Perda de conexão com o banco (IBDatabase + Firebird 2.5 +XE2)

Delphi

30/08/2013

Olá pessoal,

Estou utilizando o Delphi XE2 e Firebird 2.5.
Utilizo o IBDatabase da paleta Interbase para conexão com o banco....
Há alguns dias, tenho notado uma certa instabilidade na conexão com o banco, sem nenhum motivo aparente o sistema perde a conexão com o banco.
Isso não acontecia com o delphi 7 e FB 1.5, alguém já passou por isso?
O problema de perda de conexão também acontece em um cliente, antes ele nunca tinha relatado nenhum problema parecido, nele também acontece localmente e em rede.

Por favor, alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Desde já agradeço
Felipe Pucci

Felipe Pucci

Curtidas 0

Respostas

Gustavo Bretas

Gustavo Bretas

30/08/2013

Felipe tudo bem? Vc tem controle de versão do seu código? Se tiver verifique se vc fez alguma mudança!
GOSTEI 0
Felipe Pucci

Felipe Pucci

30/08/2013

Olá Bretas...

não fiz não... e não o porque.. já fiz controle de log e vários debugs e testes... mas sem nenhum motivo aparente o sistema perde a conexão com o firebird...

nos logs não aparece nenhum erro.. a não ser quando mando pesquisar algum registro.. porque aí ele identifica a perda de conexão e gera a exceção...
GOSTEI 0
Gustavo Bretas

Gustavo Bretas

30/08/2013

Sinistro!! Mas então só pode ser a rede, faz um teste local no servidor pra ver o que da!
GOSTEI 0
Felipe Pucci

Felipe Pucci

30/08/2013

MUITO SINISTRO...

A PRINCIPIO EU ACHEI QUE PODIA SER POR CAUSA DO XP COM WIN 7 (AQUELE ESQUEMA DE COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS EM REDE DE CRIPTOGRAFIA DE 40 OU 56 BITS..) MAS PERCEBI QUE NO WIN 7 ESTAVA CAINDO TAMBEM...

É MUITO ESTRANHO... A CONEXÃO FICOU MUITO SENSÍVEL...

É COMPLICADO.. EU FIZ UM TRATAMENTO DESTE PROBLEMA.. MAS TEM HORA QUE TRAVA O SISTEMA TODO E NAO VOLTA...

VOU FAZER UM TESTE LOCAL ESTE FINAL DE SEMANA PRA VER SE ACONTECE ESSA QUEDA...

NA SEGUNDA EU POSTO O RESULTADO...
GOSTEI 0
Felipe Pucci

Felipe Pucci

30/08/2013

Então.. como havia prometido..

deixei o final de semana rodando na maquina local... e não caiu nenhuma vez...

mas na rede continua caindo... e não faço a menor ideia do que pode ser...

o estranho é que somente o sistema perde a conexão... os outros itens compartilhados na rede não perdem a conexão... (arquivos etc..)

em uma pesquisa eu vi que outro cara estava com o mesmo problema.. mas nao sei se ele resolveu....

já estou pensando em migrar do IBX para o DBX... só estou pensando no trabalho que isso vai dar...

se alguém tiver uma luz...

valeu...
GOSTEI 0
Gustavo Bretas

Gustavo Bretas

30/08/2013

Felipe,

Vc precisar verificar toda a sua rede, digo correr fios, pente fino mesmo.

Os demais serviços (Internet, compartilhamento de arquivos), parecem não cair, mas caem, o que acontece é que estabelevem a conexão assim que rede volta, isso pode ser fração de segundos, e os componentes de conexão com banco de dados não tem esse flexibiliade, entende?

Eu tive um caso na empresa do meu pai, em que um conector mal feito deixava a rede toda lenta, e as vezes perdia conexão, e só encontramos ele pq testamos a rede de ponta a ponta.

Comece enviando uma bateria de ping para as máquinas, e verifique quais tem perda pacotes e de conexão, vê no que da!

ping ip_maquina -t


O -t só para quando vc interromper a série com um Control C

Boa sorte!
GOSTEI 0
Gustavo Bretas

Gustavo Bretas

30/08/2013

Desculpe pelo erros de escrita, esqueci de corrigir antes de enviar! :/
GOSTEI 0
Deivison Melo

Deivison Melo

30/08/2013

Como está a property KeepConnection ?

de acordo com a opção selecionada ficará desconectado e conectando a todo momento (sempre que for possivel fechar a conexao),
isso pode ocasionar perda de performance.
GOSTEI 0
Felipe Pucci

Felipe Pucci

30/08/2013

Pois é Bretas... eu também acho que tem alguma coisa na rede...

porém o mais estranho é que com a versão antiga do sistema (que era com o Delphi 2010) não ocorre esse problema... e isso no mesmo pc....

já estou pingando a rede aqui pra ver... vou tentar avaliar os resultados pra ver se acontece alguma coisa..

a única diferença mais significativa é que o servidor está no win 7 ultimate e antes estava no win XP...

algumas máquinas (que estão com XP) estavam perdendo a conexão com este servidor também...

mas como disse antes.. o problema ocorre no windows 7 tambem.. mas somente com o banco de dados...

vou tentar verificar aqui se acho algum problema na rede.. e fazer mais testes né...

Deivision... a propriedade KeepConection é do TSQLConnection... e eu não estou utilizando este objeto... estou usando o IBDatabase e o IBTransaction somente...


valeu galera...
GOSTEI 0
Felipe Pucci

Felipe Pucci

30/08/2013

aê galera... infelizmente não é a rede.. é alguma coisa no componente ou na programação que fiz..

porque montei uma rede com dois computadores ligados um no outro. e deu o mesmo problema...

não sei o que pode ser mesmo...

acho que vou ser obrigado a trocar para o dbx...
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

30/08/2013

Felipe checa se o seu firebird esta habilidado e funcionando no painel de controle.
Caso Windows 7 e 8 tive um problema semelhante.
GOSTEI 0
Felipe Pucci

Felipe Pucci

30/08/2013

Wilton,... positivo... está tudo ok... habilitado, adicionado nas exceções do firewall, firewall desabilitado, windows defender desabilitado, antivirus desabilitado..

tudo ok...

cara.. não sei mais onde mexer...
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

30/08/2013

A dll fbclient esta na pasta system32 do windows?

Tenta fazer o seu trabalha com dbexpress.
GOSTEI 0
Felipe Pucci

Felipe Pucci

30/08/2013

Está sim.. mas está na SysWOW64 porque é o Windows é de 64 bits
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

30/08/2013

Testa a conexao com dbexpress, vc se continua dando a mesma coisa.
casa sendo 32bits ou nao sempre ponho na system32
GOSTEI 0
Felipe Pucci

Felipe Pucci

30/08/2013

vou tentar fazer o teste com o dbexpress...

depois eu posto aqui pra ver se resolveu...

valeu..
GOSTEI 0
Felipe Pucci

Felipe Pucci

30/08/2013

AÊ galera... eu fiz uma migração para o XE3 e acho que o problema deve se resolver...

estou achando que era um bug do xe2....

agora estou com outro problema..

os valores que eu pego no OnValidate dos campos vem como 0 (zero) e quando preciso fazer um calculo ele calcula por 0 e não pelo valor que eu digito....
GOSTEI 0
Multistore Treinamento

Multistore Treinamento

30/08/2013

Tchê seu problema é a rede, coloca IP fixo nas maquinas que vai solucionar, e um Nobreak no hub da rede, de preferencia no servidor e nos caixa. Isso ira solucionar seu problema... não esqueça de colcoar ip fixo no servidor e no caixa
GOSTEI 0
Francisco Borges

Francisco Borges

30/08/2013

Olá Pessoal.

Eu também tenho esse problema com perda de conexão em acessos via internet
O que eu percebi é que enquanto estou utilizando está tudo bem, mas se fica um
certo tempo sem fazer nada, a conexão sai, estou pesquisando se eu acho algo
sobre isso.
GOSTEI 0
POSTAR