Fórum [OT] Opine sobre o Delphi #281155
11/05/2005
0
Participe respondendo ao questionário online (em inglês) disponível [url=http://infopoll.net/live/surveys/s27784.htm]nesta página[/url].
Massuda
Curtir tópico
+ 0Posts
11/05/2005
Sandra
Fixando o tópico! ;)
E então, pessoal... vamos participar! :D
Gostei + 0
11/05/2005
Nerdex
Uma pergunta que me chamou atenção foi sobre as linguagens!?
Incluí outras = ASSEMBLER
Cara! Agora virei criança e ñ vejo a hora de chegar o fim de semana para mecher com porta paralela como hobbie ... e é muito tri! Vô automatizar o apartamento inteiro com isso: IOPort
Mesmo sabendo que um ´ex-integrante´ da Borland (ñ citarei nome) - criador do padrão .NET e idealizador da linguagem espetacular C# esteja hoje na Micrososft...: :cry:
Mesmo sabendo que Java está evoluindo e quem sabe ultrapassando a Borland...: :cry:
Mesmo sabendo que o Kylix será Open Source e será entregue para o pessoal da Indy Project...: :cry:
Não sei se vcs repararm... mas vc vão ver... mais cedo ou mais tarde ... um dia teremos que programar ... e o mais interessante: nos padronizar (pense na ferramenta de trabalho) em cima do ´Grande FrameWork´... Lembrem disso!!
´E que venha o LongHorn ... estou louco para instalar na minha máq...: :wink: ´
Gostei + 0
14/05/2005
Michael
Todo mundo pedindo um IDE em português do Brasil! Não botem apenas Portuguese hein? Coloquei Brazilian Portuguese. Ou querem um IDE com um menu Ficheiro opá? hehehe
[]´s
Gostei + 0
15/05/2005
Otto
hehehe, de boa, ficaria muito estranho a ide traduzida, prefiro ela em inglês :oops:
Gostei + 0
19/05/2005
Renatosilva
O Java em si é algo muito mais abrangente e superior que o Delphi. Em geral, quanto mais complexa a aplicação e maiores os requisitos de manutenabilidade, escalabilidade, produtividade a longo prazo, independência de plataforma e fornecedores e talz, mais pontos o Java terá. O Delphi serve mais para fazer controle de farmácia da esquina. Isso não é uma verdade absoluta mas é mais ou menos assim. Não se sintam ofendidos estou criticando meio de bobeira (apesar de estar falando coisas sérias no meio), pois eu gosto do Delphi também :D :D :D
Não acho muito correto comparar como um todo o Delphi com Java. O melhor seria .NET x Java pois ambas são plataformas e não IDEs. Sendo que o .NET não é especificação independente, tampouco multiplataforma, além de ser uma cópia descarada do Java. Seria mais correto comparar o Delphi com o NetBeans, o Eclipse, o IntelliJ IDEA etc. Na parte de criação de janelas gráficas, acho que as IDEs Java andam meio capengas. Tipo, os caras acham super normal motar TODA a interface via código, acreditam? Imaginem você jogando seu DFM no lixo e digitando tudo na mão!
No fórum de Java que freqüento uns caras acham que o Delphi é só uma ferramenta arrasta-e-solta. E eu, obviamente, empunho meu sabre de luz e parto pra cima!!! :twisted: :twisted: :twisted:
NerdeX, que grande framework é esse, o .NET? E por que a ansiedade pelo Longhorn?
E, o que mais quero saber: o Kylix será Open-source? O KYLIX SERÁ OPEN-SOUCE??? ME ARRANJA UM LINK PLEASE!!!! Porquê da trizteza?
Gostei + 0
19/05/2005
Nerdex
Não concordo plenamente, pois o Delphi 7 é Cross Plataform também e o diferencial importante é que permite escrever códgo em baixíssimo nível: ASSEMBLER. Enfim, Java não é um produto maduro ainda, para nós programadores que buscamos lucrar com nossos projetos e trabalho e que realmente apresentem resultados sólidos e reais.
Negativo! Existem sistemas gestores de alto nível e completamente funcionais com bancos de dados DB2 ou Oracle construídos de forma RAD...
Cópia descarada do Java? Engano seu! ...: :evil: .NET foi iniciado na Borland, por incrível que pareça!
IDEs Java andam meio capengas ...: Um dia eles chegam lá ...: :lol:
Sim .NET! Porque achava que iria vir junto (default) no winLH ou quem sabe...: :roll:
É o que está previsto como a Borland anunciou extra-oficialmente ... A triateza é que não teremos mais a credibilidade sucedida pela Borland ao Kylix, mas ao menos, pelo pessoal de primeira, da Indy Project (Nevrona). Acredito que vc possa utilizar o Kylix sem maiores transtornos, aproveitando para aplicar os vários Paches e Fixes muito bons de terceiros...
Gostei + 0
19/05/2005
Renatosilva
O Delphi 7 é cross-platform? Po, compila pra win32 e umas distrozinhas Linux? Po cara, o Java roda em TUDO que é sistema, inclusive palms, eclulares, geladeiras, discos voadores. Isso não tem nada a ver!!
Assembler é para aplicações que precisam de assembler. Também não tem nada a ver comparar.
E Java não é maduro? Explique. Especifique. Determine. O que o Delphi tem que o Java não? Tem tudo quanto é empresa usando ele. Cara nada a ver... Passse um tempo num fórum de Java e veja se ele realmente não está maduro...
Mas deve ser raro, Delphi tende a ser para cadastro de farmácia mesmo...
E daí??
Acho que sim, não? O .NET num é substituto do Win32?
Puuuutzzz muito maneiro!!!! Só que isso não significa um pouco que teremos o código do próprio Delphi, já que são parecidos?? Muuuito bom acho que não vai demorar muito e já vão portar pro Windows...
Gostei + 0
19/05/2005
Renatosilva
Gostei + 0
19/05/2005
Renatosilva
Brazillian Portuguese!!! Open-Source!! Multi-platform COMPILING e tudo mais :lol: :lol: :lol:
Gostei + 0
22/05/2005
Michael
Olá Renato!
Caro, eu sou obrigado a discordar de você. Não tenho conhecimento de q o Delphi seja apenas para ´cadastro de farmácia´. Eu poderia citar uma lista bem longa de empresas q tem sistemas altamente complexos desenvolvidos em Delphi, só aqui no Brasil.
Apenas para exemplicar: um tempo atrás, este ano ainda, eu fui fazer uma entrevista em uma grande companhia de navegação. Na verdade, uma multi-nacional com matrizes espalhadas por todo o Brasil e por todo o planeta. O sistema deles, EXTREMAMENTE COMPLEXO e totalmente interligado à TODAS as matrizes foi escrito UNICAMENTE em Delphi rodando SQL-Server.
Um exemplo pessoal é o projeto ArapuKa Antivírus, do qual sou membro-desenvolvedor. Depois q entrei para o time descobri q o Delphi faz coisas q eu sequer imaginava serem possíveis e viáveis.
Só usa o Delphi para fazer ´cadastros de farmácia´ quem quer, ou por falta de criatividade ou porque simplesmente não conhece o potencial da ferramenta. Realmente, se alguém apenas conhece o ´asteróide´ DBGrids e DataSets, não há como enxergar o ´universo´ de possibilidades q existe ao seu redor.
[b:ed6b57b3d5]QUALQUER[/b:ed6b57b3d5] software Windows pode ser feito em Delphi. A única restrição é a imaginação do sujeito entre a cadeira e o teclado, comumente chamado de ´programador´ hehehehehe. E antes q alguém me crucifique dizendo ´mas só para o Windows´, eu respondo: vamos ser realistas, o sistema do tio Bill roda em 90¬ dos PC´s do mundo e a visão GNU mais otimista não se arrisca a prever a kra do simpático pingüim nas telas de todos os PC´s. :wink:
[]´s
Gostei + 0
22/05/2005
Aroldo Zanela
Colega,
Eu também acredito que Java enquanto plataforma pode ser comparada ao .Net e que Delphi enquanto IDE/Linguagem pode ser comparada as principais IDEs de mesma plataforma ou de diferentes. Neste aspecto, podemos considerar Java muita mais madura que qualquer outra, já é praticamente um legado.
Por ser membro da comunidade Java de Brasília (DFJUG) eu considero que um ponto altamente positivo do Java que se estende além do monitor e teclado é a sua comunidade, altamente organizada e disseminadora do conhecimento, enquanto as comunidades de ´Delphi´ (os DUGs) ficam apenas nas mãos de alguns espertos com vistas apenas em tirar proveito financeiro.
Obviamente que o Delphi pode ser encontrado em qualquer esquina, pois além de uma linguagem híbrida e uma IDE RAD não ´pesa´ no hardware e sua curva de aprendizado é menor que Java. Os benefícios do Java são ´percebidos´ a longo prazo e em grandes corporações. É claro que Delphi pode ser utilizado praticamente em qualquer tipo de implementação, observados os seus limites, assim como Java possui suas fronteiras.
Para nós desenvolvedores, considero mais importante ter um ´senso amplo´ sobre as linguagens e plataformas, bem como, se especializar em pelo menos uma, mas nunca, fechar os olhos e defender com ´paixão´ fundamentalista esta ou aquela tecnologia.
Gostei + 0
22/05/2005
Aroldo Zanela
hehehe, de boa, ficaria muito estranho a ide traduzida, prefiro ela em inglês :oops:[/quote:c2c55cda14]
Colega,
Concordo contigo.
Gostei + 0
22/05/2005
Michael
Olá colega!
Se este último trecho foi em relação ao meu post, eu não sou defensor radical do Delphi, muito menos fundamentalista. Mas acredito q vc tbm não concorda com a sub-utilização da ferramenta, reduzindo-a apenas à aplicações de cadastro simples, correto? ;-) Eu apenas quis demonstrar q os limites do Delphi são bem mais distantes.
Abraços!
Gostei + 0
22/05/2005
Beppe
Estou sem tempo pra ler os outros comentários, mas quero ampliar o significado deste do Michael. O Delphi é capaz de criar programas pra qualquer OS rodando num x86, nem falo de Kylix não. Só que pra OSs outros que Windows, é preciso um ajudinha a mais, mas o código gerado é compatível.
Gostei + 0
22/05/2005
Aroldo Zanela
Colega,
Eu também acredito que Java enquanto plataforma pode ser comparada ao .Net e que Delphi enquanto IDE/Linguagem pode ser comparada as principais IDEs de mesma plataforma ou de diferentes. Neste aspecto, podemos considerar Java muita mais madura que qualquer outra, já é particamente um legado.
Por ser membro da comunidade Java de Brasília (DFJUG) eu considero que um ponto altamente positivo do Java que se extende além do monitor e teclado é a sua comunidade, altamente organizada e disseminadora do conhecimento, enquanto as comunidades de ´Delphi´ (os DUGs) ficam apenas nas mãos de alguns espertos com vistas apenas em tirar proveito financeiro.
Obviamente que o Delphi pode ser encontrado em qualquer esquina, pois além de uma linguagem híbrida e uma IDE RAD não ´pesa´ no hardware e sua curva de aprendizado é menor que Java. Os benefícios do Java são ´percebidos´ a longo prazo e em grandes corporações. É claro que Delphi pode ser utilizado praticamente em qualquer tipo de implementação, observados os seus limites, assim como Java possui suas fronteiras.
Para nós desenvolvedores, considero mais importante ter um ´senso amplo´ sobre as linguagens e plataformas, bem como, se especializar em pelo menos uma, mas nunca, fechar os olhos e defender com ´paixão´ fundamentalista esta ou aquela tecnologia.[/quote:6a5514c92a]
Colegas,
Desculpem:
Onde se lê: extende
Leia-se: estende
Onde se lê: particamente
Leia-se: praticamente
Se algum moderador puder corrigir o texto original e descartar esta ´errata´, ficarei muito grato.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)