[OT] Debate: Novos SGBDs gratuitos

30/11/2005

0

Olá Colegas,

Vocês já notaram que no último ano tivemos o ingresso de dois grandes SGBDs, no mundo do ´Free´? Estou falando do CA-Ingres e ORACLE (XE).

Além disso o MS-SQL Server 2005 XE, sendo que este representa apenas uma evolução do MSDE 2000, que já era free, mas permanece preso à plataformas da Microsoft.

CA-Ingres e ORACLE rodam em ambientes Linux/Unix o que facilita a sua difusão. Apesar de gostar do Ingres ele é muito pouco utilizado e já é free/opensource há algum tempo, mas o avento do ORACLE parece-me que vai causar algum impacto, principalmente sobre a Microsoft.

Eu, por exemplo costumo analisar projetos de 3 formas para decidir sobre o SGBD:
1. Projeto pequeno/médio que tende a permacener nesta classificação: FIREBIRD.
2. Projeto pequeno/médio que tende a transformar-se em grande: MSDE, para posterior migração para MS-SQL Server.
3. Projeto grande: ORACLE (apesar de não ser eu o desenvolvedor, neste caso).
Com o ORACLE XE, é provável que a minha 2ª opção deixe de existir e eu passe a desenvolver com o ORACLE.

E vocês? O que estão achando disto? Eu estou adorando o incômodo que os Free estão causando nos ´grandes´ pois estamos tendo a oportunidade de ter os ´grandes´ como free...
Será que a Borland terá um IB XE também?

PS: Minha intenção com este tópico não é criar aquelas discussões intermináveis sobre qual SGBD é melhor e sim discutir sobre expectativas e impactos no mundo do software de bancos de dados.


Vinicius2k

Vinicius2k

Responder

Posts

30/11/2005

Edilcimar

eu já vi artigo sobre o oracle free, porém fui ao link que informaram aqui no fórum e não consegui baixar nada


Responder

30/11/2005

Ramms

Mas esse Oracle free tem uma porrada de restrições tbm num tem?


Responder

30/11/2005

Macario

[b:cac615a759]Sexta-feira, 25 de novembro de 2005 - 17h08 [/b:cac615a759]


SÃO PAULO – A Oracle anunciou o Oracle Database 10g Express Edition, uma opção de seu banco de dados que pode ser baixada gratuitamente pela internet.

Também conhecido como Oracle Database XE, o produto está em fase de testes (´beta´) e é voltada para administradores de banco de dados e estudantes. A versão também está disponível para desenvolvedores de software e revendedores de hardware, que a poderão distribuir pré-instalada em suas soluções de produtos e aplicativos.

´Desenvolvedores, administradores de bancos de dados e alunos recorrem, muitas vezes, a bancos de dados gratuitos para desenvolver seus aplicativos´, disse Carl Olofson, diretor de Pesquisa de Gerenciamento de Informações e Software de Integração de Dados do instituto de pesquisas IDC (International Data Corporation).

O produto foi desenvolvido com a base de códigos da versão 2 do Oracle 10g e é totalmente compatível com a família de bancos de dados da empresa. É possível começar com ele um projeto pequeno e, se necessário, fazer posteriormente o upgrade para outras versões do banco de dados Oracle 10g, sem mudanças.

Ele oferece interfaces SQL e PL/SQL, e é desenhado para a geração de grid computing. Dispõe de suporte para as necessidades de diferentes comunidades de desenvolvimento, como Java, .NET, PHP e Windows. Traz, ainda, o recurso Oracle HTML DB, para rápido desenvolvimento e implementação de aplicativos da web.

O Oracle Database XE está disponível para sistemas operacionais Linux e Windows de 32 bits e pode ser instalado em qualquer plataforma de hardware, com qualquer configuração e qualquer número de CPUs. No entanto, a versão gratuita armazena, no máximo, 4GB de dados do usuário e, no máximo, 1 GB na memória RAM. Outra limitação da versão grátis é que ela utiliza apenas uma CPU do hardware.


Onde baixar:

[url=http://info.abril.com.br/download/4346.shtml/]Oracle Database 10g Express Edition[/url]

Paulo Silvestre, do Plantão INFO


Responder

30/11/2005

Edilcimar

foi neste site mesmo que eu fui e não consigo baixar o oraclexe.exe que lá se encontra


Responder

30/11/2005

Massuda

@Edilcimar
Eu postei [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=70823]neste tópico[/url] um link para a página da Oracle a partir da qual você pode baixar o Oracle 10g XE Beta.

@Ramms
A restrição maior é o tamanho do banco de dados: 4GB no máximo. Essas restrições são mencionadsas na pagina de download da Oracle; de modo geral, são as mesmas restrições que o SQL Server 2005 XE tem. Com relação a cópia, distribuição, uso em produto comercial, a Oracle não impõe nenhuma restrição.

Também é possível baixar o Oracle 10g full, mas seu uso é restrito para ambiente de desenvolvimento; qualquer outro uso requer uma licença comercial.


Responder

30/11/2005

Vinicius2k

foi neste site mesmo que eu fui e não consigo baixar o oraclexe.exe que lá se encontra


Tem que ser cadastrado na Oracle. Você já era ou se cadastrou antes de tentar baixar?


Responder

30/11/2005

Vinicius2k

A restrição maior é o tamanho do banco de dados: 4GB no máximo. Essas restrições são mencionadsas na pagina de download da Oracle; de modo geral, são as mesmas restrições que o SQL Server 2005 XE tem. Com relação a cópia, distribuição, uso em produto comercial, a Oracle não impõe nenhuma restrição.


Este é um ponto importante. É que no meu entender, em um confronto direto ORACLE XE x MS SQL Server XE, se a qualidade do produto free, respeitando-se as limitações, for igual a do produto comercial, a Microsoft perde terreno.


Responder

30/11/2005

Bruno Belchior

é realmente uma pena a questão de restrição de quantidade arquivos armazenados... sabemos que 4 GB não é algo grande para um porte médio de dados...


Responder

30/11/2005

Wiltonfenix

Estas versões Free para estudo, conhecimento, são realmente ótimas. Acredito que estas limitações são justamente para competir em uma faixa de marcado em que os Free tem dominio.


Responder

30/11/2005

Edilcimar

massuda, a página final é a mesma, foi lá mesmo que eu fui, dei todos os agree possíveis, inclusive marquei os box, aí aparece a pagina de download do oraclexe.exe, mas não consigo baixar sempre dá erro após isto


Responder

30/11/2005

Mysys

cara isso é otimo .. ja ta baixando minha versao free e vou fazer meus testes aqui .. eu uso MySQL e simplesmente adoro so que eles tao meio parado e nao tao atualizando muito o produto deles ... dependendo como ele c comportar em conecxoes matriz filial já sou novo usuario Oracle..


eu nao cheguei a usao o MSDE poque tenho alguns clienttes que tem servidor linux ai nao tinha geito mas o Oracle tem as duas versoes...


Responder

30/11/2005

Lnunes

Acho a iniciativa da Oracle e da Microsoft muito positiva, contudo ainda tenho muitas dúvidas sobre o Oracle Database 10g Express Edition eo MS-SQL Server 2005 XE.

Dúvidas:

1° -Oracle Database 10g Express Edition eo MS-SQL Server 2005 XE tem uma capacidade maior de armazenamento de dados que o firebird , interbase 6.0 eo Mysql?.

2° - Para utilizar o MS-SQL Server 2005 XE é necessário instalar o Framework?

3° - Qual a restrição em relação a quantidade de usuários?

4° - Eles são mais rápidos e de fácil manutenção?

Desculpem a quantidade de dúvidas, mas acredito que estas dúvidas sejam também de outros usuários.

Desde já agradeço a atenção de Todos.


Responder

30/11/2005

Vinicius2k

1° -Oracle Database 10g Express Edition eo MS-SQL Server 2005 XE tem uma capacidade maior de armazenamento de dados que o firebird , interbase 6.0 eo Mysql?.

Não. Os SGBDs citados, bem como o PostgreSQL e o Ingres não possuem limitação teórica. Já o Oracle XE e o SQL Server XE já exprimem a limitação de 4 GB de dados.

2° - Para utilizar o MS-SQL Server 2005 XE é necessário instalar o Framework?

Sim. Totalmente preso às plataformas da Microsoft, incluindo o .Net. Vale o destaque ao fato do Oracle ser multi-plataforma.

3° - Qual a restrição em relação a quantidade de usuários?

No MSDE eram 5 conexões concorrentes, no SQL 2005 XE ainda não tive informação, mas *deve* seguir a mesma linha e no Oracle XE ainda não vi esta limitação explícita em nenhum local, tomara que não exista.

4° - Eles são mais rápidos e de fácil manutenção?

Rápidos sim, mas prefiro não argumentar nada sobre superioridade em relação à outros para que o tópico não se transforme numa discussão sobre quem é melhor que quem...
Ser de fácil manutenção já é uma questão mais complexa: Quanto maior a robustez do SGBD maior a curva de aprendizado para sua manutenção e administração. Isto é normal.
*EU* acho a administração do SQL Server fácil, mas se comparar ao Firebird, por exemplo, é muito mais difícil.

Eu penso que o alvo da Oracle são justamente os desenvolvedores que trabalham em um modelo próximo ao meu: Se a tendencia do projeto for crescer, começar com MSDE e migrar para o SQL Server no momento da necessidade.

No meu caso, o Oracle é sempre a opção de projetos que já nascem grandes, mas naqueles que crescem aos poucos e não há disponibilidade imediata do cliente para investimento em hardware/software para aquisição do Oracle, a minha tendência normal é iniciar o projeto com o MSDE e o próprio cliente sentirá a necessidade de adquirir o SQL Server.

Penso também devemos encarar o Oracle XE como outra alternativa e não substituir SGBDs de projetos pequenos/médios por ele pois não faria sentido. Na minha opinião, significaria uma regressão, já que SGBDs free e sem nenhuma limitação suportam perfeitamente seu porte. Por este motivo, nestes projetos, continuarei utilizando o Firebird com satisfação.

T+


Responder

30/11/2005

Idivaldo.mb

Olá Pessoal!

Esse assunto eu me interesso muito!
O meu único pé atras com os SGDBs e seus Font-end free ou open source é a questão do suporte , já vi um cara ficar doido com um banco dados free, porque em um certo momento seu banco estava com problemas e a pessoa recorreu a todos e seu problema não foi solucionado, final da história ele hoje usa um banco pago e paga muito caro para manter esse bando rodando.


até mais...


Responder

30/11/2005

Martins

Que sejam bem vindos os novos bancos free ou versões free de bancos poderosos como é o caso do Oracle, vejo as coisas por um prisma semelhante ao do Vinicius2K. Se vc tem um projeto q tende a crescer com o tempo e o cliente tem bala na agulha para investir, iniciar com uma versão free de um banco poderoso vai lhe poupar dor de cabeça, bem diferente de vc ter um banco Ib6 e seu cliente cegar para vc e dizer cara o fluxo de dados aqui tá grande e acho q esse banco de dados não vai aguentar, vamos comprar a licença de um SQL-Server, e vc ter uma dor de cabeça para mudar seu sistema para rodar com esse novo banco, utilizando uma versão free MSDE, vc não precisa tomar remédinho...

Valew!!!


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar