em Delphi.

Em C em não sei, mas em C# vc escreve [b:5b62f5a0a6]menos[/b:5b62f5a0a6] que em Delphi.

Creio que o Highlander (BDS 2007) seja o marco mais importante para o Delphi. Se ele for bom mesmo, então nossa querida ferramenta voltará com tudo, seja em Win32 ou em .NET.

[]´s[/quote:5b62f5a0a6]

Eu estou estudando C, pretendo escrever alguns sistemas com essa ferramenta, quanto a linhas de código, em qual ferramenta se escreve mais, acho q isso é irrelevante, o importante é o resultado final, a funcionalidade e consistência do sistema.

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

08/02/2006

Colega [b:7c0d7ff894]ipc$[/b:7c0d7ff894], a situação é diferente para desenvolvedores autônomos e empresas. Uma empresa não pode arriscar investir em uma ferramenta que pode deixar de ser continuada e conseqüentemente ficar sem suporte de uma hora para outra. Desde a notícia publicada pela Borland no dia 8 deste mês, o futuro do Delphi ficou incerto. Por mais que eles (funcionários da Borland) digam que tudo vai ser melhor, até as coisas se concretizarem fica difícil seguir em frente com os planejamentos.

Concordo com você [b:7c0d7ff894]Michael[/b:7c0d7ff894], aqui estou tendo certo problemas depois desta notícia... Mudar pra C#.Net, acho um pouco complicado para mim, pois sou altamente dependente de componentes.. e pelo que andei vendo o .NET ainda não tem tantos componentes assim... :(

O negócio e esperar pra ver...e tomara que nao aconteça nada com o nosso querido Delphi.. :wink:

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

Mudar pra C#.Net, acho um pouco complicado para mim...

Não estou dizendo para ninguém mudar para C! Não é nada disso! Apenas sugeri que se for para aprender outra linguagem, o C é mais indicado para desenvolvedores Delphi. Há mercado para os dois.

Viva o Delphi! Viva! Viva! Viva! ;-)

...e pelo que andei vendo o .NET ainda não tem tantos componentes assim... Sad

Isso é uma coisa que eu sempre quis saber: como criar componentes para .NET da mesma forma fácil e elegante que se faz no Delphi. Já li diversos artigos sobre WebControls e UserControls, mas isso não é nem de longe o que um componente é de fato.

Se alguém puder esclarecer essa dúvida, agradeço desde já. ;-)

[]´s

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

08/02/2006

Não estou dizendo para ninguém mudar para C#! Não é nada disso! Apenas sugeri que se for para aprender outra linguagem, o C é mais indicado para desenvolvedores Delphi. Há mercado para os dois. Viva o Delphi! Viva! Viva! Viva! ;-)

Também acho.... Se for pra aprender que aprenda algo que pelo que parece irá perdurar muito tempo... logo C... porém vejo dois problemas para mim, um deles é o componente, outro é livro pra aprender o C no visualstudio... não consegui achar nenhum bom pra iniciante, que seja aprofundado ao mesmo tempo :D Talvez vc me indique um :wink:

[]s

GOSTEI 0
Ipc$

Ipc$

08/02/2006

Bom, não sei se os tempos hoje em dia estão tão rápidos assim.
Trabalhei com Cobol por mais de 20 anos e nos últimos 5 resolví utilizar Delphi para escrever e vender sistemas. Tenho quase certeza que o Delphi não vai morrer tão cedo, assim como o Cobol de 20 anos atrás não morreu para diversas empresas. Como várias pessoas disseram: O mais importante para o cliente é um sistema que lhe atenda de forma prática e hoje em Windows. Então para mim o Delphi continua perfeito.
Amanhã ninguém sabe, mas pelo menos eu não vou me aventurar no incerto e sim esperar algo mais concreto.

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

...Talvez vc me indique um...

Indico, com o maior prazer.

[url=http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=171065&ST=SE]Beginning C#: Programando[/url]
Esse livro é excelente. Aborda desde o básico, partindo do pressuposto que vc nunca programou na vida, e avança para dentro da linguagem. Fala muito de OO, criar classes, assemblies, ASP.NET, etc. Tudo no Visual Studio. Vc vai sorrir ao ler esse livro, pq a medida que for percorrendo as páginas, vai pensar: ´No Delphi é igualzinho, só muda o nome´.

[url=http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=220126&ST=SE]Professional C: Programando[/url]
´Continuação´ do anterior. Aborda conceitos avançados da linguagem. Esse eu não li ainda, mas pretendo fazê-lo em breve.

[quote:dfef7553ff=´ipc$´]Amanhã ninguém sabe, mas pelo menos eu não vou me aventurar no incerto e sim esperar algo mais concreto.[/quote:dfef7553ff]
O que é incerto? C#? .NET? Infelizmente no atual contexto eles são bem mais reais do que nosso Delphi... :-(

Do mais concordo com vc. O Delphi vai demorar muito para acabar, mas a tendência, com os acontecimentos recentes, é que a sua adoção diminua por parte das empresas. Mais uma vez, infelizmente...

Quem venha o BDS 2007 e salve a todos! ;-)

[]´s

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

08/02/2006

[url=http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=171065&ST=SE]Beginning C#: Programando[/url] Esse livro é excelente. Aborda desde o básico, partindo do pressuposto que vc nunca programou na vida, e avança para dentro da linguagem. Fala muito de OO, criar classes, assemblies, ASP.NET, etc. Tudo no Visual Studio. Vc vai sorrir ao ler esse livro, pq a medida que for percorrendo as páginas, vai pensar: ´No Delphi é igualzinho, só muda o nome´. [url=http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=220126&ST=SE]Professional C: Programando[/url] ´Continuação´ do anterior. Aborda conceitos avançados da linguagem. Esse eu não li ainda, mas pretendo fazê-lo em breve.

Valeu Michael, mas putz... eita livrinho dificil de encontrar esse primeiro hein?!? Em lugar nenhum tem elel :cry:

[]s

GOSTEI 0
Elter.teodoro

Elter.teodoro

08/02/2006

a empresa ideal seria a oracle e IBM , pois sao fortes a atual em varias pataformas , seria bom muito certamente a interação com bancos de dados seria bem maior .

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

a empresa ideal seria a oracle e IBM , pois sao fortes a atual em varias pataformas , seria bom muito certamente a interação com bancos de dados seria bem maior .

Penso que a melhor coisa que pode acontecer neste sentido é a equipe da Borland responsável pelos IDE´s criar uma nova empresa. Porém, para isso o investimento teria que vir de algum lugar, e obviamente não seria da própria Borland (já que estão se ´desfazendo´ dos produtos). Essa tbm foi a opinião de parte dos internautas que acessam o site delphi.about.com semana passada e responderam à enquete ´Quem deve/vai comprar o Delphi´. Os resultados atuais (bem interessantes) podem ser vistos em http://delphi.about.com/library/poll/blpoll_delphibuyer.htm .

Meu receio pessoal é que a empresa vencedora da ´licitação´ imprima suas características no IDE, desfigurando-o. Sinceramente não gostaria do Delphi com a interface sofrível de algumas ferramentas da IBM, por exemplo, como o Lotus Notes... ;-)

[]´s

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

08/02/2006

Para mim está cada vez mais claro que a Borland realmente está vendendo sua linha de IDE´s. Essa desculpa que arrumaram em algumas postagens foi só para não criar pânico.

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

Para mim está cada vez mais claro que a Borland realmente está vendendo sua linha de IDE´s. Essa desculpa que arrumaram em algumas postagens foi só para não criar pânico.

Mas em nenhum momento eles disseram que não estavam vendendo. Aliás, a palavra vendendo não foi bem usada, já que eles querem que outra empresa assuma os investimentos (ou pelo menos a maior parte deles) na linha de IDE´s. Por isso não é necessariamente ´me paga que é seu´.
Duvido que a Borland fique sem ter alguma participação nas ações da empresa escolhida. E ter participação, além de siginificar partilha de lucros, tbm acarreta direto de opiniar.

Creio que o excesso de explicações que surgiram depois do anúncio oficial foi para tirar da cabeça dos desenvolvedores a idéia de que a Borland iria vender os produtos e depois disso o comprador poderia fazer o que quisesse com eles. De fato, pelas palavras usadas no texto em inglês é exatamente isso q dá a entender. Pelos comentários aqui no fórum do Andreano da Borland, e até a carta de David I para a comunidade brasileira, nota-se que eles querem deixar claro que não será bem assim. A equipe toda ´vai junto´ com a transação, o que siginifica que o Delphi não vai acabar, e sim receber investimentos de outra empresa que não a Borland. Se isso tivesse sido dito desde o início, não teria causado o alvoroço que se criou.

Bom, este é meu modo de ver a situação.

[]´s

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/02/2006

...Essa desculpa que arrumaram em algumas postagens foi só para não criar pânico.
O problema é que algumas pessoas estão assumindo que a venda (ou seja lá que nome você escolha) implica no fim do produto.

Na verdade, eu penso que é o oposto.

Nas mãos da Borland, havia o risco das IDEs terem o seu desenvolvimento estagnado em favor do desenvolvimento das ferramentas ALM.

Com a decisão que foi tomada, esse risco é minimizado, pois dificilmente alguém vai investir na compra das IDEs (e estamos falando em dezenas de milhões de dólares) simplesmente para ´matar´ as IDEs.

Por esse motivo, toda a equipe de desenvolvimento das IDEs está encarando isso como um recomeço, a chance de retomar o desenvolvimento das IDEs sem as dificuldades hoje existentes.

Claro, os mais pessimistas podem dizer ´...e se não aparecer comprador?´. Não acredito nisso. TurboBasic e dBase são exemplos de produtos que foram vendidos pela Borland para outras empresas e existem até hoje; esses produtos tiveram compradores mesmo quando não eram mais produtos populares. Certamente produtos como Delphi e JBuilder despertam o interesse.

De qualquer forma, tudo que for escrito/dito sobre isso agora é mera especulação. Somente no final de março é que teremos algum fato concreto.

GOSTEI 0
Technos

Technos

08/02/2006

Senhores...

Se for a Google ou a Adobe, realmente seria muito melhor que a BUG$oft, pois nao tenham duvidas, se ela pegar o Delphi, vai dar fim ao mesmo.

É a coisa mais logica, as apenas se, e somente se, a mesma comprar o Delphi.

Agora, é o seguinte, to estudando programacao orientada a objetos e sando aos poucos em meus projetos pessoais ou da empresa, e se for pra mudar, se a Bug$oft comprar o Delphi, nao vou fazer o que ela quer, e parto pra JAVA.

To começando a migrar minas classes delphi pra Java ja...

Não prevendo o futuro, pois mesmo que o mal pior nao venha a acontecer, nao quero apenas conhecer muito de uma linguagem só, quero ser bom ou ótimo nas, no meu ver, 2 melhores linguagens:
Pascal e Java

GOSTEI 0
Sourcecode

Sourcecode

08/02/2006

Eu pessoalmente acho que o C# tem futuro, apesar de também achar que o pascal do delphi ainda vai perdurar por muitos anos. O C leva diversas vantagens em relação ao java, e pra quem desenvolve delphi aprender C é bem mais fácil que aprender java, e bem mais produtivo diga-se de passagem, perdoem-me os javamans mas C sharp é bem mais fácil de usar, principalmente com a ide do MS Visual studio. Atualmente não pretendo migrar pra C, mas no futuro é minha predileção.

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

C# já é o futuro... ;-)

Particularmente considero esta linguagem como a ´Delphi Language melhorada´, algo como uma fusão entre o que há de bom no Delphi e o que há de bom no C++. Por esta razão ao meu ver é a alternativa mais interessante para desenvolvedores Delphi que já tenham uma bagagem de conhecimento e não querem deixá-la para trás e partir do zero novamente.

Obviamente que o sr. Anders Hejlsberg não deixaria de fora do C tudo de útil que fez no Delphi...

Quem quiser saber mais sobre o assunto, [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?p=245564245564]neste outro tópico[/url] está havendo um debate sobre livros de C. Vale a pena dar uma olhada.

[]´s

GOSTEI 0
Joe_wah

Joe_wah

08/02/2006

Sinceramente o Delphi em popularidade já está morrendo e já não é nem mais sombra do que foi um dia e depende-se da popularidade para se ter todo o resto: literatura, mercado de trabalho, avanços técnológicos e etc.O futuro é um só : VS.NET , eu particularmente nos próximos anos ainda vou ficar com o Delphi pois pra mim não vale a pena mudar agora, mas daqui há uns 2 ou 3 anos acho que a mudança será inevitável.

GOSTEI 0
Aerreira

Aerreira

08/02/2006

O futuro é um só : VS.NET

Discordo completamente dessa sua colocação, é uma visão muito estreita de futuro. Tem muita coisa fora o mundo M$... A Google tá aí pra provar a força que empresas fora deste mundinho (ou seria mundão!?) podem ter, e ainda virem a ter muito mais. O Linux vem se expandindo a passos largos ultimamente, dalí podem surgir soluções, ao meu ponto de vista, ainda inimagináveis, devido à flexibilidade do mundo OpenSource.

Acredito que a troca de comando sobre o Delphi poderá ser maravilhoso para nós desenvolvedores ou uma lástima, tudo vai depender de quem vai assumir. Só espero não ser a M$, senão...

GOSTEI 0
Joe_wah

Joe_wah

08/02/2006

No caso me refiria exclusivamente para programação windows.Neste mercado as duas opções ´pro´ são Microsoft e Borland e não vai aparecer outra, claro que não sou nenhum profeta mas devido as caracteristicas e histórico deste mercado o sensato é pensar que não, e se aparecer não vai fazer diferença.Com o lançamento do VS.NET que copiou tudo que tinha de bom e de diferencial na Borland e o fazia tão popular a Borland perdeu muito da popularidade que tinha, sem contar o fator que a qualidade dos produtos Borland .NET não está boa e mesmo quando estiver e se estiver não vai da pra concorrer com a Microsoft sem um grande diferencial que a Borland não tem mais, nem vai ter.Sem um grande diferencial a Microsoft domina com seu grande marketing e influencia no mercado.

Discordo completamente dessa sua colocação, é uma visão muito estreita de futuro. Tem muita coisa fora o mundo M$... A Google tá aí pra provar a força que empresas fora deste mundinho (ou seria mundão!?) podem ter, e ainda virem a ter muito mais. O Linux vem se expandindo a passos largos ultimamente, dalí podem surgir soluções, ao meu ponto de vista, ainda inimagináveis, devido à flexibilidade do mundo OpenSource. Acredito que a troca de comando sobre o Delphi poderá ser maravilhoso para nós desenvolvedores ou uma lástima, tudo vai depender de quem vai assumir. Só espero não ser a M$, senão...

GOSTEI 0
Rodc

Rodc

08/02/2006

Delphi é a melhor linguagem que encontrei para programar. Fácil, bem estruturada, com muita documentação na internet, e com o uso de componentes, que é uma mão na roda.
Não vou sair desesperado trocando de linguagem, mas vou estudar C#. Parece ser interessante.
Quanto ao .Net, é mais uma evolução do sistema operacional que da linguagem de programação. Futuramente apenas aplicações .Net vão rodar no Windows, pois o .Net é o meio campo entre o programa e o sistema operacional. Lembram no Win98 quando você acessava diretamente os endereços de memória? Era por isso que o Win98 apresentava um monte de erros. E agora a Microsoft que deixar o Windows ainda mais seguro, fazendo todos usarem o .Net.

GOSTEI 0
Henrique Rodrigues

Henrique Rodrigues

08/02/2006

uma solução interessante, que acontece em outros vários segmentos de negócios é a diluição por associação, onde muito são donos, mas ninguém é dono sozinho, o problema é que esse tipo de corporação demanda muito investimento.

por outro lado, o medo é que a empresa compradora faça como as emisoras de tv, compra e coloca na geledeira.

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

08/02/2006

Eu acredito, mesmo sendo praticamente um iniciante em programação, que o Delphi é uma ferramenta robusta e não sairá do mercado pelo simples fato ser ou não vendida. Concordo com o [b:bad31f6e75]Massuda[/b:bad31f6e75] no que diz respeito a associar a venda de uma empresa/produto com o fim dele. Não tem nada a ver, correríamos muito mais o risco do Delphi e outros pararem de ser atualizados em vista da tal ALM se ficasse nas mãos da Borland, como o [b:bad31f6e75]Massuda[/b:bad31f6e75] mesmo mencionou.

Então, porque não encararmos como uma forma da ferramenta continuar a ser tão bem atualizada como antes?

Porque não acreditarmos que tudo vai correr bem ao invés de já ir mudando de plataforma ou mudando de profissão?

O exemplo é o Cobol que foi mencionado por tantos colegas. São 20 anos e continua ai, ´firme´ e ´forte´.

É isso.

GOSTEI 0
Nerdex

Nerdex

08/02/2006

Gente! Gosto muito do Delphi 7.1, mas quero deixar claro que a Borland não conseguiu e nunca conseguirá manter ampla compatibilidade com o FrameWork da MS (Delphi 2006 usa o ´não atual´ FW 1.1 e a MS já pensa no WinFS - futuro ´.NET 3.0´), e por questão de compatibilidade sintáxica a Borland, portou a VCL para VCL.Net, aplicando ´gambiarradamente´ simples aliases e transformações com parâmetros, na maioria das vezes falhos, para poder ´enchergar´ e conseguir ´emular´ insatisfatoriamente, é claro, as classes do .NET.

Este fato, praticamente foi a gota d´água... para o declínio...: :cry:

GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

08/02/2006

[quote:c8e17d90ad=´Adriano Santos´]O exemplo é o Cobol que foi mencionado por tantos colegas. São 20 anos e continua ai, ´firme´ e ´forte´. [/quote:c8e17d90ad]
Mas ninguem desenvolve sistemas projetados do zero em Cobol. A questão é mercado atual-futuro. O Delphi Win32 pode continuar ´forte´, mas na categoria dele.

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

08/02/2006

[quote:24565f30fa=´Bon Jovi´][quote:24565f30fa=´Adriano Santos´]O exemplo é o Cobol que foi mencionado por tantos colegas. São 20 anos e continua ai, ´firme´ e ´forte´. [/quote:24565f30fa]
Mas ninguem desenvolve sistemas projetados do zero em Cobol. A questão é mercado atual-futuro. O Delphi Win32 pode continuar ´forte´, mas na categoria dele.[/quote:24565f30fa]

Ah isso é verdade [b:24565f30fa]Bon Jovi[/b:24565f30fa], você está certo.

GOSTEI 0
Martins

Martins

08/02/2006

Eu particularmente ainda acho q o melhor é esperar para ver como as coisas vão ficar, pois, para quem desenvolve desde MS-DOS 6.22 ou anterior já acompanhou várias mudanças, 8bits, 16bits, 32bits e sempre alguém dizia q linguagem tal não teria mais vez, e no entanto, continuaram a ser utilizadas em projetos, o Delphi não acabará, imaginem q muitos ainda usam Clipper 5.2 até hj, e até mesmo Summer´87, quem mais aqui chegou a desenvolver com ele, pois é tem programador q ainda faz manutenção em sistemas assim e o cliente não quer nem ouvir falar em um sistema for windows, tudo bem q na época atual isso implica em perda devido a limitações, mas se o cliente quer assim e é ele quem paga, tenho um colega q já portou o sistema dele q era Clipper para Five Win e agora VB e tem clientes q não querem usar a nova versão vê se pode, então galera, quem quiser aprender a desenvolver em uma outra linguagem, muito bom, só vai acrescentar, mas ainda não ná para fazer uma tesmpestade e dizer q é o fim do Delphi, tem programas da Receita Federal e outros órigão q ainda são escrito na versão 3 Client/Server Suite, hehe.

Vamos ver como as coisas vão andar.

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

Gente! Gosto muito do Delphi 7.1, mas quero deixar claro que a Borland não conseguiu e nunca conseguirá manter ampla compatibilidade com o FrameWork da MS (Delphi 2006 usa o ´não atual´ FW 1.1 e a MS já pensa no WinFS - futuro ´.NET 3.0´), e por questão de compatibilidade sintáxica a Borland, portou a VCL para VCL.Net, aplicando ´gambiarradamente´ simples aliases e transformações com parâmetros, na maioria das vezes falhos, para poder ´enchergar´ e conseguir ´emular´ insatisfatoriamente, é claro, as classes do .NET. Este fato, praticamente foi a gota d´água... para o declínio...: :cry:

Não vejo as coisas desta forma. O .NET é hoje o que o Win32 era na época do Windows 95. Quero dizer que a Microsoft sempre esteve à frente da Borland no desenvolvimento do Windows e o Delphi nunca ficou desatualizado em termos de tecnologias suportadas.

A VCL.NET realmente possui muitos bugs, e creio que isso decorra do fato de a Borland ter lançado do Delphi 2005 às pressas para concorrer com o Visual Studio, e precisava de features que destacassem o produto. Porém, acredito que isso vá mudar, quem sabe a partir do Delphi 2007, que deve ser lançado no início do ano que vem. O prazo inicial era ainda neste ano, e esse adiamento demostra que a Borland - ou a ´DevCo´ - não quer fazer as coisas de qualquer jeito.

No roadmap do Delphi, existe uma versão, prevista para 2008, que trará a VCL com suporte nativo para Win64. Isso significa que será possível programar com componentes diretamente para o sistema operacional, sem usar o .NET framework. Ou seja, ninguém ficará preso aos updates e releases da Microsoft. Tbm está prevista, para o Delphi 2007, uma VCL for Compact Framework, para que seja possível desenvolver RAD para dispositivos móveis. Este ponto em especial em achei bem interessante: ao invés de criar um form designer para o CF baseando no Visual Studio, a DevCo criará o seu próprio.

Pessoalmente estou muito ancioso para ver o Delphi 2007, com suporte ao .NET 2.0. O Delphi 2006 apresentou bastante melhora e amadurecimento em relação à versão 2005 (e eu gostava muito dela...). Tomara que isso se repita no ano que vem. E, é claro, ver o time da DevCo levantando o produto novamente.

Gostaria de ressaltar que tenho estudado C# e Visual Studio, e provavelmente irei realizar uma prova de MCAD ainda este ano. Mas não estou fazendo isso por achar que o futuro converge unicamente para a Microsoft (e não acho mesmo), e sim para aumentar a minha qualidade profissional e, tbm, por gostar de aprender coisas novas - e boas, é claro.

[]´s

GOSTEI 0
Nerdex

Nerdex

08/02/2006

[quote:9ed56c074d=´Lucidamente Michael´]A VCL.NET realmente possui muitos bugs, e creio que isso decorra do fato de a Borland ter lançado do Delphi 2005 às pressas para concorrer com o Visual Studio, e precisava de features que destacassem o produto.[/quote:9ed56c074d]

Praticamente confirma-se que você vê, em parte, da mesma forma que eu, e muitos... mas também tenho esperança... como todo brasileiro...: 8)

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

Lucidamente? Não defendi a VCL.NET... Nem trabalho na Borland... ;-)

[]´s

GOSTEI 0
Michael

Michael

08/02/2006

Corrigindo, nunca defendi a VCL.NET.

[]´s

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

08/02/2006

Apenas atualizando este assunto....

O Allen Bauer, arquiteto chefe da Borland, tem divulgado no [url=http://blogs.borland.com/abauer/]blog[/url] dele o andamento do processo.

Pelo que tenho lido, o processo de venda está em andamento e os possíveis compradores já estão tendo contato com os detalhes do negócio. Um empresa de consultoria está coordenando o processo.

Esta semana Ramesh Theivendran deixou a Borland para ir trabalhar na [url=http://www.falafel.com/]Falafel[/url] empresa focada em treinamento e consultoria. Ramesh foi o arquiteto do dbExpress e do BDP (também do BDE, não tenho certeza). Quem esteve no BorCon 2005 teve oportunidade de ver Ramesh discutindo os mecanismos de acesso a banco de dados.

Ao mesmo tempo, Steve Shaughnessy passa trabalhar na Borland. Steve foi da equipe que desenvolveu o Paradox para DOS e posteriormente se dedicou a ferramentas para Java, tendo participado do desenvolvimento do JBuilder. Steve é o autor do JDataStore, um pequeno BD para Java e também do NDataStore, versão .NET do JDataStore.

GOSTEI 0
Paullsoftware

Paullsoftware

08/02/2006

Na minha opinião isso é jogo de Marketing, pois na última palestra que fui aqui em Recife (quinta-feira passada dia 18/05) as 19h na Unibratec, no meu entender foi passado que ele estariam se dividindo para direcionar partes da empresa para dividir custos/objetivos e creio que até mesmo para diminuir nos impostos e etc...
Hoje temos como exemplo várias empresas que fazem isso aqui no Brasil por exemplo a Telemar que hoje é doma do Grupo IG, Velox, OI, e a propria telemar, sem contar outras empresas cujo o nome não lembro agora mais que tb fazem a mesma coisa...
Creio que uma empresa como a Borland não vai sair assim do mercado depois de tantos investimentos e projetos realizados, pode sim, dividir as ´Tarefas´ mais quanto a ser melhor ou não para nós desenvolvedores é outra história... :wink:

GOSTEI 0
POSTAR