[OT]-Projeto prevê regulamentar profissiões de TI
Curso Engenharia de Computação, e segundo a coordenadora do curso, após formado terei o CREA como classe.
E agora como fica com a criação de um conselho proprio?
:roll:
Macario
Respostas
Titanius
14/09/2006
[b:61559c9331]Sou totalmente a FAVOR da regulamentação da profissão[/b:61559c9331]
Pow, porque nossa profissão não tem um conselho? Pra punir os maus profissionais...?
Programador, Analista, Engenheiro...o que for... o cara tem que ter diploma. Eu sei que vão falar que Diploma não faz profissional, mas pelo menos o cara ficou lá na faculdade uns 4 anos...
Sei lá... eu acho que se não tivesse diploma, não poderia trabalhar na área...
[]s
Macario
14/09/2006
Tambem sou favoravel a regulamentacao.
Mas o receio existe.
Por exemplo a profissao de enfermagem, é da area da saude, porem não fazem parte do CRM e sim do COREM, eu futuramente farei parte do CREA mas sou da area de informatica. Tecnologos seriam de qual classe? Baicharel seria de qual? E por ai vai.
Fico no aguardo.
um abraço.
Rjun
14/09/2006
Pauldiano66
14/09/2006
Helderjr
14/09/2006
Macario
14/09/2006
Experiencia e um atributo muito importante em qualquer area.
O fato de existir uma ´Classe´ reconhecida ira agregar primeiramente respeito.
8)
Marco Salles
14/09/2006
Não se deve discutir isto.. Devemos pensar la na frente.
o fato é a regulamentação
O que significa isto ??
significa mais emprego , mais distribuição de renda , mais giro etc...
Toda empresa que for informatizada tem que ter um tecno ou alguem que assina por esta informação
Olhe que beleza... Quantos empregos , etc...
Ter um padrão minimo de preços... e não este mercado que se vende o almoço para comprar a janta
enfim . Muitas são as vantagens
o fato é que tudo que começa errado , é muito dificil de mudar
Titanius
14/09/2006
Vamos pensar no seguinte: um médico... eu posso simplesmente me afundar em livros, e sair por aí medicando, e consultando?
De acordo com vocês sim... vocês podem falar, vixi.. mas médico é diferente, mexe com vidas e tals.. pois bem, vamos mudar... Advogado.. vou lá e decoro o Código Civil e posso advogar? De acordo com os amigos, sim! E qual a diferença entre eu que decorei, e o cara que estudou na faculdade (é a maioria) decorou o código? Simplesmente o Papel que voces citaram.. o diploma e o registro na classe.
Como eu disse, diploma não é atestado de que a pessoa sabe ou não, ou se é melhor ou não... eu posso ser melhor advogado que muitos adogados formados por aí... o que me impede de sair advogando, ou medicando é justamente a Regulamentação da Profissão... pois assim teria um órgão responsável pelo profissional, para punir o profissionais desonestos e tals..
Claro que tendo ou não um órgão regulametador, isso não é certeza para que profissionais sejam punidos, vemos por ai muita coisa...
Bem, é isso... como eu disse,sobre regulamentar, ou criar uma classe, será impossível, pois sempre tem pessoas que vão contra este principio, pois já trabalham (no caso dos amigos) e nao tem formação. Se for criado a classe, aí entra os detalhes: Como ficam estes profissionais?
É complicado responder esta pergunta, principalmente tirando o fanatismo que existe sobre o assunto. :wink: mas sou da seguinte opinião, sou a favor de uma Regulamentação da Profissão, de uma Classe, e que para exercer a profissão o cara tem que ter responsabilidades, e sao não as mantiver, deverá ser punido por isto.. Se todos que contratassem serviços de informática, pedissem uma carteirinha de classe, ou confirmação de formação, estaria por sua vez forçando aos profissionais bons a se adequarem a nova regra...
Bom é isso... este discussão saudável é até boa.. cade o pessoal do forum!? Vamos discutr isso.. :wink:
[]s
Macario
14/09/2006
Concordo plenamente.
Se podemos ter , entao por que nao.
8)
Emrinfo
14/09/2006
M@gnun
14/09/2006
Basicamente meu trabalho é de Analista, Programador, Adiministrador de BD e Suporte Técnico.
1º caso: Algum tempo atraz estava terminando meu curso de hardware, e o instrutor estava ensinado a galera a formatar um computador (aff). Em determinado momento ele disse ´digitem tal comando e coloquem uma barra invertida e apertem enter´. Uma pessoa do curso, ja formada em analise de sistemas, pela fatec, ficou quieta no canto, eu perguntei ´o q q foi´ ela disse bem baixinho :
´[b:a4370e4ef0]O QUE É BARRA INVERTIDA? É ESSA AQUI ´_´[/b:a4370e4ef0] ?´
2º caso: Fui mes passado com meu advogado ao forum, ver como estava o andamento de um processo, o mesmo pegou o processo em maos, foi até a ultima folha que havia lido, e começou a leitura. Apos 3 linhas começou a [b:a4370e4ef0]GAGUEJAR[/b:a4370e4ef0] igualzinho meu sobrinho de 7 anos q está aprendendo a ler. Pedi licença e li o processo pra ele.
Aqui na empresa tem um cara q é designer. o cara faz um trab mt bom. ele é formado em analise de sistemas, e nao sao nada de programacao, nem de DB.
Quando vim atraz deste emprego, tinham + 3 pessoas se candidatando, todos formados. Coloquei meu humilde curriculum ao lado do deles. O contratante fez uma pergunta a todos, um cara respondeu +-, fez uma outra pergunta, e o mesmo cara respondeu errado. (tudo pergunta facinho). ai eu pedi licença e corrigi. Fez mais uma pergunta, os 3 graduados ficaram quietos e eu respondi. Passado esse pequeno teste, foi feito um teste pratico individual.
Hoje sou eu, técnico, e que estou empregado.
Ou seja, enquanto o ensino tiver essa qualidade mediocre, nao adianta tentar regulamentar nada.
ps: sou a favor de o cara fazer uma facu, eu mesmo vou começar ano que vem. mas daih a exigir graduacao em uma possievel regulamentacao eu acho ridiculo.
Weber
14/09/2006
Faço das palavras de titanius as minhas.
Nós profissionais devemos nos preocupar com os picaretas e não com outros profissionais.
O que me deixar mais ´f´ é quando apresento uma proposta de R$ 10.000,00 e um picareta apresenta uma proposta de R$ 300,00.
Infelizmente os usuários de um modo geral não sabem diferenciar um profissional de um picareta pois softwares são tratados simplesmente como ´sisteminhas´ e ao meu ver a unica forma de mudar isto é regulamentando a profissão.
Macario
14/09/2006
Como o colega weber disse, voce faz um projeto por ´[b:f90022890e]X valor[/b:f90022890e]´ e vem um fulano qualquer e tira toda sua base por um ´[b:f90022890e]x valor[/b:f90022890e]´.
Acho que o medo existe em relacao a regulamentacao, mas nao devemos teme-lo tanto assim.
M@gnun
14/09/2006
ex:
vc vai a um estacionamento, e ve
gol 97, branco, 1.8, direcao, alarme, film, etc... R$12.500
vc vai a outro e ve
gol 97, branco, 1.8, direcao, alarme, film, etc... R$2.500
qual carro vc vai comprar?
isto se aplica a um sistema, se vc oferecer um sistema por 10.000 um cara oferece por 1000. O cliente aceita? Otimo é um direito dele. Se o programa for uma M*. Otimo foi o cliente que escolheu. Se o programa for bom. Otimo fez um bom negocio.
Mas com certeza se o sist for uma merd* ele ira rever seus conceitos e aceitar pagar um melhor preco.
´Inteligente é aquele que aprende com os próprios erros, porém sábio é aquele que aprende com o erro dos outros´.
Acho q o mercado é sábio.
Titanius
14/09/2006
Vejo que o problema, que alguns levantaram sobre o preço que se é cobrado, acho que isso não seria levado tanto a sério com ou sem regulamentaçao... vemos todas as profissões sendo banalizadas por profissionais mediocres... mas é claro que melhora.. vamos supor que o cara fez uma faculdade que a mensalidade seja de R$ 300,00 (olha que é suposição, acho que não existe faculdade na nossa área neste valor)... levando em consideração 4 anos ( (12*300) * 4) = R$ 14.400,00.. tirando outras despesas... pow.. o cara deixa um carro zero Km na faculdae, pra cobrar R$100,00 por um sistema? acho complicado... :D
Com certeza a banalização da profissão seria diminuida, mas não acabada...
[]s
Macario
14/09/2006
Mas isso e o de menos.
Como informei no primeiro post.
Quem cursa Engenharia de Computacao, tem como orgao regulamentador o CREA.
Estou a pensar, quais niveis podem ser criados, para as demais areas de informatica?
Quem faz Digital Designer, estaria no ´bolo´?
Titanius
14/09/2006
Pra quem tem interesse no assunto, entre no site dela, e procure algo sobre a regulamentação, e o professor Bigonha....
Mas como eu disse, na própria SBC tem pessoas que não tem formação acadêmica... :D ou seja, complica... mas tudo tem que ter um começo... não é verdade?
[]s
P.s.: Sobre a Engenharia da Computação ser prevista no CREA.. potz.. aí também não né!
Macario
14/09/2006
Sim, graduados em Engenharia de Computacao, tem como entidade de classe o [b:b144854dfb]CREA[/b:b144854dfb].
Por exemplo: Um Engenheiro Quimici nao se registra o [b:b144854dfb]CRQ[/b:b144854dfb] e sim no [b:b144854dfb]CREA[/b:b144854dfb]
So pra constar existem mais cursos de engenharia do que nossos dedos das maos e pes podem contar. :roll:
Titanius
14/09/2006
Voltando ao assunto, acho que a utopia da Regulamentação está longe.. infelizmente... :(
No que eu disse acima... o professor Bigonha da UFMG (se nao me engano), tem lutado por isso desde 1984.. ou seja... faz tempo pra caramba e até hoje nada... ou seja, no que depender dos nosso politicos ficaremos a ver navios... lembra do escandalo das listas de votacoes que vazaram?! acham que o analista que forneceu a senha foi punido!? pode ateh ter sido punido civil/criminal... mas pode continuar sua profissao numa boa.. ou seja... o pior de tudo é a falta de ética de muitos dos profissionais de nossa área...
Viva o Brasil... dia 1 iremos votar nos mesmos que bloquearam as tentativas, e os mesmos que criaram as leis que proibiam a entrada de computadores no Brasil... é... fazer o que né..!?
Vixi.. ´falei´ demais..
[]s
Michael
14/09/2006
Gostaria de deixar a minha opinião sobre o assunto. Eu não concordo em impedir desenvolvedores de trabalhar - ou colocá-los na ilegalidade - apenas porque eles não têm um diploma de ensino superior. Informática é uma área onde é possível ser auto-didata, e não necessariamente ter cursado uma faculdade. Isso é diferente dos exemplos aqui citados, como médicos e advogados. Nestas profissões, vc se capacita para exercê-las ao témino do curso. Mas, e na informática? Existe algum curso que ensine Java, Delphi, .NET do início ao fim? Claro que não. Certificações fazem isso. Os cursos superiores de computação dão base sobre computadores em geral. Ou seja, vc aprende o que é um sistema operacional, como ele funciona, como a memória trabalha, como o processador funciona, semáforos, threads, etc. Mas isso não é específico para uma linguagem. Obviamente que usa-se ferramentas para demostrar esses conceitos, como Java, C e outras, mas não se pode afirmar que o cara é um programador sênior apenas porque ele tem um diploma na mãos.
Não estou dizendo que o conteúdo aprendido é irrelevante e muito menos que não se deve cursar uma faculdade de computação, longe disso. Saber como o computador funciona ajuda muito na hora de desenvolver software e solucionar problemas. Mas dificilmente uma pessoa que tenha apenas na bagagem as disciplinas cursadas vai conseguir um emprego de desenvolvedor, pq isso não é o suficiente. O colega [b:8a124aec13]m@gnum[/b:8a124aec13] contou a história do analista que não sabia qual tecla era a contra-barra. E pq ele não sabia? Pq na faculdade não se ensina a usar o teclado do computador. O que quero dizer é que se vc não corre por fora, por sua conta, vai terminar o curso sendo um profissional meia boca.
Sou a favor sim de um orgão regulamentador para a nossa classe, mas que se baseie no conhecimento de cada um, e não no fato de ter ou não feito curso superior. Poderia ser usado como critério certificações oficiais, que provam muito mais se o sujeito é competente ou não no que faz.
Imaginem se para ser músico fosse obrigatório ter diploma de Música. Cantores como Herbert Viana, com mais de 20 anos de carreira, seriam proibidos de cantar. E cantar é uma arte, assim como programar, que cresce a partir dos dons de cada um, coisa que não se aprende de outros, nem em cursos, certificações, livros... Mas a questão de como avaliar o conhecimento de alguém é mais ampla e não vem ao caso aqui.
Terminando como comecei, desenvolvedor software de computador não se aprende (apenas) na faculdade, e portanto não creio que seja justo exigir que para tal se possua um diploma.
É isso, minha [b:8a124aec13]visão pessoal[/b:8a124aec13] do tema.
[]´s
Pauldiano66
14/09/2006
M@gnun
14/09/2006
´olha magnun, essa eu nao sei. E na area de informatica, nós professores, não somos obigados a saber tudo, você tem q ser auto-ditata.´
Entao eu levei isso a serio.
E outra, o que eu questiono nao é a regulamentação em si, é apenas a forma em q será feita. Não acho justo privar alguns simplesmente por nao ter aquele pedaço de papel. Caso fosse considerado seus conhecimentos, fundamentos, etc ... acharia bom.
Macario
14/09/2006
OAB, que mesmo o candidato tendo cursado nivel superior é obrigatorio a prestação de prova objetiva para ser aceito da entidade.
Eu que curso engenharia de computacao fiquei sabendo atravez da coordenadora do curso, que apos formado o CREA nao exige nenhum ´teste´ do conhecimento, para o ingresso na entidade.
Ao meu ver esta regulamentacao nao excluira pessoas capacitadas de praticarem suas funcoes, elas tendo ou nao formacao na area.
Titanius
14/09/2006
Michael, concordo em partes com você... mas o que impede eu ser autodidata em Medicina, Farmácia e/ou Direito? Posso muito bem, comprar livros e mais livros nestas áreas, fazer cursos (que se igualam à nossa certificação)... e mesmo assim não posso exercer a profissão... mesmo eu sabendo muito mais que os profissionais que estão na faculdade...
Como eu disse, isso é complicado... sou a favor de uma Classe Regulamentadora, e como um amigo disse, que seja feita uma prova para que se obtenha tal carteirinha... a faculdade por si só faz isso.. ao finalizá-la você tem que apresentar um TCC, que por sua vez, voce tem que provar sua tese e tals.. ou seja, querendo ou não é um teste... Claro que se eu faço uma Certificação Oracle, eu sei mais que muito profissionais, mestres, doutores em informática... e com certeza ganho mais que eles :D .... mas pra eu ter esta certificação eu tive que fazer uma prova, nao tive?! então está aí.. outra forma... não se trata apenas de formação academica, e sim [b:01a7fff9f2]formação válida[/b:01a7fff9f2], registrada e reconhecida pelo órgão maior da nossa educação o MEC...
Acho que este é o rumo... não podemos deixar o mercado escolher os profissionais, isso é hipocrisia... acreditar que mercado é auto-seletivo.. claro que é, mas e os maus profissionais!? acabam com a imagem da nossa profissão.. e isso conta e muito... quem nunca chegou num cliente e escutou: ´Essa raça de informática não presta!´
é isso ai!
[]s
Michael
14/09/2006
Eu não quis dizer bem isso, mas sim que nos cursos de direito ou medicina, por exemplo, é garantido (ou pelo menos deveria ser) que ao seu término o aluno vai ter aprendido o necessário para exercer a profissão. Já informática não. Logo, como exigir que para ser programador se tenha concluído um curso superior, digamos, de sistemas de informação, se isso não garante que o cara vai sair de lá sendo mesmo um? É esta a questão central, ao meu ver.
[]´s
Macario
14/09/2006
Se o caso e duvida em relacao ao que foi aprendido, todas as entidades de classe em si deveriam se comportar como a OAB.
E so mais um comentario, um recem formado em medicina nao logo de cara ´medicando´ ele tem que obter a experiencia(atraves de redidencia no caso deles).
E acho que nos programadores estamos bem, mas podemos ficar melhor.
Michael
14/09/2006
Seria mesmo muito bom se isso acontecesse, pois a equivalência é fundamental: ou é tudo igual para todos, ou para ninguém.
Mas novamente não é isso que eu quero dizer. Não se ensina .NET, por exemplo, nas faculdades. Então, fazer uma prova ao término do curso não vai provar que vc sabe programar. E, segundo este projeto de lei, um profissional certificado Microsoft não vai poder trabalhar legalmente a menos q tenha um curso superior, mas o cara que tem, mesmo q não saiba .NET, vai. .NET é só um exemplo.
A questão é que se não há cursos superiores que só tratam de desenvolvimento de software em sua plenitude, é plausível exigir que vc faça um para ser desenvolvedor?
Não sou contra existir um órgão regulamentador para os profissionais de informática, como frisei anteriormente. Apenas acho q este critério de ter ou não um diploma não é justo diante da realidade da profissão.
[]´s
Titanius
14/09/2006
Mas tipo, realmente concordo plenamente com você, faz nos esculachos não adianta... tem que ser bem feito.. não só porque o cara fez lá mestrado em ciencia da computacao que ele sabe programa... com certeza... como voce disse nao se ensina .NET, Delphi e afins na faculdade (o que deveria ser feito ao meu ver)... mas acredito que deveria sim ter uma entidade, para cobrar os profissionais... mesmo que nao tenha formação academica... tem la um entidade e tals... o cara faz uma prova pra comprovar que ele tem capacidade pra exercer tal profissão... e se ele fizer algum besteira, ter como puni-lo... ou seja, se todos os empregadores começarem a exigir tal convenio com a entidade nosso setor estaria muito melhor.. o que por consequencia natural das coisas, fariam com que todos procurassem formas academicas de se melhorar...
[]s
Macario
14/09/2006
[url]http://www.camara.gov.br/sileg/integras/398392.pdf[/url]
O artigo do pdf ´esclarece´ alguns pontos.
Nao necessariamente sera obrigatorio curso superior, se comprovadamente o requerente tiver 5 anos(isto podera ser revisto) na area podera ser reconhecido como profissional da ´categoria´.
Rjun
14/09/2006
http://br-linux.org/linux/projeto_de_lei_exige_regulamentacao_do_profissional_de_ti
Bon Jovi
14/09/2006
Dpinho
14/09/2006
Deveria sim ter um conselho, tem um regulamento, mas este negocio de criar condições tipo curso superior, ou comprar softwares legalizados isto é ideia d quem não sabe programar de quem não passou noites em claro tentando criar um rotina sem grana no bolso e preocupado com o iogurte das crianças no outro dia.
Este cara não deve ter conversado com um programador de verdade para criar o projeto ou não sabe nada de programação e por isto tem que garantir seu espaço ja que tem um diploma.
Tenho um Aluno de 14 anos, apaixonado por informatica e garanto que ainda não vi alguem criar programas melhores. Ele vende software e ja esta ganhando a grana dele e ajudando a familia. este projeto iria tirar ele do mercado e valorizar pessoas que não sabem nada e so tem grana para investir em uma empresa e explorar pessoas serias que buscam aprender
Quero deixar mais um vez claro aqui neste topico: [color=red:690c50aafc]Programar é uma arte, sem dom não funfa![/color:690c50aafc]
Rm
14/09/2006
Se alguem que fazer algo,criar algo de valor economico qual é o problema que enfrenta? Primeiramente não dispõe dos meios de produção (máquinas.equipamentos,infra-estrutura) e deve portanto apenas oferecer sua força de trabalho a quem detem os meios de produção (normalmente os mesmos de sempre).
A informatica rompe com isto pois as pessoas se apropriam dos meios de produção que em última análise se resume ao conhecimento que pode ter origem na experiencia e no estudo autodidata(.Muitos não tem condições financeiras de chegar sequer proximos de uma faculdade).Além disto força de trabalho intelectual tende a ser mais remunerada que o trabalho braçal.Ainda tem o fato que pensar e desenvolver a lógica nos torna mais críticos.
Isto tudo não é bom para quem quer concentrar o poder, pois é uma forma de distribuir a renda. Se as pessoas estão na linha da miseria e alguem atira um troco (tipo bolsa familia) é obvio que é idolatrado .Nunca será o objetivo dos politicos e das leis que criam, acabar com a pobreza mas ao contrário perpetua-la pois dela se alimentam.Se muitos vislumbram uma saída logo quem esta no poder se apressa em fechá-la.
Melhor seria que todos pudesem ter formação acadêmica, mas não sendo isto possível, restringir as possibilidade de trabalho das pessoas em meio a tanta desigualdade é algo perverso (sinto muito, não encontro outra palavra).Um mau profissional não se mantem no mercado tenha ou não diploma.Mas como disse a preocupação é outra.
Dpinho
14/09/2006
Em Minas Gerais agora eles conseguiram aprovar jutno ao governo uma empresa de informatica para fazer a homologação de todos os sistemas do estado. veja bem: se eu for vender meu sistema em Minas tenho que pedir permissão a meu concorrente. Seria como se a Microsoft para vender tenha que pedir permissão ao linux.
Visitei tambem o site SBC, sera que eles não estão muito preocupado é com a mensalidade não?
Acho que devemos rever nossos conceitos, organizar sem controlar.
Vamos re-lembrar dos Contadores que apos o Conselho muitos não tiveram condições de continuar no mercado e olhe que foram pessoas que contribuiram para criação da profissão. como nos programadores, se formos olhar direito os que mais contriubuim aqui no forum com alinguagem não são formados na area e muitas vezes não tem nem um curso tecnico.
Mande este deputador se preocupar com assuntos mais importante e deixar que o proprio mercado cuide dos programadores ruins.
Marcosalex
14/09/2006
Quanto a criticar o ensino no país, o Brasil é o oitavo país do mundo em pesquisa cientifica e cresce acima da média mundial. Não é porque tem faculdades péssimas que devemos generalisar. Conheço faculdades sofríveis nos Estados Unidos, mas lá tamém bem as melhores
Dpinho
14/09/2006
Veja como funciona aqui no forum: as vezes um discursão tem pros e contra, mas acabamos chegando a um acordo.
alguem ja participou de algum topico como aquele sobre ´não deixe crackear nosso sistema´ todos são livres para dar sua opinião, mas neste momento ja esta mais que definido uma linha de segurança a seguir.
Pergunto: Alguem aqui participou de alguma reunião com este deputado ou conhece algum programador que participou?
Sera que por traz deste cara não tem alguem querendo nos manipular?
Veja sempre nos orgulhamos de ser livre e agora queremos nos colocar sob julgo de uma lei.
Somos artista e não tem como controlar a inspiração por uma lei.
Michael
14/09/2006
Pelo o que eu tenho acompanhado aqui, a maioria não é contra a regulamentação da profissão, mas sim contra a forma com que ela está sendo imposta.
Em nenhum momento neste tópico o ensino no Brasil foi criticado. Foi-se falado que não há curso superior que torne alguém desenvolvedor, e não há mesmo. E isso não quer dizer que o ensino é ruim, mas que não existe, literalmente falando, uma curso que faça alguém que não sabe nada de informática sair de lá programando em Java ou .NET.
Então, como usar isso como parâmetro para definir quem é ou não desevolvedor? Reforçando a minha opinião, dada anteriormente e que acredito tbm ser compartilhada por alguns colegas aqui, sou a favor sim da regulamentação, mas não de separar os profissionais dos não-profissionais apenas pelo critério de ter ou não um diploma.
[]´s
Nerdex
14/09/2006
Torneiro mecânico - Engenheiro mecânico
Ora pessoal, sejamos realistas, mas você acha que um torneiro mecânico, o mesmo que um técnico em informática sem curso superior, poderá vir a ser um gerente de TI? Não é só na informática não... é em um contexto geral no mundo regido pela ´lei das profissões´.
Lógico, sabemos que um técnico detém sabedoria e conhecimento focado e restrito para, por exemplo desenvolver um software com Delphi e tecnologia DataSnap, e este, sabe dos detalhes técnicos e o gerente de TI nem quer saber disto, pois o mesmo tem uma visão abrangente e generalizada das tecnologias, tendências e mecanismos para coordenar uma equipe.
Cyber
14/09/2006
Primeiro eu acho que o ensino publico teria q melhorar, faculdade particular e tals tambem teriam que ter seus preços viaveis aos que nao tem grana para pagar uma facul, pois concorrer a uma vaga publica creio q muitos aqui ja choraram muito quando nao conseguem...
sou contra mas sou a favor a regularização!
esse brasil tem tanta coisa para se preocupar e vem logo fuçar nas feridas de gente q nao tem condiçoes de ser diplomado!
sei la é complicado!
Cyber
14/09/2006
a um tempo atraz trabalhei em um escritorio de advogados que fazia busca e apreensão de veiculos...
nao sou advogado mas eu e minha equipe cuidava da area de apreensões ... entrando com o processo e acompanhando os mandados judiciais e investigando o caso como: endereço do cliente, localização de veiculos e controle do processo vendo seu status atual se deferido ou indeferido entre outros....
Logo em seguida veio a ideia de colocar apenas advogados para essa area...
fizeram um teste e foi um fracasso... pois os advogados apenas distribuiao as açoes e voltavam pra sua salinha com seu PC para jogar paciencia e esperar algum oficial de justiça ligar, mesmo sabendo que teria q fazer investigação para localizar o bem.... nenhum dos advogados aguentou pois como era diplomado eles achavam que aquilo nao era serviço para eles ficar na chuva ou no olho do sol esperando o proprietario aparecer com o veiculo em sua casa e efetuar a apreensão!
kkkkk
Falows!
Marcosalex
14/09/2006
Deveria ter menos gente contra. E não foi nada imposto, não foi decreto nem MP, mas um projeto de lei. TODO projeto de lei tem audiência pública e debate. O tema vem sendo discutido a mais de 10 anos e o projeto foi divulgado em edital, nada imposto. Se as pessoas não se informam o governo não tem culpa. É assim no mundo inteiro.
Se voce faz um software para um hospital, por exemplo, seu software dá pau e alguém morre por culpa disso, você deve ser notificado. É assim com engenheiro, médico e outras profissões regulamentadas.
Além disso, se for provada sua incompetência, seu registro pode ser cassado. Dessa forma, é uma proteção para o cliente que está trabalhando, já que a médio prazo pode saber mais claramente se a pessoa ou empresa que está contratando tem credibilidade.
E, como já dito antes, tem vários níveis de desenvolvedor. Uma universidade forma o profissional para programar, e não em ferramentas. Se não deu uma formação boa (como muitas faculdades daqui ou de outro país) a regulamentação ainda vai ajudar a filtrar essas universidades, como acontece em outras áreas.
O que ocorre muito no Brasil é o que muitas pessoas tem medo de ser avaliadas.
Sremulador
14/09/2006
Sourcecode
14/09/2006
Sou contra a regulamentação, tudo que vem do governo está provado que só serve pra nos taxar e nos tornar submissos, não acredito mais na igualdade, só pra citar um exemplo, quem tem empresa de desenvolvimento sabe do que estou falando, o governo é praticamente sócio na questão de impostos, nos arrancam mais de 1/3 do lucro, então sinceramente eu gostaria muito que o governo fosse pra aquele lugar, não acredito mais em papai noel.
[]´s
Ramms
14/09/2006
Hj estou fazendo um MCP SQL Server e ao meu lado senta um rapaz formado em Analise de Sistemas pela FATEC, ele simplesmente não manja nada, nada, nada de banco de dados. Não acho justo eu que dediquei 6 anos de minha vida estudando sozinho, correndo atras, tomando na kra e etc. perca meu emprego para um cara assim, realmente despreparado.
Eu como auto didata me ferrei tanto qto esse kra da FATEC, talvez até mais, pois sofri preconceito e discriminação, hj tenho meu trabalho reconhecido por todos os funcionários da empresa por desenvolver um sistema que facilitou o trabalho de todos. Tenho uma caderneta de clientes já e não acho justo jogar meus míseros 2 anos de trabalho registrado no lixo e meus 5 anos trabalhando com informática janela a fora.
Não quero voltar a ser operador de telemarketing.
Não me esforcei pra isso.
Pq não regulamentão uma lei para que políticos tenham que ter faculdade de Ciências Políticas ou qualquer coisa desse tipo.
Sou a favor de uma instituição para ´organizar´ a área, mas não de uma proibição, chega de proibições, estou cansado disso.
Sou auto didata, estou fazendo meu primeiro curso em informática agora e me sinto totalmente confiante em prestar qualquer prova dentro de minha função.
Rjun
14/09/2006
Tekmicro
14/09/2006
Ficou na faculdade fazendo o que? Porque aqui onde moro temos duas faculdades e boa parte é ´filhinho de papai´ que não tem nada pra fazer fica ocupando espaço de outros.
Não sou a favor desta picaretagem deste deputado querendo ganhar votos. tanto que enviarmos vários e-mails para ele para saber se o mesmo não teria nada mais interessante para fazer.
Posso afirmar na prática porque temos uma empresa de informatica a mais de 10 anos no mercado com ótimos profissionais capacitados que fazem na prática mesmo, na garra, muito pelo contrário dos mauricinhos que pegam seus ´canudos´ colocam debaixo do braço, empinam seus nariz e se acham superiores. Só que na hora de procurarem estágios, sabem onde eles vão? Nas nossas empresas!
Que ironia não! Meros e eternos aprendizes de incompetência!
Marcosalex
14/09/2006
Se tivermos a profissão regulamentada vai ser muito melhor para as instituições e para o mercado. O conselho vai poder definir o que é o mínimo necessário para o profissional aprender na faculdade pra poder entrar no mercado de trabalho, acabando com as faculdades de aluguel que são fábricas de diploma.
E vai acabar com aqueles ´profissionais´ que vendem sisteminha de 50 reais que nada mais é um modelo pronto que ele pegou e trocou o nome. Pra ser um analista de sistemas hoje, é só o cara falar, agora ele vai ter de provar seu valor.
Agora, em qualquer lugar do mundo, instituição do ensino é feita para dar uma base teórica, ninguém pode querer que uma universidade minimamente descente dê um curso com ênfase em uma ferramenta. Isso também vai ser positivo quando regulamentarem nossa profissão.
Tekmicro
14/09/2006
O que determina e sempre predominará é a inteligência rara que não faz parte de todos os seres humanos, se o fosse, não exisitiram mais políticos corruptos e muito menos seriam reeleitos ou eleitos como ocorreu agora, onde posso sitar Collor de Mello.
Tem muitos mauricinhos por ai, com seus nariz arrebitados se achando o máximo porque tem um pedaço de papel no formato retangular debaixo do braço mas o que determina o mercado é a prática, somente através de determinações, de ralar muito que conquistamos um pedaço da fatia, e não conforme alguns imaginam porque devem possuir o papelzinho debaixo do braço e se passar algumas questões de algoritmo não acertariam um terço.
Santa ignorância humana!
Rjun
14/09/2006
Não sei se é cômico ou preocupante os ´profissionais´ daqui estarem preocupados com aqueles que cobram R$ 50,00 por um sistema.
Tekmicro
14/09/2006
A programação e o profissionalismo é algo individual e cada um deve saber suas condições e determinações suficientes para manter seus softwares no mercado nas melhores condições favoráveis para os clientes trabalharem com segurança e credibilidade.
E olha que por aqui estes programetes já não tem mais tanta influência de mercado não. Será porque hém?? :idea:
M@gnun
14/09/2006
desde jah digo q nao tenho nada contra o usuario demir q postou o seguinte tópico:
http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=81315&sid=544d806e8d6e7d9d3e3c841b03dc829f
´Pago por programa em Delphi´
Boa tarde pessoal...
Estou no meu [b:bf897775cb]último ano de faculdade[/b:bf897775cb], e tenho que entregar um projeto de um software de confecção, sendo que este tem q ser desenvolvido em Delphi.
Sou iniciante em Delphi e creio que não conseguirei cumprir este projeto, portanto, se alguém mais experiente na linguagem puder me ajudar, pagarei com muito prazer o seu serviço.
Interessados mandem um e-mail para mim:
ademir.souza@vivax.net.br
O projeto tem q ser entregue no dia 02/11.
Obrigado,
antes que digam ´a mais ele é iniciante em Delphi´...
nesse caso acho q não importa a linguagem, pq não é um projeto final ao cliente. Eu mesmo só usei C por uns 3 meses quando eu estava aprendendo algoritimos, VB entao ... aff, mas fiz um projeto completo pro curso no 2 letras kkk, e esses dias peguei um visual studio q tava no pc do meu irmao e ensinei ele a fazer umas paradas ...
Tekmicro
14/09/2006
desde jah digo q nao tenho nada contra o usuario demir q postou o seguinte tópico:
http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=81315&sid=544d806e8d6e7d9d3e3c841b03dc829f
Boa tarde pessoal...
Estou no meu [b:0922e26b67]último ano de faculdade[/b:0922e26b67], e tenho que entregar um projeto de um software de confecção, sendo que este tem q ser desenvolvido em Delphi.
Sou iniciante em Delphi e creio que não conseguirei cumprir este projeto, portanto, se alguém mais experiente na linguagem puder me ajudar, pagarei com muito prazer o seu serviço.
Obrigado,
nesse caso acho q não importa a linguagem, pq não é um projeto final ao cliente. Eu mesmo só usei C por uns 3 meses quando eu estava aprendendo algoritimos, VB entao ... aff, mas fiz um projeto completo pro curso no 2 letras kkk, e esses dias peguei um visual studio q tava no pc do meu irmao e ensinei ele a fazer umas paradas ...[/quote:0922e26b67]
Prezado, você fez um auto-comentário no final onde referiu que a linguagem não importaria, mas, antes você relatou de que deveria apresentar um projeto desenvolvido em Delphi :?:
M@gnun
14/09/2006
vou colocar dnovo e o que estiver em negrito é o que o outro cara escreveu:
só pra confirmar o que eu disse há alguns dias no inicio da discussao: diploma não pode ser a base para saber se o cara é um bom profissonal.
[b:e28dbbb735]
Boa tarde pessoal...
Estou no meu último ano de faculdade, e tenho que entregar um projeto de um software de confecção, sendo que este tem q ser desenvolvido em Delphi.
Obrigado,
[/b:e28dbbb735]
nesse caso acho q não importa a linguagem, pq não é um projeto final ao cliente. Eu mesmo só usei C por uns 3 meses quando eu estava aprendendo algoritimos, VB entao ... aff, mas fiz um projeto completo pro curso no 2 letras kkk, e esses dias peguei um visual studio q tava no pc do meu irmao e ensinei ele a fazer umas paradas ...
ficou meio confuso o outro post ... mas acho q agora da pra entender ... eu estava parafraseando o post do link acima.
Tekmicro
14/09/2006
Abraços!
Demir
14/09/2006
vou colocar dnovo e o que estiver em negrito é o que o outro cara escreveu:
só pra confirmar o que eu disse há alguns dias no inicio da discussao: diploma não pode ser a base para saber se o cara é um bom profissonal.
[b:fe915f972a]
Boa tarde pessoal...
Estou no meu último ano de faculdade, e tenho que entregar um projeto de um software de confecção, sendo que este tem q ser desenvolvido em Delphi.
Obrigado,
[/b:fe915f972a]
ficou meio confuso o outro post ... mas acho q agora da pra entender ... eu estava parafraseando o post do link acima.[/quote:fe915f972a]
Entendo a situação de discussão de vocês...
Mas realmente só postei aquele tópico pois realmente precisava mesmo (Muitas empresas e profissionais entraram em contato comigo e não conseguiram fazer....para vc ver que não era um simples projeto)
O projeto consiste em fazer uma aplicação de três camadas, utilizando cliente, servidor e browser HTML !! De boa, sou mto iniciante mesmo, e pelo que me disseram eu precisaria de no minimo 6 meses para fazer este projeto se fosse profissional.
Para vc ter uma idéia, a minha faculdade onde estudo o foco de aprendizado sobre programação é em Java, e que se fosse nesta linguagem poderia fazer muito bem este projeto, mas como fui obrigado a desenvolver o projeto em Delphi, coisa que ninguém entende lá na faculdade fomos obrigados a nos virar.
Eu por exemplo não fiz o projeto, e estudarei pakas para o próximo para até o próximo semestre aprender Delphi para fazer um novo projeto proposto..
Desculpe por ter postado coisas que não agradam o pessoal do fórum !!
José Henrique
14/09/2006
ex:
vc vai a um estacionamento, e ve
gol 97, branco, 1.8, direcao, alarme, film, etc... R$12.500
vc vai a outro e ve
gol 97, branco, 1.8, direcao, alarme, film, etc... R$2.500
qual carro vc vai comprar?
[/quote:5d8a50d506]
Eu levaria um mecãnico de confiança para examinar os automóveis.
No caso de um sistema analisaria a clientela do profissional, saber, por eles, como é o pós venda, suporte etc.
Faculdade (concluo meu bacharelado no próximo semestre) traz conhecimentos muitíssimo úteis para aqueles que o quiserem. Conheço muitas pessoas, não só da área de informática :?, que não têm o conhecimento de 2º grau sobre os assunto em que são bacharéis. Alguns contam orgulhosos sobre os esquemas que montaram para colar as provas. Há bacharéis em nossa área que sequer vislumbram, por exemplo, o que são ponteiros.
Esse negócio de fiscalizar a ´profissão´, punir maus profissionais etc. deixemos com a Justiça, que mesmo estando uma m*, tem dado melhores e mais efetivas repostas que os conselhos profissionais e com o melhor julgador e selecionador: o mercado.
Marcosalex
14/09/2006
Tiagorocha
14/09/2006
Vi muitas citações de casos de evidente incompetência por parte de ´diplomados´. Confesso que também já presenciei muitos casos de ignorância e rigidez cefálica por parte dos tais ´autodidatas´. Frases como ´o importante é o sistema funcionar´, ´Análise? Projeto? Nhééé... que que adianta ficar desenhando bolinhas, quadradinhos e setinhas?´, ´Eu já sei programação orientada a objetos. É só espetar um objeto botão no objeto form e...´, ´A tela não importa. O cliente não liga pra aparência da tela.´ já se tornaram verdadeiros lemas para boa parte deles.
Mas veja bem, não estou sendo simplista. Não estou generalizando. Não é porque conheci um ou dois ´autodidatas´ simplórios que todos outros também serão necessariamente assim. Ao contrário de muita gente que só enxerga o próprio umbigo, sei que existem tanto ´diplomados´ quanto ´autodidatas´ incompetentes. Sei também que a recíproca é bastante verdadeira. Há pessoas boas em ambos os lados. O que determina a competência de uma pessoa para uma determinada área não é a quantidade de material, auxílio e avaliação que ela teve para aprender, mas sim a vontade de APRENDER, a gana em ABSORVER e usar aquele conteúdo todo.
Entretanto, isso nada tem a ver com arte. Ninguém domina POO ou UML usando apenas a imaginação. Tanto o artista quanto o cientista precisam ter vontade para fazer o que fazem, mas este precisa de método e raciocínio, enquanto aquele precisa de inspiração e sonhos. E esta é a diferença. E no entanto, até mesmo o artista é capaz de beneficiar-se de uma boa escola que lhe apresente novas técnicas artísticas!
Por isso não se deve menosprezar os estudos! Isso sim é um retrocesso! Dizer que o ensino é lixo apenas pelo fato dele ter deficiências é uma injustiça sem-tamanho! Boa parte dos ´autodidatas´ dizem saber tudo que os ´diplomados´ sabem e mais um pouco. Ora essa, então qual o motivo de tanto receio em se submeter a um exame em igualdade de condições? Se são tão experientes, qual o receio em submeter-se a um órgão regulador que aceitará ´profissionais esperientes da área´? Se o problema é o registro em carteira, exijam que os chefes descrevam suas atividades adequadamente ali no tal registro. Não entendo. Se o mercado é e sempre será o grande filtro, então não há o que temer, a faculdade passará a ser apenas um filtro ´menor´.
Não sou playboy, apenas me esforço. Nem papai, nem mamãe nunca pagaram nenhum curso profissionalizante para mim e o modesto patrimônio que hoje possuo conquistei graças ao meu esforço e empenho em aprender e evoluir, com muito suor e correria. Não precisei de cursinho para ingressar na escola técnica estadual e nem na faculdade de tecnologia onde me consegui me formar, respectivamente, técnico e tecnólogo em processamento de dados.
A propósito, nunca ouvi ´desculpinhas´ por parte dos professores. Chegaram até ao ponto de ir à biblioteca e abrir o livro para me mostrar as respostas, mas nunca me deixaram voltar pra casa com dúvidas. Na faculdade onde eu estudei (a FATEC, tão criticada em posts anteriores), tive acesso aos cursos de Delphi Básico, Cliente-Servidor e Avançado, além de Java, ASP e PHP. Ou seja, me foi ensinado a teoria básica, que todo desenvolvedor deveria saber - lógica de programação, estrutura de dados, conceitos de programação estruturada. orientada a objetos, três matérias de análise, etc. - e também as ferramentas de programação supra-citadas. Ou seja, os cursos seguem um esqueleto básico SIM, com algumas variações menores.
O que os políticos fazem ou deixam de fazer já não é novidade. É só ligar a televisão no noticiário para vislumbrar a ponta do iceberg. Já não é nem deles mais que eu tenho vergonha, tenho vergonha é de morar no mesmo país em que moram pessoas que reelegem crápulas como Maluf e Collor, dentre outros. Mas deixa pra lá que isso já está fugindo muito do tópico aqui... :P Não sei se o objetivo desse projeto de lei era obter algum tipo de lucro, algum aumento na popularidade do tal deputado. Bom, só pela reação que pudemos constatar aqui no tópico, não acredito que era esse o objetivo da lei.
Eu particularmente sou a favor da criação desse tal órgão regulamentador, com os devidos ajustes nesse tal PROJETO de lei. Seria algo bastante proveitoso se fosse algo com o objetivo padronizar, principalmente os cursos da área de Análise e Desenvolvimento. Com isso teríamos uma maior união da categoria, uma força para reivindicar direitos, benefícios e melhorias para nossa classe, teríamos toda essa parte de controle ético para banir profissionais criminosos e imorais de nosso meio. Com certeza a criação de um órgão ou conselho não vai impedir que maus profissionais atuem, assim como o CRM não impede os maus médicos de atuarem. Mas ao menos teríamos disponível um banco de dados com informações sobre esses maus profissionais para ser consultado por vítimas em potencial.
Aliás, o trabalho intelectual nem sempre é mais bem remunerado que o trabalho manual, conforme alguém comentou aí atrás. Em muitas cidades é bem mais lucrativo trabalhar como pedreiro do que como programador. Rende muito mais iogurtinho para as crianças. É a velha lei da causa e do efeito. SE qualquer um pode sair por aí falando que é programador, ENTÃO ninguém vai valorizar o seu trabalho mesmo, afinal, você passa a ser ´qualquer um´...
Por falar nisso, quem não gosta de homologação que se prepare. As hoologações e registro de softwares são uma tendência forte para um futuro bastante próximo nas áreas que envolvem questões tributárias (ou seja, virtualmente TODAS áreas).
Agora, concordo em número e gênero com esse negócio de exigir formação em administração pública dos candidatos a cargos políticos. Mas acho que nunca daria certo. O povo não iria gostar, afinal, muitos de seus candidatos favoritos seriam impedidos de competir... :P
Minha opinião. Não sou o dono da verdade, mas, por favor, só venha discutir se tiver argumentos com algum fundamento. Xingação desesperada é perda de tempo. Obrigado. :)