Fórum [OT] Borland põe a venda linha de compiladores #312149

08/02/2006

0

Hoje fui pego de surpresa e certamente o mesmo vai acontecer com a maioria de vocês...

No dia 6 passado, a Borland anunciou que pretende se desfazer da linha de ferramentas de desenvolvimento (veja [url=http://www.borland.com/us/company/news/press_releases/2006/02_08_06_borland_acquires_segue_software.html]Borland Initiates Process to Divest IDE Product Lines[/url]), o que inclui Delphi, C++Builder, C#Builder, JBuilder, InterBase, JDataStore, nDataStore, Kylix e as antigas ferramentas.

O objetivo da Borland é concentrar esforços nos produtos voltados para ALM, ou seja, ferramentas para gerenciamento do processo de desenvolvimento de software.

David Intersimone (provavelmente o funcionário mais antigo da Borland, sempre ligado à área de compiladores) [url=http://blogs.borland.com/davidi/archive/2006/02/08/23013.aspx]conta no blog dele[/url] que não foi uma decisão simples e que ele vê com bons olhos isso, pois isso corrigirá a situação atual, onde a Borland tem de resolver se investe em compiladores (o que fez no ano passado) ou se investe em ferramentas de gerenciamento.

Ficou claro que não haverá mais um Borland Delphi. Borland será a empresa das ferramentas de gerenciamento.

A questão agora é quem quer comprar a linha de compiladores?

Comentários são bem vindos!

Não deixe de ler o esclarecimento prestado pelo Andreano Lanusse, da Borland do Brasil, [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=73658&postdays=0&postorder=asc&start=24]neste post[/url]

Massuda

Massuda

Responder

08/02/2006

Titanius

É já estava previsto que isto iria acontecer, porém não achei que seria em tão pouco tempo... :cry:

Responder

Gostei + 0

08/02/2006

Macario

...onde a Borland tem de resolver se investe em compiladores (o que fez no ano passado) ou se investe em ferramentas de gerenciamento.

Investimentos que tem retorno garantido pelas otimas ferramentas.

Ficou claro que não haverá mais um Borland Delphi. Borland será a empresa das ferramentas de gerenciamento.

Depois de uma formidavel integração das ferramentas, uma coisa assim é perda memoravel.

A questão agora é quem quer comprar a linha de compiladores?

Pra essa tenho seis letras [b:9042e5c30f][color=blue:9042e5c30f]G[/color:9042e5c30f][color=red:9042e5c30f]o[/color:9042e5c30f][color=yellow:9042e5c30f]o[/color:9042e5c30f][color=blue:9042e5c30f]g[/color:9042e5c30f][color=green:9042e5c30f]l[/color:9042e5c30f][color=red:9042e5c30f]e[/color:9042e5c30f][/b:9042e5c30f]

Já pensaram BDS sendo opensource?

Responder

Gostei + 0

08/02/2006

Michael

Vamos torcer para o comprador não ser a Microsoft. Se for, as chances de o Delphi ser descontinuado são altíssimas... :-(

[]´s

Responder

Gostei + 0

08/02/2006

Titanius

Já pensaram BDS sendo opensource?

Acho isso meio que impossível, mas não custa sonhar né?!?

Vamos torcer para o comprador não ser a Microsoft. Se for, as chances de o Delphi ser descontinuado são altíssimas...

Vamos torcer mesmo... agora fico imaginando, depois de tanto trabalho pro BDS2006 agora isso... faz a gente parar pra pensar...vale a pena inverstir em Delphi? Pois pela tendencia vejo que o Delphi será mesmo descontinuado... infelizmente.. :(

[]s

Responder

Gostei + 0

08/02/2006

Michael

Como o [b:09b4e6fc48]Massuda [/b:09b4e6fc48]disse, nos pegou de surpresa. E não foi uma surpresa boa... :-(

[]´s

Responder

Gostei + 0

08/02/2006

Rafael Gomes

Vamos torcer mesmo... agora fico imaginando, depois de tanto trabalho pro BDS2006 agora isso... faz a gente parar pra pensar...vale a pena inverstir em Delphi? Pois pela tendencia vejo que o Delphi será mesmo descontinuado... infelizmente.. :( []s

A microsoft NAO pode comprar, mas tenho a sensação de que isso irá acontecer (pq será??)

BDS jamais será Open Source!! e a microsoft sendo a compradora com certeza será o fim do delphi ... ja que a maldita tem a propria linha deles ...

e fica a questao, vale a pena investir no delphi? moh desanimo me deu agora ... voce investe tanto tempo estudando a ferramenta, se adaptando as tecnologias e agora isso ...

imagino como se sente quem esta trabalhando com delphi desde sua primeira versao, triste ...

:cry:

flw pessoal, to indo nessa estudar VB e o Visual C++ Studio
abraços!!

Responder

Gostei + 0

08/02/2006

Titanius

[quote:d947d5c9a8=´Rafael Gomes´]

A microsoft NAO pode comprar, mas tenho a sensação de que isso irá acontecer (pq será??)

BDS jamais será Open Source!! e a microsoft sendo a compradora com certeza será o fim do delphi ... ja que a maldita tem a propria linha deles ...

e fica a questao, vale a pena investir no delphi? moh desanimo me deu agora ... voce investe tanto tempo estudando a ferramenta, se adaptando as tecnologias e agora isso ...

imagino como se sente quem esta trabalhando com delphi desde sua primeira versao, triste ...

:cry:

flw pessoal, to indo nessa estudar VB e o Visual C++ Studio
abraços!![/quote:d947d5c9a8]

Concordo... em partes, a Micro$oft pode SIM comprar, ela arruma um jeito, teve um tempo atras que ela estava por tras de um ex-funcionario da borland que tentou comprar a borland (acho q era isso mesmo a historia)... então jeito tem...

E realmente, desanimei e muito agora... vamos ver no que vai dar... uma coisa eh certa, open-source e freeware nunca vai ser... :(

Responder

Gostei + 0

08/02/2006

Martins

Cara, maior sacanagem isso.

Vamos torcer para o comprador não ser a Microsoft. Se for, as chances de o Delphi ser descontinuado são altíssimas... :(

Cara vamos torcer mesmo, pq isso é com certeza o fim do Delphi, adeus próxima versão, adeus patch, updates.

O BDS 2006 surgiu trazendo consigo novos horizontes para os desenvolvedores e agora essa, não me imagino sem Delphi, e muitos aqui tb não, mas pelo visto galera, vamos ter procurar Java, C#, Visual C++, pq o negócio vai ficar feio mesmo.

é lamentável :cry:

Responder

Gostei + 0

08/02/2006

Michael

Colegas,

Vamos com calma! Tem gente programando em Delphi 3 até hoje, sem reclamar e nem pensando em fazer upgrade. Quero dizer que mesmo que não haja futuras versões da ferramenta, as que existem hojem continuarão existindo.

Não vamos colocar o carro na frente dos bois, largar tudo e correr para o VB...

[]´s

Responder

Gostei + 0

08/02/2006

Titanius

Colegas, Vamos com calma! Tem gente programando em Delphi 3 até hoje, sem reclamar e nem pensando em fazer upgrade. Quero dizer que mesmo que não haja futuras versões da ferramenta, as que existem hojem continuarão existindo. Não vamos colocar o carro na frente dos bois, largar tudo e correr para o VB... []´s

vixi.. Tudo MENOS VB!!!!! tá louco...

Acho isso também, mais só de saber que não será feito mais nada complica, pois sabemos que o .NET está aí, que a próxima versão do Windows é praticamente toda voltada para .NET, o Win32 está com os dias contados a algum tempo, ou seja, teremos que partir para outro tipo cedo ou tarde, e sem o delphi, sobraria somente o da Micro$oft, ou seja, é melhor começar a estudar desde já do que começar quando já não tiver mais jeito, né!

É quanto a versão do Delphi, isso é verdade, ainda tenho 99¬ dos meus sistemas em Delphi 7...

[]s

Responder

Gostei + 0

08/02/2006

Aroldo Zanela

Colegas,

Pelo que eu li, a Borland está procurando comprador e por enquanto haverá apenas uma separação dos times de IDE e ALM e que o Delphi terá continuidade sim. Já pensaram se a Adobe resolve comprar? Com certeza será melhor para todos.

Responder

Gostei + 0

08/02/2006

Macario

Li algo na penultima revista CD, que algo [b:898cf0a875]será[/b:898cf0a875] implementado no BDS para dar suporte a era 64bits. Se tornando verdade o assunto em debate, isto daria ao BDS quem sabe mais uma decada de sobrevida, até a proxima mudança nos ´bits´. Pois hoje como disse o [b:898cf0a875]Michael[/b:898cf0a875], possivel é programar em versões ´remotas´ do nosso fabuloso Dephi.

Responder

Gostei + 0

08/02/2006

Rjun

Concordo com o Michael. Vamos esperar pra ver o que acontece e quem será o comprador.

Agora, acho meio dificil das ferramentas da Borland se tornarem Open Source. Com certeza, quem comprar, vai pagar um preço considerável e vai querer retorno.

Responder

Gostei + 0

08/02/2006

Michael

Acredito que aprender .NET é essencial nos dias de hoje. Porém, alguma empresa pode comprar o IDE do Delphi e continuar o desenvolvimento dele, seja em Win32 ou .NET.

Eu disse que se a Microsoft fosse a compradora, as coisas podiam complicar. Mas se for o Google, como o colega [b:b83747e69e]Macario [/b:b83747e69e]disse, ou a Adobe, como falou o [b:b83747e69e]Aroldo[/b:b83747e69e], só temos a ganhar.

A Borland publicou o roadmap ano passado com o Delphi até 2008, para o Vista, em 64bits. A notícia de hoje ainda é muito nova para afirmar que o Delphi acabará. Penso que a Borland honrará os planos programados para o futuro.

[]´s

Responder

Gostei + 0

08/02/2006

Martins

Colegas, Vamos com calma! Tem gente programando em Delphi 3 até hoje, sem reclamar e nem pensando em fazer upgrade. Quero dizer que mesmo que não haja futuras versões da ferramenta, as que existem hojem continuarão existindo. Não vamos colocar o carro na frente dos bois, largar tudo e correr para o VB... []´s

VB :shock: não, pera aí, não apela, vou para FiveWin então.

Eu pretendo utilizar Delphi enquanto for possível, mas como o futuro da MS é .NET, então temos q procurar usar uma ferramenta para .NET, tem muita gente q vai para Linux, essa notícia foi uma bomba.

Empresas de Desenvolvimento q pretendiam investir no BDS 2006 vão repensar se é válido depois dessa notícia.

é isso aí galera, qualquer novidade, vamos nos manter informados.

Abraço

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar