Fórum [OT]-Projeto prevê regulamentar profissiões de TI #329306
14/09/2006
0
Curso Engenharia de Computação, e segundo a coordenadora do curso, após formado terei o CREA como classe.
E agora como fica com a criação de um conselho proprio?
:roll:
Macario
Curtir tópico
+ 0Posts
14/09/2006
Titanius
[b:61559c9331]Sou totalmente a FAVOR da regulamentação da profissão[/b:61559c9331]
Pow, porque nossa profissão não tem um conselho? Pra punir os maus profissionais...?
Programador, Analista, Engenheiro...o que for... o cara tem que ter diploma. Eu sei que vão falar que Diploma não faz profissional, mas pelo menos o cara ficou lá na faculdade uns 4 anos...
Sei lá... eu acho que se não tivesse diploma, não poderia trabalhar na área...
[]s
Gostei + 0
14/09/2006
Macario
Tambem sou favoravel a regulamentacao.
Mas o receio existe.
Por exemplo a profissao de enfermagem, é da area da saude, porem não fazem parte do CRM e sim do COREM, eu futuramente farei parte do CREA mas sou da area de informatica. Tecnologos seriam de qual classe? Baicharel seria de qual? E por ai vai.
Fico no aguardo.
um abraço.
Gostei + 0
14/09/2006
Rjun
Gostei + 0
14/09/2006
Pauldiano66
Gostei + 0
14/09/2006
Helderjr
Gostei + 0
14/09/2006
Macario
Experiencia e um atributo muito importante em qualquer area.
O fato de existir uma ´Classe´ reconhecida ira agregar primeiramente respeito.
8)
Gostei + 0
14/09/2006
Marco Salles
Não se deve discutir isto.. Devemos pensar la na frente.
o fato é a regulamentação
O que significa isto ??
significa mais emprego , mais distribuição de renda , mais giro etc...
Toda empresa que for informatizada tem que ter um tecno ou alguem que assina por esta informação
Olhe que beleza... Quantos empregos , etc...
Ter um padrão minimo de preços... e não este mercado que se vende o almoço para comprar a janta
enfim . Muitas são as vantagens
o fato é que tudo que começa errado , é muito dificil de mudar
Gostei + 0
14/09/2006
Titanius
Vamos pensar no seguinte: um médico... eu posso simplesmente me afundar em livros, e sair por aí medicando, e consultando?
De acordo com vocês sim... vocês podem falar, vixi.. mas médico é diferente, mexe com vidas e tals.. pois bem, vamos mudar... Advogado.. vou lá e decoro o Código Civil e posso advogar? De acordo com os amigos, sim! E qual a diferença entre eu que decorei, e o cara que estudou na faculdade (é a maioria) decorou o código? Simplesmente o Papel que voces citaram.. o diploma e o registro na classe.
Como eu disse, diploma não é atestado de que a pessoa sabe ou não, ou se é melhor ou não... eu posso ser melhor advogado que muitos adogados formados por aí... o que me impede de sair advogando, ou medicando é justamente a Regulamentação da Profissão... pois assim teria um órgão responsável pelo profissional, para punir o profissionais desonestos e tals..
Claro que tendo ou não um órgão regulametador, isso não é certeza para que profissionais sejam punidos, vemos por ai muita coisa...
Bem, é isso... como eu disse,sobre regulamentar, ou criar uma classe, será impossível, pois sempre tem pessoas que vão contra este principio, pois já trabalham (no caso dos amigos) e nao tem formação. Se for criado a classe, aí entra os detalhes: Como ficam estes profissionais?
É complicado responder esta pergunta, principalmente tirando o fanatismo que existe sobre o assunto. :wink: mas sou da seguinte opinião, sou a favor de uma Regulamentação da Profissão, de uma Classe, e que para exercer a profissão o cara tem que ter responsabilidades, e sao não as mantiver, deverá ser punido por isto.. Se todos que contratassem serviços de informática, pedissem uma carteirinha de classe, ou confirmação de formação, estaria por sua vez forçando aos profissionais bons a se adequarem a nova regra...
Bom é isso... este discussão saudável é até boa.. cade o pessoal do forum!? Vamos discutr isso.. :wink:
[]s
Gostei + 0
14/09/2006
Macario
Concordo plenamente.
Se podemos ter , entao por que nao.
8)
Gostei + 0
14/09/2006
Emrinfo
Gostei + 0
14/09/2006
M@gnun
Basicamente meu trabalho é de Analista, Programador, Adiministrador de BD e Suporte Técnico.
1º caso: Algum tempo atraz estava terminando meu curso de hardware, e o instrutor estava ensinado a galera a formatar um computador (aff). Em determinado momento ele disse ´digitem tal comando e coloquem uma barra invertida e apertem enter´. Uma pessoa do curso, ja formada em analise de sistemas, pela fatec, ficou quieta no canto, eu perguntei ´o q q foi´ ela disse bem baixinho :
´[b:a4370e4ef0]O QUE É BARRA INVERTIDA? É ESSA AQUI ´_´[/b:a4370e4ef0] ?´
2º caso: Fui mes passado com meu advogado ao forum, ver como estava o andamento de um processo, o mesmo pegou o processo em maos, foi até a ultima folha que havia lido, e começou a leitura. Apos 3 linhas começou a [b:a4370e4ef0]GAGUEJAR[/b:a4370e4ef0] igualzinho meu sobrinho de 7 anos q está aprendendo a ler. Pedi licença e li o processo pra ele.
Aqui na empresa tem um cara q é designer. o cara faz um trab mt bom. ele é formado em analise de sistemas, e nao sao nada de programacao, nem de DB.
Quando vim atraz deste emprego, tinham + 3 pessoas se candidatando, todos formados. Coloquei meu humilde curriculum ao lado do deles. O contratante fez uma pergunta a todos, um cara respondeu +-, fez uma outra pergunta, e o mesmo cara respondeu errado. (tudo pergunta facinho). ai eu pedi licença e corrigi. Fez mais uma pergunta, os 3 graduados ficaram quietos e eu respondi. Passado esse pequeno teste, foi feito um teste pratico individual.
Hoje sou eu, técnico, e que estou empregado.
Ou seja, enquanto o ensino tiver essa qualidade mediocre, nao adianta tentar regulamentar nada.
ps: sou a favor de o cara fazer uma facu, eu mesmo vou começar ano que vem. mas daih a exigir graduacao em uma possievel regulamentacao eu acho ridiculo.
Gostei + 0
14/09/2006
Weber
Faço das palavras de titanius as minhas.
Nós profissionais devemos nos preocupar com os picaretas e não com outros profissionais.
O que me deixar mais ´f´ é quando apresento uma proposta de R$ 10.000,00 e um picareta apresenta uma proposta de R$ 300,00.
Infelizmente os usuários de um modo geral não sabem diferenciar um profissional de um picareta pois softwares são tratados simplesmente como ´sisteminhas´ e ao meu ver a unica forma de mudar isto é regulamentando a profissão.
Gostei + 0
14/09/2006
Macario
Como o colega weber disse, voce faz um projeto por ´[b:f90022890e]X valor[/b:f90022890e]´ e vem um fulano qualquer e tira toda sua base por um ´[b:f90022890e]x valor[/b:f90022890e]´.
Acho que o medo existe em relacao a regulamentacao, mas nao devemos teme-lo tanto assim.
Gostei + 0
14/09/2006
M@gnun
ex:
vc vai a um estacionamento, e ve
gol 97, branco, 1.8, direcao, alarme, film, etc... R$12.500
vc vai a outro e ve
gol 97, branco, 1.8, direcao, alarme, film, etc... R$2.500
qual carro vc vai comprar?
isto se aplica a um sistema, se vc oferecer um sistema por 10.000 um cara oferece por 1000. O cliente aceita? Otimo é um direito dele. Se o programa for uma M*. Otimo foi o cliente que escolheu. Se o programa for bom. Otimo fez um bom negocio.
Mas com certeza se o sist for uma merd* ele ira rever seus conceitos e aceitar pagar um melhor preco.
´Inteligente é aquele que aprende com os próprios erros, porém sábio é aquele que aprende com o erro dos outros´.
Acho q o mercado é sábio.
Gostei + 0
14/09/2006
Titanius
Vejo que o problema, que alguns levantaram sobre o preço que se é cobrado, acho que isso não seria levado tanto a sério com ou sem regulamentaçao... vemos todas as profissões sendo banalizadas por profissionais mediocres... mas é claro que melhora.. vamos supor que o cara fez uma faculdade que a mensalidade seja de R$ 300,00 (olha que é suposição, acho que não existe faculdade na nossa área neste valor)... levando em consideração 4 anos ( (12*300) * 4) = R$ 14.400,00.. tirando outras despesas... pow.. o cara deixa um carro zero Km na faculdae, pra cobrar R$100,00 por um sistema? acho complicado... :D
Com certeza a banalização da profissão seria diminuida, mas não acabada...
[]s
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)