[OT] Opine sobre o Delphi
Participe respondendo ao questionário online (em inglês) disponível [url=http://infopoll.net/live/surveys/s27784.htm]nesta página[/url].
Massuda
Respostas
Sandra
11/05/2005
Fixando o tópico! ;)
E então, pessoal... vamos participar! :D
Nerdex
11/05/2005
Uma pergunta que me chamou atenção foi sobre as linguagens!?
Incluí outras = ASSEMBLER
Cara! Agora virei criança e ñ vejo a hora de chegar o fim de semana para mecher com porta paralela como hobbie ... e é muito tri! Vô automatizar o apartamento inteiro com isso: IOPort
Mesmo sabendo que um ´ex-integrante´ da Borland (ñ citarei nome) - criador do padrão .NET e idealizador da linguagem espetacular C# esteja hoje na Micrososft...: :cry:
Mesmo sabendo que Java está evoluindo e quem sabe ultrapassando a Borland...: :cry:
Mesmo sabendo que o Kylix será Open Source e será entregue para o pessoal da Indy Project...: :cry:
Não sei se vcs repararm... mas vc vão ver... mais cedo ou mais tarde ... um dia teremos que programar ... e o mais interessante: nos padronizar (pense na ferramenta de trabalho) em cima do ´Grande FrameWork´... Lembrem disso!!
´E que venha o LongHorn ... estou louco para instalar na minha máq...: :wink: ´
Michael
11/05/2005
Todo mundo pedindo um IDE em português do Brasil! Não botem apenas Portuguese hein? Coloquei Brazilian Portuguese. Ou querem um IDE com um menu Ficheiro opá? hehehe
[]´s
Otto
11/05/2005
hehehe, de boa, ficaria muito estranho a ide traduzida, prefiro ela em inglês :oops:
Renatosilva
11/05/2005
O Java em si é algo muito mais abrangente e superior que o Delphi. Em geral, quanto mais complexa a aplicação e maiores os requisitos de manutenabilidade, escalabilidade, produtividade a longo prazo, independência de plataforma e fornecedores e talz, mais pontos o Java terá. O Delphi serve mais para fazer controle de farmácia da esquina. Isso não é uma verdade absoluta mas é mais ou menos assim. Não se sintam ofendidos estou criticando meio de bobeira (apesar de estar falando coisas sérias no meio), pois eu gosto do Delphi também :D :D :D
Não acho muito correto comparar como um todo o Delphi com Java. O melhor seria .NET x Java pois ambas são plataformas e não IDEs. Sendo que o .NET não é especificação independente, tampouco multiplataforma, além de ser uma cópia descarada do Java. Seria mais correto comparar o Delphi com o NetBeans, o Eclipse, o IntelliJ IDEA etc. Na parte de criação de janelas gráficas, acho que as IDEs Java andam meio capengas. Tipo, os caras acham super normal motar TODA a interface via código, acreditam? Imaginem você jogando seu DFM no lixo e digitando tudo na mão!
No fórum de Java que freqüento uns caras acham que o Delphi é só uma ferramenta arrasta-e-solta. E eu, obviamente, empunho meu sabre de luz e parto pra cima!!! :twisted: :twisted: :twisted:
NerdeX, que grande framework é esse, o .NET? E por que a ansiedade pelo Longhorn?
E, o que mais quero saber: o Kylix será Open-source? O KYLIX SERÁ OPEN-SOUCE??? ME ARRANJA UM LINK PLEASE!!!! Porquê da trizteza?
Nerdex
11/05/2005
Não concordo plenamente, pois o Delphi 7 é Cross Plataform também e o diferencial importante é que permite escrever códgo em baixíssimo nível: ASSEMBLER. Enfim, Java não é um produto maduro ainda, para nós programadores que buscamos lucrar com nossos projetos e trabalho e que realmente apresentem resultados sólidos e reais.
Negativo! Existem sistemas gestores de alto nível e completamente funcionais com bancos de dados DB2 ou Oracle construídos de forma RAD...
Cópia descarada do Java? Engano seu! ...: :evil: .NET foi iniciado na Borland, por incrível que pareça!
IDEs Java andam meio capengas ...: Um dia eles chegam lá ...: :lol:
Sim .NET! Porque achava que iria vir junto (default) no winLH ou quem sabe...: :roll:
É o que está previsto como a Borland anunciou extra-oficialmente ... A triateza é que não teremos mais a credibilidade sucedida pela Borland ao Kylix, mas ao menos, pelo pessoal de primeira, da Indy Project (Nevrona). Acredito que vc possa utilizar o Kylix sem maiores transtornos, aproveitando para aplicar os vários Paches e Fixes muito bons de terceiros...
Renatosilva
11/05/2005
O Delphi 7 é cross-platform? Po, compila pra win32 e umas distrozinhas Linux? Po cara, o Java roda em TUDO que é sistema, inclusive palms, eclulares, geladeiras, discos voadores. Isso não tem nada a ver!!
Assembler é para aplicações que precisam de assembler. Também não tem nada a ver comparar.
E Java não é maduro? Explique. Especifique. Determine. O que o Delphi tem que o Java não? Tem tudo quanto é empresa usando ele. Cara nada a ver... Passse um tempo num fórum de Java e veja se ele realmente não está maduro...
Mas deve ser raro, Delphi tende a ser para cadastro de farmácia mesmo...
E daí??
Acho que sim, não? O .NET num é substituto do Win32?
Puuuutzzz muito maneiro!!!! Só que isso não significa um pouco que teremos o código do próprio Delphi, já que são parecidos?? Muuuito bom acho que não vai demorar muito e já vão portar pro Windows...
Renatosilva
11/05/2005
Renatosilva
11/05/2005
Brazillian Portuguese!!! Open-Source!! Multi-platform COMPILING e tudo mais :lol: :lol: :lol:
Michael
11/05/2005
Olá Renato!
Caro, eu sou obrigado a discordar de você. Não tenho conhecimento de q o Delphi seja apenas para ´cadastro de farmácia´. Eu poderia citar uma lista bem longa de empresas q tem sistemas altamente complexos desenvolvidos em Delphi, só aqui no Brasil.
Apenas para exemplicar: um tempo atrás, este ano ainda, eu fui fazer uma entrevista em uma grande companhia de navegação. Na verdade, uma multi-nacional com matrizes espalhadas por todo o Brasil e por todo o planeta. O sistema deles, EXTREMAMENTE COMPLEXO e totalmente interligado à TODAS as matrizes foi escrito UNICAMENTE em Delphi rodando SQL-Server.
Um exemplo pessoal é o projeto ArapuKa Antivírus, do qual sou membro-desenvolvedor. Depois q entrei para o time descobri q o Delphi faz coisas q eu sequer imaginava serem possíveis e viáveis.
Só usa o Delphi para fazer ´cadastros de farmácia´ quem quer, ou por falta de criatividade ou porque simplesmente não conhece o potencial da ferramenta. Realmente, se alguém apenas conhece o ´asteróide´ DBGrids e DataSets, não há como enxergar o ´universo´ de possibilidades q existe ao seu redor.
[b:ed6b57b3d5]QUALQUER[/b:ed6b57b3d5] software Windows pode ser feito em Delphi. A única restrição é a imaginação do sujeito entre a cadeira e o teclado, comumente chamado de ´programador´ hehehehehe. E antes q alguém me crucifique dizendo ´mas só para o Windows´, eu respondo: vamos ser realistas, o sistema do tio Bill roda em 90¬ dos PC´s do mundo e a visão GNU mais otimista não se arrisca a prever a kra do simpático pingüim nas telas de todos os PC´s. :wink:
[]´s
Aroldo Zanela
11/05/2005
Colega,
Eu também acredito que Java enquanto plataforma pode ser comparada ao .Net e que Delphi enquanto IDE/Linguagem pode ser comparada as principais IDEs de mesma plataforma ou de diferentes. Neste aspecto, podemos considerar Java muita mais madura que qualquer outra, já é praticamente um legado.
Por ser membro da comunidade Java de Brasília (DFJUG) eu considero que um ponto altamente positivo do Java que se estende além do monitor e teclado é a sua comunidade, altamente organizada e disseminadora do conhecimento, enquanto as comunidades de ´Delphi´ (os DUGs) ficam apenas nas mãos de alguns espertos com vistas apenas em tirar proveito financeiro.
Obviamente que o Delphi pode ser encontrado em qualquer esquina, pois além de uma linguagem híbrida e uma IDE RAD não ´pesa´ no hardware e sua curva de aprendizado é menor que Java. Os benefícios do Java são ´percebidos´ a longo prazo e em grandes corporações. É claro que Delphi pode ser utilizado praticamente em qualquer tipo de implementação, observados os seus limites, assim como Java possui suas fronteiras.
Para nós desenvolvedores, considero mais importante ter um ´senso amplo´ sobre as linguagens e plataformas, bem como, se especializar em pelo menos uma, mas nunca, fechar os olhos e defender com ´paixão´ fundamentalista esta ou aquela tecnologia.
Aroldo Zanela
11/05/2005
hehehe, de boa, ficaria muito estranho a ide traduzida, prefiro ela em inglês :oops:[/quote:c2c55cda14]
Colega,
Concordo contigo.
Michael
11/05/2005
Olá colega!
Se este último trecho foi em relação ao meu post, eu não sou defensor radical do Delphi, muito menos fundamentalista. Mas acredito q vc tbm não concorda com a sub-utilização da ferramenta, reduzindo-a apenas à aplicações de cadastro simples, correto? ;-) Eu apenas quis demonstrar q os limites do Delphi são bem mais distantes.
Abraços!
Beppe
11/05/2005
Estou sem tempo pra ler os outros comentários, mas quero ampliar o significado deste do Michael. O Delphi é capaz de criar programas pra qualquer OS rodando num x86, nem falo de Kylix não. Só que pra OSs outros que Windows, é preciso um ajudinha a mais, mas o código gerado é compatível.
Aroldo Zanela
11/05/2005
Colega,
Eu também acredito que Java enquanto plataforma pode ser comparada ao .Net e que Delphi enquanto IDE/Linguagem pode ser comparada as principais IDEs de mesma plataforma ou de diferentes. Neste aspecto, podemos considerar Java muita mais madura que qualquer outra, já é particamente um legado.
Por ser membro da comunidade Java de Brasília (DFJUG) eu considero que um ponto altamente positivo do Java que se extende além do monitor e teclado é a sua comunidade, altamente organizada e disseminadora do conhecimento, enquanto as comunidades de ´Delphi´ (os DUGs) ficam apenas nas mãos de alguns espertos com vistas apenas em tirar proveito financeiro.
Obviamente que o Delphi pode ser encontrado em qualquer esquina, pois além de uma linguagem híbrida e uma IDE RAD não ´pesa´ no hardware e sua curva de aprendizado é menor que Java. Os benefícios do Java são ´percebidos´ a longo prazo e em grandes corporações. É claro que Delphi pode ser utilizado praticamente em qualquer tipo de implementação, observados os seus limites, assim como Java possui suas fronteiras.
Para nós desenvolvedores, considero mais importante ter um ´senso amplo´ sobre as linguagens e plataformas, bem como, se especializar em pelo menos uma, mas nunca, fechar os olhos e defender com ´paixão´ fundamentalista esta ou aquela tecnologia.[/quote:6a5514c92a]
Colegas,
Desculpem:
Onde se lê: extende
Leia-se: estende
Onde se lê: particamente
Leia-se: praticamente
Se algum moderador puder corrigir o texto original e descartar esta ´errata´, ficarei muito grato.
Otto
11/05/2005
Renatosilva
11/05/2005
Uma ajudona não? A VCL é toda baseada em chamadas de API win32. Converter isso para outro SO gerou um trambulho chamado CLX. Não acho que seja fácil. O ideal é se os SOs compartilhassem especificações de API, mas isso não acontece. O que acha?
Renatosilva
11/05/2005
[quote:d50ff7ed2c=´Aroldo Zanela´]mas nunca fechar os olhos e defender com ´paixão´ fundamentalista esta ou aquela tecnologia.[/quote:d50ff7ed2c]
Concordo plenamente.
Também concordo sendo que queria tocar num ponto:
Os Javeiros (especialmente meu colega Phillip) dizer ser escroto essa coisa de DBGrid e DataSets cuspidos em um formulario. Existem diversas boas praticas para uma ´boa saúde´ do sistema que eles reclamam que os programadores Delphi não executam. Por exemplo, ficar arrastando e soltando componentes no formulário sem se preocupar com uma boa arquitetura, e acoplando totalmente as regras de negócio à interface do usuário. Resumindo: programação Delphi na maioria das vezes é programação porquinha. Eu sou obrigado a concordar um pouco depois que começei a ler sobre Java. O que acham?
Nossa conversa no ICQ:
pcalcado: delphi eh legal, os programadores delhpi sao uma merda, ponto final Renato: :-(:-(:-( me sinto ofendido hehehheh pcalcado: nao se sinta, estou generalizando provocativamente ]:-> mas eu conheci na vida meia duzia de delpheiros que sabem de alguma coisa o resto...deusmelivre pcalcado: mas relaxa, o delphi esta tendo sua vingança esses caras agora estao "aprendendo" java uhm..acho que vou comprar um livro de python Renato: as respostas q deram la nao falaram no guj nao cara vou te dizer que no java tem muito mais apaixonadozinho do que no delphi mas enfim, as respostas la no forum de delphi responderam bem explicando o potencial do delphi desde que comecei a mexer com esse troco vira e mexe me surpreendo com as coisas q posso fazer umas das coisas mais legais eh a linguagem em si q me permite fazer coisas muito legais que facilitam e diminuem codigo pcalcado: cara,d elphi eh legal, a linguagem eh legal, a ide eh legal, mas a filosofia drag-n-drop eh uma merda, e nos ja falamos sobre isso Renato: eh e o cara q esqueci o nome lembrou bem, ha muito potencial no delphi q o pessoal nao aproveita A maioria dos desenvolvedores parece mesmo so saber arrastar e soltar E concordo contigo que arrasta e solta parece ser a parte mais atrativa do delphi, apesar de que voce pode fugir disso eu tenho tido a impressao de que ultimamente essa filosofia OO contra o lado arrasta e solta da forca tem aparecido no meio da comunidade delphiana li umas coisas na ClubeDelphi alias queria pegar a desse mes parece q ta muito maneira, queria ver a matria sobre skins no delphi Renato: acredita q tenho uma edicao dessa q fala de testes unitarios?? heheheh pcalcado: existe um delphiunit? Renato: existe!! DUnit existe outras coisinhas tambem, como equivalentes do javadoc pasdoc e outros legal ne? pcalcado: boa mas ai que ta: quem usa? Renato: aaahhh mane ja eh alguma coisa ser capa de edicao neh :-[ (que vergonha, eu nao uso hehehhehe) https://www.devmedia.com.br/clubedelphi/Resumo_edi_atual.asp pcalcado: "Um dos pontos mais polêmicos do desenvolvimento de aplicações .NET, é a falta do nosso bom e velho amigo DataModule. O desenvolvedor Delphi geralmente estranha trabalhar com vários componentes de acesso a dados no formulário, e em aplicações .NET, não é possível um formulário utilizar componentes de outros como estamos acostumados na VCL (recursos da unit é possível)." Renato: num intendi pcalcado: "O desenvolvedor Delphi geralmente estranha trabalhar com vários componentes de acesso a dados no formulário," Renato: qqtem?? pcalcado: "omponentes de acesso a dados no formulário" Renato: eh esses dias tava pensado nisso Renato: a logica de negocio fica totalmente dependente de janelas por causa dessa coisa de pegar componente e adicionar facilmente tenho achado meio porco mesmo eu fiz um sistema q nunca sera usado aqui pra gerenciar o cadastro de micros da empresa em delphi claro nele sinto falta de uma "arquitetura" melhor (eu errei muito tambem) mas tambem, essa coisa q tu falou eh uma maneira de ver a aplicacao de uma forma mais pratica e concreta criar as classes de negocios limpinhas e algo mto abstrato, nao esta pronto para uso no final das contas Cliente vai virar um Form, entao eu faco frmCliente mesmo com DataSet e Tudo pcalcado: claro, como toda boa programaçãoe struturada tudo depende de como voce vêr as coisas se você vê: nome+data de nascimento+peso+altura, voce ve dados e procedimentos Renato: principalmente com sisteminhas tira e bota do banco, consulta e relatorio pcalcado: se voce ve PESSOA, eh ooooutro papo Renato: um dia eu vou compreender o que voce fala, deve ter aprendido com o mestre Yoda hehehh pcalcado: :D Renato: nao exziste pessoa, mas TfrmPessoa eh uma representacao Janelatica de pessoa, nao existem as classes de negocio separadinhas (e por si so inuteis), mas ta cheio de objetos mais mao na massa, Forms, DataSets, DBGrids etc Alias o Java tem DBGrid, DBEdit, DBComboBox etc?? pcalcado: tem uns componentes desse tipo, mas nao vejo muitos casos odne alguem devesse usa-los anyway, sua pessoa eh um formulario? deusmelivre Renato: melhor um forulario util que uma pessoa inutil q vai percisar, q ironia, de um formulario :P heheh brincadeirinha pcalcado: eh,d e um formulario, de uma tabela, de uns algoritmos.. vc tem que pensar que um formulario ou um relatorio eh uma representação eh como um numero 4==IV Renato: eu sei pcalcado: a quantidade eh a mesma, vc ve de formas diferentes o lipe estava com umas ideias muito loucas de representar automaticamente um pojo com componentes Renato: eu sei, to falando que da menos trabalho pcalcado: da menos trabalho, mas ai voce faz a merda que eu to consertando agora mudei uma funcionaldiade X ha alguns meses Renato: tu quer cadastrar editar e consultar cliente?? 5 minutos e tu te algo funcionando pcalcado: hj abriram um bug que uma funcionaldiade Y ta dando pau pq? pq? pq? pq ela faz a mesma coisa que a que eu mudei, so que em outro lugar esse codigo foi todo feito com RAD cara, na boa, eu NAO QUERO cadastrar e listar clientes, se eu rpecisar de algo desse tipo vou no carrefour ou no superdownloads e pego um pronto ;) eu to falandod e aplicaçãod e verdade, que cresce, diminui, muda... Renato: meu problema eh que acho que estou muito distante de aplicacoes que nao sejam tira e bota do banco realmente so experimentando para saber no caso do GGT Micros (o tal sistema), ta cheio de codigo repetido tipo eu escrevo varias vezes em varios lugares coisas que seria mais facil se eu fizesse classes descendentes conclusao: mudar alguma coisa no sistema eh massante note q nao estou falando ainda dessa coisa OO, mas ainda de organizar melhor os forms neste caso nao sei se seria tao dificil a manutencao eh aquela parada de voce ver "ah usa OO q eh bom" e eu ficar quebrando a cabeca so pra ficar na modinha... eu nao quero ficar na modinha, quero fazxe r as coisas por necessidade pcalcado: na real, vc semrpe pdoe usar boas rpaticas de projeto estruturado Renato: o q seria m essas prticas?? pcalcado: baixo acoplamento, alta coesao sao as mesmas, so que dividindo dados e procedimentos decomposicao funcional, blablabla Renato: so q eh dificil entender os ensinamentos do Yoda heheheh pcalcado: keyword: yourdon mas, cara, vc esta usando uma linguagem OO, aproveita ela! Renato: eu queria fazer uma versao 2 do sistema reestruturado em delphi, ou entao em Java qdo responder la n forum de delphi vou falar disso q conversamos "os javeiros acham escrotissimo os nossos DataSets cuspidos nos formularios" quero ver o q eles vaou falar hehehehheh O que acham?
Michael
11/05/2005
Foi como eu disse, quem apenas usa o Delphi com DataSets e DBGrids sõ vai conseguir fazer cadastros e nada mais.
Talvez o ´problema´ do Delphi, não na minha opinião, mas analisando os posts deste tópico, seja a facilidade. Por ser fácil se criar um programa alguns não dão importância a outros detalhes como análise e planejamento. Mas isso não é culpa da linguagem, e sim da pessoa q baixou uma apostila de 50 páginas na Web e se auto-intitula programador.Já em Java vc tem q aprender da forma correta, pois não há outra maneira de se programar.
O q seu amigo disse sobre o Delphi não servir para se criar programas de verdade, bom, não vou comentar essa afirmação... ;-)
Uma dica: quem quiser pode entrar no site do SourceForge e pesquisar por programas feitos em Delphi. Será apresentada uma listagem de centenas de programas q dificilmente usam banco de dados. São ´programas de verdade´. Coisas q muitos diriam: ´Isso o Delphi não faz´.
Antes q algum defensor do JavaPeace, hehehe, me xingue, eu não trabalho na Borland hein!hehehehehehehe
Abraços!
Massuda
11/05/2005
Acho que a raiz do problema é a facilidade de uso do Delphi(!). Explico: como iniciar com C ou Java é mais complicado que iniciar com Delphi, muita gente começa a programar usando Delphi. Daí é aquela fartura de código não estruturado que abusa de variáveis globais (nem vou comentar sobre OOP). VB também é fácil de usar, porisso também tem muita porcaria escrita em VB.
Some a essa facilidade de uso a falta de critério que muitas empresas tem quando vão contratar profissionais para trabalhar ou prestar serviço e o resultado é que aquele código macarronada/colcha de retalhos acaba virando um sistema legado que, adivinhe, é você quem acaba herdando.
Como toda ferramenta de programação, o Delphi pode dar um show em mãos competentes mas também pode resultar em um completo desastre.
Beppe
11/05/2005
Uma ajudona não? A VCL é toda baseada em chamadas de API win32. Converter isso para outro SO gerou um trambulho chamado CLX. Não acho que seja fácil. O ideal é se os SOs compartilhassem especificações de API, mas isso não acontece. O que acha?[/quote:4ab017e004]
Isto que tu citou é verdade, mas meu foco foi o [b:4ab017e004]código[/b:4ab017e004] gerado, este sim é compatível, apenas alguns recursos da linguagem precisa de um linker especial ou algum código de suporte reescrito. Em outros SOs existe um padrão, acho eu. Seria X Windows, Gtk, ou sei lá o que no mundo Linux. Claro que a MS não quer participar disso.
Renatosilva
11/05/2005
Michael e Massuda, agora eu coloco a seguinte questão: o Delphi não ajuda [b:ae20ba650f]bastante[/b:ae20ba650f] a fazer caquinha com a sua paleta de componentes? Esse estilo de trabalhar com componentes é depreciativo não acham? Não parece-me sensato colocar toda a engine de BD, por exemplo, como componentes grudados na GUI, mas é o que o Delphi induz. O form não seria o lugar ideal para colocar DataSets ou qualquer outra coisa que não diga respeito à visualização (separação de responsabilidades - MVC, alguém conhece?). O que acham sobre isso?
Acho que estamos concordando que esse estilo ´arrasta-e-solta no form´ nos parece inadequado à aplicações melhor projetadas, [b:ae20ba650f]mas não é isso que o Delphi nos induz totalmente com sua paleta de componentes?[/b:ae20ba650f]
Weber
11/05/2005
O Java será, isso se já não é, muito mais completo que Delphi, isso é indiscutível, e muitos aqui sabem que eu trabalho quase que exclusivamente com Delphi, isso porque é ele que sustenta minha empresa.
O Delphi foi feito para Win32 e assim será por toda eternidade, e não venham me falar de Delphi 2005, porque dai estaria falando de .Net que não tem nada haver com VCL.
Agora falando um pouco de Java X Linux vou contar o que aconteceu com um colega meu que tem um bom conhecimento de Java.
Ele está trabalhando a um bom tempo em uma espécie de gerador de relatórios (em Java), esse gerador de relatórios seria mais ou menos como o Fast Report, ou seja voltado para o usuário final.
Bom, o trabalho estava bem legal, tudo funcionando, exceto por um ou outro bug, mas tudo ia bem.
Sendo assim ele foi apresentar o projeto para o cliente, na máquina do cliente, instalou linux, mas para instalar o Java teve que ´puxar´ uma serie de pacotes que faltavam na distribuição linux dele, mas conseguiu depois de quase um dia de trampo instalar o Java. O problema foi na hora de instalar o ´projeto´ dele, faltava mais um monte de pacotes.
Meu ponto de vista final.
Para se desenvolver um projeto Java multi plataforma a coisa é muito mais complexa do que parece, não basta desenvolver em uma distribuição linux e achar que vai rodar com facilidade em outra distribuição ou mesmo no Windows, o programador tem que ter conhecimento tanto de Java quanto de linux e sempre estar tomando cuidado para não utilizar pacotes ou api’s de um ou de outro sistema operacional, caso contrario vai deixar a desejar junto ao cliente.
Massuda
11/05/2005
Por outro lado, na hora de portar para outros SOs, você tem que portar a VCL e não é fácil manter duas bibliotecas de código em paralelo (é o que aconteceu com o CLX).
No caso da VCL.Net, eu entendo que ela serve como ponte para aplicativos Win32 serem executado no .Net, mas pelo que li não seria recomendável iniciar novos projetos para .Net usando VCL.Net.
É possível fazer porcaria com qualquer ferramenta de programação.
A impressão que tenho é que Java, por ser popular no meio acadêmico, e C/C++, por exigir uma disciplina maior por parte do programador, tendem a sofrer menos dessa maldição, pois o pessoal que utiliza essas linguagens tende a ser melhor preparado.
VB e Delphi sofrem dessa sina, mas mesmo linguagens como PHP ou Perl (que não tem arrasta&solta) produzem porcarias.
Weber
11/05/2005
Falou e disse.
Renatosilva
11/05/2005
Mas veja só o que estou tentando falar: se eu quiser ser disciplinado então eu não vou usar a paleta de componentes [b:1218700153]QUASE NUNCA[/b:1218700153].
O DELPHI TEM AS MÁS PRÁTICAS ESTAMPADAS NO PORTÃO DA FRENTE. É disso que estou falando entendeu?
Michael
11/05/2005
Acho que o problema não é o fato da ferramenta possibilitar esse tipo de uso, mas sim a falta de disciplina de quem utiliza a ferramenta.
[/quote:d61e99bfe5]
Massuda, vc matou a charada, e concordo plenamente com vc. O pude observar lendo as mensagens deste tópico, foi q, infelizmente, a grande parte dos programadores Delphi não deveriam ser chamados assim.
Devido à facilidade da ferramenta, criar um programa em Delphi não requer conhecimento de programação. Note q criar um programa não é de longe o mesmo q saber programar. O Delphi é uma excelente ferramenta de desenvolvimento, q supri quase todas as necessidades de um programação bem feita. Modelagem, OO, definição de requisito, enfim, tudo isso é oferecido pela ferramenta, mas quase nada é utilizado. É como se vc desse uma Ferrari para uma pessoa q só sabe dirigir um Fusca... ;-)
Falando de ´programação porquinha´, eu tbm concordo plenamente q colocar os componentes de conexão no mesmo formulário de entrada de dados, criando uma classe ´TfrmPessoa´ é totalmente errado de se fazer. Isso não é uma falha do Delphi.
E, por fim, não concordo q a paleta de componentes induza a uma programação ruim. Novamente, como o Massuda disse, quem não sabe programar vai fazer porcaria até em BAT.
Ah, se alguém acha ruim colocar os engines de acesso a dados visualmente, seja em um form ou em um DataModule, basta criá-los em run-time. Afinal, componentes são essencialmente classes... Vai dar mais trabalho, mas enfim... ;-)
Finalizando, o problema não é o Delphi, e sim os programadores ruins.
Abraços!
P.S: Tem alguém da Borland aí? Não tem um empreguinho pra mim não? hehehehehehehehehe Desculpem, não resisti...
Nerdex
11/05/2005
Muito bem observado Massuda! ... e mesmo vc escrevendo - ´[i:7e2616431c]posso estar errado[/i:7e2616431c]´ eu acredito muito que este será o padrão natural para programação a pequeno e médio prazo... Acompanhei uma palestra da MS (Visual Studio Traning Fast) neste último fim de samana, e pelo que vi o C# está aí para o que der e vier - ainda mais amaparado pelo seu criador ... e diga-se de passagem, que o MONO está aí também para os seguidores Cross... e sempre me pergunto! O framework virá como default no winLH - no revolucionário e tão esperado natal de 2006?
Renatosilva
11/05/2005
ISso que to falando, eu SEMPRE VOU CRIAR EM RUNTIME PORQUE NAO TEM SENTIDO COLOCAR COMPONENTES DE BD NO FORM, ISSO É CACA. A paleta só serve para conter componentes visuais. Você diz que vai dar mais trabalho, mas no Java não existe paleta de componentes, só pra componentes visuais, no Java esse é o comportamento padrão. Um objeto de acesso a dados não deve ficar na GUI. Poxa, ainda não me entenderam :cry: Me desculpem eu sou chato :D
PS: alguém conhece DAO e MVC? Design Patterns?
Aroldo Zanela
11/05/2005
Veja em: www.oodesign.com.br
Emersonclubedelphi
11/05/2005
[color=brown:926e77e7eb][b:926e77e7eb] Olá caro amigo, trabalho com Delphi há nove anos, desenvolvo sistemas em Java, C# e ASP.NET.
Gostaria de dizer que, adoro o java, sou fã da plataforma, java é excelente para servidor, e só isso, é péssimo para desktop.
Trabalho em uma empresa que desenvolve sistemas em Delphi e Java, mas os soft em java esta sendo migrado para Delphi, pois , todas a prefeituras que são nossos clientes estão reclamando da lentidão.
Temos soft em delphi com banco de dados em Firebird com mais de 700 mb, e tudo funciona perfeito, tenho um sistema de contabilida com feito em delphi com mais de 120 formulário roda em mais de 90 prefeituras, nele é possivel fazer toda a contabilidade, controle de empenhos, LDO, REO, RGF, LOA, Balancete, balanços entre outras coisas tudo rodando redondinho e feito em Delphi.
Quem fala que o delphi só faz soft pra farmacia não conhece o sou enorme poder.
Emerson[/b:926e77e7eb][/color:926e77e7eb]
Lcsistemas
11/05/2005
Tem razão meu caro, a maior parte dos que metem pau na ferramento não tem idéia do que o Delphi pode fazer e, dúvido que saibam realmente alguma coisa de Java, o negócio é falar mal...
Nildo
11/05/2005
http://www.ProjetoBMS.net/
A idéia deste site é mostrar que é possível fazer o que muitos acham impossível, utilizando Delphi. Está em construção ainda mas logo logo, assim que eu terminar os termos de uso de meus componentes/bibliotecas/programas/etc vou disponibilizá-los.
Não vejo motivo para esquecer o Delphi e me aprimorar em Java, pois delphi é meu ganha-pão.
Mysys
11/05/2005
todos aki que estao reclamando ou achando isso ou aquilo do delphi dependem dele pra sobreviver fazendo seus programinhas pra farmacias..
outra coisa
a respeito do arrasta e solta do delphi .. eu particularmente chamo isso de APOIO.. seria mais ou menos igua á quando voce faz um componente pra nao ter que redigitar codigo o tempo todo .. a IDE do delphi simplesmente é um grande componente que permite que voce nao fique redigitando codigo o tempo todo..
afinal c voce em 1min.. cria uma tela e coloca os compos lá e demora 1h pra fazer a mesma coisa na mao obtendo o mesmo resutado pra que que eu vou gastar meu tempo ... gasto 1 minuto pra fazer a tela e 59 pra pensar nas proximas funcoes do meu sitema..
pra que eu vou me levantar do sofa pra mudar o canal da tv c tem comtrole remoto, isso nao é preguiça . simplismente o fabricante da tv fez oque todos os clientes deles queria, com o delphi a mesma coisa.
Renatosilva
11/05/2005
Acho que você está certo, fazer um projeto OO pode ser mais devagar que usar puramente um RAD, mas o problema MySYS, é se seu sistema precisar de manutenção, de escalabilidade, de alterações, o mais rápido, e com a maior qualidade possível. Mesmo que no início do projeto uma arquitetura OO tenha desvantagem de produtividade em relação a uma ótica RAD (leia-se arrasta-e-solta), a longo prazo, nas *manutenções* do sistema, é que a POO propõe sua vantagem sobre o arrasta-e-solta.
Essa é a proposta da POO no meu entendimento, tornar a programação mais natural, mais próxima da realidade, facilitando as modificações do sistema. Veja que você póde até ser produtivo no início, fazendo tudo rápido, mas com o tempo, vai ver que manter as modificações nos seus sistemas num vai ser uma tarefa muito legal. Lembre-se que *melhor* nem sempre equivale a *mais rápido*.
Para compreender isso você terá que vivenciar, não basta eu te falar aqui, a programação de projetos mais complexozinhos e que sofrem muitas alterações. Eu mesmo num tenho uma vivência forte. Mas acho que no seu caso, seus programas não devem ser tão complexos assim nem requerem tanta manutenção. Então ficar filosofando OO demais pode ser uma besteira pra você. Por exemplo, neste momento estou trabalhando num importador de arquivo .reg, que tá num estilo procedural, funções soltas. Foi o modo mais rápido em vez de criar classes e classes... E acho que não vou fazer isso por que num quero, num vejo tanta necessidade e seria demorado, além de eu acreditar que o código iria ficar um pouco mais lento.
Recomendo você ler a *ótima matéria* sobre POO na ClubeDelphi que tem o DUnit como capa (infelizmente, num lembro o número da edição).
Valeu colega! Até.
Alexsander
11/05/2005
Esse é um ponto interessante. Existem inúmeros OPF para Delphi, muitos deles usando vários patterns, inclusive DAO e MVC. Como já foi dito aqui, não é o Delphi que é ruim, e sim muitos de seus programadores. Talvez a facilidade de uso, o estilo RAD e os componentes data-aware acabem atraindo programadores ruins, mas isso é outra história.
Se a plataforma-alvo é Intel-compatível, o Delphi é tão multi-plataforma quanto o Java. Com alguns cuidados mínimos, uma aplicação Delphi pra Win32 roda sem problemas num Linux com wine, sem redução de desempenho. E com a vantagem de não precisar de uma JNI em C pra acessar uma reles impressora fiscal via porta serial.
Temos um OPF em Delphi que isola *toda* a camada de persistência; uma vez que isolar a camada de regras de negócio é quase trivial, fica simples trabalhar com a interface de forma independente. Não usamos *nenhum* componente data-aware, naturalmente. E de quebra nosso OPF suporta replicação multi-master peer-to-peer.
Vitor Rubio
11/05/2005
O que eu queria dizer é o seguinte:
Quem programa bem, com boas práticas, o faze em delhpi, vb, clipper e assembly. O Java não é muito melhor que o Delphi, o delphi pode fazer qualquer aplicativo pra windows com a vantagem de rodar mais rápido por não precisar de uma JVM.
Mas esse nem é o ponto fundamental. O ponto é que, devido a sua própria facilidade, o delphi atrai muitos programadores não-profissionais, amadores que programam por hobby, pequenos empresários que fazem seu sisteminha pra seu escritoriozinho e acabam ganhando dinheiro com isso, pais que pedem pros moleques programar, etc.... o delphi permite que o médico faça seu proprio controle de pacientes, que o dono da locadora da esquina faça seu próprio sisteminha... etc.. ou seja, ajuda esse pessoal ´micro´ a escapar gloriosamente do access/excel... imagina seu dentista podendo dizer que faz o orçamento da família em delphi (´pow cara, vc tá interadaço hein?´)
Mas pra quem conhece delphi sabe que ele pode ser usado pra fazer sistemas enoooooooooooormes como ERP´s. Alias....
essa é uma curiosidade minha: já vi erp´s feitos em progress, java, sap, pessos migrando de outras linguagens pra java, delhpi etc... e gostaria que vocês citassem nomes e casos, pra comparar:
Quem é o campeão dos ERP´s? Delphi ou Java? Citem empresas que usem, soh curiosidade mesmo.
Aroldo Zanela
11/05/2005
Quem é o campeão dos ERP´s? Delphi ou Java? Citem empresas que usem, soh curiosidade mesmo.[/quote:f04c550da4]
Colega,
Com certeza esta informação deve estar disponível na Web por meio do IDG, Gartner, FGV, etc. Vou verificar e se encontrar eu coloco aqui. Atualmente eu trabalho com Progress 9.01d com o EMS 2 e 5 que é um ERP da Datasul. Mas eu acredito que o campeão seja ABAP4 que é utilizado no R3 da SAP (Systemanalyse and Programmentwicklung).
Ericksasse
11/05/2005
Acho que esse é exatamente o ponto. O Delphi traz tantas facilidades que deixam os programadores preguiçosos.
E dificilmente vemos palestras em eventos de Delphi abordando assuntos mais ´avançados´ como design patterns, MVC, OPFs, etc.
Felipeiw
11/05/2005
Abs
Ericksasse
11/05/2005
Mas já te adianto que sem saber inglês, sua tarefa será imensamente mais dificil, pois o melhor material está todo em inglês. Portanto, caso não leia bem inglês, acho que esse é o primeiro passo.
Felipeiw
11/05/2005
Abs
Denis
11/05/2005
hehehe, de boa, ficaria muito estranho a ide traduzida, prefiro ela em inglês :oops:[/quote:dd70140e1c]
Guilherme
11/05/2005
[size=18:436341fad2][color=blue:436341fad2]Se o delphi fosse mulher casaria com ela !!!!![/size:436341fad2][/color:436341fad2]
Renatosilva
11/05/2005
gborges, num abusa muito não, vai por mim, essa vida de programador... :lol:
Não diga essa coisa de se o delphi fosse uma mulher, não diga isso, não... :lol:
Michael
11/05/2005
Vc está 110¬ certo Renato! :-D Não diga isso não gborges!
Nildo
11/05/2005
Uaheuhaeuh tem meu apoio!!!
Guilherme
11/05/2005
hehehehehe
Fórum Vini
11/05/2005
http://www.cmswire.com/cms/featured-articles/not-another-c-versus-vb-article-000591.php
( Substitua Vb por Delphi e C# por Java )
Ele aprofunda no que justamente o Michael e o Massuda tentavam explicar:
O Delphi foi feito pensando em ser fácil de usar e, portanto, criou uma cultura ruim, desacustumada com as ´boas práticas de programação´.
Conseqüências:
20¬ dos programadores delphi são bons, enquanto
20¬ dos programadores java são ruins.
(20¬ foi apenas um número que utilizei para demonstrar o que eu quis dizer, não levem à risca)
Não estou querendo ofender ninguém aqui, mas a realidade é que a maioria dos programadores delphi são ´porquinhos´ (como vcs disseram) e por causa deles, todos levam a fama...
Acho que o Beppe quis dizer é que o código assembly gerado pelo delphi é independente de plataforma, ou seja, se você criar um programa que não use VCL nem CLX nem chamadas a nenhuma API, o seu código poderá rodar em qualquer SO que funcione em um x86, ou até mesmo rodar sem SO(!!). Você só poderia usar as funções ´pascal-like´ (copy, length, writeln e cia). Seria como a portabilidade existente no C/C++.
Rjun
11/05/2005
Massuda
11/05/2005
Rjun
11/05/2005
Rjun
11/05/2005
Nildo
11/05/2005
Sim!
Renatosilva
11/05/2005
Uma das IDEs Java mais usadas e fantásticas.
[/img]
Nildo
11/05/2005
Eu tenho ela instalada aqui, mas.... Putz eu nao entendo nada! Não to conseguindo mecher hahahaha
Renatosilva
11/05/2005
Qual a sua versão? Baixa a 3.1 se não tiver, tá muito bonita!
Aliás não só no aspecto de beleza, mas de simplicidade, clareza e flexibilidade, eu me amarro na interface gráfica dele. Usabilidade dez!
Uma coisa que talvez não saiba é que ele é baseado em plug-ins. Ele vem com coisas basicas mas os inúmeros plug-ins que existem (dá até pra fazer macumba hehehe) é que fazem o bicho ficar ainda mais dez.
A curva de aprendizado (incluindo a busca por plug-ins) vale a pena!
Nildo
11/05/2005
Falows!
Beto_martini
11/05/2005
Primeiramente, gostaria de parabenizar o Zanela pelos comentários que faz no forum. Sempre com clareza de idéias e texto bem escrito.
Sobre as disputas entre programadores com relação a linguagens de programação.:
Ora pessoal, isso não faz o menor sentido. Fazendo uma analogia bem simplista - um bom marceneiro é capaz de construir bons móveis mesmo utilizando ferramentas rudimentares - um marceneiro ruin não os faz nem com ferramentas de última geração. Acho que para a escolha de uma ferramenta para implementação de um sistema duas coisas são fundamentais: 1) O domínio da ferramenta 2) O foco do sistema. No meu caso, ao desenvolver sistemas voltados para a net, sem dúvida opto por Java. Em sistemas orientados para computação local nem penso duas vezes - Delphi na cabeça.
Um abraço a todos.
Beto.
Martins
11/05/2005
Li todo esse tópico e concordo com uns e descordo de outros, como boa parte aqui. E quanto a ´Delphi só ser capaz de escrever programas para farmácias´ como foi citado aqui, concordo com o pessoal, isso depende muito de quem está com a ferramenta, de qual base ele tem sobre programação, sobre OOP, se é alguém q comprou um livro ´Migrando de Clipper para Delphi´ ou então aprenda delphi em 20 lições, hehehe, não vai fazer grande coisa além de criar forms colocar Buttons e DBEdits, e sem esquecer q ele vai utilizar o DBNavigator pq não sabe utilizar os comandos First, Last, prior, etc...
Quanto a disciplina no processo de desenvolvimento, claro q para aqueles que utilizam linguagens derivadas do C, a exigência é maior, se compararmos os códigos escritos em Pascal, Basic com os escritos em C, veremos q tem uma boa diferença, agora quanto ao poder de cada uma dessas ferramentas, quem tem q descobrir o poder é o programador, agora não basta colocar um form na tela, mudar o caption em tempo de execução e dizer ´programo em Delphi´, sacanagem, pq se for assim, colocaria um ´Olá mundo!´, em C# e diria programo em C, em C++ e diria sou fera em C++, em ASM e diria Ah! deotono no ASM, a questão toda é que muitos não procuraram conhecer a raiz da linguagem que utilizam, as origens e evoluções, e o Delphi por ter uma IDE fantastica, possibilita aos usuários desenvolver aplicações ´simples´ com muita rapidez e facilidade, mas tente escrever uma aplicação mais complexa que seja necessário interagir diretamente com o SO, q não seja aquelas onde vc coloca um Data
JAVA - Tem pontos fortes e fracos, sua utilização depende da finalidade q se deseja alcançar e de um estudo prévio, assim como as demais linguagens, já q os caras tem raiva do ´clica-arrasta-solta´, pq eles utilizam IDE gráficas no JAVA? Ah! pq torna o desenvolvimento mais rápido, mas nós temos q escrever muito ainda tb, e no delphi apesar dos componentes, muitas vezes não temos q escrever bastante tb.
Eu vou utilizar Delphi enquanto ele suprir minhas necessidades quanto a desenvolvimento e principalmente dos meus clientes q utilizam Windows, quando ele não mais supri-las, aí estarei indo para JAVA ou C#, até lá fico com o Delphi, mas de olho nas outras, sempre q possível dando uma pincelada e tentando aproveitar algo aprendido nas demais para ser inserido na forma de programar em Delphi.
Martins
11/05/2005
Eduarno
11/05/2005
_rodfaria_
11/05/2005
Rod.
Nildo
11/05/2005
www.projetobms.net
Massuda
11/05/2005