[OT] Usar ou não MDI eis a questão.
Olá amigos, atualmente todos os meus sistemas utilizam MDI, porém estou me perguntando, o porque usar MDI?
A máxima do MDI é: pode utilizar vários forms, ao mesmo tempo.
MAs atualmente não encontro sistema algum com esta configuração. ;explicando melhor.. você está na tela de vendas, onde você informa o cliente, aí você abre a tela do cliente, e altera o nome dele... automaticamente deveria ser alterado no vendas, correto? É isso que o MDI pretende... ou ter vários Forms, de vendas ao mesmo tempo...
Os meus sistemas não são assim, pois é complicado por causa das transações, como saber que o registro foi modificado? e alterar no form que o estiver usando...
Então eis a pergunta cabal.. se a maioria dos sistemas MDI não permitem vários forms ao mesmo tempo, e interação entre os forms... porque utilizá-lo? Esta questão pode ser aplicada tambem às aplicações TDI...
Então é isso, queria debater sobre o MDI, quem se interessa? :wink:
[]s
MAs atualmente não encontro sistema algum com esta configuração. ;explicando melhor.. você está na tela de vendas, onde você informa o cliente, aí você abre a tela do cliente, e altera o nome dele... automaticamente deveria ser alterado no vendas, correto? É isso que o MDI pretende... ou ter vários Forms, de vendas ao mesmo tempo...
Os meus sistemas não são assim, pois é complicado por causa das transações, como saber que o registro foi modificado? e alterar no form que o estiver usando...
Então eis a pergunta cabal.. se a maioria dos sistemas MDI não permitem vários forms ao mesmo tempo, e interação entre os forms... porque utilizá-lo? Esta questão pode ser aplicada tambem às aplicações TDI...
[]s
Titanius
Curtidas 0
Respostas
Bon Jovi
21/04/2007
Faz um prototipo das opcoes e quem decide é o seu cliente. Isso é questao de gosto e agilidade para cada de caso. Se for produto de prateleira, deixa ser configuravel as opcoes.
´como saber que o registro foi modificado? e alterar no form que o estiver usando...´
Solucoes mágicas só iriam complicar o código, neste caso faça simples e grosso: ClientDataSet.Refresh.GOSTEI 0
Paullsoftware
21/04/2007
Kra no meu caso, tenho um sistema de locadora e as atendentes aqui usam de duas a três telas ao mesmo tempo quase sempre...
Devoluções e Locações ficam sempre abertas...
Reservas é outra que fica aberta bastante...
Consulta de filmes tb...
e ainda tem outras telas que elas abrem e muitas vezes deixam abertas pra facilitar o trabalho, mais eu creio que kda caso é um caso, no meu caso é fundamental o uso de MDI mais tb tenho outras aplicações TDI pois, não há a necessidade de abrir mais de uma tela ao mesmo tempo, quando há é uma consulta e pode ser chamada com o CreateForm sem problemas...
é isso, a minha opnião sobre aplicações MDI é essa: ´Acredito que cada caso é um Caso!´ :wink:
Consulta de filmes tb...
e ainda tem outras telas que elas abrem e muitas vezes deixam abertas pra facilitar o trabalho, mais eu creio que kda caso é um caso, no meu caso é fundamental o uso de MDI mais tb tenho outras aplicações TDI pois, não há a necessidade de abrir mais de uma tela ao mesmo tempo, quando há é uma consulta e pode ser chamada com o CreateForm sem problemas...
é isso, a minha opnião sobre aplicações MDI é essa: ´Acredito que cada caso é um Caso!´ :wink:
GOSTEI 0
Titanius
21/04/2007
Kra no meu caso, tenho um sistema de locadora e as atendentes aqui usam de duas a três telas ao mesmo tempo quase sempre...
Consulta de filmes tb...
Olá paull... como você faz.. pra quando estou alugando uma fita por exemplo (usando seu exemplo :wink: ) com meu registro em modo de inclusao, e vamos supor que nesta tela mostre-me NOME, CPF, TELEFONE do cliente... e com o registro de locação em edição, vou no cadastro de cliente e altero meu CPF e ou Inativo o cliente?
De acordo com a ´filosofia´ MDI, esta repercussão deveria ir imediatamente para sua tela de locação, concorda? Com os Bancos novos, com a tecnologia de transações.. isso fica quase que impossivel.. mesmo dando um Refresh como disse o amigo Bon Jovi.. pois para dar o Refresh, eu deveria saber que o registro modificado em questão é o que estou usando no momento.. entendeu?
[]s
GOSTEI 0
Bon Jovi
21/04/2007
titanius, o Refresh seria no(s) dataset(s) inteiros da tela ativada, exceto algo que esteja sendo editado.
GOSTEI 0
Nerdex
21/04/2007
Minha opinião é de que MDI para telas de cadastro não seja uma boa opção, pois nota-se a possível existência de inconsistências (concorrência) para com os registros DENTRO da própria aplicação, desta forma vejo que é mais apropriado a telas de edição de textos ou imagens ... de outra forma o uso de Frames é completamente mais prático, leve e ágil, e substitui com louvor o ANTIGO MDI.
GOSTEI 0
Titanius
21/04/2007
Minha opinião é de que MDI para telas de cadastro não seja uma boa opção, pois nota-se a possível existência de inconsistências (concorrência) para com os registros DENTRO da própria aplicação, desta forma vejo que é mais apropriado a telas de edição de textos ou imagens ... de outra forma o uso de Frames é completamente mais prático, leve e ágil, e substitui com louvor o ANTIGO MDI.
NerdeX, poderia me explicar melhor sobre isso (Frame)?
[]s
GOSTEI 0
Powerlog Tecnologia
21/04/2007
Eu também tenho muito interesse nesse assunto. Estou com o mesmo problema do titanius...!!!
:!:
:!:
GOSTEI 0
Nerdex
21/04/2007
Tá ... eu vou fazer uma vídeo (flash vídeo) aula ...: :lol: ...
Depois te mando por e-mail (pode publicar se quizer) ...
Aguarde ...
flw´s
Depois te mando por e-mail (pode publicar se quizer) ...
Aguarde ...
flw´s
GOSTEI 0
Paullsoftware
21/04/2007
[quote:b61b830e3c=´paullsoftware´]Kra no meu caso, tenho um sistema de locadora e as atendentes aqui usam de duas a três telas ao mesmo tempo quase sempre...
Consulta de filmes tb...
Olá paull... como você faz.. pra quando estou alugando uma fita por exemplo (usando seu exemplo :wink: ) com meu registro em modo de inclusao, e vamos supor que nesta tela mostre-me NOME, CPF, TELEFONE do cliente... e com o registro de locação em edição, vou no cadastro de cliente e altero meu CPF e ou Inativo o cliente?
De acordo com a ´filosofia´ MDI, esta repercussão deveria ir imediatamente para sua tela de locação, concorda? Com os Bancos novos, com a tecnologia de transações.. isso fica quase que impossivel.. mesmo dando um Refresh como disse o amigo Bon Jovi.. pois para dar o Refresh, eu deveria saber que o registro modificado em questão é o que estou usando no momento.. entendeu?
[]s[/quote:b61b830e3c]
Opa, eu criei alguns bloqueios pensando nisso... se quiser alterar algo no cliente, na tela de locação existe apenas o código e nome do locatário que pode ser um dependente certo? mais do lado do codigo tem o botão (alterar) se clicado, abro a tela de cadastro de cliente atual visto que faço uma pesquisa pelo código que está sendo usado na tela de locação...
outra coisa, não procuro usar apenas um DataSet para gerenciar isso...
então nunca tive esse problema com transações, detalhe, procuro trazer os dados e colocar em memória para trabalhar com eles, assim só mando pro banco quando o usuário confirma os dados...
Na tela de locação o código fica como Zero, até ser lançado o primeiro item(filme) da lista... sempre que é lançado um novo filme é dado um POST para garantir que não seja perdida a locação em ksa de queda de energia, desligamento inesperado ou algo do genero...
Pra terminar a respeito da questão do Cliente...
eu uso DataModules para kra Categoria do Sistema...
Tipo, Cadastros, Consultas, Financeiro, Relatorios, Etc...
assim não fico amarrado a um unico DataSet e posso cadastrar um novo cliente e ao mesmo tempo fazer um locação sem problemas, claro que o usuário não vai fazer isso, mais funciona perfeitamente...
:wink:
GOSTEI 0
Renatacoimbra
21/04/2007
Eu uso TDI, é bem mais elegante que MDI e SDI
o mesmo esquema de organização das Units do Delphi 2006/2007 a aplicação fica bem profissional.
[]´s
o mesmo esquema de organização das Units do Delphi 2006/2007 a aplicação fica bem profissional.
[]´s
GOSTEI 0
Eniorm
21/04/2007
TDI??? eu desconheço.... poderia nos mostrar um screen ???
GOSTEI 0
Paullsoftware
21/04/2007
[quote:b427b92cbc=´Enio Marconcini´]TDI??? eu desconheço.... poderia nos mostrar um screen ???[/quote:b427b92cbc]
TDI?? dê uma pesquisa sobre o assunto que aqui mesmo no fórum existem vários exemplos... screen vc quer! já viu o internet explorer7?? é isso o uso de ´abas´ ao invés de telas no seu sistema...
existe uma edição da revista onde o Michael mostra em um excelente artigo como criar uma aplicação usando essa tecnologia (não lembro qual foi a Edição alguém poderia me ajudar??) mais é isso amigo... :wink:
TDI?? dê uma pesquisa sobre o assunto que aqui mesmo no fórum existem vários exemplos... screen vc quer! já viu o internet explorer7?? é isso o uso de ´abas´ ao invés de telas no seu sistema...
existe uma edição da revista onde o Michael mostra em um excelente artigo como criar uma aplicação usando essa tecnologia (não lembro qual foi a Edição alguém poderia me ajudar??) mais é isso amigo... :wink:
GOSTEI 0
Titanius
21/04/2007
[]´s
Olá Renata, tentei usar o TDI uma vez.. fica realmente muito bom.. porém.. imagina um PC com uma resolução de 1024x768, o que está se tornando padrão, e você tem um cadastro, vamos supor, de CFOP.... no qual você apenas tem 3 campos: ID, CFOP e DESCRICAO...
Concorda que fica meio ´feio´? Tipo, fica um espaço enorme na tela, somente pra 3 campos, ou seja, TDI é indicado, ao meu ver, quando se ocupa a tela inteira... ou você conseguiu contornar isto?
Pois, eu gostei demais do TDI, o que me fez largar ele, foi justamente isso, o aspecto ´não-profissional´ do sistema.
[]s
GOSTEI 0
Renatacoimbra
21/04/2007
Eu criei um componente para isso, a forma q estou usando ficou muito bom
tenho um ERP que usa TDI os usuários gostaram muito, o visual tb ficou muito legal.
[]´s
tenho um ERP que usa TDI os usuários gostaram muito, o visual tb ficou muito legal.
[]´s
GOSTEI 0
Titanius
21/04/2007
[]´s
Olá Renata, se nao for incomodo, poderia postar uma screen de como ficou? Como eu disse, até o momento, estou tentando fazer funcionar, até criei um componente também. :wink: mas o que me deixou encucado foi justamente isso que lhe disse...
Ah.. outra coisa, seu ERP você fez usando modularizacao (BPL)?
[]s
GOSTEI 0
Luciano Paranhos
21/04/2007
Olá!
Este é um assunto muito interessante.
Estou interessado em saber mais sobre TDI, alguem tem algum material pra quem ainda não sabe muito bem sobre o assunto poder aprender mais.
Eu observei os softwares que tenho instalados e notei que a maioria que utilizam TDI são softwares da propria MS.
Uma coisa que o [b:af4364909c]titanius[/b:af4364909c] disse é verdade. A utilização de TDI onde o usuário utiliza uma resoluçao alta.
Uma ideia que eu tive mas mesmo assim apenas diminuiria o problema de grandes espaços ´vazio´ na tela seria utilizar um Panel ancorado ao centro de uma TAB. O problema continuaria, mas ´centralizava´ o que é necessário utilizar.
Este é um assunto muito interessante.
Estou interessado em saber mais sobre TDI, alguem tem algum material pra quem ainda não sabe muito bem sobre o assunto poder aprender mais.
Eu observei os softwares que tenho instalados e notei que a maioria que utilizam TDI são softwares da propria MS.
Uma coisa que o [b:af4364909c]titanius[/b:af4364909c] disse é verdade. A utilização de TDI onde o usuário utiliza uma resoluçao alta.
Uma ideia que eu tive mas mesmo assim apenas diminuiria o problema de grandes espaços ´vazio´ na tela seria utilizar um Panel ancorado ao centro de uma TAB. O problema continuaria, mas ´centralizava´ o que é necessário utilizar.
GOSTEI 0
Titanius
21/04/2007
Olá amigos, segue as imagens que a Renata me enviou...
[URL=http://img516.imageshack.us/my.php?image=cfop1hj6.jpg][img:f8473087ae]http://img516.imageshack.us/img516/8552/cfop1hj6.th.jpg[/img:f8473087ae][/URL]
[URL=http://img337.imageshack.us/my.php?image=cfop2tw3.jpg][img:f8473087ae]http://img337.imageshack.us/img337/8586/cfop2tw3.th.jpg[/img:f8473087ae][/URL]
[URL=http://img249.imageshack.us/my.php?image=contasmh2.jpg][img:f8473087ae]http://img249.imageshack.us/img249/7118/contasmh2.th.jpg[/img:f8473087ae][/URL]
[]s
[URL=http://img516.imageshack.us/my.php?image=cfop1hj6.jpg][img:f8473087ae]http://img516.imageshack.us/img516/8552/cfop1hj6.th.jpg[/img:f8473087ae][/URL]
[URL=http://img337.imageshack.us/my.php?image=cfop2tw3.jpg][img:f8473087ae]http://img337.imageshack.us/img337/8586/cfop2tw3.th.jpg[/img:f8473087ae][/URL]
[URL=http://img249.imageshack.us/my.php?image=contasmh2.jpg][img:f8473087ae]http://img249.imageshack.us/img249/7118/contasmh2.th.jpg[/img:f8473087ae][/URL]
[]s
GOSTEI 0
Alcantarus
21/04/2007
Blz... alias, a Renata enviou a rotina que ajusta/adequa os forms TDI ?
Se tiver, manda ai pra gente em postagem nesse topico.
Valeu,
Abracos,
Alcantarus.
Se tiver, manda ai pra gente em postagem nesse topico.
Valeu,
Abracos,
Alcantarus.
GOSTEI 0
Luizito
21/04/2007
[]´s
Renata,
Existe a possibilidade de vc enviar o seu componente pra mim. Estou com um problema no fechamento da Aba quando o form está ´desacoplado´ no Delphi2007.
Um abraço.
GOSTEI 0
Pestana_
21/04/2007
Olá amigos, atualmente todos os meus sistemas utilizam MDI, porém estou me perguntando, o porque usar MDI?
[]s
Ola titanius,
Voltando ao assunto do tópico, hehehe.
eu tambem utilizo aplicações do tipo MDI e até agora eu não encontrei uma solução para sanar este problema, na verdade eu até encontrei mas acaba poluindo muito o código, então eu optei por está opção: eu coloco um botão renomeado como refresh ao lado do campo que eu sei que o usuário pode alterar os dados, (ex.: na tela de vendas tem o campo de cliente e o usuario pode chamar o form do cliente para alterar os dados) e neste botão eu atualizo todos os dados do campo cliente no form de vendas. (eu estou utilizando componente combobox)
tem que deixar avisado para o usuário que quando ele estiver com a tela de vendas em modo de edição e desejar alterar os dados do cliente, então ele tem que clicar no botão de refresh para atualizar todos os dados do campo cliente no form vendas.
Se alguem tem uma outro opção para solucionar este problema posta ai,
flw.
GOSTEI 0
Pestana_
21/04/2007
[quote:7a0bedac83=´titanius´]Olá amigos, atualmente todos os meus sistemas utilizam MDI, porém estou me perguntando, o porque usar MDI?
[]s
Ola titanius,
eu tambem utilizo aplicações do tipo MDI e até agora eu não encontrei uma solução para sanar este problema, na verdade eu até encontrei mas acaba poluindo muito o código, então eu optei por está opção: eu coloco um botão renomeado como refresh ao lado do campo que eu sei que o usuário pode alterar os dados, (ex.: na tela de vendas tem o campo de cliente e o usuario pode chamar o form do cliente para alterar os dados) e quando o usuário cliqua neste botão o sistema atualiza todos os dados do campo cliente no form de vendas. (eu estou utilizando componente combobox)
tem que deixar avisado para o usuário que quando ele estiver com a tela de vendas em modo de edição e desejar alterar os dados do cliente, então ele tem que clicar no botão de refresh para atualizar todos os dados do campo cliente no form vendas.
flw.[/quote:7a0bedac83]
GOSTEI 0
Pestana_
21/04/2007
[quote:2219e586aa=´Pestana_´][quote:2219e586aa=´titanius´]Olá amigos, atualmente todos os meus sistemas utilizam MDI, porém estou me perguntando, o porque usar MDI?
[]s
[/quote:2219e586aa][/quote:2219e586aa]Ola titanius,
eu tambem utilizo aplicações do tipo MDI e até agora eu não encontrei uma solução para sanar este problema, na verdade eu até encontrei mas acaba poluindo muito o código, então eu optei por está opção: eu coloco um botão renomeado como refresh ao lado do campo que eu sei que o usuário pode alterar os dados, (ex.: na tela de vendas tem o campo de cliente e o usuario pode chamar o form do cliente para alterar os dados) e quando o usuário cliqua neste botão o sistema atualiza todos os dados do campo cliente no form de vendas. (eu estou utilizando componente combobox)
flw.
GOSTEI 0
Leox
21/04/2007
Pessoal, alguem ja pensou em fazer uma interface estilo o Office 2003? onde cada documento novo/aberto gera uma janela SDI com um botão na barra de tarefas e todas as janelas compartilham da mesma barra de ferramentas e menus?
É uma solução interessante para forms de cadastro.
É uma solução interessante para forms de cadastro.
GOSTEI 0
Rodrigo F
21/04/2007
Quando trabalhava em outra empresa, aqui na minha cidade, todos aplicativos eram e ainda são em SDI... até que um cliente queria ter a manipulação de várias telas... meu ex-chefe achou mil maravilhas e legal ter uma aplicação MDI. Tanto que o sistema foi convertido de SDI para MDI. A aplicação foi feita coisa e tal, mas quando começou os problemas no cliente... o ex-boss(ta) ficou p¬*# da cara e começou a cobrar uma solução imediata do programador (esse ex-b****, foi programador a Curto Prazo e depois focou em vendas, e pelo que sei ele só sabe fazer um enabled := true, atualmente), problemas com incosistência, como descrito acima, foi um dos motivos para dor de cabeça, fora que cada tela tinha suas telas e transações (usava-se FIB Plus). Por exemplo: Na tela Vendas tinha um Dataset de Vendas e ItensVendas mais a Transação e Querys afins, para cada tela do sistema...
Depois dessa ele nunca mais vai querer fazer essa ´conversão´. 8) , certo o sistema deve estar 99.99¬ ok, no esquema de consitência de dados e afins.
Afinal numa aplicação SDI existe como contornar várias ligações em cada tela, agora em MDI seria melhor tudo no DataModule ou em cada formulário ter seus Datasets???
Depois dessa ele nunca mais vai querer fazer essa ´conversão´. 8) , certo o sistema deve estar 99.99¬ ok, no esquema de consitência de dados e afins.
Afinal numa aplicação SDI existe como contornar várias ligações em cada tela, agora em MDI seria melhor tudo no DataModule ou em cada formulário ter seus Datasets???
GOSTEI 0
Ageu.djr
21/04/2007
[]´s
Olá Renata,
Sei que você tem bastante experiência com pacotes, baixei um exemplo que você disponibilizou para o pessoal que esta começando estudar, é justamente meu caso.
Tenho uma duvida, e talvez você possa me ajudar.
Quando você esta trabalhando com formulários MDI, você carrega o package e cria o formulário e mantém o Package carregado na memória.
Tem um jeito de ao fechar o formulário remover o package da memória?
No meu caso eu trabalho com formulários TDI.
Quando se trabalha com formulário SDI modal da para remover o package da memória logo após o formulário ser fechado, até aí tudo bem... o problema esta com formulários MDI e TDI. Não consegui criar um mecanismo que verifique se não tem nenhum recurso do package sendo usado e remove-lo da memória.
Qualquer ajuda será bem vinda.
Grato,
GOSTEI 0