Fórum Pacotes do Delphi podem ser intalados no Lazarus? #388131

07/10/2010

0

Então galera, a dúvida é a seguinte, packages do Delphi podem ser instalados no Lazarus sem problemas, ou eu teria que procurar uma versão do mesmo pacote, só que especificamente para o Lazarus?

Se tiver como instalar esses pacotes do delphi no Lazarus, como eu faria isso?

Se não tiver como, onde eu poderia encontrar esses pacotes para o Lazarus, alguma dica?

Obs.: Baixei o Lazarus hoje e instalei ele para ver como ele era, e agora queria saber se eu posso instalar os meus pacotes do Delphi como o I/O Port por exemplo, só que no Lazarus.
Thiago Nobre

Thiago Nobre

Responder

07/10/2010

Anderson

Lazarus e Delphi, são similares mas não são iguais.

Terá que procurar versões específicas dos pacotes para o Lazarus. Se o fabricante não disponibilizar pacotes compatíveis, procure outros pacotes equivalentes para fazer a substituição.

Responder

Gostei + 0

07/10/2010

Thiago Nobre

Lazarus e Delphi, são similares mas não são iguais.

Terá que procurar versões específicas dos pacotes para o Lazarus. Se o fabricante não disponibilizar pacotes compatíveis, procure outros pacotes equivalentes para fazer a substituição.

Haveria alguma forma de criar um novo pacote do Lazarus para que nele eu crie componentes a partir de uma classe criada no Delphi?
Responder

Gostei + 0

07/10/2010

Anderson

Embora ambos utilizem a linguagem Pascal (Object Pascal), a construção de componentes, classes, etc. possuem muitas vezes nomes, métodos, propriedades que são incompatíveis ou mesmo não existem equivalentes entre Delphi e Lazarus (por isto muitos componentes de terceiros não foram portados para o Lazarus).

Quando testei o Lazarus (já faz alguns anos, isto pode ter mudado), ele não suportava por exemplo:

Herança Visual de formulários
Aplicações do tipo MDI (Multiple Document Interface)
Gerador de relatórios integrado ao IDE (os que haviam não estavam ok ou eram obsoletos)

Resumindo: Você deverá se adaptar e contornar as limitações do Lazarus usando o que há disponível.  Se for tentar criar novos componentes do zero ou "adaptar" (reinventar a roda), o tempo que irá gastar nesta tarefa provavelmente inviabilizará o seu objetivo principal, que é desenvolver uma aplicação (e não plugins para a ferramenta).
Responder

Gostei + 0

08/10/2010

Thiago Nobre

Muito obrigado pela contribuição Anderson, pois era exatamente isso que eu gostaria de saber.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar