Fórum [OT] Opine sobre o Delphi #281155

11/05/2005

0

Michael Swindell, Diretor de Produto da Borland responsável pelo Delphi está dando a todos a oportunidade de opinar sobre o futuro do Delphi. Veja detalhes [url=http://bdn.borland.com/article/0,1410,33065,00.html]neste artigo no BDN[/url] (para ler o artigo pode ser necessário fazer login ou registrar-se gratuitamente no site).

Participe respondendo ao questionário online (em inglês) disponível [url=http://infopoll.net/live/surveys/s27784.htm]nesta página[/url].

Massuda

Massuda

Responder

11/05/2005

Sandra

Olà Massuda!!

Fixando o tópico! ;)

E então, pessoal... vamos participar! :D

Responder

Gostei + 0

11/05/2005

Nerdex

Legal Massuda! Demorô mais eu consegui responer tudo com ajuda do Google Translator...: :oops:

Uma pergunta que me chamou atenção foi sobre as linguagens!?
Incluí outras = ASSEMBLER

Cara! Agora virei criança e ñ vejo a hora de chegar o fim de semana para mecher com porta paralela como hobbie ... e é muito tri! Vô automatizar o apartamento inteiro com isso: IOPort

Mesmo sabendo que um ´ex-integrante´ da Borland (ñ citarei nome) - criador do padrão .NET e idealizador da linguagem espetacular C# esteja hoje na Micrososft...: :cry:

Mesmo sabendo que Java está evoluindo e quem sabe ultrapassando a Borland...: :cry:

Mesmo sabendo que o Kylix será Open Source e será entregue para o pessoal da Indy Project...: :cry:

Não sei se vcs repararm... mas vc vão ver... mais cedo ou mais tarde ... um dia teremos que programar ... e o mais interessante: nos padronizar (pense na ferramenta de trabalho) em cima do ´Grande FrameWork´... Lembrem disso!!

´E que venha o LongHorn ... estou louco para instalar na minha máq...: :wink: ´

Responder

Gostei + 0

14/05/2005

Michael

Vamos lá pessoal!

Todo mundo pedindo um IDE em português do Brasil! Não botem apenas Portuguese hein? Coloquei Brazilian Portuguese. Ou querem um IDE com um menu Ficheiro opá? hehehe

[]´s

Responder

Gostei + 0

15/05/2005

Otto

Ou querem um IDE com um menu Ficheiro opá? hehehe []´s

hehehe, de boa, ficaria muito estranho a ide traduzida, prefiro ela em inglês :oops:

Responder

Gostei + 0

19/05/2005

Renatosilva

Legal Massuda! Demorô mais eu consegui responer tudo com ajuda do Google Translator...: :oops: Uma pergunta que me chamou atenção foi sobre as linguagens!? Incluí outras = ASSEMBLER Cara! Agora virei criança e ñ vejo a hora de chegar o fim de semana para mecher com porta paralela como hobbie ... e é muito tri! Vô automatizar o apartamento inteiro com isso: IOPort Mesmo sabendo que um ´ex-integrante´ da Borland (ñ citarei nome) - criador do padrão .NET e idealizador da linguagem espetacular C# esteja hoje na Micrososft...: :cry: Mesmo sabendo que Java está evoluindo e quem sabe ultrapassando a Borland...: :cry: Mesmo sabendo que o Kylix será Open Source e será entregue para o pessoal da Indy Project...: :cry: Não sei se vcs repararm... mas vc vão ver... mais cedo ou mais tarde ... um dia teremos que programar ... e o mais interessante: nos padronizar (pense na ferramenta de trabalho) em cima do ´Grande FrameWork´... Lembrem disso!! ´E que venha o LongHorn ... estou louco para instalar na minha máq...: :wink: ´

O Java em si é algo muito mais abrangente e superior que o Delphi. Em geral, quanto mais complexa a aplicação e maiores os requisitos de manutenabilidade, escalabilidade, produtividade a longo prazo, independência de plataforma e fornecedores e talz, mais pontos o Java terá. O Delphi serve mais para fazer controle de farmácia da esquina. Isso não é uma verdade absoluta mas é mais ou menos assim. Não se sintam ofendidos estou criticando meio de bobeira (apesar de estar falando coisas sérias no meio), pois eu gosto do Delphi também :D :D :D

Não acho muito correto comparar como um todo o Delphi com Java. O melhor seria .NET x Java pois ambas são plataformas e não IDEs. Sendo que o .NET não é especificação independente, tampouco multiplataforma, além de ser uma cópia descarada do Java. Seria mais correto comparar o Delphi com o NetBeans, o Eclipse, o IntelliJ IDEA etc. Na parte de criação de janelas gráficas, acho que as IDEs Java andam meio capengas. Tipo, os caras acham super normal motar TODA a interface via código, acreditam? Imaginem você jogando seu DFM no lixo e digitando tudo na mão!

No fórum de Java que freqüento uns caras acham que o Delphi é só uma ferramenta arrasta-e-solta. E eu, obviamente, empunho meu sabre de luz e parto pra cima!!! :twisted: :twisted: :twisted:

NerdeX, que grande framework é esse, o .NET? E por que a ansiedade pelo Longhorn?

E, o que mais quero saber: o Kylix será Open-source? O KYLIX SERÁ OPEN-SOUCE??? ME ARRANJA UM LINK PLEASE!!!! Porquê da trizteza?

Responder

Gostei + 0

19/05/2005

Nerdex

O Java em si é algo muito mais abrangente e superior que o Delphi. Em geral, quanto mais complexa a aplicação e maiores os requisitos de manutenabilidade, escalabilidade, produtividade a longo prazo, independência de plataforma e fornecedores e talz, mais pontos o Java terá.

Não concordo plenamente, pois o Delphi 7 é Cross Plataform também e o diferencial importante é que permite escrever códgo em baixíssimo nível: ASSEMBLER. Enfim, Java não é um produto maduro ainda, para nós programadores que buscamos lucrar com nossos projetos e trabalho e que realmente apresentem resultados sólidos e reais.

O Delphi serve mais para fazer controle de farmácia da esquina. Isso não é uma verdade absoluta mas é mais ou menos assim. Não se sintam ofendidos estou criticando meio de bobeira (apesar de estar falando coisas sérias no meio), pois eu gosto do Delphi também :D :D :D

Negativo! Existem sistemas gestores de alto nível e completamente funcionais com bancos de dados DB2 ou Oracle construídos de forma RAD...

Não acho muito correto comparar como um todo o Delphi com Java. O melhor seria .NET x Java pois ambas são plataformas e não IDEs. Sendo que o .NET não é especificação independente, tampouco multiplataforma, além de ser uma [color=red:20692dd35d]cópia descarada do Java[/color:20692dd35d]. Seria mais correto comparar o Delphi com o NetBeans, o Eclipse, o IntelliJ IDEA etc. Na parte de criação de janelas gráficas, acho que as [color=red:20692dd35d]IDEs Java andam meio capengas[/color:20692dd35d]. Tipo, os caras acham super normal motar TODA a interface via código, acreditam? Imaginem você jogando seu DFM no lixo e digitando tudo na mão!

Cópia descarada do Java? Engano seu! ...: :evil: .NET foi iniciado na Borland, por incrível que pareça!
IDEs Java andam meio capengas ...: Um dia eles chegam lá ...: :lol:

NerdeX, que grande framework é esse, o .NET? E por que a ansiedade pelo Longhorn?

Sim .NET! Porque achava que iria vir junto (default) no winLH ou quem sabe...: :roll:

E, o que mais quero saber: o Kylix será Open-source? O KYLIX SERÁ OPEN-SOUCE??? ME ARRANJA UM LINK PLEASE!!!! Porquê da trizteza?

É o que está previsto como a Borland anunciou extra-oficialmente ... A triateza é que não teremos mais a credibilidade sucedida pela Borland ao Kylix, mas ao menos, pelo pessoal de primeira, da Indy Project (Nevrona). Acredito que vc possa utilizar o Kylix sem maiores transtornos, aproveitando para aplicar os vários Paches e Fixes muito bons de terceiros...

Responder

Gostei + 0

19/05/2005

Renatosilva

Não concordo plenamente, pois o Delphi 7 é Cross Plataform também e o diferencial importante é que permite escrever códgo em baixíssimo nível: ASSEMBLER. Enfim, Java não é um produto maduro ainda, para nós programadores que buscamos lucrar com nossos projetos e trabalho e que realmente apresentem resultados sólidos e reais.

O Delphi 7 é cross-platform? Po, compila pra win32 e umas distrozinhas Linux? Po cara, o Java roda em TUDO que é sistema, inclusive palms, eclulares, geladeiras, discos voadores. Isso não tem nada a ver!!

Assembler é para aplicações que precisam de assembler. Também não tem nada a ver comparar.

E Java não é maduro? Explique. Especifique. Determine. O que o Delphi tem que o Java não? Tem tudo quanto é empresa usando ele. Cara nada a ver... Passse um tempo num fórum de Java e veja se ele realmente não está maduro...

Negativo! Existem sistemas gestores de alto nível e completamente funcionais com bancos de dados DB2 ou Oracle construídos de forma RAD...

Mas deve ser raro, Delphi tende a ser para cadastro de farmácia mesmo...

Cópia descarada do Java? Engano seu! ...: :evil: .NET foi iniciado na Borland, por incrível que pareça!

E daí??

Sim .NET! Porque achava que iria vir junto (default) no winLH ou quem sabe...: :roll:

Acho que sim, não? O .NET num é substituto do Win32?

É o que está previsto como a Borland anunciou extra-oficialmente ... A triateza é que não teremos mais a credibilidade sucedida pela Borland ao Kylix, mas ao menos, pelo pessoal de primeira, da Indy Project (Nevrona). Acredito que vc possa utilizar o Kylix sem maiores transtornos, aproveitando para aplicar os vários Paches e Fixes muito bons de terceiros...

Puuuutzzz muito maneiro!!!! Só que isso não significa um pouco que teremos o código do próprio Delphi, já que são parecidos?? Muuuito bom acho que não vai demorar muito e já vão portar pro Windows...

Responder

Gostei + 0

19/05/2005

Renatosilva

Parece que a Borland tem intenção de basear o Delphi na plataforma Eclipse hummmm... se ficar di gratis blz!!!

Responder

Gostei + 0

19/05/2005

Renatosilva

Vamos lá pessoal! Todo mundo pedindo um IDE em português do Brasil! Não botem apenas Portuguese hein? Coloquei Brazilian Portuguese. Ou querem um IDE com um menu Ficheiro opá? hehehe []´s

Brazillian Portuguese!!! Open-Source!! Multi-platform COMPILING e tudo mais :lol: :lol: :lol:

Responder

Gostei + 0

22/05/2005

Michael

Mas deve ser raro, Delphi tende a ser para cadastro de farmácia mesmo...

Olá Renato!

Caro, eu sou obrigado a discordar de você. Não tenho conhecimento de q o Delphi seja apenas para ´cadastro de farmácia´. Eu poderia citar uma lista bem longa de empresas q tem sistemas altamente complexos desenvolvidos em Delphi, só aqui no Brasil.

Apenas para exemplicar: um tempo atrás, este ano ainda, eu fui fazer uma entrevista em uma grande companhia de navegação. Na verdade, uma multi-nacional com matrizes espalhadas por todo o Brasil e por todo o planeta. O sistema deles, EXTREMAMENTE COMPLEXO e totalmente interligado à TODAS as matrizes foi escrito UNICAMENTE em Delphi rodando SQL-Server.

Um exemplo pessoal é o projeto ArapuKa Antivírus, do qual sou membro-desenvolvedor. Depois q entrei para o time descobri q o Delphi faz coisas q eu sequer imaginava serem possíveis e viáveis.

Só usa o Delphi para fazer ´cadastros de farmácia´ quem quer, ou por falta de criatividade ou porque simplesmente não conhece o potencial da ferramenta. Realmente, se alguém apenas conhece o ´asteróide´ DBGrids e DataSets, não há como enxergar o ´universo´ de possibilidades q existe ao seu redor.

[b:ed6b57b3d5]QUALQUER[/b:ed6b57b3d5] software Windows pode ser feito em Delphi. A única restrição é a imaginação do sujeito entre a cadeira e o teclado, comumente chamado de ´programador´ hehehehehe. E antes q alguém me crucifique dizendo ´mas só para o Windows´, eu respondo: vamos ser realistas, o sistema do tio Bill roda em 90¬ dos PC´s do mundo e a visão GNU mais otimista não se arrisca a prever a kra do simpático pingüim nas telas de todos os PC´s. :wink:

[]´s

Responder

Gostei + 0

22/05/2005

Aroldo Zanela

Po cara, o Java roda em TUDO que é sistema, inclusive palms, eclulares, geladeiras, discos voadores. Isso não tem nada a ver!!

Colega,

Eu também acredito que Java enquanto plataforma pode ser comparada ao .Net e que Delphi enquanto IDE/Linguagem pode ser comparada as principais IDEs de mesma plataforma ou de diferentes. Neste aspecto, podemos considerar Java muita mais madura que qualquer outra, já é praticamente um legado.

Por ser membro da comunidade Java de Brasília (DFJUG) eu considero que um ponto altamente positivo do Java que se estende além do monitor e teclado é a sua comunidade, altamente organizada e disseminadora do conhecimento, enquanto as comunidades de ´Delphi´ (os DUGs) ficam apenas nas mãos de alguns espertos com vistas apenas em tirar proveito financeiro.

Obviamente que o Delphi pode ser encontrado em qualquer esquina, pois além de uma linguagem híbrida e uma IDE RAD não ´pesa´ no hardware e sua curva de aprendizado é menor que Java. Os benefícios do Java são ´percebidos´ a longo prazo e em grandes corporações. É claro que Delphi pode ser utilizado praticamente em qualquer tipo de implementação, observados os seus limites, assim como Java possui suas fronteiras.

Para nós desenvolvedores, considero mais importante ter um ´senso amplo´ sobre as linguagens e plataformas, bem como, se especializar em pelo menos uma, mas nunca, fechar os olhos e defender com ´paixão´ fundamentalista esta ou aquela tecnologia.

Responder

Gostei + 0

22/05/2005

Aroldo Zanela

[quote:c2c55cda14=´Michael´]Ou querem um IDE com um menu Ficheiro opá? hehehe []´s

hehehe, de boa, ficaria muito estranho a ide traduzida, prefiro ela em inglês :oops:[/quote:c2c55cda14]
Colega,

Concordo contigo.

Responder

Gostei + 0

22/05/2005

Michael

[quote:702adcfcbb=´Aroldo Zanela´](...) mas nunca fechar os olhos e defender com ´paixão´ fundamentalista esta ou aquela tecnologia.[/quote:702adcfcbb]

Olá colega!

Se este último trecho foi em relação ao meu post, eu não sou defensor radical do Delphi, muito menos fundamentalista. Mas acredito q vc tbm não concorda com a sub-utilização da ferramenta, reduzindo-a apenas à aplicações de cadastro simples, correto? ;-) Eu apenas quis demonstrar q os limites do Delphi são bem mais distantes.

Abraços!

Responder

Gostei + 0

22/05/2005

Beppe

[b:2c9f676bc1]QUALQUER[/b:2c9f676bc1] software Windows pode ser feito em Delphi. A única restrição é a imaginação do sujeito entre a cadeira e o teclado, comumente chamado de ´programador´ hehehehehe. E antes q alguém me crucifique dizendo ´mas só para o Windows´, eu respondo: vamos ser realistas, o sistema do tio Bill roda em 90¬ dos PC´s do mundo e a visão GNU mais otimista não se arrisca a prever a kra do simpático pingüim nas telas de todos os PC´s. :wink:

Estou sem tempo pra ler os outros comentários, mas quero ampliar o significado deste do Michael. O Delphi é capaz de criar programas pra qualquer OS rodando num x86, nem falo de Kylix não. Só que pra OSs outros que Windows, é preciso um ajudinha a mais, mas o código gerado é compatível.

Responder

Gostei + 0

22/05/2005

Aroldo Zanela

[quote:6a5514c92a=´Aroldo Zanela´]
Po cara, o Java roda em TUDO que é sistema, inclusive palms, eclulares, geladeiras, discos voadores. Isso não tem nada a ver!!

Colega,

Eu também acredito que Java enquanto plataforma pode ser comparada ao .Net e que Delphi enquanto IDE/Linguagem pode ser comparada as principais IDEs de mesma plataforma ou de diferentes. Neste aspecto, podemos considerar Java muita mais madura que qualquer outra, já é particamente um legado.

Por ser membro da comunidade Java de Brasília (DFJUG) eu considero que um ponto altamente positivo do Java que se extende além do monitor e teclado é a sua comunidade, altamente organizada e disseminadora do conhecimento, enquanto as comunidades de ´Delphi´ (os DUGs) ficam apenas nas mãos de alguns espertos com vistas apenas em tirar proveito financeiro.

Obviamente que o Delphi pode ser encontrado em qualquer esquina, pois além de uma linguagem híbrida e uma IDE RAD não ´pesa´ no hardware e sua curva de aprendizado é menor que Java. Os benefícios do Java são ´percebidos´ a longo prazo e em grandes corporações. É claro que Delphi pode ser utilizado praticamente em qualquer tipo de implementação, observados os seus limites, assim como Java possui suas fronteiras.

Para nós desenvolvedores, considero mais importante ter um ´senso amplo´ sobre as linguagens e plataformas, bem como, se especializar em pelo menos uma, mas nunca, fechar os olhos e defender com ´paixão´ fundamentalista esta ou aquela tecnologia.[/quote:6a5514c92a]
Colegas,

Desculpem:

Onde se lê: extende
Leia-se: estende

Onde se lê: particamente
Leia-se: praticamente

Se algum moderador puder corrigir o texto original e descartar esta ´errata´, ficarei muito grato.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar