[OT] Debate: Novos SGBDs gratuitos

Delphi

30/11/2005

Olá Colegas,

Vocês já notaram que no último ano tivemos o ingresso de dois grandes SGBDs, no mundo do ´Free´? Estou falando do CA-Ingres e ORACLE (XE).

Além disso o MS-SQL Server 2005 XE, sendo que este representa apenas uma evolução do MSDE 2000, que já era free, mas permanece preso à plataformas da Microsoft.

CA-Ingres e ORACLE rodam em ambientes Linux/Unix o que facilita a sua difusão. Apesar de gostar do Ingres ele é muito pouco utilizado e já é free/opensource há algum tempo, mas o avento do ORACLE parece-me que vai causar algum impacto, principalmente sobre a Microsoft.

Eu, por exemplo costumo analisar projetos de 3 formas para decidir sobre o SGBD:
1. Projeto pequeno/médio que tende a permacener nesta classificação: FIREBIRD.
2. Projeto pequeno/médio que tende a transformar-se em grande: MSDE, para posterior migração para MS-SQL Server.
3. Projeto grande: ORACLE (apesar de não ser eu o desenvolvedor, neste caso).
Com o ORACLE XE, é provável que a minha 2ª opção deixe de existir e eu passe a desenvolver com o ORACLE.

E vocês? O que estão achando disto? Eu estou adorando o incômodo que os Free estão causando nos ´grandes´ pois estamos tendo a oportunidade de ter os ´grandes´ como free...
Será que a Borland terá um IB XE também?

PS: Minha intenção com este tópico não é criar aquelas discussões intermináveis sobre qual SGBD é melhor e sim discutir sobre expectativas e impactos no mundo do software de bancos de dados.


Vinicius2k

Vinicius2k

Curtidas 0

Respostas

Edilcimar

Edilcimar

30/11/2005

eu já vi artigo sobre o oracle free, porém fui ao link que informaram aqui no fórum e não consegui baixar nada


GOSTEI 0
Ramms

Ramms

30/11/2005

Mas esse Oracle free tem uma porrada de restrições tbm num tem?


GOSTEI 0
Macario

Macario

30/11/2005

[b:cac615a759]Sexta-feira, 25 de novembro de 2005 - 17h08 [/b:cac615a759]


SÃO PAULO – A Oracle anunciou o Oracle Database 10g Express Edition, uma opção de seu banco de dados que pode ser baixada gratuitamente pela internet.

Também conhecido como Oracle Database XE, o produto está em fase de testes (´beta´) e é voltada para administradores de banco de dados e estudantes. A versão também está disponível para desenvolvedores de software e revendedores de hardware, que a poderão distribuir pré-instalada em suas soluções de produtos e aplicativos.

´Desenvolvedores, administradores de bancos de dados e alunos recorrem, muitas vezes, a bancos de dados gratuitos para desenvolver seus aplicativos´, disse Carl Olofson, diretor de Pesquisa de Gerenciamento de Informações e Software de Integração de Dados do instituto de pesquisas IDC (International Data Corporation).

O produto foi desenvolvido com a base de códigos da versão 2 do Oracle 10g e é totalmente compatível com a família de bancos de dados da empresa. É possível começar com ele um projeto pequeno e, se necessário, fazer posteriormente o upgrade para outras versões do banco de dados Oracle 10g, sem mudanças.

Ele oferece interfaces SQL e PL/SQL, e é desenhado para a geração de grid computing. Dispõe de suporte para as necessidades de diferentes comunidades de desenvolvimento, como Java, .NET, PHP e Windows. Traz, ainda, o recurso Oracle HTML DB, para rápido desenvolvimento e implementação de aplicativos da web.

O Oracle Database XE está disponível para sistemas operacionais Linux e Windows de 32 bits e pode ser instalado em qualquer plataforma de hardware, com qualquer configuração e qualquer número de CPUs. No entanto, a versão gratuita armazena, no máximo, 4GB de dados do usuário e, no máximo, 1 GB na memória RAM. Outra limitação da versão grátis é que ela utiliza apenas uma CPU do hardware.


Onde baixar:

[url=http://info.abril.com.br/download/4346.shtml/]Oracle Database 10g Express Edition[/url]

Paulo Silvestre, do Plantão INFO


GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

30/11/2005

foi neste site mesmo que eu fui e não consigo baixar o oraclexe.exe que lá se encontra


GOSTEI 0
Massuda

Massuda

30/11/2005

@Edilcimar
Eu postei [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=70823]neste tópico[/url] um link para a página da Oracle a partir da qual você pode baixar o Oracle 10g XE Beta.

@Ramms
A restrição maior é o tamanho do banco de dados: 4GB no máximo. Essas restrições são mencionadsas na pagina de download da Oracle; de modo geral, são as mesmas restrições que o SQL Server 2005 XE tem. Com relação a cópia, distribuição, uso em produto comercial, a Oracle não impõe nenhuma restrição.

Também é possível baixar o Oracle 10g full, mas seu uso é restrito para ambiente de desenvolvimento; qualquer outro uso requer uma licença comercial.


GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

30/11/2005

foi neste site mesmo que eu fui e não consigo baixar o oraclexe.exe que lá se encontra


Tem que ser cadastrado na Oracle. Você já era ou se cadastrou antes de tentar baixar?


GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

30/11/2005

A restrição maior é o tamanho do banco de dados: 4GB no máximo. Essas restrições são mencionadsas na pagina de download da Oracle; de modo geral, são as mesmas restrições que o SQL Server 2005 XE tem. Com relação a cópia, distribuição, uso em produto comercial, a Oracle não impõe nenhuma restrição.


Este é um ponto importante. É que no meu entender, em um confronto direto ORACLE XE x MS SQL Server XE, se a qualidade do produto free, respeitando-se as limitações, for igual a do produto comercial, a Microsoft perde terreno.


GOSTEI 0
Bruno Belchior

Bruno Belchior

30/11/2005

é realmente uma pena a questão de restrição de quantidade arquivos armazenados... sabemos que 4 GB não é algo grande para um porte médio de dados...


GOSTEI 0
Wiltonfenix

Wiltonfenix

30/11/2005

Estas versões Free para estudo, conhecimento, são realmente ótimas. Acredito que estas limitações são justamente para competir em uma faixa de marcado em que os Free tem dominio.


GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

30/11/2005

massuda, a página final é a mesma, foi lá mesmo que eu fui, dei todos os agree possíveis, inclusive marquei os box, aí aparece a pagina de download do oraclexe.exe, mas não consigo baixar sempre dá erro após isto


GOSTEI 0
Mysys

Mysys

30/11/2005

cara isso é otimo .. ja ta baixando minha versao free e vou fazer meus testes aqui .. eu uso MySQL e simplesmente adoro so que eles tao meio parado e nao tao atualizando muito o produto deles ... dependendo como ele c comportar em conecxoes matriz filial já sou novo usuario Oracle..


eu nao cheguei a usao o MSDE poque tenho alguns clienttes que tem servidor linux ai nao tinha geito mas o Oracle tem as duas versoes...


GOSTEI 0
Lnunes

Lnunes

30/11/2005

Acho a iniciativa da Oracle e da Microsoft muito positiva, contudo ainda tenho muitas dúvidas sobre o Oracle Database 10g Express Edition eo MS-SQL Server 2005 XE.

Dúvidas:

1° -Oracle Database 10g Express Edition eo MS-SQL Server 2005 XE tem uma capacidade maior de armazenamento de dados que o firebird , interbase 6.0 eo Mysql?.

2° - Para utilizar o MS-SQL Server 2005 XE é necessário instalar o Framework?

3° - Qual a restrição em relação a quantidade de usuários?

4° - Eles são mais rápidos e de fácil manutenção?

Desculpem a quantidade de dúvidas, mas acredito que estas dúvidas sejam também de outros usuários.

Desde já agradeço a atenção de Todos.


GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

30/11/2005

1° -Oracle Database 10g Express Edition eo MS-SQL Server 2005 XE tem uma capacidade maior de armazenamento de dados que o firebird , interbase 6.0 eo Mysql?.

Não. Os SGBDs citados, bem como o PostgreSQL e o Ingres não possuem limitação teórica. Já o Oracle XE e o SQL Server XE já exprimem a limitação de 4 GB de dados.

2° - Para utilizar o MS-SQL Server 2005 XE é necessário instalar o Framework?

Sim. Totalmente preso às plataformas da Microsoft, incluindo o .Net. Vale o destaque ao fato do Oracle ser multi-plataforma.

3° - Qual a restrição em relação a quantidade de usuários?

No MSDE eram 5 conexões concorrentes, no SQL 2005 XE ainda não tive informação, mas *deve* seguir a mesma linha e no Oracle XE ainda não vi esta limitação explícita em nenhum local, tomara que não exista.

4° - Eles são mais rápidos e de fácil manutenção?

Rápidos sim, mas prefiro não argumentar nada sobre superioridade em relação à outros para que o tópico não se transforme numa discussão sobre quem é melhor que quem...
Ser de fácil manutenção já é uma questão mais complexa: Quanto maior a robustez do SGBD maior a curva de aprendizado para sua manutenção e administração. Isto é normal.
*EU* acho a administração do SQL Server fácil, mas se comparar ao Firebird, por exemplo, é muito mais difícil.

Eu penso que o alvo da Oracle são justamente os desenvolvedores que trabalham em um modelo próximo ao meu: Se a tendencia do projeto for crescer, começar com MSDE e migrar para o SQL Server no momento da necessidade.

No meu caso, o Oracle é sempre a opção de projetos que já nascem grandes, mas naqueles que crescem aos poucos e não há disponibilidade imediata do cliente para investimento em hardware/software para aquisição do Oracle, a minha tendência normal é iniciar o projeto com o MSDE e o próprio cliente sentirá a necessidade de adquirir o SQL Server.

Penso também devemos encarar o Oracle XE como outra alternativa e não substituir SGBDs de projetos pequenos/médios por ele pois não faria sentido. Na minha opinião, significaria uma regressão, já que SGBDs free e sem nenhuma limitação suportam perfeitamente seu porte. Por este motivo, nestes projetos, continuarei utilizando o Firebird com satisfação.

T+


GOSTEI 0
Idivaldo.mb

Idivaldo.mb

30/11/2005

Olá Pessoal!

Esse assunto eu me interesso muito!
O meu único pé atras com os SGDBs e seus Font-end free ou open source é a questão do suporte , já vi um cara ficar doido com um banco dados free, porque em um certo momento seu banco estava com problemas e a pessoa recorreu a todos e seu problema não foi solucionado, final da história ele hoje usa um banco pago e paga muito caro para manter esse bando rodando.


até mais...


GOSTEI 0
Martins

Martins

30/11/2005

Que sejam bem vindos os novos bancos free ou versões free de bancos poderosos como é o caso do Oracle, vejo as coisas por um prisma semelhante ao do Vinicius2K. Se vc tem um projeto q tende a crescer com o tempo e o cliente tem bala na agulha para investir, iniciar com uma versão free de um banco poderoso vai lhe poupar dor de cabeça, bem diferente de vc ter um banco Ib6 e seu cliente cegar para vc e dizer cara o fluxo de dados aqui tá grande e acho q esse banco de dados não vai aguentar, vamos comprar a licença de um SQL-Server, e vc ter uma dor de cabeça para mudar seu sistema para rodar com esse novo banco, utilizando uma versão free MSDE, vc não precisa tomar remédinho...

Valew!!!


GOSTEI 0
Mysys

Mysys

30/11/2005

putz eu baxei e instalei .. vo conta .. funcionabilidade 10, facilidade 20 porem velocidade ...


HP P4 2.66 512 e o cidadao fico lento ... putz pra da un select com meia duzia de arquivos na tabela demora uns 30sg.

ollha nao fiquem desanimados pois foi um teste [b:4f5903fe2b]talver ele ben instaladinho e configurado isso melhore um pouco[/b:4f5903fe2b] .


eu ja avia testado o MSDE e o SQL Server , ja desenvolvi coisas pra clientes maiores os 2 ficarao beleza um pouco mais lento que o MySQL que é o meu preferido mais fico legal agora o Oracle ... huuuiiiii...

algum forum sobre Oracle que tenha muuuito conteudo talvez ache algo pra deixalo mais lento carregando alguns servicos nao necessarios..


outra coisa eu realmente nao sei oque esta acontecendo com a [b:4f5903fe2b]microsoft[/b:4f5903fe2b]
Visual C#
Visual Java
Visual C++
SQL Server Express
Visual Basic
WebMatrix (ótimo pra fazer paginas em ASP.NET )

tudo isso na facha ... nao sei nao ... acho que isso é uma tentatica de impurra o .NET guela a baixo de qualquer geito.


GOSTEI 0
Firekiller

Firekiller

30/11/2005

Pessoal, também achei fenomenal essa notícia...
Porém o fato de se usar um banco free não indica que se terá dor de cabeça para mudar de banco... o que pode causar dor de cabeça é um sistema mal elaborado.... por exemplo, tenho um sistema que foi feito inicialmente em firebird, e que suportou muito bem o volume de dados, o caso é que meu cliente já tinha a licença do Oracle, e então perguntou se era possível mudar... apenas tive que recriar as tabelas no Oracle e alterar minha conexão (usei DBX) e o sistema ficou Ok...

Claro que em termos de qualidade não se deve discutir, e que mudança de banco de dados é meio confusa, mas tudo depende de como o sistema foi elaborado/analisado...

Mas, para os feras, li alguns artigos a respeito do PostGree... um banco free, com um desempenho e capacidade muito elevados, e em alguns artigos, tendo seu desempenho comparado ao desempenho de bancos como DB2, Oracle e Sql-Server... O que acham a respeito disso ?? Será que é mesmo o que dizem, ou é apenas um comentário?


GOSTEI 0
Siam

Siam

30/11/2005

Pessoal, alguém já utilizou o SQL Server Express 2005 ?
Sei que tem limitações e 1GB de memória e 4GB de disco, mas ele é realmente rápido e seguro ?
Com essa limitação, será que o IB6 com acesso BDE não seria mais rápido ?


GOSTEI 0
Massuda

Massuda

30/11/2005

.. funcionabilidade 10, facilidade 20 porem velocidade ...
Não tenho muita experiencia com BD, mas sempre achei Oracle lerdo. Uma explicação que me deram (não sei se é verdade) é que o Oracle é feito em ambiente Unix e roda em Windows graças a um biblioteca da Oracle que faz a compatibilidade Unix/Windows; o preço dessa compatibilidade é a velocidade quando executado em Windows.

...outra coisa eu realmente nao sei oque esta acontecendo com a [b:078c8bb00d]microsoft[/b:078c8bb00d] ... tudo isso na facha ... nao sei nao ... acho que isso é uma tentatica de impurra o .NET guela a baixo de qualquer geito.
Já tem algum tempo que eles tem oferecido ferramentas de desenvolvimento de graça (em especial, compiladores C/C++).

Acho que o lance aqui é criar mercado e alavancar vendas das versões mais sofisticadas dessas ferramentas. Imagine uma faculdade... porque licenciar o Visual Studio full ou o Borland Developer Studio para 50 máquinas (por exemplo), se as versões XE do VS são ´na faixa´? Lembro que toda uma geração de desenvolvedores usou o Turbo Pascal simplesmente porque ele era ´free´.

Acho que o mesmo raciocínio se aplica aos BDs XE; a mensagem é... parem de usar Access/Paradox, usem SQLServer/Oracle XE porque (teoricamente) vocês podem atender ao usuário doméstico e o usuário corporativo com a mesma solução.


GOSTEI 0
Wiltonfenix

Wiltonfenix

30/11/2005

Não querendo sair do assunto do tópico, mas discordo do ´MySYS´.
As mudanças feitas no MySQL da versão 4 para a versão 5, são as maiores já feitas no produto.


GOSTEI 0
Martins

Martins

30/11/2005

Pessoal, também achei fenomenal essa notícia... Porém o fato de se usar um banco free não indica que se terá dor de cabeça para mudar de banco... o que pode causar dor de cabeça é um sistema mal elaborado...


Concordo, desde que seus componentes de acesso lhe permitam esse flexibilidade, como por exemplo DbExpress.

Valew :wink:


GOSTEI 0
Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

30/11/2005

galera, pra quem gosta ou opta pelo SQL Server, a Microsoft disponibilizou uma [url=http://www.microsoft.com/brasil/sql/2005/overview1.mspx]introdução à versão 2005[/url], bem como um [url=http://www.microsoft.com/brasil/sql/prodinfo/features/compare-features.mspx]comparativo[/url] entre as edições dessa nova versão.


GOSTEI 0
Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

30/11/2005

pelo que eu pude ver, a limitação de usuários não existe mais.


GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

30/11/2005

Não tenho muita experiencia com BD, mas sempre achei Oracle lerdo. Uma explicação que me deram (não sei se é verdade) é que o Oracle é feito em ambiente Unix e roda em Windows graças a um biblioteca da Oracle que faz a compatibilidade Unix/Windows; o preço dessa compatibilidade é a velocidade quando executado em Windows.

Não posso confirmar a veracidade da informação, mas é muito provável que seja real.
A Microsoft só conseguiu entrar de verdade no ´mundo dos servidores´ com o NT 4, em meados de 1996. Até então, as grandes redes eram dominadas por Novell e Unix/Unix-Like. Basicamente, todos os SGBDs que datam de antes do NT 4, tiveram sua plataforma trabalho inicial baseada em outros sistemas não-Microsoft. Este é o caso do Oracle, Ingres, Postgres, Interbase e tantos outros que datam seu surgimento entre as décadas de 70 e 80.
Dos SGBDs que eu conheço, creio que o único ´nascido para Microsoft´ é o próprio SQL Server.

MySYS,
Os fatores primordiais para o Oracle trabalhar bem são RAM e velocidade disco (tanto que o XE nem instala com menos de 256 de RAM). Segundo vários relatos que já tive e comentários extra-oficiais, o Oracle tem um certo ´gargalo´ quando de trata de I/O, por isso o disco conta muito neste caso.
A minha máquina é um Barton @2.1 (processador pior que seu P4 2.66), mas ela tem 1 GB de RAM dual channel e discos SATA.
A performance é boa, mas é nítida a percepção que ele ´gostaria estar´ em uma máquina multi-processada com discos SCSI em RAID 0+1 ou 5. :)
Hardware é fundamental para o Oracle.


GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

30/11/2005

pelo que eu pude ver, a limitação de usuários não existe mais.

Também tive esta impressão... e isto é muito bom !


GOSTEI 0
Thomaz_prg

Thomaz_prg

30/11/2005

[b:292fd686f1]Citação: Firekiller[/b:292fd686f1]
Mas, para os feras, li alguns artigos a respeito do PostGree... um banco free, com um desempenho e capacidade muito elevados, e em alguns artigos, tendo seu desempenho comparado ao desempenho de bancos como DB2, Oracle e Sql-Server... O que acham a respeito disso ?? Será que é mesmo o que dizem, ou é apenas um comentário?


E aí pessoal... o que dizem do Postgree?? É verdade o que foi dito?


GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

30/11/2005

[b:f5d488685c]Citação: Firekiller[/b:f5d488685c] [quote:f5d488685c]Mas, para os feras, li alguns artigos a respeito do PostGree... um banco free, com um desempenho e capacidade muito elevados, e em alguns artigos, tendo seu desempenho comparado ao desempenho de bancos como DB2, Oracle e Sql-Server... O que acham a respeito disso ?? Será que é mesmo o que dizem, ou é apenas um comentário?


E aí pessoal... o que dizem do Postgree?? É verdade o que foi dito?[/quote:f5d488685c]

Não vejo motivos para que levar mais este tópico para este lado, pois já existem vários neste sentido...


GOSTEI 0
Silviogs

Silviogs

30/11/2005

Olá a todos

segue esta informação postada anteriormente aqui no forum.

´Olá amigo admasa

não deixa de ser um excelente banco de dados o Firebird, mas leia com atenção estes dados:

PostgreSQL

tam. max. do banco de dados = ilimitado
tam. max. de uma tabela = 64 TB
tam. max. de uma linha num tabela = ilimitado
tam. max. para um campo = 1 GB
num. max. de linhas por tabela = ilimitado
num. max. de colunas po tabela = 1600 col.
num. max de indices = ilimitado

Perguntas de um amigo do forum
1) O PostgreSQL suporta replicação? Se sim, como?
2) Ele possui total suporte a stored procedures, UDF´s, Views, Triggers?
3) Como posso acessar ele pelo Delphi?

Respostas:
a) Replicação do banco de dados original para PDAs e notebooks(computção móvel);
b) Replicação para distribuição de banco de dados;
c) Repliclção para backup´s on-line;
d) Replicalção para divisão de tarefas dos servidores de banco de dados;

´suponha que vc tenha um sistema ERP bastante completo, utilizado por cerca de 500 usuários diáriamente. Vc poderia ter três servidores rodando postgresql, de baixo custo de hardware, cada um com um disco adicional para backup da base de dados original(um disco separado, por exemplo, do seu raid principal), além de estar utilizando a replicação. Pense um dividir os usuários de cada servidor de banco de dados postgresql por grupos, totalizando uma média de 166 usuários por servidor. Com isso, não será preciso um servidor muito poderoso, caro, capaz de atender a 500 usuários(até mesmo como um cluster) de alta disponibilidade). Além disso, em caso de falha de algum dos servidores, os seus grupos poderão ser chaveados vis software, repartidamente, para os dois servidores.´ Livro PostgreSQL Técnicas Avançadas -Editora Ética por Álvaro Pereira Neto.

Obs: Apesar da replicação não ser interna do banco, existe o PgReplicator que é simples de instalar e configurar. O PgReplicator é um conjunto de tabelas, triggers e functions capazes de coordenar e gerenciar o processo de replicação de bases de dados no PostgreSql.

2 - Sim, Ele possui total suporte a stored procedures, UDF´s, Views, Triggers. As storeds procedures possui a possibilidade de serem escritas em N´liguagens diferentes como: C, C ++, java, TCL além da linguagem procedural do postgresql.

3- Sim, pode ser acessado pelo Delphi 5-6-7-8-2005, Kylix2-3 Lazarus-win32-linux com o componente ZeosLib para acesso direto a base de dados sem Bde, ODBC etc. O componente zeoslib como o postgresql também é free.

Perguntas ao amigo do forum

1 - O MSSQL roda em alguma plataforma além do Windows?
2- Já fez backup de forma completamente remota com enterprise manager?
3- É possível criar novos tipos de dados co MSSQL?
4-É possível usar heranças de tabelas?
5-Em relação as licenças vc já adquiriu alguma licença do MSSQL, quanto vc pagaria por 500 usuários citados no exmplo abaixo?

Respostas dele:

Mas quanto as suas perguntas, responderei as que sei responder.

1. Não.
2. Nunca fiz e nem sei se é possível.
3. Sim.
4. Não. Isso teria que ser via código. Seria um trabalho monstro...
5. Não tenho a mínima ideia. Além do que, para se ter o SQL Server é necessário o Windows Server.

Obs: além do mais o PostgreSQL tem o conceito de tablespace já os outros banco de dados free criam arquivos caso se houver problema de bad sector no seu disco aonde seu banco estiver será um grande problema, mas no caso do postgresql ele gera arquivos partiocionados de seu banco de dados, desta forma se houver problema no seu disco só a parte que estiver com problema será afetada o restante estará perfeitamante preservada. ´

Tanto faz vc ter o postgresql no windows, linux, unix, solaris, mac etc. funcionao do mesmo jeito. Vc pode ter ainda diversas redes com vários servidores e vários postgresql instalados neles que sua aplicação vai funcionar acessando diversos banco de dados nos diversos servidores.

E entre outros conceitos.

Acesse www.postgresql.org para maiores informações.

Atencisoamente

Silvio Guedes


GOSTEI 0
Faustoalves

Faustoalves

30/11/2005

Olá Pessoal! Esse assunto eu me interesso muito! O meu único pé atras com os SGDBs e seus Font-end free ou open source é a questão do suporte , já vi um cara ficar doido com um banco dados free, porque em um certo momento seu banco estava com problemas e a pessoa recorreu a todos e seu problema não foi solucionado, final da história ele hoje usa um banco pago e paga muito caro para manter esse bando rodando. até mais...

Olha, existem casos e casos, mas eu utilizo Firebird e nunca tive problemas com ele, também conheço várias empresas que utilizam SGDB´s Free e estão sem problema algum, aqui mesmo na minha cidade tem várias empresas com grandes volumes de dados utilizando engines Free ou OpenSource.


GOSTEI 0
Siam

Siam

30/11/2005

Pessoal, utilizo IB6 com acesso BDE. Acho um banco rápido e seguro para volume de dados até 1GB. Já me disseram que é um banco ultrapassado, mas particularmente o que vejo é a solução final para o cliente que é atendido perfeitamente. É um banco velho mas seu software foi escrito corretamente e funciona.

Gostaria de migrar para o SQL Server Express 2005, mas estou com um pé atrás por ser um banco novo e até hoje não ví ninguém utilizando-o. O que ví foi somente comentários. Então gostaria de saber se algum de vcs já utiliza este banco e se ele é realmente rápido e seguro; ou a Microsoft só está arrumando um jeito de colocar seu .NET Framework V.2.0 em mais computadores ?


GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

30/11/2005

Acho que você deve analisar a situação em dois pontos:

1. Se o IB está atendendo-lhe perfeitamente, a única coisa que *acho* que você deveria fazer seria migrar para o Firebird 1.5, pois não terá que alterar absolutamente nada na sua aplicação e ganharia muito em performance e um pouco mais em confiabilidade.

2. O SQL Server 2005 não é bem um banco novo. É a evolução do já consagrado SQL Server 2000. A edição ´Express´ introduzida nesta versão é sinônima do ´MSDE 2000´. Basicamente, nada de novo. Quanto à confiança, penso que não há motivos para se preocupar.

O que você deve se perguntar é: O que você e seu cliente estarão ganhando com a migração? Se a resposta for nada. Não valhe a pena migrar.

Penso que ninguém deve substituir bancos free confiáveis como o Firebird, PostgreSQL e mesmo o IB 6.0, por bancos free porém limitados como o MSDE, o SQL Server XE e agora o Oracle XE se o projeto não tiver perspectivas de necessitar do SQL Server ou do Oracle nas suas versões comerciais. [b:5dfe3590cf]Basicamente[/b:5dfe3590cf], Firebird e PostgreSQL possuem os mesmos recursos que os ´grandes´, só que não são limitados.

T+


GOSTEI 0
Siam

Siam

30/11/2005

1. Se o IB está atendendo-lhe perfeitamente, a única coisa que *acho* que você deveria fazer seria migrar para o Firebird 1.5, pois não terá que alterar absolutamente nada na sua aplicação e ganharia muito em performance e um pouco mais em confiabilidade.
Em performance pode ser, mas em quê o Firebird é mais confiável do que o IB6 ? Em volume de dados ?

O que você deve se perguntar é: O que você e seu cliente estarão ganhando com a migração? Se a resposta for nada. Não valhe a pena migrar.
Isso mesmo, até agora nada. Só que existe um ponto que também acho que vale a pena analisar: É a ´imagem´ do seu software rodando com um banco de dados atual e um banco de dados ultrapassado. Para uma empresa acho que não importa muito, mas se vc desenvolve e vende sistemas, acredito que seja um ponto relevante perante seus concorrentes.


GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

30/11/2005

Em performance pode ser, mas em quê o Firebird é mais confiável do que o IB6 ? Em volume de dados ?

O FB representa uma evolução em relação ao IB 6 (Free), com código fonte aperfeiçoado. Este aperfeiçoamento introduziu vários novos recursos que trouxeram melhor performance e corrigiu diversas falhas que melhoram a estabilidade do servidor bem como uma queda acentuada no nível de corrupção de dados com ´crashes´ da máquina.
Os ´limites´ para os recursos que envolvem o volume de dados também foram aumentados significativamente.

Isso mesmo, até agora nada. Só que existe um ponto que também acho que vale a pena analisar: É a ´imagem´ do seu software rodando com um banco de dados atual e um banco de dados ultrapassado. Para uma empresa acho que não importa muito, mas se vc desenvolve e vende sistemas, acredito que seja um ponto relevante perante seus concorrentes.

Normalmente, ´novidade´ importa menos para quem está adquirindo seus serviços do que ´confiabilidade´. Se sua aplicação for confiável e corresponder às espectativas do cliente, ele não irá se importar se vc utiliza uma versão de SGBD datada de 2000 ou de 2005. O que importa para ele é se é bom ou não.

Veja bem que não estou dizendo que você não deve evoluir, mas sim que a evolução não deve representar perda de confiabilidade senão seu produto pode ficar ´queimado´. Quando você conseguir o mesmo nível de confiabilidade que tem atualmente utilizando um outro SGBD, então migre.


GOSTEI 0
Siam

Siam

30/11/2005

Sim, sou da mesma idéia para os clientes que vc já possui. O problema é num novo cliente.
O concorrente chega lá e diz: ´Fulano utiliza um banco de dados ultrapassado há 5 anos, eu utilizo o top de linha SQL 2005. Com isto, o cara pode queimar de vez sua venda.


GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

30/11/2005

Acho que pra ter SGBDs como Oracle e até SQL Server a empresa deve ter no mínimo um DBA, se quiser realmente aproveitar os diferenciais destes SGDBs. ´Oracle tá lento´ pois não é só instalar e usar. Com isso já entra custo e a coisa não fica tão ´de grátis´. E fora o fato do SQL Server Express naturalmente exigir licença do Windows. Não é uma real solução de baixo custo que uma pequena empresa procura. Existem SGDBs impecáveis como o PostgreSQL que atendem esses tipos soluções. Já grandes e médias empresas que estão realmente em cre$cimento querem ter o melhor possível, com suporte do fabricante, etc. Caso seja uma média empresa que esteja apertada inicialmente, mas que tenha planejado a necessidade do uso do Oracle e tenha um DBA especializado, esse Oracle free pode ser mesmo uma boa opção inicialmente até que os limites não fiquem pertos de serem atingidos.


GOSTEI 0
Siam

Siam

30/11/2005

Bom, grandes empresas compram software tipo RM, SAP e Microsiga. Eu não passo da recepcionista. Então o foco está nas micro, pequenas e até médias empresas; geralmente que compra o software não sabe o que é um banco de dados e vai logo comparando com o Access que é o que ele utiliza; ou seja; o comprador não entende nem de software e nem de banco mas quer estar na moda. Então se vc utiliza IB6, Firebird ou Postgree, basta um concorrente que utiliza SQL 2005 chegar lá e dizer: ´Eu utilizo SQL 2005 da Microsoft com seu novo framework .Net V 2.0´. Pronto, vc já era.


GOSTEI 0
POSTAR