Partições no Linux ubuntu.
O que achei interessante no Ubuntu é que ele reconhece as partições do Windows e até podemos acessa-las, agora aonde eu eu vejo o do proprio Ubuntu? e o Swap(area de transferencia)?
Roniere Almeida
Curtidas 0
Respostas
Alex Lekao
05/01/2015
Depende. rsrsr
Se nao estou enganado quando vc acessa os seu gerenciador de arquivos ele ja monta para vc.
algumas instalacoes ele mostra sistema de arquivos e tal.
quando vc estava instalando, ele sugeri alguns pontos de montagem que seria as suas particoes, o Swap que eh uma area de transferencia, e as Ext alguma coisa, que sao as de sistema e tal, e em algumas instalacoes a sua home que se nao estou engano eh equivalente ao seu C: do windows fica numa outra particao, ou tudo junto com as outras do SO.
nao lembro bem. rsrsrs
Se nao estou enganado quando vc acessa os seu gerenciador de arquivos ele ja monta para vc.
algumas instalacoes ele mostra sistema de arquivos e tal.
quando vc estava instalando, ele sugeri alguns pontos de montagem que seria as suas particoes, o Swap que eh uma area de transferencia, e as Ext alguma coisa, que sao as de sistema e tal, e em algumas instalacoes a sua home que se nao estou engano eh equivalente ao seu C: do windows fica numa outra particao, ou tudo junto com as outras do SO.
nao lembro bem. rsrsrs
GOSTEI 0
Roniere Almeida
05/01/2015
No momento da instalação ele pede o caminho acho eu coloquei "/", e acho que exagerei no tamanho do Swap, tem alguma forma de diminuir?
GOSTEI 0
William
05/01/2015
Roniere esse artigo pode te ajudar http://ligadeblogs.blogspot.com.br/2007/12/redimensionar-swap-no-ubuntu.html
GOSTEI 0
Roniere Almeida
05/01/2015
Serio é tudo isso? Pensei que fosse mais simples, não sei...
GOSTEI 0
William
05/01/2015
Quanto de SWAP você colocou?
Quanto de memória RAM tem no seu PC?
Quanto de memória RAM tem no seu PC?
GOSTEI 0
Roniere Almeida
05/01/2015
Meu notebook tem 6 GB de RAM, eu queria adicionar 2GB de SWAP, mas acho que adicionou uns 0´s a mais, kkkkk, tava naquela correria de fazer o dualboot, sem muito tempo a perder.
GOSTEI 0
Alex Lekao
05/01/2015
Se nao me engano, diziam antigamente que o Swap tinha que ser o dobro da memoria ram. rssr
Mas durante a instalacao ele ja sugere a particao para vc de swap no tamanho que seria o "correto", eh claro que se vc aumentar nao deve dar BO. rsrsr
Mas durante a instalacao ele ja sugere a particao para vc de swap no tamanho que seria o "correto", eh claro que se vc aumentar nao deve dar BO. rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida
05/01/2015
Problema realmente não deve dar, mas eu queria aproveita esse espaço exagerado. kkkkkk. Já li algumas vezes o artigo que o William postou...
GOSTEI 0
Alex Lekao
05/01/2015
vc acha que adicionou memoria a mais para o Swap?
cara quem vai administrar isso eh o linux, acredito que vc nao tera controle sobre ele, a nao ser reparticiona-lo, no caso diminuiu ou aumentar.
Pelo que vi no post que o Willian compartilhou vc vai usar o Gparted, eh uma ferramenta grafico, facinho de usar(creio eu, nao me lembro de ter usado. rsrsr).
cara quem vai administrar isso eh o linux, acredito que vc nao tera controle sobre ele, a nao ser reparticiona-lo, no caso diminuiu ou aumentar.
Pelo que vi no post que o Willian compartilhou vc vai usar o Gparted, eh uma ferramenta grafico, facinho de usar(creio eu, nao me lembro de ter usado. rsrsr).
GOSTEI 0
Roniere Almeida
05/01/2015
Sim, adicionei, eu acho que botei a mais, tem como saber o tamanho, é só pelo gparted.
não entendi bem esse trecho
Agora vamos incluir a nova UUID da nova partição swap no arquivo fstab:
$ sudo vol_id -u /dev/hdaX (X = Número da partição swap. Ele aparece no Gparted)
O terminal deverá retornar um valor parecido com isso:
f8ba1795-4dd7-4d59-b542-f8ddd028c878
Abra o arquivo fstab:
$ sudo gedit /etc/fstab
Encontre a seguinte linha e inclua apenas o novo valor da UUID:
# Entry for /dev/hda5 :
UUID=f8ba1795-4dd7-4d59-b542-f8ddd028c878 none swap sw 0 0
não entendi bem esse trecho
Agora vamos incluir a nova UUID da nova partição swap no arquivo fstab:
$ sudo vol_id -u /dev/hdaX (X = Número da partição swap. Ele aparece no Gparted)
O terminal deverá retornar um valor parecido com isso:
f8ba1795-4dd7-4d59-b542-f8ddd028c878
Abra o arquivo fstab:
$ sudo gedit /etc/fstab
Encontre a seguinte linha e inclua apenas o novo valor da UUID:
# Entry for /dev/hda5 :
UUID=f8ba1795-4dd7-4d59-b542-f8ddd028c878 none swap sw 0 0
GOSTEI 0
Roniere Almeida
05/01/2015
Não estou achando "Após a instalação vá em Sistema>Administração>" pelo menos não com esse nome.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
05/01/2015
William, os comandos não deram certo:
"Agora vamos incluir a nova UUID da nova partição swap no arquivo fstab:
$ sudo vol_id -u /dev/hdaX (X = Número da partição swap. Ele aparece no Gparted)"
ficou assim:
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150106-155713.jpg[/img]
"Agora vamos incluir a nova UUID da nova partição swap no arquivo fstab:
$ sudo vol_id -u /dev/hdaX (X = Número da partição swap. Ele aparece no Gparted)"
ficou assim:
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150106-155713.jpg[/img]
GOSTEI 0