Fórum [OT] Usar ou não MDI eis a questão. #340736
21/04/2007
0
A máxima do MDI é: pode utilizar vários forms, ao mesmo tempo.
MAs atualmente não encontro sistema algum com esta configuração. ;explicando melhor.. você está na tela de vendas, onde você informa o cliente, aí você abre a tela do cliente, e altera o nome dele... automaticamente deveria ser alterado no vendas, correto? É isso que o MDI pretende... ou ter vários Forms, de vendas ao mesmo tempo...
Os meus sistemas não são assim, pois é complicado por causa das transações, como saber que o registro foi modificado? e alterar no form que o estiver usando...
Então eis a pergunta cabal.. se a maioria dos sistemas MDI não permitem vários forms ao mesmo tempo, e interação entre os forms... porque utilizá-lo? Esta questão pode ser aplicada tambem às aplicações TDI...
Então é isso, queria debater sobre o MDI, quem se interessa? :wink:
[]s
Titanius
Curtir tópico
+ 0Posts
22/04/2007
Bon Jovi
Gostei + 0
24/04/2007
Paullsoftware
Devoluções e Locações ficam sempre abertas...
Reservas é outra que fica aberta bastante...
Consulta de filmes tb...
e ainda tem outras telas que elas abrem e muitas vezes deixam abertas pra facilitar o trabalho, mais eu creio que kda caso é um caso, no meu caso é fundamental o uso de MDI mais tb tenho outras aplicações TDI pois, não há a necessidade de abrir mais de uma tela ao mesmo tempo, quando há é uma consulta e pode ser chamada com o CreateForm sem problemas...
é isso, a minha opnião sobre aplicações MDI é essa: ´Acredito que cada caso é um Caso!´ :wink:
Gostei + 0
24/04/2007
Titanius
Olá paull... como você faz.. pra quando estou alugando uma fita por exemplo (usando seu exemplo :wink: ) com meu registro em modo de inclusao, e vamos supor que nesta tela mostre-me NOME, CPF, TELEFONE do cliente... e com o registro de locação em edição, vou no cadastro de cliente e altero meu CPF e ou Inativo o cliente?
De acordo com a ´filosofia´ MDI, esta repercussão deveria ir imediatamente para sua tela de locação, concorda? Com os Bancos novos, com a tecnologia de transações.. isso fica quase que impossivel.. mesmo dando um Refresh como disse o amigo Bon Jovi.. pois para dar o Refresh, eu deveria saber que o registro modificado em questão é o que estou usando no momento.. entendeu?
[]s
Gostei + 0
24/04/2007
Bon Jovi
Gostei + 0
24/04/2007
Nerdex
Gostei + 0
25/04/2007
Titanius
NerdeX, poderia me explicar melhor sobre isso (Frame)?
[]s
Gostei + 0
25/04/2007
Powerlog Tecnologia
:!:
Gostei + 0
02/05/2007
Nerdex
Depois te mando por e-mail (pode publicar se quizer) ...
Aguarde ...
flw´s
Gostei + 0
03/05/2007
Paullsoftware
Olá paull... como você faz.. pra quando estou alugando uma fita por exemplo (usando seu exemplo :wink: ) com meu registro em modo de inclusao, e vamos supor que nesta tela mostre-me NOME, CPF, TELEFONE do cliente... e com o registro de locação em edição, vou no cadastro de cliente e altero meu CPF e ou Inativo o cliente?
De acordo com a ´filosofia´ MDI, esta repercussão deveria ir imediatamente para sua tela de locação, concorda? Com os Bancos novos, com a tecnologia de transações.. isso fica quase que impossivel.. mesmo dando um Refresh como disse o amigo Bon Jovi.. pois para dar o Refresh, eu deveria saber que o registro modificado em questão é o que estou usando no momento.. entendeu?
[]s[/quote:b61b830e3c]
Opa, eu criei alguns bloqueios pensando nisso... se quiser alterar algo no cliente, na tela de locação existe apenas o código e nome do locatário que pode ser um dependente certo? mais do lado do codigo tem o botão (alterar) se clicado, abro a tela de cadastro de cliente atual visto que faço uma pesquisa pelo código que está sendo usado na tela de locação...
outra coisa, não procuro usar apenas um DataSet para gerenciar isso...
então nunca tive esse problema com transações, detalhe, procuro trazer os dados e colocar em memória para trabalhar com eles, assim só mando pro banco quando o usuário confirma os dados...
Na tela de locação o código fica como Zero, até ser lançado o primeiro item(filme) da lista... sempre que é lançado um novo filme é dado um POST para garantir que não seja perdida a locação em ksa de queda de energia, desligamento inesperado ou algo do genero...
Pra terminar a respeito da questão do Cliente...
eu uso DataModules para kra Categoria do Sistema...
Tipo, Cadastros, Consultas, Financeiro, Relatorios, Etc...
assim não fico amarrado a um unico DataSet e posso cadastrar um novo cliente e ao mesmo tempo fazer um locação sem problemas, claro que o usuário não vai fazer isso, mais funciona perfeitamente...
:wink:
Gostei + 0
03/05/2007
Renatacoimbra
o mesmo esquema de organização das Units do Delphi 2006/2007 a aplicação fica bem profissional.
[]´s
Gostei + 0
04/05/2007
Eniorm
Gostei + 0
04/05/2007
Paullsoftware
TDI?? dê uma pesquisa sobre o assunto que aqui mesmo no fórum existem vários exemplos... screen vc quer! já viu o internet explorer7?? é isso o uso de ´abas´ ao invés de telas no seu sistema...
existe uma edição da revista onde o Michael mostra em um excelente artigo como criar uma aplicação usando essa tecnologia (não lembro qual foi a Edição alguém poderia me ajudar??) mais é isso amigo... :wink:
Gostei + 0
04/05/2007
Titanius
Olá Renata, tentei usar o TDI uma vez.. fica realmente muito bom.. porém.. imagina um PC com uma resolução de 1024x768, o que está se tornando padrão, e você tem um cadastro, vamos supor, de CFOP.... no qual você apenas tem 3 campos: ID, CFOP e DESCRICAO...
Concorda que fica meio ´feio´? Tipo, fica um espaço enorme na tela, somente pra 3 campos, ou seja, TDI é indicado, ao meu ver, quando se ocupa a tela inteira... ou você conseguiu contornar isto?
Pois, eu gostei demais do TDI, o que me fez largar ele, foi justamente isso, o aspecto ´não-profissional´ do sistema.
[]s
Gostei + 0
04/05/2007
Renatacoimbra
tenho um ERP que usa TDI os usuários gostaram muito, o visual tb ficou muito legal.
[]´s
Gostei + 0
05/05/2007
Titanius
Olá Renata, se nao for incomodo, poderia postar uma screen de como ficou? Como eu disse, até o momento, estou tentando fazer funcionar, até criei um componente também. :wink: mas o que me deixou encucado foi justamente isso que lhe disse...
Ah.. outra coisa, seu ERP você fez usando modularizacao (BPL)?
[]s
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)