Pensando em longo-curto prazo. O que usar?

Delphi

20/09/2005

Ola amigos, estou desenvolvendo minha aplicacao de automacao comercial C/S em delphi 7 com firebird, mas com tantas mudancas em plataformas e bancos de dados me pairam algumas duvidas:

- Deveria usar ja o delphi 2005 , mesmo programando com VCL? Ja para ter compatibilidade futuramente quando fosse migrar para .net ?
- Deveria direcionar como banco de dados, mysql ou postgre , ambicionando interagir as aplicacoes com internet ?
- No caso de criar para um cliente, um servidor para centralizar dados das lojas para acesso remoto, o que deveria utilizar? Alem de ip fixo. A minha aplicacao se conectara atraves desse ip ? Qual banco devo usar e devo necessariamente programar em multi-camadas ?

Grato pela atencao.

Mario

Aldus

Aldus

Curtidas 0

Respostas

Elter.teodoro

Elter.teodoro

20/09/2005

creio que deva evitar componentes de terceiros , pois assim fica mais facil migrar para .net

quanto a banco de dados , creio pode continuar com firebird , e tem aplicativos para internet

GOSTEI 0
Denis

Denis

20/09/2005

a única dúvida que não existe é o banco de dados. Utilizo o FireBird com internet e funciona perfeitamente !!!

GOSTEI 0
Daniel_mc

Daniel_mc

20/09/2005

Não duvido da capacidade e velocidade do Firebird, mas se o caso exige muita velocidade, sabemos que a velocidade do MySQL é icomparável.

GOSTEI 0
Aldus

Aldus

20/09/2005

Ola amigos, a situacao em ligar filiais ja e uma exigencia de um cliente para breve. Como servidor dedicado com ip fixo, a melhor opcao e o mysql ? Ja que sera usado como servidor da rede interna da matriz e como servidor on line das filiais.

E quanto a versao. Na verdade e uma pergunta com resposta, pois o mais novo com certeza oferece os mais avancados recursos. Estou certo?

Aguardo opinioes.

Mario

GOSTEI 0
Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

20/09/2005

na minha opinião multicamadas seria uma boa opção.
quanto ao banco de dados pode continuar com o Firebird.

GOSTEI 0
Denis

Denis

20/09/2005

oi de novo,

Hoje tenho um sistema que funciona usando o esquema 3 camadas. Várias filiais se conectam a matriz, e na matriz tenho um IP dedicado. Que é bem parecido com seu caso.
Utilizo ainda o Delphi 7 e o Firebird. Mas o ideal seria já fazer com o novo delphi 2005 ( apesar de eu não conhecer, e tbm tem muita gente falando mau ).
Quanto a MySql, vou fazer um comentário. Até pouco tempo não existia Store procedures. Não sei se ainda não tem. Mas é um ponto fraco na minha opinião. Outra coisa. Ele tbm não era Free para uso comercial. Tbm não sei se já mudaram. Por isso optei por usar o Firebird na época que desenvolvi o sistema.

GOSTEI 0
Denis

Denis

20/09/2005

Desculpa a minha ignorância, mas na versão 4 ou posterior do mysql já tem as funcionalidades. Criei vergonha e li o manual na internet. Que por sinal muito bom.
Mas ainda continuo com o Firebird, rs,rs.

oi de novo, Hoje tenho um sistema que funciona usando o esquema 3 camadas. Várias filiais se conectam a matriz, e na matriz tenho um IP dedicado. Que é bem parecido com seu caso. Utilizo ainda o Delphi 7 e o Firebird. Mas o ideal seria já fazer com o novo delphi 2005 ( apesar de eu não conhecer, e tbm tem muita gente falando mau ). Quanto a MySql, vou fazer um comentário. Até pouco tempo não existia Store procedures. Não sei se ainda não tem. Mas é um ponto fraco na minha opinião. Outra coisa. Ele tbm não era Free para uso comercial. Tbm não sei se já mudaram. Por isso optei por usar o Firebird na época que desenvolvi o sistema.

GOSTEI 0
Marioguedes

Marioguedes

20/09/2005

Olá, estude também TThread e sockets... creio que sejam fundamentais nessa sua empreitada.

Conhecer o protocolo http é uma boa pedida também. Por mais que certos problemas já estejam faciltados por esta e aquela ferramenta, esse tipo de conhecimento ajuda na solução de certos percalços que aparecem...

GOSTEI 0
POSTAR