Pacotes do Delphi podem ser intalados no Lazarus?
Então galera, a dúvida é a seguinte, packages do Delphi podem ser instalados no Lazarus sem problemas, ou eu teria que procurar uma versão do mesmo pacote, só que especificamente para o Lazarus?
Se tiver como instalar esses pacotes do delphi no Lazarus, como eu faria isso?
Se não tiver como, onde eu poderia encontrar esses pacotes para o Lazarus, alguma dica?
Obs.: Baixei o Lazarus hoje e instalei ele para ver como ele era, e agora queria saber se eu posso instalar os meus pacotes do Delphi como o I/O Port por exemplo, só que no Lazarus.
Se tiver como instalar esses pacotes do delphi no Lazarus, como eu faria isso?
Se não tiver como, onde eu poderia encontrar esses pacotes para o Lazarus, alguma dica?
Obs.: Baixei o Lazarus hoje e instalei ele para ver como ele era, e agora queria saber se eu posso instalar os meus pacotes do Delphi como o I/O Port por exemplo, só que no Lazarus.
Thiago Nobre
Curtidas 0
Respostas
Anderson
07/10/2010
Lazarus e Delphi, são similares mas não são iguais.
Terá que procurar versões específicas dos pacotes para o Lazarus. Se o fabricante não disponibilizar pacotes compatíveis, procure outros pacotes equivalentes para fazer a substituição.
Terá que procurar versões específicas dos pacotes para o Lazarus. Se o fabricante não disponibilizar pacotes compatíveis, procure outros pacotes equivalentes para fazer a substituição.
GOSTEI 0
Thiago Nobre
07/10/2010
Lazarus e Delphi, são similares mas não são iguais.
Haveria alguma forma de criar um novo pacote do Lazarus para que nele eu crie componentes a partir de uma classe criada no Delphi?
GOSTEI 0
Anderson
07/10/2010
Embora ambos utilizem a linguagem Pascal (Object Pascal), a construção de componentes, classes, etc. possuem muitas vezes nomes, métodos, propriedades que são incompatíveis ou mesmo não existem equivalentes entre Delphi e Lazarus (por isto muitos componentes de terceiros não foram portados para o Lazarus).
Quando testei o Lazarus (já faz alguns anos, isto pode ter mudado), ele não suportava por exemplo:
Herança Visual de formulários
Aplicações do tipo MDI (Multiple Document Interface)
Gerador de relatórios integrado ao IDE (os que haviam não estavam ok ou eram obsoletos)
Resumindo: Você deverá se adaptar e contornar as limitações do Lazarus usando o que há disponível. Se for tentar criar novos componentes do zero ou "adaptar" (reinventar a roda), o tempo que irá gastar nesta tarefa provavelmente inviabilizará o seu objetivo principal, que é desenvolver uma aplicação (e não plugins para a ferramenta).
Quando testei o Lazarus (já faz alguns anos, isto pode ter mudado), ele não suportava por exemplo:
Herança Visual de formulários
Aplicações do tipo MDI (Multiple Document Interface)
Gerador de relatórios integrado ao IDE (os que haviam não estavam ok ou eram obsoletos)
Resumindo: Você deverá se adaptar e contornar as limitações do Lazarus usando o que há disponível. Se for tentar criar novos componentes do zero ou "adaptar" (reinventar a roda), o tempo que irá gastar nesta tarefa provavelmente inviabilizará o seu objetivo principal, que é desenvolver uma aplicação (e não plugins para a ferramenta).
GOSTEI 0
Thiago Nobre
07/10/2010
Muito obrigado pela contribuição Anderson, pois era exatamente isso que eu gostaria de saber.
GOSTEI 0